As leis Mosaicas e a morte

Código VD08-E0004-P

VIEW:439 DATA:0000-00-00
É interessante notar que as leis mosaicas, ou escritas por Moisés, são muitas das vezes balizadas em conceitos do código de hamurabi.
O código de hamurabi era um código da justiça babilônica, muito difundida no oriente médio, e base para todas as culturas daquela região.
Assim como era comum aos hebreus da época, podemos ver que essa lei era bem aceita entre os hebreus, de fato o que temos é que partes e alterações do código de Hamurabi, foram colocadas nas leis de Moisés.
A mais preponderante, é o conceito do "olho por olho, dente por dente". De fato essa lei é no seu sentido direto uma falha, visto que crimes de adultério por exemplo, no sistema hebraico antigo era condenado com o apedrejamento.
Ora adultério para o olho por olho, dente por dente, seria adultério também contra o adulterador, o que no final viraria uma certa orgia.
Assim vemos que olho por olho dente por dente não é um fator realmente lógico para uma lei. Nesse caso podemos observar que mesmo leis idealizadas como claras, não são de fato.
Elas costumam vir organizadas e geridas por posicionamentos individuais e coletivos na visão dos indivíduos.
Mas no caso podemos ver por exemplo, que o Rei Davi adulterou com a mulher de Urias, indiretamente Davi assassinou Urias, e assim conforme a lei deveria morrer.
A questão é que Davi não foi morto. Por que essa alteração?
Existe um texto muito interessante em que Jesus diz o seguinte. Em João 10, 34 e 35. Diz que a lei de Deus determina que eles eram Deuses.
A primeira questão do verso é que os deuses são deuses falsos ou deuses de verdade? Primeiro que Deus não pode mentir, e segundo que Jesus disse que a lei não pode ser mudada.
Assim Jesus estava dizendo que eles eram de fato Deus, pois a lei não podia ser mudada. Mas quem era a classe definida por Jesus como Deus?
Eram ungidos por Deus como representantes dele. Assim a lei de Deus determinava que os representantes de Deus eram Deus. Assim como Deus não pode ser visto, como dizem as escrituras, ele se apresenta através de seus ungidos como Deus.
Assim temos que Davi foi ungido, e assim estava como representante de Deus. Podemos ver por exemplo que Saul também era ungido de Deus, não foi morto por Davi, mesmo esse fazendo coisas terríveis contra a lei de Deus. E a resposta de Davi era temer levantar a mão contra um ungido do Senhor, vemos isso em segunda Samuel, 1, 14.
Assim os ungidos do Senhor, que pela lei como Jesus disse são Deus, tem um modo diferente de serem tratados pela lei. Um conceito claro na nomenclatura de Deus, é que existe o Altíssimo Deus. Esse termo define que o Deus supremo pode gerir decisões sobre os que ele declara ungidos.
Nesse caso, Deus diretamente atua sobre os seus ungidos, definindo normas específicas sobre eles, e contra eles. Assim os ungidos de Deus, ao errar eram colocados em posição de humilhação para que o povo, que tinha que segundo a lei colocá-los como Deus, vissem sua vassalagem sobre o Deus altíssimo. E que seus erros não eram justificados pelo Deus Altíssimo.
A lei Mosaica é um estatuto padrão, ligado a conceitos de Hamurabi, como "olho por olho dente por dente", e foi desenvolvido para organizar um povo no sistema social da época, no limite possível para eles do sistema celestial.
É importante notar que diversas ações da lei são em tempos, determinados diferentes momentaneamente pelos ungidos de Deus.
Um exemplo claro disso, é que a unção de um ungido, podia ser feito por outro ungido, mas não havia regras Mosaicas sobre quem pode ungir, ou os limites da unção.
Também temos que os ungidos tinham diversas permissões que os outros não poderiam ter. De fato os ungidos que eram deuses estipulados pela lei, e devendo ser tratados como tal, podiam alterar conceitos da lei em situações específicas, definindo que tais estavam seguindo a vontade do Deus altíssimo.
