Fatores da ação de Deus em relação a pregação de Guilherme Miller

Código VE01-E0003-P

VIEW:417 DATA:2020-03-20

Nos textos contidos em 1 encontramos o citado "Deus intentara provar o Seu povo"1 , mas como Deus intentava provar o povo? "Sua mão ocultou um erro no cômputo dos períodos proféticos.". A primeira pergunta seria, o erro foi de Deus ou dos homens? Vemos em 5 "Miller aceitou a opinião geralmente acolhida, de que na era cristã a Terra é o santuário"5 , ou seja o erro era uma opinião geralmente acolhida, logo Deus não enviou este erro. Este erro estava ligado ao contido em 6 no qual não se deve acrescentar algo que não seja dado, pois pode ser encontrado mentiroso.

Agora sabendo que Deus não deu o erro, deve se perguntar Deus pode ocultar um erro? Ou é obrigação de Deus sempre que alguém inventar uma idéia que não esteja na bíblia ele tenha a obrigação de falar?

Vamos ver exemplos: um deles é o contido em 7 , aqui temos a história de que o discípulo João "não havia de morrer"7 o que é um erro pois Cristo "não disse que não morreria"7 sabendo que Jesus é o Filho de Deus, analiso que ele é melhor do que os anjos visto8 , visto que os discípulos estavam sendo guiados por Cristo, mesmo assim recaíram no erro de acrescentar 6 e mesmo assim Cristo não falou se João ia ou não morrer, assim ficou a idéia de que João não iria morrer, veja que Cristo disse "se eu quiser que ele fique até que eu venha, que tens tu com isso"7, logo a idéia pertinente ao erro 6 era que Jesus iria deixar João viver até que ele voltasse e que ninguém tem a ver com isso. Cristo poderia rapidamente quebrar o erro do dito "Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito"7 , mas não o fez assim conservando do dito. Portanto se supormos que Jesus sabia se João iria morrer ou não, Jesus intencionalmente deixou com que os discípulos persistissem na idéia do seu erro em achar que João não iria morrer.

Na época de Jó a idéia pertinente era de que Deus abençoava os justo com bens e amaldiçoava os ímpios com sofrimentos. Ocorrendo uma reunião no Céu, 9 Satanás instigou uma dúvida sobre Jó, e o Senhor permitiu a atuação do plano de Satanás sobre Jó 10 , sem que Jó soubesse do caso no Céu9 , ocorreu o plano em que Jó foi pego de surpresa em meio a fortes destruições do que possuía 11 , mesmo não sabendo da reunião no Ceu9, tal homem disse 12 , vendo pois Satanás que seu plano não deu certo, foi até o Senhor e instigou a uma nova marcha contra Jó, o que o Senhor permitiu sem avisar a Jó assim ocorrendo o contido em 13, Jó sem saber os planos que estavam acontecendo no Céu 13 ainda teve força de responder a sua esposa quando ela referia-se contra Deus como consta em 14 , por conseguinte três amigos, que demonstram ser amigos mesmo como esta marcado nos sofrimentos deles marcado em 15 , como consistia que a idéia pertinente da época era que Deus abençoava os bons e fazia os ímpios sofrerem, e assim ocorria na vida de Jó visto o texto 16 , seria uma coisa totalmente nova, e até dificilmente compreendida por nós hoje, Deus liberar Satanás a tocar em um "homem íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal", e nem mesmo o alertando sobre tal plano. Portanto era intenção de Deus que Jó não soubesse que a ação direta do tormento e sofrimento sobre ele era a não comum obra de deixar Satanás aplicar sofrimentos nos justos sem estes não saberem o porque.

Jó chegou a ponto de desejar a morte 17, sem saber o plano de Deus, o costume da época era aplicado sobre Jó através de seus amigos como diz em 18 demonstrando que aquele que semeia o mal, recebe o mal, levando a que Jó tenha praticado o mal, e assim busque o perdão para ser curado. No decorrer os três amigos sempre defendiam a Deus de que não aplicaria o sofrimento a um justo. Jó buscava uma resposta para o que estava acontecendo a ponto de clamar a Deus como cita em 19, e depois de tudo isso e com muitos defensores de Deus contra Jó Deus vem em um redemoinho falar com Jó20 . Depois de uma grande demonstração do poder do Senhor, Jó diz o contido em 21, e o Senhor se irou com os amigos de Jó que defendiam a Deus, insinuando que Jó teria algum erro cometido, e assim Jó deveria orar por eles para que Deus aceitasse22 . Em toda conversa com Jó, não foi exposto a Jó o plano que ocorreu no Céu 9,13 nem tão pouco avisou antecipadamente os amigos de Jó que defendiam a Deus, de seu erro em achar que os justos eram abençoados e colhiam as benção, era necessário antecipadamente informar ao amigos de Jó que os justos podem receber sofrimentos extremos.

Até aqui fica pertinente a pergunta. Deus pode ocultar um erro? Com os textos expostos e determinando-os como verdadeiros, a resposta é sim.

Mas para demonstrar um conceito muito mais forte e parecido, devemos examinar a mentalidade dos homens um pouco antes do nascimento de Cristo.

