Imputação de pecado e o adventismo

Código VD10-E0001-P

VIEW:425 DATA:2020-03-20

O adventismo baseado no ritual do santuário vincula que o sistema de imputação do pecado só pode ser gerido ao produtor do pecado, visto que o termo imputar esta ligado a julgamento1.

No ritual do santuário por expiação o homem transfere seu pecado para o cordeiro, até este momento não existe juízo, portanto não ocorre o sistema de imputação bíblico "?????????? - logizomai"2, mas se for na idéia do termo diretamente do dicionário da língua portuguesa poderíamos usar imputado, mas não no termo bíblico.

Assim o cordeiro recebe os pecados por expiação, esse pecado é transferido para o Sacerdote ao comer da carne do cordeiro, assim tal faz parte do pecado, mas ainda assim não ocorre o juízo, o sangue é espargido sobre o santuário, e este recebe os pecados, após isso uma vez ao ano ocorre o Yom Kippur, o dia da expiação. O termo expiação é o plural do termo expiar, ou seja durante o ano havia a expiação unitária, esse dia é a expiação de tudo. Observe que o pecado durante o ano foi se alocando no tabernáculo e necessita agora ser expiado, veja que a expiação não anula o pecado apenas transfere-o, até Azazel,

Assim o adventismo determina que a expiação é feita com Azazel, e este não é morto, ou seja não ocorre mais remissão dos pecados. Remissão é envio dos pecados, ou seja o sangue gera movimentação dos pecados. Mas Azazel não é morto no santuário, e assim não ocorre remissão. Azazel, não é oferecido em sacrifício, não é posto sobre o altar, ou seja permanece com o pecado. E ai o santuário é purificado.

Houvesse alguma determinação que o adventismo determinasse que o pecado é imputado em Cristo no sentido bíblico "?????????? - logizomai"2, não restaria pecado para Azazel, visto a decisão de Deus ser irremediável, ou seja Deus consideraria por Justiça que Jesus seria culpado do pecado, o que não poderia ocorrer, visto isso não seria justiça. De fato todo santuário gerencia expiação e não imputação.

Algumas pessoas por fatores de ignorância ou busca de criar ilusões sobre o adventismo procura termos que não são construídos em análises de estudo exaustivo, e vem a dizer que a igreja toda tem uma doutrina, quando é pego apenas um ou dois termos usando a imputação, com uma lógica do dicionário inglês, ou português. Ora a igreja adventista não gerencia entre suas doutrinas o conceito de imputação visto reger em diversos conteúdos que Azazel é imputado o pecado. Assim uma pessoa que busque dizer o contrário, esta procurando pessoas que não compreenderam corretamente o termo bíblico, e vem a dizer que estas pessoas é a doutrina da igreja, o que mostra que tal pessoa é irracional.

Por exemplo onde Deus irá jogar nossos pecados? O texto diz "atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar"7, por acaso seria profundezas do mar o outro nome de Jesus? Claro que não. Profundezas do mar é também chamado de abismo. "Tinham sobre si como rei o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abadom e em grego Apoliom"8, ora novamente o que temos é que os pecados são como ocorre lançados em Azazel, visto Jesus não ser sinônimo de abismo.

EGW cita - "Although sin was charged to his account on our behalf, yet he remained perfectly sinless. (o pecado foi carregado para a sua conta em nosso nome, mas ele manteve-se perfeitamente sem pecado. {ST 30 de maio de 1895, par. 6})"9, Ou seja temos como ocorre, que Jesus carrega os pecados mas não é culpado deles. Ou seja pode representar o homem como advogado sem ser culpado, caso fosse culpado não seria advogado, e sim precisaria de um advogado. A definição é clara por EGW - "No obligation was laid upon him to undertake the work of atonement. It was a voluntary sacrifice that he made. His life was of sufficient value to rescue man from his fallen condition. ( Nenhuma obrigação foi colocada sobre ele para realizar a obra de expiação. Foi um sacrifício voluntário que ele fez. Sua vida era de valor suficiente para resgatar o homem de sua condição caída. )"10, ou seja a obra de Cristo era expiação, não o juízo de justiça que culpabilizaria um inocente.
 

;

.

