Judaísmo, Cristianismo e Deus

Código VH04-E0001-P

VIEW:415 DATA:2020-03-20

O Judaísmo muita das vezes tenta anular a questão do Cristianismo, tanto o Judaísmo como o Cristianismo são fases e períodos pertinentes a relação do homem com Deus.

Abraão que define como o gerador do povo hebreu surge em 1800-2000 antes de Cristo. Assim o Hebraísmo é um período de 2000 anos cheio de aprisionamentos, e escravidão, e recheado de conceitos depreciativos. Como o verso :

Exo_32:9 Disse mais o Senhor a Moisés: Tenho observado este povo, e eis que é povo de dura cerviz.
Exo_33:3 para uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de cerviz dura; para que não te consuma eu no caminho.
Exo_33:5 Pois o Senhor tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És um povo de dura cerviz; se por um só momento eu subir no meio de ti, te consumirei; portanto agora despe os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer.

Assim gerado por Abraão formando 12 tribos após Israel, e em decadência até restarem Judá e um pequeno grupo de Beijamin. Até que no ano 70 d.C ocorre a destruição e a tribo se dissolve. Sendo perdido a arca do concílio, e diversos fatores proféticos.

Assim surge Cristo próximo do ano 1 d.C. Mostrando que existe 2000 anos antes do surgimento de Abrão definido por Adão em diante, e 2000 anos de Cristianismo com a decadência do Judaísmo como povo.

Baseado nisso muitos Judeus tentam denegrir o Cristianismo. A própria tentativa de degradação esta vinculado a não aceitação do fato histórico do povo hebreu, e sua decadência a formação de uma única tribo e a queda dessa tribo.

Para ilustrar como ocorre a depreciação por parte dos Judeus em relação ao Cristianismo irei demonstrar perguntas que podem ser vinculadas a Judeus, que em si são meras acusações.

A primeira pergunta seria essa:

1° Onde ele o Criador errou, que precisasse corrigir depois seu erro mandando seu filho? (Me refiro na concepção cristã, eu como judeu sei que o Eterno não errou, e que Messias não é deus, intercessor etc, etc).

A pergunta define que o Criador errou. Veja que não define qual seja o erro. Depois determina que deus mandou seu filho para corrigir o erro. Assim a pergunta é viciada, pois define um erro. Que erro? Por exemplo a Bíblia determina que muito antes de Abraão, Adão comeu do fruto proibido, e foi expulso do jardim do Éden, ai surge a primeira profecia.

Gen 3:15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

A questão é Deus errou por deixar Adão comer do fruto proibido? Ora a decisão não era de Adão? Assim a pergunta esta viciada e não pode ser respondida, pois Deus não errou. E sendo assim o Filho de Deus não veio corrigir erro algum visto Deus não ter errado. Veja a concepção cristã não define que Deus tenha errado. Assim que disse que Deus errou? Quem fez a pergunta, e mais grave ele diz que o Eterno não erra, se ele diz que o Eterno não erra, e os cristãos dizem que Deus não erra, quem disse que Deus errou? Ora somente o criador da pergunta que tenta dizer uma coisa e dizer contra a mesma coisa. Assim os Cristãos não dizem que Deus errou. Nem diz que Jesus veio consertar o erro de Deus. O problema esta na ma índole do que formulou a pergunta, dando a entender que os Cristão dizem que Deus errou, e isso não existe, os Cristãos não dizem isso. Essa depreciação que os Judeus fazem dos Cristãos é por verem que a religião hebraica desprovida de Jesus perde o sentido e vira um emaranhado de sistemas sem ligação. A começar pelo verso de Gen 3:15, que é relativo a um tempo muito anterior a existência de um único hebreu. Portanto temos na pergunta um vício, os Cristãos definem que Deus não errou, e definem que Jesus veio salvar o homem. Assim os Cristãos definem que o homem errou, e que Jesus veio salva-los. Qualquer outra suposição é apenas a ação maléfica de um indivíduo que desconhece a cultura cristã.

