Comentários sobre divindade IV

Código VO01-E0013-P

VIEW:413 DATA:2020-03-20
Rubens Caputo03/06/2014
Não tem "meu eterno", pela mesma forma que diversos versos tem "meu deus", sem ter a palavra meu, e colocam "Deus", sem ter deus em maiúsculo.
E mais Yehova, tem o termo meu. Y quer dizer meu. Se você ler o próprio artigo que mandou, você vai ver que o Y tem o termo meu. Meu eterno. YehovaY, meu eterno meu, é redundante. Jesus certa vez falou "Eli Eli," (Deus meu, Deus meu), Toda vez que fala Yehova, esta dizendo meu eterno. Eu não gosto desse conceito do Y, e uso y como o. Quando se fala meu Deus fala se elohimy, assim yehova e elohimy. Meu eterno, e meu deus.
No texto que você mandou.
"I am who am" appears to refer to "I will be with thee" of v. 12; both texts seems to be alluded to in Os., i, 9, "I will not be yours". But if this be true, "I am who am" must be considered as an ellipse: "I am who am with you", or "I am who am faithful to my promises". This is harsh enough; but it becomes quite inadmissible in the clause, "I am who am, hath sent me".
Como a condição pessoal (Y) pode gerar eterno com você, pois a verbo eterno é conjugado em uma forma redundante. Eterno meu, ou Eternidade comigo. Eternidade meu. Assim prefiro usar y = o, pois colocando o no verbo conjugado fica melhor compreensivel. Mas yehova é a mesma forma de elohimy.
Rubens Caputo03/06/2014
Sobre letras maiúsculas não tem, pois no hebraico não existe letras maiúsculas. Não se usa regras gramaticais atuais em escritas antigas. Assim não existe nome próprio, em nomes antigos. Pois não tem a classe gramatical, para isso. Apostrofo, vocativo, e outras regras não existem. Elipse, silepse e outros.
Assim sabendo que shêm é marco, assinatura, e que nome não usa regras gramaticais atuais, então não é nome próprio, porque não segue as regras de nome próprio.
Rubens Caputo03/06/2014
+Wander Souza N , para mostrar que yehova é o mesmo y de elohimy, vou mostrar as palavras.
יהוה
yehova - meu eterno
אלי
(ely) Deus meu
אלהי
(elohym) Deus meu
Neste contexto, não se sabe o que Deus quis dizer é que o eterno esta em mim. Ou eu sou do eterno. Muito difícil saber ainda oque é que deus esta querendo dizer.
ou o homem é dele ou ele esta no homem?
Wander Souza N04/06/2014
+Rubens Caputo Você sutilmente tenta descaracterizar o teor de nome próprio ao tratar por "o eterno". O significado do nome revela algo sobre YHWH, mas está claro que pra nós, o nome tem primáriamente a intenção de distinção. Nós não falamos "o eterno", pra lá e pra cá, o nome YHWH (Jehova, Yahweh, ou Javé etc). Está muito claro nas escrituras pela frequência do uso que este era um nome diferenciado dos outros, não adianta bolar argumentos com base em regras gramaticais. Além de ser algo suspeito, decidir através disso, e não por características observáveis do nome. Além do que é algo que curiosamente só você detém o conhecimento.
E sim, você falou algo que eu deveria ter tocado antes, se não existem maiúsculas nem minúsculas para determinar nome próprio, então como você poderá dizer se é ou não? Do mesmo jeito que essa regra não servirá pra provar, não servirá também para o contrário. Mas isso não quer dizer que nome próprio não existisse a ponto de ser definido no futuro. A distinção forte do nome, em todos os aspectos você já está cansado de saber, são evidência sólida de que se trata do nome próprio que Deus se atribuiu.
Fato 1: O único nome pessoal e realmente próprio sem aplicação em algo que não seja o próprio YHWH. (Estou dizendo que o nome não é usado pra mais nada, entenda isso) É usado com comum frequência, mais vezes que qualquer outro dos seus supostos nomes. Isso também mostra claramente que se trata de um nome distintivo pessoal, não de mero título.
“O Tetragrama YHWH ocorre 6.828 vezes no texto hebraico da Bíblia Hebraica de Kittel (BHK) e da Bíblia Hebraica Stuttgartensia (BHS). A frequência em que aparece o Tetragrama atesta a sua importância. Seu uso em todas as Escriturasultrapassa em muito, o de quaisquer nomes-títulos, tais como "Soberano Senhor (em hebr. Adhonai)", "o [Verdadeiro] Senhor" (em hebr. Ha Adhóhn), Altíssimo (em hebr. Elyón) "o [Verdadeiro] Deus" (em hebr. Ha Elohím) e "Deus" (em hebr.Elohím).”
O que é um substantivo próprio?
