Espírito de Deus IV

Código VO02-E0004-P

VIEW:415 DATA:2020-03-20
Falar sobre personalidade na bíblia, devemos primeiro entender que não existe nenhum termo que seja traduzido por personalidade.
Personalidade vem do latim personare ou persona que quer dizer máscara. Vem da história em que os atores deveriam fazer vários personagens entre eles mulheres, visto que mulheres não podiam contracenar, e para isso usavam máscaras, assim toda vez que usamos o termo personalidade em seu fundamento estamos dizendo de uma máscara.
Assim o uso do termo personalidade é extremamente complexa quando usada para termos bíblicos pois não existe uma conexão desse termo e no contexto moderno é extremamente confuso dizer o que é personalidade. Por exemplo uma pessoa que faz tudo que outros fazem pode ser dito sem personalidade. Ora então podemos utilizar que uma pessoa não tem personalidade. Veja que coisa estranha seria usar o termo personalidade em bíblia, se tal termo não tem paralelo com as diversidades de conceito de personalidade.
Em João 16:13 à 14  quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. 
Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. 
Segundo os versos acima temos que o Espírito da verdade "não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido", ou seja tal é a mascara, ou seja a personare de outro. De forma que ele representa outro, e por isso ainda temos o senguinte texto dito por uma escritora.
“Limitado pela humanidade, Cristo não podia estar pessoalmente em toda parte; portanto, era para benefício deles que Ele os deixasse, fosse para o Seu Pai, e enviasse o Espírito Santo para ser o Seu sucessor na Terra. O Espírito Santo é Ele próprio despojado da personalidade humana e independente dela. Ele representaria a Si mesmo como presente em todos os lugares pelo Seu Espírito Santo, como o Onipresente. MR 14, pag 23,24
Ou seja "despojado da personalidade humana", ou seja deixando a máscara de ser humano.
Em João 15:26 à 27  Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio. 
Podemos ler João 14:16 à 17  E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. 
Em João 14:26  mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. 
Nestes três textos temos o seguinte, temo o termo consolador é o termo grego παράκλητος paracletos que quer dizer advogado, ou intercessor. Mas para isso temos o texto.
Vendo em Primeiro Timóteo 2:5  Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 
Ora dessa forma temos outra parte que diz  "Quando, porém, vier o Consolador,", e diz "vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós" , ora o consolador virá ou já estava com eles? Ora também temos outro mediador além de Cristo? Ora para determinar o conceito correto é que  o consolador é o próprio Cristo, antes de ir para o céu estava com eles e eles o conheciam pois era Jesus que vivia com eles. Mas indo para o Céu, Jesus viria através da personalidade (máscara) que é sendo Cristo. Assim a personalidade do Espírito como paracletos é o próprio Cristo.
Quando temos o termo "dará outro Consolador", como podemos organizar "vós o conheceis, porque ele habita convosco", ora ele esta dizendo que outro é o que habita com eles, e depois diz "estará em vós", veja que Jesus diz que tal habita com eles, e eles conhecem, e depois diz que estará em vós. Ora outro só pode ser de modo diferente, um em personalidade humana, e o outro sem a personalidade humana. Pois que outro a não ser Jesus estaria morando com eles e que outro estaria depois neles. O verso é claro.
Em revelações do apocalipse 3:20 e 21  Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. 
Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. 
Ora quem esta batendo a porta do coração é o Filho de Deus. Ora quando lemos este verso podemos encontrar o texto "estará em vós", ora quem estará em vóz, aquele que bate a porta do coração. E mesmo o verso diz.
Lendo João 14:23  Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.
Novamente temos que Jesus e o Pai farão moradas, ora Jesus foi para o Céu para que pudesse agora vir como o onipresente.
Em Romanos 8:14 e 15  Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 
Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. 
Lendo Romanos 8:27  E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos. 
Temos por exemplo recebimento de espírito de escravidão e espírito de adoção, e vinculados ao espírito de Deus. Veja que o termo espírito esta ligado ao conceito de determinação, ou seja o espírito de escravidão é para definir que tal pessoa é escrava, o espírito de adoção é definido que tal pessoa é adotada, e assim conforme o texto o espírito de Deus é definido para quem é de Deus, e por isso sendo de Deus recebe o espírito de adoção e não de escravidão.
O que temos é que o recebimento do espírito faz a pessoa ser um com o espírito que recebe, uma vez recebendo o Espírito de Cristo, a pessoa é um com Cristo.
Em Romanos 15:30 Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas vossas orações por mim a Deus,
Assim como o Espírito envolve a conexão com dois seres ele envia os próprios sentimentos dos seres que se tornam um. Assim o que temos é que o amor que esta em Cristo é passado aos homens pelo espírito. Visto que o amor é de Deus, e tal é passado aos homens através do espírito. Por exemplo se existe uma fonte de petróleo e um oleoduto, que transfere óleo é fácil dizer o óleo do oleoduto, mas se sabe que a fonte desse oleo é em um poço de petróleo. Assim o espírito transmite todos os sentimentos de Deus como ouve e não fala de si mesmo.