Continuando sobre as questões temos

2° Se ele sabe de tudo (na concepção cristã), porque ele não sabia que Adão e Eva iria errar? E se sabia (na concepção cristã), o deus cristão e sádico? Ou seja, tem prazer em salvar alguns e condenar outros? Marcos 16:16. Ou o deus cristão não tem controle de sua criação?

A questão vinculada a pergunta é realmente na concepção cristã Deus sabe de todas as coisas, e na concepção judaica Deus sabe todas as coisas?

Dan 2:28 mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonossor o que há de suceder nos últimos dias. O teu sonho e as visões que tiveste na tua cama são estas:

Daniel príncipe define que Deus conhece os mistérios e o futuro, e revela todas as coisas que iriam acontecer. Assim Deus sabe de tudo seja no conceito Cristão, seja no conceito hebraico, seja até mesmo antes da existência dos hebreus. Como a profecia do dilúvio e a primeira profecia de salvação: 

Gen_3:15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Assim o elaborador da questão inicia o vício definindo que Deus sabe de tudo, (na concepção cristã), ora Deus sabe de tudo em qualquer concepção. Assim o formulador da pergunta esta tentando idealizar algo que não existe, que o cristianismo tenha uma visão diferente do conceito bíblico. Os Cristãos tem a idéia bíblica de que Deus conhece todas as coisas. E antes de existir hebreus também se tinha a idéia que Deus sabia todas as coisas. Deus sabia que Adão e Eva iria errar? Ora se todas as concepções seja antes dos hebreus, no período dos hebreus e após os hebreus Deus conhece todas as coisas, então Deus sabia que Adão e Eva iriam errar. Assim a questão tenta viciar uma determinação de que os cristãos pensem diferente. O Deus cristão que é o mesmo Deus hebraico, e é o mesmo antes dos hebreus conhecia todas as coisas. Tal inicia um termo (deus) em minúsculo, ora isso é apenas um conceito depreciativo. Visto que o termo Theos, ou Elohim, ou YHWH, não tem minúsculo nem maiúsculo, assim (deus e Deus) é apenas um praxe, o que o formulador da questão tenta utilizar uma forma depreciativa, que não existe. Define que se Deus conhece todas as coisas e deixa o livre arbítrio ocorrer ele é sádico, interessante que coloca o termo (deus cristão), ora como foi mostrado todas as escrituras definem que Deus sabe todas as coisas, assim a análise do formulador da questão recai em não somente o deus cristão, visto que Deus cristão é o mesmo Deus hebreu e o mesmo antes dos hebreus, e que conhecer todas as coisas e dar livre arbítrio não é ser sádico. A questão é que o formulador da questão deseja forçar uma coisa sem lógica. Pois como foi visto o Deus é o mesmo.

Depois por que Deus condena uns e não condena outros. Ora podemos ver isso no Antigo testamento.

Pro 16:4 O Senhor fez tudo para um fim; sim, até o ímpio para o dia do mal.
Isa_29:16 Vós tudo perverteis! Acaso o oleiro há de ser reputado como barro, de modo que a obra diga do seu artífice: Ele não me fez; e o vaso formado diga de quem o formou: Ele não tem entendimento?

Assim a questão de salvação ou decisão de quem é salvo e quem é perdido não esta ligado apenas ao Cristianismo mas a toda a escritura. De forma que Deus sabe corretamente quem deseja o caminho do bem e quem não deseja. Assim Deus tem controle de sua criação, mas decidiu criá-la com livre arbítrio. Seja antes da existência dos hebreus, seja depois da existência dos hebreus. A pertinência do formulador da questão esta em tentar loucamente separar o Deus, entre Cristãos, hebreus e antes dos hebreus, isso não existe. Visto que a pergunta esta viciada. Ora Deus tem controle da criação, e nem por isso é sádico por dar livre-arbítrio. Visto assim o Deus da bíblia, isso tanto Novo ou a Antigo testamento define que Deus sabe todas as coisas e que o homem deve decidir o caminho a seguir, e que Deus observa as decisões para o homem que ele já sabe quais serão. Mas espera o homem mostrar sua verdadeira face, e que escolher a Deus será salvo e quem não escolher a Deus escolherá um universo sem Deus, esse universo não existe, portanto o homem que optar viver sem Deus, deixa de existir.