Referências

  1. Rom 4:7 Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.
    Rom 4:8 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado.
  2. G3049
    ??????????
    logizomai
    log-id'-zom-ahee
    Middle voice from G3056; to take an inventory, that is, estimate (literally or figuratively): - conclude, (ac-)
  3. Lev 23:27 Ora, o décimo dia desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao Senhor.
  4. H3725
    ???????
    kippu?r
    kip-poor'
    From H3722; expiation (only in plural): - atonement.
  5. Lev_16:10 mas o bode sobre que cair a sorte para Azazel será posto vivo perante o Senhor, para fazer expiação com ele a fim de enviá-lo ao deserto para Azazel.
  6. Heb_9:22 E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.
  7.  Versão: Português: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada
    Miquéias 7:19 Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.
    Versão: Português: João Ferreira de Almeida Atualizada
    Miquéias 7:19 Tornará a apiedar-se de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades. Tu lançarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar.
    Versão: Português: João Ferreira de Almeida Corrigida e Revisada, Fiel
    Miquéias 7:19 Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar.
    Versão: Português: Nova Versão Internacional
    Miquéias 7:19 De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldade se atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar.
  8. Rev 9:11 Tinham sobre si como rei o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abadom e em grego Apoliom.
  9. It is only through faith in Christ that sinners may have the righteousness of Christ imputed unto them, and that they may be “made the righteousness of God in him.” Our sins were laid on Christ, punished in Christ, put away by Christ, in order that his righteousness might be imputed to us, who walk not after the flesh, but after the Spirit. Although sin was charged to his account on our behalf, yet he remained perfectly sinless. {ST May 30, 1895, par. 6} - É somente através da fé em Cristo que os pecadores podem ter a justiça de Cristo imputada a eles, e que eles podem ser "feitos justiça de Deus nele." Nossos pecados foram colocados sobre Cristo, punidos em Cristo, distânciados por Cristo, a fim de que a sua justiça possa ser imputada a nós, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Embora o pecado foi carregado para a sua conta em nosso nome, mas ele manteve-se perfeitamente sem pecado. {ST 30 de maio de 1895, par. 6}
  10. The divine Son of God was the only sacrifice of sufficient value to fully satisfy the claims of God’s perfect law. The angels were sinless, but of less value than the law of God. They were amenable to law. They were messengers to do the will of Christ, and before him to bow. They were created beings, and probationers. Upon Christ no requirements were laid. He had power to lay down his life, and to take it again. No obligation was laid upon him to undertake the work of atonement. It was a voluntary sacrifice that he made. His life was of sufficient value to rescue man from his fallen condition. {2SP 10.1} - O divino Filho de Deus era o único sacrifício de valor suficiente para satisfazer plenamente as reivindicações da lei perfeita de Deus. Os anjos estavam sem pecado, mas de menor valor do que a lei de Deus. Eles eram passíveis de lei. Eles eram mensageiros para fazer a vontade de Cristo, e antes dele se curvar. Eles foram criados seres, e estagiários. Sobre Cristo há exigências foram estabelecidas. Ele tinha o poder de dar a vida, e levá-lo novamente. Nenhuma obrigação foi colocada sobre ele para realizar a obra de expiação. Foi um sacrifício voluntário que ele fez. Sua vida era de valor suficiente para resgatar o homem de sua condição caída. {2SP 10,1}
  11. The Son of God endured the wrath of God against sin. All the accumulated sin of the world was laid upon the Sin-bearer, the One who was innocent, the One who alone could be the propitiation for sin, because he himself was obedient. He was one with God. Not a taint of corruption was upon him. Yet “being in the form of God,” he “thought it not robbery to be equal with God; but made himself of no reputation, and took upon him the form of a servant, and was made in the likeness of men; and being found in fashion as a man, he humbled himself, and became obedient unto death, even the death of the cross.” “For it became him, for whom are all things, and by whom are all things, in bringing many sons unto glory, to make the Captain of their salvation perfect through sufferings.... For verily he took not on him the nature of angels; but he took on him the seed of Abraham. Wherefore in all things it behooved him to be made like unto his brethren, that he might be a merciful and faithful high priest in things pertaining to God, to make reconciliation for the sins of the people. For in that he himself hath suffered being tempted, he is able to succor them that are tempted.” {ST December 9, 1897, par. 6}

Reformadoresdasaude.com os@reformadoresdasaude.com






Norway

FACEBOOK

Participe de nossa rede facebook.com/osreformadoresdasaude

Novidades, e respostas das perguntas de nossos colaboradores

Comments   2

BUSCADAVERDADE

Visite o nosso canal youtube.com/buscadaverdade e se INSCREVA agora mesmo! Lá temos uma diversidade de temas interessantes sobre: Saúde, Receitas Saudáveis, Benefícios dos Alimentos, Benefícios das Vitaminas e Sais Minerais... Dê uma olhadinha, você vai gostar! E não se esqueça, dê o seu like e se INSCREVA! Clique abaixo e vá direto ao canal!


Saiba Mais

  • Image Nutrição
    Vegetarianismo e a Vitamina B12
  • Image Receita
    Como preparar a Proteína Vegetal Texturizada
  • Image Arqueologia
    Livro de Enoque é um livro profético?
  • Image Profecia
    O que ocorrerá no Armagedom?

Tags

Bíblia, estudo, conhecimento, teologia, questionamentos, profecia