Substantivo Próprio
Palavra que denomina um ser único, específico, diferenciando-o do restante do grupo. Geralmente é grafado com letra maiúscula. Por exemplo, São Paulo é o nome próprio de uma cidade, ou seja, especifica um ser dentro de um grupo que se denomina pelo substantivo comum cidade. Indicam um nome, seja ele de um lugar, ser vivo ou obra. O estudodestes é chamado de Onomástica.
Ex:
• Ana,
• Rex,
• Lisboa,
• São Paulo,
• Salvador,
• Mateus,
• Luis,
• Talita,
• Natanael.
http://www.infoescola.com/portugues/substantivo-comum-e-proprio/
ATENÇÃO: Não estou tentando aplicar regras de português, no texto hebraico, mas simplesmente demonstrando que YHWH se enquadra nas características observáveis de um nome próprio.
Yhwh é: “Palavra que denomina um ser único, específico, diferenciando-o do restante do grupo.”
“Por exemplo, São Paulo é o nome próprio de uma cidade, ou seja, especifica um ser dentro de um grupo que se denomina pelo substantivo comum cidade.”
Yhwh é o nome que distingue o Deus bíblico. Nada impede que outra religião estranha a bíblia, crie seu Deus, e aplique a eles títulos como “altíssimo”, “Deus dos exércitos” e mais todos aqueles outros títulos. Mas YHWH, é o nome do Deus da bíblia, e jamais será incorporado a outro credo, pois se trata do nome distintivo de tal Deus.
Não estou aplicando as regras do português, apenas demonstrando o óbvio.
Fato 2: O nome YHWH, é o nome com o qual Deus assinou os 10 mandamentos, e por conseguinte foi abandonado pelo seu povo pelo medo exagerado de se violar um dos mandamentos. Se esse não fosse realmente o nome de Deus, o único ao qual se referia, será que nenhum servo de Deus teria desfeito esse engano? Até hoje ninguém se pronunciou sobre o assunto! Passaram profetas, passou o próprio Jesus, filho de Deus, e nada disse sobre o assunto. Precisou-se arrancar o nome da maioria das bíblias, mas ninguém esclareceu o engano??? Precisa muita força de vontade pra igualar o nome aos outros genéricos e títulos diante desse fato.
Fato 3: Os maiores eruditos e teólogos estão todos equivocados? Por que os teólogos e eruditos dão importância ao nome,e o diferenciam dos demais? Já procurou saber?
Obs: Vou ser honesto e dizer que não posso discutir com você analisando palavras mais profundamente, porque não tenho conhecimento nessa área. Mas está claro, que você está fazendo malabarismos pra provar o improvável, não precisa ser gênio pra perceber isso.
Um fato é um fato. É diferente de contestar a tradução de uma palavra, ou de um versículo, ou se tal texto foi uma inserção. Está claro para todos que YHWH é o nome próprio do Deus de Israel. Há muitas evidências, e o nome claramente se destaca dos demais. Mas há as mais variadas doutrinas estranhas surgidas em cabeças humanas, porque não uma que diga que ele não tem esse nome, que é apenas mais um título como os outros?
Veja mais uma vez a realidade do fato:
The Catholic Encyclopedia [1913, Vol. VIII, p. 329] diz: “Jeová, o nome próprio de Deus no Velho Testamento; por conseguinte, os judeus o chamavam o nome por excelência, o grande nome, o nome ímpar.”
"Não tomarás o nome de YHWH, teu Deus, em vão, pois YHWH não considerará impune aquele que tomar seu nome em vão." Êxodo20:7
Partindo do ponto em que os judeus certamente conheciam o Deus que adoravam, e era esse o Deus que os guiava, YHWH, esse é um forte indício que se trata do nome próprio e pessoal distintivo, o qual o Deus vivo se aplicou.
Isaias 42:8
"Eu sou Jeová ...ESTE É MEU NOME"
"Bíblia Sagrada traduzida por Matos Soares (8.a edição): Um comentário ao pé da página sobre Êxodo 6:3 diz: “O meu nome Adonai. O texto hebreu diz: O meu nome Javé ou Jeová. Adonai é como lêem os Hebreus para não pronunciar o nome inefável Jeová.”
"Bíblia Sagrada, tradução de Antônio P. de Figueiredo, Edição Barsa: Uma nota ao pé da página sobre Êxodo 3:14 diz: “Aquele que é: em hebraico YHVH, que deve se pronunciar Javé, ficou sendo o nome próprio de Deus.” Sobre Êxodo 6:3 diz: “O meu nome Adonai: o texto original traz ‘Javé’ . . . Os judeus no entanto, passaram mais tarde a não mais pronunciá-lo, por medo de enunciá-lo em vão, mas diziam em seu lugar ‘Adonai’, i.e. ‘meu Senhor’.”
“Jeová (YHWH)