Assim não existe Deus cristão, nem Deus hebreu, nem Deus antes dos hebreus, existe Deus para todos os homens. O problema é apenas que as perguntas estão viciadas em seus conceitos.


O formulador da questão define-se como seguidor judaico mas não compreende o fundamento de sua religião em relação ao cristianismo ao que define outra pergunta.

3° Se o deus cristão (jc) e um deus, como ele não tem controle na sua criação, e se o mundo foi feito para ele, como ele cria algo para o reconhecer e sua criação não o conhece? Seria uma prova que "jc" não é deus?

Define deus cristão novamente em minúsculo, o que determina desconhecimento da forma inexistente de maiúscula e minuscula do próprio hebraico, e que no conceito cristão Deus é escrito em maiúsculo, assim ele faz isso apenas para depreciar a fé cristã. Veja que define Deus Cristão e escreve (jc), suponho ser Jesus Cristo. O que demonstra que o formulador desconhece completamente que o Deus cristão não é Jesus Cristo, no conceito cristão existe o idealismo da trindade, que define que o Deus é um na união de três. Assim o Deus cristão no conceito trinitariano não é Jesus Cristo. Tentando depreciar a ação de Jesus define que não aceitaram a Jesus, e supõe que isso seja uma prova que Jesus Cristo não seja Deus. Ora seria isso um fato ou apenas um forma irracional de depreciar a Jesus? Vejamos. YHWH, retira o povo de Israel do egito, mostra pragas e milagres, abrindo o mar vermelho, a vista de todos e no Monte Sinai o que ocorre?

Exo 32:3 Então todo o povo, tirando os pendentes de ouro que estavam nas suas orelhas, os trouxe a Arão;
Exo 32:4 ele os recebeu de suas mãos, e com um buril deu forma ao ouro, e dele fez um bezerro de fundição. Então eles exclamaram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito.
Exo 32:5 E Arão, vendo isto, edificou um altar diante do bezerro e, fazendo uma proclamação, disse: Amanhã haverá festa ao Senhor.

Veja que depois de diversos milagre, mesmo assim o povo hebreu construiu um bezerro de fundição e disseram que aquele bezerro tirou eles do Egito. Ora se a pergunta assertiva do formulador da questão define a possibilidade de Jesus não ser Deus por não ser aceito, visto Jesus não ter feito tais milagres que ocorreu no Egito. Quando mais seria a ideologia do formulador da questão que YHWH não seria Deus por que um povo construir um bezerro de fundição. Assim o questionamento do formulador da pergunta define para ele mesmo que YHWH na exemplificação da questão, não é Deus.

Ora a resposta clara é que tanto YHWH, quanto Jesus Cristo, definem que o homem decida o que querem, isso não os deixa de ser Deus, por que aceitam o livre arbítrio, ao contrário tanto YHWH e YEHOSHUA respeitam a decisão do homem, mas definem futuras conseqüências. Tanto as ações de YEHOSHUA quando YHWH são extremamente semelhantes. De forma que o formulador das questões esquece que a tentativa de condenar YEHOSHUA ira recair em YHWH pelo exemplo de semelhança nas ações de ambos.

O que esta sendo mostrado, que as perguntas viciadas do formulador, são totalmente descaracterizadas para própria fé do formulador. Isso ocorre pois a pessoa não pensa nas conseqüências da relação entre o Cristianismo, e o Hebraismo, e o anterior ao Hebraismo. Tais são conexas e tramitam na função da existência divina.

Na pergunta 4 o questionador vem a desconhecer o fundamento do termo Deus.

