Deve o homem congregar?

Código VP06-E0004-P

VIEW:416 DATA:2020-03-20

Act_7:38 Este é o que esteve na congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu palavras de vida para vo-las dar;
Act_15:6 Congregaram-se pois os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.
1Co_5:4 Em nome de nosso Senhor Jesus, congregados vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus,
1Co_14:26 Que fazer, pois, irmãos? Quando vos congregais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
Heb_2:12 dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da congregação.
Heb_10:25 não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

Congregar é mais do que um simples grupo esporádico

Heb_10:25 não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

Se congregar é apenas estar em grupo, seja lá com quem for temos um erro no texto. O texto diz "não abandonando a nossa congregação", então se diz não abandonar, existe uma congregação distinta, pois se fosse variada tal não poderia ser abandonada. Nesse caso teria que citar a fé. Ou seja, se a congregação não é distinta não tem como abandonar algo que não é fixo. Cita também "antes admoestando-nos uns aos outros;", não se pode admoestar alguém se não se conhece esse alguém, e esse é princípio da comunidade. Um grupo variável não se pode admoestar. E quando vai chegando o dia de Cristo diz "e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia", assim é necessário conforme a analise do texto ter uma comunidade organizada e com membros que se conheçam para que todos se corrijam uns aos outros.

E Paulo possuía um a religião, a qual os outros diziam:

Act 25:18 contra o qual os acusadores, levantando-se, não apresentaram acusação alguma das coisas perversas que eu suspeitava;
Act 25:19 tinham, porém, contra ele algumas questões acerca da sua religião e de um tal Jesus defunto, que Paulo afirmava estar vivo.

Existindo um termpo para religião

Então Deus criou religião. θρησκεία
threskeia
thrace-ki'-ah
De uma derivação de G2357; cerimonial observância: - religião, adoração.

Sendo que Paulo participava de uma religião que tinha estes costumes.

Act 6:1 Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas daqueles estavam sendo esquecidas na distribuição diária.
Act 6:2 E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
Act 6:3 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço.
Act 6:4 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
Act 6:5 O parecer agradou a todos, e elegeram a Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas, e Nicolau, prosélito de Antioquia,

O texto de atos é claro é a existência de um sistema organizacional para pregação do evangelho e cuidado social. Visto que o sistema de conglomerados de fé existem desde a queda de Caim. Fugir destes grupamentos de fé desde o Gênesis é ignorar toda a bíblia que se desenvolve nestes conglomerados de fé, chamados de igreja.

a questão esta relacionada em que a bíblia determine a existência de conglomerados chamados de Igreja-

εκκλησία
ekklēsia
ek-klay-see'-ah

Congregação - Assembléia. Isso não tange a dizer que uma assembléia é dirigida por seres perfeitos. Nem quer dizer que tais não errem. O texto bíblico apenas cita que a igreja no sentido de atos e relacionado a Paulo, e as ações práticas dos discípulos, eram assembléias e não indivíduos separados.

Em nenhum lugar das escrituras, diz que os homens devam sair de igrejas ou comunidades.
Mas cita que pode ocorrer que igrejas expulsem por dizer a verdade.
Joh_16:2 Expulsar-vos-ão das sinagogas; ainda mais, vem a hora em que qualquer que vos matar julgará prestar um serviço a Deus.
E em todas diz que se deve auxiliar a obra. Determinando um grupo que se deva avisar e ser avisado dos erros, não uma comunidade perfeita, mas que esteja em santificação. O dinheiro pode ser analisado como Abraão e Jacó determinaram 10% pois porcentagem é um valor relativo a bênçãos. A questão de doar envolve o coração do doador. E relativo a seu conhecimento.






Norway

FACEBOOK

Participe de nossa rede facebook.com/osreformadoresdasaude

Novidades, e respostas das perguntas de nossos colaboradores

Comments   2

BUSCADAVERDADE

Visite o nosso canal youtube.com/buscadaverdade e se INSCREVA agora mesmo! Lá temos uma diversidade de temas interessantes sobre: Saúde, Receitas Saudáveis, Benefícios dos Alimentos, Benefícios das Vitaminas e Sais Minerais... Dê uma olhadinha, você vai gostar! E não se esqueça, dê o seu like e se INSCREVA! Clique abaixo e vá direto ao canal!


Saiba Mais

  • Image Nutrição
    Vegetarianismo e a Vitamina B12
  • Image Receita
    Como preparar a Proteína Vegetal Texturizada
  • Image Arqueologia
    Livro de Enoque é um livro profético?
  • Image Profecia
    O que ocorrerá no Armagedom?

Tags

cristão verdadeiro, congregar, igreja, obras, fé, salvação