Imputabilidade, as questões de tradução

Código VD05-E0006-P

VIEW:467 DATA:2020-03-20

Um dos grandes problemas em estudar a bíblia, está na compreensão das palavras na bíblia e a utilização de palavras na língua em que foi traduzida.

Nisto encontramos o termo imputar, quando lemos Romanos 4:8 temos que o sistema de imputar necessita de uma análise, visto que lemos "Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado"1, temos que no termo bíblico "?????????? - logizomai"2, se tem um sistema de conclusão ou julgamento em decisão. Não fosse assim o significado de Romanos1 não poderia existir.

Ora, observando em 2 coríntios temos "não imputando aos homens as suas transgressões"3, observe que nos dois versos uma vez o pecado imputado tal faz parte do indivíduo. Ou seja a pessoa comete sua transgressão e essa é clara, a imputação é um sistema de decisão, e a decisão no conceito de Deus é invariável. Ou seja o conceito de imputabilidade bíblico esta em que não se possa retirar a imputação. Assim uma vez imputado, tal se encontra condenado "Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado"1.

Observe que a palavra imputação no sentido da língua portuguesa, ou língua inglesa, tem a idéia apenas de ser colocado algo a alguém. Por exemplo pode se dizer que foi imputado um serviço a alguém se ele estiver tendo que fazer, apenas isso. Mas o termo bíblico não é assim, o termo bíblico envolve consciência, pensamento.

Por exemplo o termo "?????????? - logizomai"2, que é traduzido por imputar, ele é diretamente traduzido por pensar, vemos a listagem de textos em que "?????????? - logizomai"2, foi traduzido por pensar, "Se alguém confia de si mesmo que é de Cristo, pense outra vez isto consigo,"5, veja que nesse sentido, o termo imputar, jamais seria o significado de pensar em inglês ou português.

Pode se traduzir o termo para julgar "Ora, julgo que em nada tenho sido inferior aos mais excelentes apóstolos"6, ou seja o termo que usam como imputar, também em inglês ou português geraria lógica em usar como sinônimo de julgar. E realmente o fundamento do termo "imputar" bíblico é o conceito de Juízo ou decisão. E tal decisão deve estar vinculado a justiça "Se alguém confia de si mesmo que é de Cristo, pense outra vez isto consigo,"5, assim sendo uma decisão tal se for envolvido na decisão de Deus tal é fixa, pois Deus não pode mudar.

Ora isso é claro pois "não imputando aos homens as suas transgressões"3, temos portanto dois fatores um é a transgressão, outra é a imputação, que como se viu é envolvido no juízo ou julgamento. O que podemos novamente observar "Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado"1, ora o que vemos é que a imputação não é o ato de pecar, ou seja o ato de imputar é uma ação de juízo, decisão.

Mas em língua portuguesa,e em inglês imputar pode envolver apenas o sentido de receber algo. Por exemplo, imagine dois indivíduos que trabalhem carregando pacotes, e um deles falta, e ao outro tenha que carregar as caixas do outro, isso pode ser considerado imputar o serviço do outro em português ou inglês. Mas não no conceito bíblico. No conceito bíblico ele esta envolvido no dono da empresa que irá julgar tal fator. Ora no sentido da língua inglesa ou português dizer que o chefe imputou o serviço de um para o outro possa ser aceito, mas no termo bíblico não, pois envolve juízo correto, "Se alguém confia de si mesmo que é de Cristo, pense outra vez isto consigo,"5, e não juízo errado.

Ou seja ao dizer que Jesus carregou os pecados da humanidade, esta correto o uso de imputar na língua inglesa ou no português, pois envolve o que se esta fazendo. Mas não em relação ao termo bíblico pois envolveria injustiça, ou seja acabaria determinando que Deus é um juíz injusto. Imputar envolve decisão baseada em fundamentos. Por exemplo duas pessoas podem matar, mas em uma pode se imputar assassinato e outro auto defesa. A imputação no termo bíblico envolve analise da causa, e análise do que foi feito.

Mas se não se usar o termo imputação no termo bíblico, e utiliza apenas no sentido de versões do dicionário seja inglês ou português se tem apenas a delegação de algo. A questão que o termo imputar "?????????? - logizomai"2, não esta ligado apenas a delegação de algo, e sim a um julgamento de algo. Dessa forma o pecado só pode ser imputado com justiça somente aquele que seja o responsável por tal, isso se usar o termo bíblico "?????????? - logizomai"2 .

E este é um dos graves pontos em relação a uma explicação, ou se conhece o significado do termo bíblico, ou se fica na dualidade termo bíblico, com dicionário do tradutor. De certa forma todo estudo exaustivo, consegue compreender os termos que se esta usando. Agora quando o estudo não é exaustivo, muita das vezes a mente utiliza dos termos populares, considerando que o termo na idéia popular de uma época seja a mesma da idéia de um termo antigo, o que é extremamente perigoso.

 

 

 

 

;

.

Referências

  1. Rom 4:7 Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.
    Rom 4:8 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado.
  2. G3049
    ??????????
    logizomai
    log-id'-zom-ahee
    Middle voice from G3056; to take an inventory, that is, estimate (literally or figuratively): - conclude, (ac-)
  3. 2Co 5:19 pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação.
  4. 2Co_3:5, 2Co_10:2 (2), 2Co_10:7, 2Co_10:11, 2Co_12:6, Phi_4:8
  5. 2Co 10:7 Olhais para as coisas segundo a aparência. Se alguém confia de si mesmo que é de Cristo, pense outra vez isto consigo, que, assim como ele é de Cristo, também nós o somos.
  6. 2Co 11:5 Ora, julgo que em nada tenho sido inferior aos mais excelentes apóstolos.




Reformadoresdasaude.com os@reformadoresdasaude.com






Norway

FACEBOOK

Participe de nossa rede facebook.com/osreformadoresdasaude

Novidades, e respostas das perguntas de nossos colaboradores

Comments   2

BUSCADAVERDADE

Visite o nosso canal youtube.com/buscadaverdade e se INSCREVA agora mesmo! Lá temos uma diversidade de temas interessantes sobre: Saúde, Receitas Saudáveis, Benefícios dos Alimentos, Benefícios das Vitaminas e Sais Minerais... Dê uma olhadinha, você vai gostar! E não se esqueça, dê o seu like e se INSCREVA! Clique abaixo e vá direto ao canal!


Saiba Mais

  • Image Nutrição
    Vegetarianismo e a Vitamina B12
  • Image Receita
    Como preparar a Proteína Vegetal Texturizada
  • Image Arqueologia
    Livro de Enoque é um livro profético?
  • Image Profecia
    O que ocorrerá no Armagedom?

Tags

Bíblia, estudo, conhecimento, teologia, questionamentos, profecia