Música Cristã

Código MCAL-E0005-P

VIEW:427 DATA:2020-03-20

Música Celeste 

Cantai louvores ao SENHOR com a harpa; com a harpa e a voz do canto. Salmos 98:5

Quando se vai cantar uma música para louvar a Deus, como que normalmente é feita a escolha?
Ouvimos um Cd de músicas com vários estilos e ritmos que tenha o nome de deus, aquela que for "mais legal" para quem ouve, é a música escolhida.
Quando é a mulher que escolhe ela procura uma música romântica ou lenta que mexa com os seus sentimentos que a faz se emocionar. Já o homem quer uma música mais agitada, com bateria, que dá ânimo que mostre o potencial de sua voz, chega até fazer careta para dar o agudo ou a nota mais baixa para demonstrar o seu vozeirão.
As músicas que são cantadas, hoje nas igrejas ... até os velhinhos que são meio surdos, ficam incomodados com o barulho e ruídos das músicas, é preciso até pedir para abaixar o som porque o barulho tem perturbado os fiéis e os mais idosos, não é verdade?
Será que é este tipo de música que agrada a Deus ou agrada a nós mesmos? Será que as músicas que estamos cantando tem chegado ao trono como cheiro suave ou como fogo estranho no altar do Senhor? Vejamos o que Deus diz:
Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas liras. Amós 5:23
O que quer dizer o estrépito dos teus cânticos?
O Significado de Estrépito é Ruído forte, estrondo, fragor, Rumor, agitação, tumulto, outros definem como algazarra e barulho.
é isto mesmo, Deus está dizendo para afastar Dele o barulho, ruídos e estrondos dos nossos cânticos, porque não ouvirá a melodia dos nossos instrumentos.
Liras: Instrumento musical de corda, com a forma aproximada de um U, cujos braços são ligados por uma barra a que se prendem as extremidades superiores das cordas. Sua origem remonta aos primórdios da história.
As músicas que temos ouvido em nossas igrejas tem sido barulhentas, agudas, e ritmadas, são cantadas músicas de vários estilos como: rock, rock romântico, o rapp, o jazz, a sertaneja, Música Pop, música popular brasileira, tango, axé, bossa Nova, havy metal, forró, reggae, funk, punk, dance e muitos outros estilos e ritmo. Cada música tem o seu efeito nas pessoas da congregação.
Uma vez fizeram uma experiência com vacas, colocaram vários tipos de músicas para elas ouvirem, as vacas deram mais leite quando ficou ouvindo músicas clássicas por um período. Assim como a música tem efeito no comportamento animal, terá também efeito no comportamento humano, podem causar desassossego, inquietude, conversas, entorpecimento, irritação, excitamento...
Assim tem sido nas congregações ao invés de trazer a paz, a reverência, a solenidade, o temor, o tremor e a atmosfera celeste, acaba gerando, irritação, inquietude, irreverência, conversações, entorpecimento e algumas vezes excitamento. Estes louvores tem sido como ofertas manchadas e maculadas imundas e profanas, profanas porque misturam o nome de Deus que é SANTO, SANTO, SANTO com os estilos mundanos.
Santo quer dizer separado, o nome de Deus deve ser separado das coisas do mundo.
Deus pergunta: ...que comunhão tem a luz com as trevas? 2Co 6:14
Vejamos o exemplo: o pagode tem sua origem em religiões africanas como o candomblé e a umbanda.
Por isso quando mistura o nome de Deus ou de Cristo com estilos do mundo e cantamos para louvar a Deus, Deus diz:
Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo? 2Co 6:15
E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? .2Co 6:16
O que Deus quer que façamos: Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei; 2Co 6:17
Deus quer que nos separemos dos costumes do mundo, Deus quer que sejamos santos, separados e não participamos de qualquer costume mundano quer seja música, quer seja alimentação, diversões, quer seja roupas indecentes, quer sejam  uso de jóias,...

