Livro de Enoque, Profético ou não?

Código AF01-E0002-P

VIEW:470 DATA:2020-03-20
Quando lemos o livro de Enoque encontramos o texto em 12:3, que diz:
"eu, Enoque, abençoei o Grande Senhor e o Rei da Eternidade. E eis que os Vigias me chamaram - Enoque, o escriba - e disseram-me:Não existe nos livros bíblicos fundamento para maldição eterna."
E aqui temos uma definição que não pode jamais ocorrer. "E eu, Enoque, abençoei o Grande Senhor e o Rei da Eternidade.", uma leitura em toda a bíblia e podemos claramente ver que é impossível que um homem abençoe a Deus. De fato toda benção provém de Deus. Assim abençoar os homens é possível, mas abençoar a Deus é impossível.
E Enoque 12:4 encontramos.
"Enoque, escriba da justiça."
Jamais ocorre na bíblia que Enoque era escriba. Estamos falando de períodos anteriores a babilônia, a escrita silábica nem havia sido determinada. Todos os sistemas de informação anteriores eram provindos de relatos orais. E neste período aparece um escriba? Qual o fundamento para existir escrita antes da invenção da escrita? Veja ainda estamos falando de um período anterior a torre de Babel. No qual a língua foi mudada. O cuneiforme como a escrita mais antiga, ou outras iniciam com contagem, e não com palavras ou organizações silábicas. É portanto impossível a existência de textos escritos de forma silábica antes do cuneiforme. Pois se houvesse, o reino que o possuísse seria o mais evoluído, e todos os outros seguiram sua forma. As árvores da escrita são claramente organizadas, demonstrando a não existência de tal escrita antes da organização lenta dos sistema escritos.
Podemos ainda encontrar em Enoque 13:1.
"E Enoque foi e disse a Azazel". Uma boa leitura pela bíblia e podemos observar claramente, que os homens não enviam mensagens aos anjos. Azazel é descrito no livro de Enoque como o pior dos anjos, e que ele foi levar uma mensagem a Azazel. Na bíblia Deus e os anjos enviam mensagem aos anjos, não os homens. Homens e anjos enviam mensagens aos homens. Mas Deus não comissiona homens a conversar, ou avisar aos anjos. De fato uma boa leitura nos livros de Enoque e vemos que Enoque humaniza os anjos, de forma que tais perdem o seu sistema de espíritos ministradores, como define a bíblia, para seres carnais. O que acaba violando todo o sistema bíblico de definição do que são anjos. De tal forma que podemos ver em Enoque 13.4
"eles me pediram para escrever para eles o registro de uma petição, para que eles pudessem receber o perdão, e para levar um registro de sua petição até o Senhor no céu."
Aqui vemos que Enoque se tornou intercessor entre os anjos e Deus, para que tais pudessem ser perdoados. Uma boa leitura na bíblia pode mostrar claramente que esse tipo de episódio não pode ocorrer biblicamente falando. Além de que o homem é menor do que os anjos nos textos bíblicos, o único intercessor é Cristo. Sabendo que Cristo define que antes de Abraão ele existia, ou seja Enoque jamais poderia fazer papel de intercessor, e ainda mais intercedendo por anjos.
Podemos aqui tirar algumas abominações teológicas, desenvolvidas no livro de Enoque.
Primeira. Enoque abençoa a Deus, que é o originador de toda benção. Nenhum homem abençoa a Deus, mas todos os homens podem ser abençoados por Deus. Pois todas as coisas são de Deus.
Segunda. A escritura não surgiu antes do dilúvio e foi guardada, pois a história mostra que a escrita é uma invenção humana, usando regras humanas. E assim não haveria escriba divino antes de existir escritura. De fato Abraão veio de Ur, e a fala de Abraão e dos hebreus é fundamentalmente Ugarítico. Sendo impossível dessa região vir tal escrita anterior ao dilúvio. E mesmo a escrita de Moisés, é uma escrita fenícia, e depois alterada para o aramaico. E o livro de Enoque é fundamentalmente uma escrita Etíope. O que define que não existe essa forma de escrever antes do dilúvio que faria Enoque ser o escriba da justiça.
Terceiro. Os anjos se tornam homens, com todas as características humanas, e interagem com mulheres. Sabendo que Jesus disse que anjos não fazem tais coisas. Anjos são anjos e homens são homens, de tal forma que Jesus veio como homem. De fato Deus criou macho e fêmea, para que tais gerassem filhos, e não que os anjos teriam esta conexão. De fato podemos observar que relação homem anjo não acontece. De fato não existe a menor razão lógica de que um anjo tenha sido criado com produção de espermatozóide. A não ser que possamos determinar que exista anjo feminino, e que os anjos se relacionam sexualmente e produzam anjinhos. O que novamente faria Jesus ser posto na posição de mentiroso.
E quarto. Enoque se coloca na posição de Cristo, ou superior a ação de Cristo na terra, pois se torna intercessor de seres maiores que o homem. Como diz a bíblia, Jesus o maior dos homens. "Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras de tuas mãos". Assim temos um Enoque superior a Cristo, com possibilidade de abençoar a Deus, e de interceder pelos anjos. Escrevendo cartas de intercessão.
Portanto um bom estudo no livro de Enoque e podemos ver como tais escritos anulam e deturpam a palavra de Deus. De fato o uso de textos sem uma base sólida de lógica, anulam posteriormente qualquer crença.
No próximo vídeo veremos mais demonstrações que o livro de Enoque tem textos contrários a Bíblia.
 






Norway

FACEBOOK

Participe de nossa rede facebook.com/osreformadoresdasaude

Novidades, e respostas das perguntas de nossos colaboradores

Comments   2

BUSCADAVERDADE

Visite o nosso canal youtube.com/buscadaverdade e se INSCREVA agora mesmo! Lá temos uma diversidade de temas interessantes sobre: Saúde, Receitas Saudáveis, Benefícios dos Alimentos, Benefícios das Vitaminas e Sais Minerais... Dê uma olhadinha, você vai gostar! E não se esqueça, dê o seu like e se INSCREVA! Clique abaixo e vá direto ao canal!


Saiba Mais

  • Image Nutrição
    Vegetarianismo e a Vitamina B12
  • Image Receita
    Como preparar a Proteína Vegetal Texturizada
  • Image Arqueologia
    Livro de Enoque é um livro profético?
  • Image Profecia
    O que ocorrerá no Armagedom?

Tags

Livro de Enoque, teologia, bíblia, apócrifos, azazel, intercessor, origem da escrita, Cristo