[forma causativa, no imperfeito, do verbo hebr. ha•wáh (vir a ser; tornar-se); significando: "Ele Causa que Venha a Ser"].
O nome pessoal de Deus. (Is 42:8; 54:5) Embora as Escrituras o designem por títulos descritivos, tais como "Deus", "Soberano Senhor", "Criador", "Pai", "o Todo-poderoso" e "o Altíssimo", a sua personalidade e os seus atributos - quem e o que Ele é - são plenamente resumidos e expressos apenas por este nome pessoal. - Sal 83:18.”
“A Sete também nasceu um filho, a quem pôs o nome de Enos: foi nesse tempo que os homens começaram a invocar o nome de Jeová.”
Gênesis 4:26
http://www.bibliaonline.com.br/tb/gn/4
"Acontecerá que todo aquele que invocar o nome de Jeová será libertado; pois no monte de Sião e em Jerusalém estarão os que escaparem, como disse Jeová, e entre os sobreviventes aqueles que Jeová chamar."
Joel 2:32
http://www.bibliaonline.com.br/tb/jl/2
Nada melhor que deixar a própria bíblia falar! Se a bíblia diz que devemos invocar o nome de YHWH, quem sou eu pra dizer o contrário, e substituir esse nome por "Senhor".
Rubens Caputo04/06/2014
+Wander Souza N
Vou dar apenas uma análise.
"invocar o nome de Jeova" e
"invocar o nome Jeova"
Sendo que Jeová não existe, Existe YHWH ou (eterno, existente, eu sou).
Existe uma diferença clara em dizer nome de Deus, e invocar o nome Deus. Sabe por que?
Porque Shêm é referência, a assinatura, ou marco. Assim YHWH não pode ser nome próprio se fosse usaríamos o nome como sujeito próprio. Nome YHWH, e não nome de YHWH. Veja que falar Nome de YHWH, remete a outro nome. Sendo que qualquer marco que defina Deus é nome de Deus. Por isso Nome de YHWH, e não Nome YHWH.
Assim Nome de Deus, Nome de YHWH, Nome do Senhor. São construções iguais.
Wander Souza N04/06/2014
+Rubens Caputo
Bom, vou dar só um exemplo:
Quando alguém diz:
"Acontecerá que todo aquele que invocar o nome de Rubens caputo será libertado"
Eu devo concluir que Rubens Caputo tem outros nomes além desse? Por acaso a aplicação da preposição "de" obriga a isso? Lógico que não!
"Assim Nome de Deus, Nome de YHWH, Nome do Senhor." Isso é a sua opnião, e sabemos que não só eu, mas muita gente discorda dela.
Agora, como não quero passar o resto da vida aqui, e acho que nem você também, convido você a encerrarmos essa discussão. Já expusemos bem aquilo que acreditamos e que pensamos ser a verdade, e não vamos mais a lugar algum. Então se quiser poderá deixar suas considerações finais. Bom dia.
Rubens Caputo04/06/2014
Tudo que esta depois de Shêm designa o indivíduo exposto, assim todos as palavras ligadas a Shêm são nomes, que designam o ser indicado em Shêm. Existem pessoas que chamam Linda, Bela, e substantivos dos mais variados. Quando a Bíblia cita outros nomes para Deus, devemos acreditar nela. E todo nome determinado é nome de Deus. Não existe Jeová, pois não existe J, Yehová, comeram o /r/ de ho, /ro/, o fonema Ye /ie/, jamais seria /ge/. Portanto Jeová é uma invenção humana, diferente da tradução de Yehová = "O eterno",ou "o meu eterno", como meu Deus. elohymi, ou Eli. Assim quem considera que existe apenas um nome para Deus, tem que anular centenas de versos e alterar totalmente a significância da palavra Shêm, ou seja tem que inventar uma nova religião não Bíblica. Como muitas igrejas fazem.
Wander Souza N04/06/2014
+Rubens Caputo Ok, como já disse, isso é uma doutrina completamente sua. está muito claro pra todos que o nome pesosal que Deus se atribuiu é YHWH. Isso é fato.
Até outro dia!






Norway

FACEBOOK

Participe de nossa rede facebook.com/osreformadoresdasaude

Novidades, e respostas das perguntas de nossos colaboradores

Comments   2

BUSCADAVERDADE

Visite o nosso canal youtube.com/buscadaverdade e se INSCREVA agora mesmo! Lá temos uma diversidade de temas interessantes sobre: Saúde, Receitas Saudáveis, Benefícios dos Alimentos, Benefícios das Vitaminas e Sais Minerais... Dê uma olhadinha, você vai gostar! E não se esqueça, dê o seu like e se INSCREVA! Clique abaixo e vá direto ao canal!


Saiba Mais

  • Image Nutrição
    Vegetarianismo e a Vitamina B12
  • Image Receita
    Como preparar a Proteína Vegetal Texturizada
  • Image Arqueologia
    Livro de Enoque é um livro profético?
  • Image Profecia
    O que ocorrerá no Armagedom?

Tags

divindade, debate, estudo, análise