1Pe 3:3 O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos,

 quer sejam, ganância, avareza, mentiras, inimizades, contendas, maledicência, engano e corrupção...
1Pe 1:15 mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento;

1Pe 1:16 porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo.
 

 Nossa vida tem que ser santa, separada para Deus, como Deus diz:

1Pe 2:9

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Se eu participar das coisas do mundo, como serei santo, santo não quer dizer perfeito mas separado, Deus quer que sejamos separados para anunciar  as grandezas de Deus, o que é direito para aqueles que não sabem.

Então Deus quer que sejamos santo ao louvá-lo, Ele aceitará  um louvor santo, separado do que o mundo utiliza para cânticos e louvores, aqueles que cantam músicas gritadas, elevando a voz, com ruídos de instrumentos que tiram a solenidade e reverência são tidos como fogo estranho no altar do Senhor.
E no passado quem oferecesse fogo estranho ao Senhor eram fulminados, vejam:
Ora, Nadabe, e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário e, pondo neles fogo e sobre ele deitando incenso, ofereceram fogo estranho perante o Senhor, o que ele não lhes ordenara. Lev 10:1
Mas Nadabe e Abiú morreram perante o Senhor, quando ofereceram fogo estranho perante o Senhor no deserto de Sinai, e não tiveram filhos; ...Num 3:4
Já pensou cantar um pagode com o nome de Deus, dentro do Santuário no passado? Se estivéssemos naquela época, será que ao cantarmos teríamos sidos fulminados como Nadabi e Abiú?
Quando cantamos estes estilos de músicas, não honramos a Deus, mas a Satanás, ele é quem inspira os homens a profanarem o nome de Deus cantando as músicas com estilos mundanos e usando o nome de Deus.
Por isso quando cantamos músicas agitadas, com batucadas e gritarias, com barulhos e ruídos estamos oferecendo ofertas manchadas a Deus e profanando o altar do Senhor.
Deus: Os seus sacerdotes violentam a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; não fazem diferença entre o santo e o profano, nem ensinam a discernir entre o impuro e o puro; ..., e assim sou profanado no meio deles. Eze 22:26
Ofereceis sobre o meu altar pão profano, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que pensais, que a mesa do Senhor é desprezível. Mal 1:7
Como Deus é puro e santo, e não aceitará coisa alguma maculada em si mesma, recusa Ele este dispendioso, desasseado e profano sacrifício;... Conselhos Sobre Saúde, pág. 83.
Vejamos será qua algum anjo lá no céu cantaria samba, pagode, jazz, reggae, rock romântico  em louvor a Deus?
Então meus amados, se os anjos não fazem porque faríamos nós? Sejamos santos como o Senhor nos pede, separando-nos das coisas imundas e impuras deste mundo.
Então Deus diz:
E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o impuro e o puro.Eze 44:23 .
Quando Deus deu os Mandamentos a Moisés, o povo tremeu e temeu ouvindo os trovões, Exo 20:18
Ora, todo o povo presenciava os trovões, e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte a fumegar; e o povo, vendo isso, estremeceu e pôs-se de longe.
Exo 20:19 E disseram a Moisés: Fala-nos tu mesmo, e ouviremos; mas não fale Deus conosco, para que não morramos.
Exo 20:20 Respondeu Moisés ao povo: Não temais, porque Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis.
Exo 20:21 Assim o povo estava em pé de longe; Moisés, porém, se chegou í s trevas espessas onde Deus estava.
Quando adoravam a Deus, o povo temia e tremiam, reverentemente adoravam ao Senhor e com a solenidade se congregavam junto ao Monte Sinai.
é esta solenidade, reverência e temor com o Pai Eterno é que devemos ter ao louvarmos e adorá-lo.
Amados, a música que louva a Deus é muito diferente das músicas com estilos modernos. Veja como era a música que o povo hebreu cantava.
Na antiguidade, entre o povo hebreu, poucos sabiam ler e escrever, por este motivo eles teriam que usar um método eficiente para passar aos filhos os mandamentos de Deus, então Deus disse para o povo de Israel: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.
Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Deut 6:4-7