O povo Judeu esperava um messias, que seria o rei de Israel, nem um nem dois mas todos compreendiam que o messias seria o rei que os livraria do julgo romano. Isso ocorria por que os textos sobre o messias revelavam uma idéia de reinado na terra para os simples que liam, como cita o texto23 , não havia descrições suficientes sobre profecias desconcatenadas, ou seja vendo o texto 24, vemos um rebento do tronco de Jessé, e lemos 25, fica-se natural a qualquer judeu que o messias destruiria os ímpios, apartir do seu desenvolvimento, como "rebento do toco de Jessé"24 e "matará o ímpio"25 , o judeus não possuíam a idéia de que os textos de Isaias, estavam ligados parcialmente na terra e parcialmente na terra renovada26 .

Mesmo João Batista, e todos os discípulos compreendiam que Cristo instituiria um reino na terra, naquela época, o que gerou muitas dificuldade, e uma grande decepção por parte da maior parte do povo, ficando apenas uns poucos 27.

Isso tudo ocorreu por que Deus não permitiu que fosse contado a história dos dois reinos, e deixado claramente a diferenciação entre Cristo no reino celeste e Cristo no reino terrestre, sua morte de cruz, e sua vida de pobreza na terra, e a decadência dos lideres Judaicos, com a finalização do assassinado do Messias pelos próprios lideres de Israel.

Esta decepção levou a quase toda Judéia a condenar o Messias, e apenas alguns poucos permaneceram firmes, devido a fé e o desapego ao mundanismo. As provas de Deus sempre determinam muito mais a qualidade do que a quantidade de seus servos.

Assim fica a questão Deus pode "Deus intentara provar o Seu povo. Sua mão ocultou um erro no cômputo dos períodos proféticos. "1 , a resposta baseada nas histórias anteriores é: sim ele pode.

Pode por exemplo Deus ocultar pormenores de apostasias atuais, mudanças doutrinárias ou não, decadências ou não da igreja ou varias outras coisas que podem gerar duvidas e perplexidade e gerar que muitas pessoas se percam, e poucos fieis permaneçam na verdade? A resposta para esta pergunta também é sim, Deus pode provar seu povo ocultando a explicação clara sobre pontos controvertidos que geram contendas e discórdias, para que este povo seja provado, e permaneça firme confiando em Deus mesmo mediante a questionamentos diversos.

Outra pergunta pertinente é, pode um homem guiado por anjos errar?

Para tal vamos observar a história de Pedro. Cristo pergunto a seus discípulos quem era Ele, e Pedro disse "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo"28 , Cristo diz "Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus", aqui Pedro não estava sendo ensinado por anjos, nem mesmo por Jesus, mas sim pelo Pai de Jesus. Ora com tal poder a disposição de Pedro, era portanto impossível Pedro errar em suas próximas colocações? Logicamente não, pois ao observar posteriormente encontramos os seguinte relato29. Agora temos que um homem que diz "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo"28, a esse mesmo "Filho do Deus vivo"28, quando esta a falar a verdade "fosse rejeitado pelos anciãos e principais sacerdotes e pelos escribas, que fosse morto"29, devido aos conceitos comumente aceitos pelo povo 23,24,25,26, a esse que é "Filho do Deus vivo"28 "tomando-o à parte, começou a repreendê-lo"29, assim Cristo "repreendeu a Pedro, dizendo: Para trás de mim, Satanás; porque não cuidas das coisas que são de Deus, mas sim das que são dos homens."29, não foi o Pai que revelou a Pedro, e não era Pedro ensinado por Cristo? E mesmo Pedro ouvindo esta repreensão ele aceitou que Cristo devesse morrer? A resposta é que até a morte de Cristo Pedro colocava em sua mente que o reino de Jesus era na terra para aquela época.

Ou seja Deus permitiu que a mensagem contida em 29 só chegasse por Cristo, se tal conteúdo tivesse sido enviado antes de Cristo, o posicionamento das pessoas seriam diferentes, mas Deus sempre visa provar a aceitação do homem a partir das dificuldades da vida, observar aqueles que fazem realmente a justiça e andem sobre as verdades mesmo impopulares, e esta é uma forma padrão de sacudidura, para peneiramento e reavivamento, para a formação do adventismo.

Guilherme Miller sendo auxiliado por anjos 2,3,4 mesmo assim como o exemplo de Pedro, Guilherme errou devido a opinião aceita na época5 , mas seja obtendo revelação do Pai, de Jesus, ou dos anjos, seja Guilherme, seja Pedro, seja eu, todos são susceptíveis a falhas, e mesmo estas não desmerecem com as lutas que se obtêm, através da sacudidura das dificuldades.






Norway

FACEBOOK

Participe de nossa rede facebook.com/osreformadoresdasaude

Novidades, e respostas das perguntas de nossos colaboradores

Comments   2

BUSCADAVERDADE

Visite o nosso canal youtube.com/buscadaverdade e se INSCREVA agora mesmo! Lá temos uma diversidade de temas interessantes sobre: Saúde, Receitas Saudáveis, Benefícios dos Alimentos, Benefícios das Vitaminas e Sais Minerais... Dê uma olhadinha, você vai gostar! E não se esqueça, dê o seu like e se INSCREVA! Clique abaixo e vá direto ao canal!


Saiba Mais

  • Image Nutrição
    Vegetarianismo e a Vitamina B12
  • Image Receita
    Como preparar a Proteína Vegetal Texturizada
  • Image Arqueologia
    Livro de Enoque é um livro profético?
  • Image Profecia
    O que ocorrerá no Armagedom?

Tags

adventismo, Guilherme Miller, 2300 tardes e manhãs, santuário purificado