Os patriarcas santificavam o sétimo dia?

Código VL07-E0010-P

VIEW:414 DATA:2020-03-20
Gênesis 2:2 Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera.
    Gênesis 2:3 Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera.

    Deus santificou o sétimo dia desde o Éden ao que temos a referência.

    Êxodo 20:11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.

    Ao que refere-se no Novo Testamento em Hebreus 4:4 está escrito:  pois em certo lugar disse ele assim do sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as suas obras;

    Em todos os lugares vemos a importância da santificação do sétimo dia. A questão é: os patriarcas santificavam o sétimo dia?

    Devemos analisar o que é santificar algo ou um dia.

Gênesis 2:3 Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera.

A palavra santificar é (קָדַשׁ - qâdash - kaw-dash')

Êxodo 29:43 E ali virei aos filhos de Israel; e a tenda será santificada pela minha glória;
Êxodo 29:44 santificarei a tenda da revelação e o altar; também santificarei a Arão e seus filhos, para que me administrem o sacerdócio.

    Aqui nestes versos vemos que Deus santificou a tenda de revelação. E isso fazia com que a tenda se tornava santa, e tal não era mais comum. Vemos, portanto que a santificação de algo torna o mesmo algo santo.

    Jeremias 1:5 Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta.

    Vemos que Jeremias foi santificado antes de nascer e assim tal era santo. Pois foi santificado.

    Ezequiel 36:23 e eu santificarei o meu grande nome, que foi profanado entre as nações, o qual profanastes no meio delas; e as nações saberão que eu sou o Senhor, diz o Senhor Deus, quando eu for santificado aos seus olhos.

    Ao santificar algo, Deus determina que tal algo santificado deve ser respeitado. Pois tudo que Deus santifica é santo. Isso é, a grande importância de algo que é santificado por Deus, é de que  devemos considerar santo aquilo que Deus santificou.

    Assim, ao sétimo dia Deus santificou e tal portanto é santo. No entanto, que o sétimo dia da semana é santo. Sempre foi Santo, desde que foi criado foi santificado. Pois Deus é o que santifica. E falou para Moisés que ele falasse para o povo, para que lembrasse daquilo que Deus santificou e assim disse.

Êxodo 20:8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Êxodo 20:9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
Êxodo 20:10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus...

    Assim, deveria o povo lembrar de algo que é o sétimo dia que foi santificado, portanto o que foi santificado é santo a semelhança do que Deus fez.

    Ora, se algo é santificado por Deus tal é santo, e como santo deve ser considerado santo por que é santo. Assim, temos que todos os patriarcas que conheciam a santificação do sétimo dia consideravam santo tal dia. Então, a pergunta é: os patriarcas santificavam o sétimo dia?

    A resposta é: se alguém sabe que o sétimo dia foi santificado, então tal dia é santo. Pois se um tabernáculo é santificado por Deus então tal é santo. E todo aquele que conhece que tal coisa é santa, deve considerá-lo como santo. E todo aquele que não considera santo aquilo que Deus santificou comete pecado.

    João 10:36 àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, dizeis vós: Blasfemas; porque eu disse: Sou Filho de Deus?

    Deus santificou a Jesus e tal devemos respeito porque é santo, porque Deus o santificou.

    Assim, não tratamos a Jesus como algo normal ou comum. Não é necessário normas para saber que temos respeito para quem é santificado e que se tornou santo. E aquilo que é santo é fácil entender que devemos considerar santo.

    Todos os patriarcas sabiam que tudo que Deus santificava necessitava ser considerado santo. Não importa o que seja, é necessário saber que tal é dedicado para Deus.

    Assim, Deus santificou o sétimo dia, portanto o sétimo dia é santo e também todos os homens que conhecem que Deus santificou o sétimo dia. Por isso o termo Lembra-te que tal dia é santo.

    Vamos então definir, qual é mais importante Deus que santifica ou o homem que considera santo? Ora, claro que o importante é quem santifica, mesmo que todos os homens não considerem que aquilo ou algo seja santo, mas aquele que santifica é maior que todos os homens. Portanto, o sétimo dia é santo desde a Criação, pois Deus é quem santificou, e todos os homens que ouvem devem considerá-lo santo, desde o momento que Deus o santificou. Independente da vontade humana, pois:

Hebreus 4:3 Porque nós, os que temos crido, é que entramos no descanso, tal como disse: Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo;
Hebreus 4:4 pois em certo lugar disse ele assim do sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as suas obras;

    Portanto, esta santificação foi dada muito antes do que a citação dos Dez mandamentos,  de forma que não existia hebreu, não existia Moisés, nem povos e nem raças. A terra estava no seu início, a ponto que Adão tinha acabado de sair das mãos do Criador. E se santificou o sétimo dia na criação, então o sábado, realmente, foi feito para o homem.

    Marcos 2:27 E prosseguiu: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.

    Assim, temos que a santificação do sétimo dia ocorre para benção do homem pois temos em:

    Gênesis 2:3 Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera.

(בָּרַךְ - bârak - baw-rak') Este termo remete que tal dia é uma benção, definindo a palavra com definição de benefício do homem. Sendo o termo um eufemismo de cura. Assim, vemos que tal é uma benção para o homem.

    Se alguém considerar que para considerar algo santo necessita do homem, saiba tal é mentira. Pois quando Deus santifica e abençoa saiba que não há homem no universo que valide algo acima de Deus, pois não há nada acima de Deus Altíssimo.






Norway

FACEBOOK

Participe de nossa rede facebook.com/osreformadoresdasaude

Novidades, e respostas das perguntas de nossos colaboradores

Comments   2

BUSCADAVERDADE

Visite o nosso canal youtube.com/buscadaverdade e se INSCREVA agora mesmo! Lá temos uma diversidade de temas interessantes sobre: Saúde, Receitas Saudáveis, Benefícios dos Alimentos, Benefícios das Vitaminas e Sais Minerais... Dê uma olhadinha, você vai gostar! E não se esqueça, dê o seu like e se INSCREVA! Clique abaixo e vá direto ao canal!


Saiba Mais

  • Image Nutrição
    Vegetarianismo e a Vitamina B12
  • Image Receita
    Como preparar a Proteína Vegetal Texturizada
  • Image Arqueologia
    Livro de Enoque é um livro profético?
  • Image Profecia
    O que ocorrerá no Armagedom?

Tags

sábado, mandamentos, lei de Deus, santificação, Gen 2:2