4° Se JC é Deus, porque então ele não estava em todo lugar ao mesmo tempo? Tipo, América, Brasil?

Novamente coloca JC, nesse caso irei supor Yehoshua. E definirei por este nome. A primeira idéia o que é Deus? Temos o fundamento básico do termo Deus para o hebraico אלהים - 'ĕlôhıym {el-o-heem'} O que achamos no primeiro verso.

Gen 1:1 No princípio criou Deus os céus e a terra.

Se irmos para o Novo Testamento temos a seguinte afirmação.

Joh 10:34 Tornou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Vós sois deuses?
Joh 10:35 Se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada),

Yehoshua define que a lei determina que tais pessoas eram Deus? Temos o verso:

Exo 7:1 Então disse o Senhor a Moisés: Eis que te tenho posto como Deus a Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.

O termo Deus aqui é אלהים -'ĕlôhıym. O mesmo termo que existe em Gênesis.

Mas o texto de João refere-se ao seguinte verso.

Exo 22:28 Aos juízes não maldirás, nem amaldiçoarás ao governador do teu povo.

Aonde se lê juízes, o termo é אלהים -'ĕlôhıym, isso mesmo o termo se refere a chamar os sacerdotes de Deus. Sabendo que não existe Deus maiúsculo ou minúsculo. Se lermos na versão literal em inglês temos:

Exo 22:28 `God thou dost not revile, and a prince among thy people thou dost not curse.

Mostrando o termo Deus. Além disso podemos sair da lei e ir para Salmos e encontramos.

Psa 138:1 Graças te dou de todo o meu coração; diante dos deuses a ti canto louvores.

Onde esta deuses o termo é novamente  אלהים -'ĕlôhıym, . Assim o autor da questão não sabe definir o que seja Deus. Isso ocorre por vicio de tradição. Em média um sistema de tradição ocorre o que ocorreu com Yehoshua, condenam de Yehoshua ser Deus, e Yehoshua define a má compreensão das escrituras. O que fazia os Judeus se calarem. E o efeito do formulador da questão é o mesmo. Ele não sabe definir o que seja Deus, visto o fundamento do conceito de Gênesis usar o termo  אלהים -'ĕlôhıym,

Assim Yehoshua estava em todo lugar em todo tempo? Não se pode dizer o que acontece, visto por exemplo ao ver o sistema de Jó.

Job 1:6 Ora, chegado o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.

Aqui temos os filhos de  אלהים -'ĕlôhıym, se apresentaram perante YHWH, ora YHWH estava em todo lugar em todo tempo? Ora os filhos de  אלהים -'ĕlôhıym, se apresentaram a YHWH em um local específico, só por isso YHWH deixou de ser Deus? Veja que o formulador da questão vai tentando demover Yehoshua, e junto afunda com YHWH pois os fatores sempre serão semelhantes. Tentar afundar um obrigatoriamente afunda o outro.

- continua -

 






Norway

FACEBOOK

Participe de nossa rede facebook.com/osreformadoresdasaude

Novidades, e respostas das perguntas de nossos colaboradores

Comments   2

BUSCADAVERDADE

Visite o nosso canal youtube.com/buscadaverdade e se INSCREVA agora mesmo! Lá temos uma diversidade de temas interessantes sobre: Saúde, Receitas Saudáveis, Benefícios dos Alimentos, Benefícios das Vitaminas e Sais Minerais... Dê uma olhadinha, você vai gostar! E não se esqueça, dê o seu like e se INSCREVA! Clique abaixo e vá direto ao canal!


Saiba Mais

  • Image Nutrição
    Vegetarianismo e a Vitamina B12
  • Image Receita
    Como preparar a Proteína Vegetal Texturizada
  • Image Arqueologia
    Livro de Enoque é um livro profético?
  • Image Profecia
    O que ocorrerá no Armagedom?

Tags

hebraísmo, nomes de Deus, Jesus Cristo, yehoshua, nomes hebraicos, judaísmo