Assim as normas para o ungido vinham diretamente do Deus Altíssimo, pois nenhum outro ser humano estava em posição superior para julgar um ungido, a não ser o Deus altíssimo.
Assim os pecados de Davi, Saul, Salomão que se tornou idólatra, e idolatria era um crime de apedrejamento, e outros só podiam ser julgados pelo Deus Altíssimo, por causa de suas unções.
Jesus ao estar andando na terra, definiu que a norma de hamurabi, "olho por olho dente por dente" deveria ser extinta. Isso ocorre pois não havia mais ungidos reais organizando as leis.
E Jesus traz o conceito do evangelho, evangelho significa as boas novas, e estas boas novas eram pertinentes a salvação e o perdão.
Existe algo interessante sobre os conceitos das leis dadas por Deus. Por exemplo, a lei definindo Reis, tais leis não são uma ação diretamente divina, mas uma escolha humana sobre a vontade divina.
Os líderes de Israel, querendo ser semelhante a outros povos, exigiram de Deus, que colocasse um rei. Deus o fez, mas tal era a decisão divina no sentido da lei eterna?
Não, pois o único ser que poderia estar na posição de Rei, é Deus. Assim existir um Rei humano, jamais poderia ser considerado uma lei eterna, definida como um Deus imutável. Essa lei foi dada por causa da dureza de coração de tais líderes.
Deus mesmo, definiu que coisas terríveis iriam acontecer por causa de tais líderes exigirem de Deus, um rei.
Assim as leis imutáveis de Deus, não são as leis definidas pela aceitação da dureza de coração dos homens. Visto que Jesus mesmo definiu a anulação de um fundamento da lei mosaica que era "olho por olho, dente por dente".
Ora olho por olho, dente por dente, jamais poderia estar classificado como as leis eternas celestiais, logo são leis instituídas pela dureza de coração, como foi a lei de inclusão de Reis.
Mas enquanto tais leis perduraram, elas eram obedecidas, e suas posições de condenação aceitas, conforme foram escritas. Apenas os ungidos de Deus, estavam acima destas leis, pois estavam diretamente ligados ao julgamento do Deus altíssimo.
Assim as leis Mosaicas não controlavam as decisões dadas pelo Deus altíssimo, sendo este soberano sobre todos e acima de todas as leis escritas por Moisés.
Dessa forma existe uma lei eterna, e esta é o próprio Deus altíssimo, sendo assim, todas as outras leis estão subjugadas pela ordem de Deus, e somente este pode definir posições específicas e que não estejam na lei escrita.
De fato uma das regras mais básicas da lei, é o salário do pecado é morte. Essa era a lei, e assim Deus gerencia uma outra classe, que define o dom gratuito da vida eterna.
Assim Deus é o único soberano sobre as regras, pois tem conhecimento do passado, presente e futuro e sobre todas as considerações dos tempos, e assim seu julgamento é justo.
Portanto o homem não tem a capacidade de julgar corretamente, e nesse caso é necessário ser ungido de Deus para que este lhe diga o julgamento correto.
Devemos entender que muitos se julgam ungidos, e colocam sobre si, esse poder alterador da lei, e Jesus mesmo disse para tomar cuidado com tais pessoas.





Norway

FACEBOOK

Participe de nossa rede facebook.com/osreformadoresdasaude

Novidades, e respostas das perguntas de nossos colaboradores

Comments   2

BUSCADAVERDADE

Visite o nosso canal youtube.com/buscadaverdade e se INSCREVA agora mesmo! Lá temos uma diversidade de temas interessantes sobre: Saúde, Receitas Saudáveis, Benefícios dos Alimentos, Benefícios das Vitaminas e Sais Minerais... Dê uma olhadinha, você vai gostar! E não se esqueça, dê o seu like e se INSCREVA! Clique abaixo e vá direto ao canal!


Saiba Mais

  • Image Nutrição
    Vegetarianismo e a Vitamina B12
  • Image Receita
    Como preparar a Proteína Vegetal Texturizada
  • Image Arqueologia
    Livro de Enoque é um livro profético?
  • Image Profecia
    O que ocorrerá no Armagedom?

Tags

lei de Deus, código de Hamurabi, ungidos, Deus, representante, lei mosaica, Davi, condenações, olho por olho dente por dente