Então, os hebreus assim fizeram para obedecer a ordem de Deus, eles cantavam a música monofônica chamada de cantochão, talvez você nunca tenha ouvido falar em cantochão, ela é antiga, mas ainda se utiliza deste estilo, veja a históri:a:
A letra do cantochão era a Palavra de Deus cantada, não se inventava letras como hoje exaltando o eu, mas era inspirada pelo Espirito de Deus, exaltando o próprio Deus.
Para cumprir o ordem de Deus, os hebreus ensinavam aos seus filhos através das músicas semelhantes a este estilo, cantando os versos da Sagradas Escrituras, o  a Lei, e assim os filhos aprendiam os cânticos e repetiam até que memorizavam as Palavras Sagradas, que naquele tempo era o Torá, os cinco primeiros livros da Bíblia, o Pentateuco, interessante que este método que eles utilizavam não só passavam o conhecimento, mas inculcavam nas pequeninas mentes e jovens a Sabedoria divina e as Sagradas Letras.
Muitos moravam em outras cidades e vinham adorar a Deus em Jerusalém, entre uma cidade e outra eram longas distâncias, assim os patriarcas se uniam em cânticos, pelo caminho, e cantavam como um coral que os outros povos ouviam a distância, e reconheciam que era o povo de Deus cantando. A viagem a Jerusalém, daquela maneira simples, patriarcal, por entre as belezas da primavera, o esplendor do verão, ou a glória de um outono amadurecido, era um deleite. Com ofertas de gratidão vinham eles, desde o varão de cabelos brancos até a criancinha, a fim de se encontrarem com Deus em Sua santa habitação. Enquanto viajavam, as experiências do passado, as histórias que tanto idosos como jovens ainda amam tanto, eram de novo contadas í s crianças hebréias. Eram cantados os cânticos que os haviam encorajado na peregrinação no deserto. Os mandamentos de Deus eram entoados em cantochão e, em combinação com as abençoadas influências da Natureza e da amável associação humana, fixavam-se para sempre na memória de muita criança e jovem.
Sabemos que o cantochão é um estilo muito diferente e desconhecido de muitos, hoje, monges ainda utilizam deste estilo, é como canto gregoriano. Para quem já entrou em um mosteiro, teve o prazer de ouvir aqueles cânticos de fundo tiveram grande privilégio de sentirem a paz, a solenidade, a reverência e conforto para alma de quem ouve.
Os anjos celestiais soam o seu louvor em adoração ao Pai Eterno e a Jesus Cristo com hinos semelhantes ao cantochão, e os seus louvores enchem todo o céu e a abóbora celeste de suaves acordes e melodias, não cantam louvores se sacudindo, nem dançando ou gritando, mas com solenidade, reverência e temor para com o Eterno.
Veja a visão de Ellen White:
Foi-me mostrada a ordem, a perfeita ordem do Céu, e senti-me arrebatada ao escutar a música perfeita que ali há. Depois de sair da visão, o canto aqui me soou muito áspero e dissonante. Vi grupos de anjos que se achavam dispostos em quadrado, tendo cada um uma harpa de ouro. Na extremidade inferior dela havia um dispositivo para virar, fixar a harpa, ou mudar os tons. Seus dedos não corriam pelas cordas descuidosamente, mas faziam vibrar diferentes cordas para produzir diferentes acordes. Há um anjo que dirige sempre, o qual toca primeiro a harpa a fim de dar o tom, depois todos se ajuntam na majestosa e perfeita música do Céu. Ela é indescritível. é melodia celestial, divina, enquanto cada semblante reflete a imagem de Jesus, irradiando glória indizível. Testemunhos Seletos vol 1 pág45
Os santos cantarão:
Vi então um inumerável exército de anjos trazerem da cidade gloriosas coroas com nomes escritos, uma para cada santo. Pedindo Jesus as coroas aos anjos, apresentaram-nas a Ele, e com Sua própria destra o adorável Jesus as colocou sobre a cabeça dos santos. Do mesmo modo, os anjos trouxeram as harpas, e Jesus as apresentou também aos santos. Os anjos dirigentes desferiram em primeiro lugar o tom, e então todas as vozes se alçaram em louvor grato e feliz, e todas as mãos deslizaram habilmente sobre as cordas da harpa, originando uma música melodiosa, com acordes abundantes e perfeitos. Vi então Jesus conduzir a multidão dos remidos à porta da cidade. Lançou mão da porta e girou-a sobre os seus resplandecentes gonzos, e mandou entrarem as nações que haviam observado a verdade. Primeiros Escritos, pág. 288.