João 16:13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras.
Assim o amor ouvido será o amor transferido, se é o amor de Cristo, então o espírito enviará o amor de Cristo, se é o amor do Pai também o tal será transmitido, mas o espírito não poderá falar por si mesmo. Logo o amor contido nele que se pode sentir não poderá ser de si mesmo ou então o verso será mentiroso.
Primeiro aos Coríntios 2:10 e 11 Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus.
Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus.
O texto bíblico diz que o espírito do homem que entende as coisas do homem. Ora temo que o espírito do homem que entende, mas o espírito do homem é uma parte integrante do homem, assim também o espírito de Deus compreende as coisas de Deus. E portanto é uma parte integrante de Deus.
Por exemplo quando lemos o texto.
Atos 8:29 Disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro.
Atos 10:19  Enquanto meditava Pedro acerca da visão, disse-lhe o Espírito: Estão aí dois homens que te procuram; 
Atos 28:25  E, havendo discordância entre eles, despediram-se, dizendo Paulo estas palavras: Bem falou o Espírito Santo a vossos pais, por intermédio do profeta Isaías, quando disse: 
E depois podemos ler o texto
João 16:13  quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.
Pergunta em atos o Espírito falou a Filipe por si mesmo, ou falou o que ouviu de outro? Ora o que temos pelo verso de João 16:13, é que o que foi falado para Filipe foi o que tinha ouvido de outro ser. Ora e Pedro ouviu o que o Espírito falou por si mesmo ou ouviu o que o Espírito ouviu. E tambem em atos o que o Espírito falou era de si mesmo, ou provinha do que ouviu de outro que tinha falado.
Fica claro que o Espírito ouve e transmite o que tem ouvido. Ou aceita-se assim ou violamos o verso de João que foi dito por Cristo.
Vamos agora observar os seguintes pontos.
Carta aos Efésios 4:30  E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. 
E podemos ler também
Lucas 1:46 e 47  Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, 
Poderíamos dizer que Maria é duas pessoas? De forma que o espírito de Maria se alegrou, e esse termo não define que Maria alma vivente com corpo e espírito se alegrou? Se ao disser o espírito de Maria se alegrou estamos dizendo que Maria se alegrou, então quando entristecemos o Espírito de Deus estamos entristecendo a Deus.
Ou lendo o verso
Colossenses 2:5  Pois, embora ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito, estou convosco, alegrando-me e verificando a vossa boa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.
Ora o que temos aqui é que Paulo estava separado de seu espírito e este estava com os de Coríntios? Ou esta falando de que Paulo e os Cristãos compartilhavam do mesmo corpo em Espírito que é o corpo de Cristo?
Primeiro aos Coríntios 12:11 à 13  Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente. 
Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. 
Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito. 
Romanos 12:4  Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, 
Vamos agora ler o seguinte texto
Romanos 15:13  E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.
Primeira aos Coríntios 2:4 e 5  A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, 
para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus. 
Ao ler estes versos o poder do Espírito é o poder de Deus, ou obrigatoriamente o termo poder define que o poder é separado?
Vejamos outro texto
Hebreus 2:14  Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo,
Ora de quem é o poder da morte, é da morte? Ou o poder da morte é do diabo? Poderíamos dizer que a morte tem poder como um ser separado? E ao lermos o texto de Jesus.
Em Lucas 22:52 à 53  Então, dirigindo-se Jesus aos principais sacerdotes, capitães do templo e anciãos que vieram prendê-lo, disse: Saístes com espadas e porretes como para deter um salteador? 
Diariamente, estando eu convosco no templo, não pusestes as mãos sobre mim. Esta, porém, é a vossa hora e o poder das trevas. 
Ora o que temos é que as trevas é um ser em separado chamado trevas e esse ser tem poder, ou esta falando dos maus que foram livres no momento que Deus decidiu para que tais tivessem o poder do mal, ou ou poder das trevas?
Ora podemos dizer no poder das águas, no poder do vento, mas todos estes poderes são de Deus. Definir poder, apenas determina que algo ou alguém consegue fazer coisas.
E de fato como temos que o corpo de Deus é Espírito, temos que o corpo de Deus pode fazer todas as coisas e estar em todos os lugares sendo onipresente. De fato Deus se apresenta ao homem pelo seu Espírito.




Norway

FACEBOOK

Participe de nossa rede facebook.com/osreformadoresdasaude

Novidades, e respostas das perguntas de nossos colaboradores

Comments   2

BUSCADAVERDADE

Visite o nosso canal youtube.com/buscadaverdade e se INSCREVA agora mesmo! Lá temos uma diversidade de temas interessantes sobre: Saúde, Receitas Saudáveis, Benefícios dos Alimentos, Benefícios das Vitaminas e Sais Minerais... Dê uma olhadinha, você vai gostar! E não se esqueça, dê o seu like e se INSCREVA! Clique abaixo e vá direto ao canal!


Saiba Mais

  • Image Nutrição
    Vegetarianismo e a Vitamina B12
  • Image Receita
    Como preparar a Proteína Vegetal Texturizada
  • Image Arqueologia
    Livro de Enoque é um livro profético?
  • Image Profecia
    O que ocorrerá no Armagedom?

Tags

divindade, Espírito de Deus, Espírito Santo, Deus