E João diz:
Rev 15:2 E vi como que um mar de vidro misturado com fogo; e os que tinham vencido a besta e a sua imagem e o número do seu nome estavam em pé junto ao mar de vidro, e tinham harpas de Deus.
Rev 15:3 E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, ó Senhor Deus Todo-Poderoso; justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos séculos.
Rev 15:4 Quem não te temerá, Senhor, e não glorificará o teu nome? Pois só tu és santo;

E assim os santos, os separados de Deus, cantarão o verdadeiro louvor a Deus.

Amados,
Estamos no caminho rumo à Jerusalém Celestial, façamos como o povo do passado, ensinemos os nossos filhos a Palavra de Deus, e inculquemos na mente dos pequeninos e dos jovens histórias de amor, de conhecimento e de sabedoria através da música monofônica. E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Deut 6:4-7 Instrui a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6
Ensine através de hinos tão solenes e santos como o cantochão, com a letra contendo a Palavra de Deus para inculcar nas mentes infantes e na juventude.
Quer você entrar na Jerusalém celestial com sua família e cantar com os anjos a verdadeira e única música que louva a Deus e tocar harpa de belos acordes e harmonia? Em gratidão para Aquele que deu vida, luz e amor?
Então ouçamos os hinos celestes, aprendamos e tornemos o nosso lar um pedacinho do céu onde os anjos farão parte conosco dos nossos louvores a Deus aperfeiçoando-os para que chegue ao trono da graça como cheiro suave ao Pai Eterno e a Jesus Cristo o nosso Salvador.
Entre neste link e ouça  o cantochão em louvor a Deus:

Chegou o tempo de reformarmos a nossa vida, endireitai  a sua vida, a vida de seus filho, do seu cônjuge com amor, abandonai os costumes deste mundo e sejamos uma nova  criatura em Cristo Jesus.

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor, Act 3:19

E disse-lhe Jesus: ...; vai-te, e não peques mais. Joh 8:11

Porque, ... vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 1Pe 2:9

Joh 1:23 Respondeu ele: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.

Isa 40:3 Eis a voz do que clama: Preparai no deserto o caminho do Senhor; endireitai no ermo uma estrada para o nosso Deus.p>

Mar 13:26 Então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória.

Amados, Cantai louvores ao SENHOR com a harpa; com a harpa e a voz do canto. Salmos 98:5






Norway

FACEBOOK

Participe de nossa rede facebook.com/osreformadoresdasaude

Novidades, e respostas das perguntas de nossos colaboradores

Comments   2

BUSCADAVERDADE

Visite o nosso canal youtube.com/buscadaverdade e se INSCREVA agora mesmo! Lá temos uma diversidade de temas interessantes sobre: Saúde, Receitas Saudáveis, Benefícios dos Alimentos, Benefícios das Vitaminas e Sais Minerais... Dê uma olhadinha, você vai gostar! E não se esqueça, dê o seu like e se INSCREVA! Clique abaixo e vá direto ao canal!


Saiba Mais

  • Image Nutrição
    Vegetarianismo e a Vitamina B12
  • Image Receita
    Como preparar a Proteína Vegetal Texturizada
  • Image Arqueologia
    Livro de Enoque é um livro profético?
  • Image Profecia
    O que ocorrerá no Armagedom?

Tags

cantochão, musica de louvor, doxologia, instrumentos celestes