O que é Lançar sorte e o Bode Azazel?

Código VD03-E0013-P

VIEW:474 DATA:2020-03-20

Aos bodes ocorre o lançamento de sorte "lançará sortes sobre os dois bodes: uma pelo Senhor, e a outra por Azazel"1, mas o que significa lançar sorte? A idéia antiga do que seja lançar sorte é que Deus determinaria a resposta de uma dúvida, ou seja a decisão de Deus era vista pelo lançamento de sorte. "Vinde, e lancemos sortes, para sabermos por causa de quem nos sobreveio este mal."2, assim Jonas foi descoberto como a causa da tempestade.

Temos por exemplo que as decisões da separação de terras era escolha por sorte "Todavia a terra se repartirá por sortes"3, é tangível observar que os reis antigos determinam que a vontade de Deus eram colocados por sorte, "Falou, pois, Saul ao Senhor Deus de Israel: Mostra o que é justo"4, e para descobrir tal coisa " E Jônatas e Saul foram tomados por sorte,"4.

A visão é que a disposição da sorte procede de Deus "A sorte se lança no regaço; mas do Senhor procede toda a disposição dela"5, e tal visão determina a decisão de Deus sobre um caso.

Tais fatores não só existem nos conceitos antes de Cristo mas também depois de Cristo, no que vemos "E orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces os corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido"6, "Então deitaram sortes a respeito deles e caiu a sorte sobre Matias"6. Ou seja nos conceitos bíblicos sorte envolve a escolha divina e não que seja algo igual.

Ou seja entre os dois bodes, Deus estaria determinando quem é o bode do Senhor e o Bode de Azazel. Ou seja os bodes são diferentes e não são o mesmo, pois todas as vezes que se lança sorte se tem indivíduos diferentes, ou seja seguindo as regras bíblicas os bodes são diferentes não são o mesmo. E Deus sabe quem dele é o de Azazel e quem é do Senhor.

Assim se um dos bodes representar Jesus o outro não poderia representar a Jesus, caso os dois representasse Jesus não se lançaria sorte, pois a sorte demarca diferença e não igualdade. Como no caso de Jonas2, Jonas era o culpado e não os outros navegantes. Da mesma forma no caso de Saul e Jônatas4, Saul não era Jônatas nem Jônatas era Saul.

Assim é claro ver que os dois bodes são claramente determinados para serem diferentes e receberem por Deus (no caso sorte), a decisão justa, como no caso de Jonas2, ou Saul4, visto o texto definir que a disposição da sorte procede do Senhor6.

 

Referências

  1. Lev 16:8 E Arão lançará sortes sobre os dois bodes: uma pelo Senhor, e a outra por Azazel.
  2. Jon 1:7 E dizia cada um ao seu companheiro: Vinde, e lancemos sortes, para sabermos por causa de quem nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.
  3. Num 26:55 Todavia a terra se repartirá por sortes; segundo os nomes das tribos de seus pais a herdarão.
  4. 1Sa 14:41 Falou, pois, Saul ao Senhor Deus de Israel: Mostra o que é justo. E Jônatas e Saul foram tomados por sorte, e o povo saiu livre.
    1Sa 14:42 Então disse Saul: Lançai a sorte entre mim e Jônatas, meu filho. E foi tomado Jônatas.
  5. Pro 16:33 A sorte se lança no regaço; mas do Senhor procede toda a disposição dela.
  6. Act 1:23 E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias.
    Act 1:24 E orando, disseram: Tu, Senhor, que conheces os corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido
    Act 1:25 para tomar o lugar neste ministério e apostolado, do qual Judas se desviou para ir ao seu próprio lugar.
    Act 1:26 Então deitaram sortes a respeito deles e caiu a sorte sobre Matias, e por voto comum foi ele contado com os onze apóstolos.


     

Reformadoresdasaude.com os@reformadoresdasaude.com






Norway

FACEBOOK

Participe de nossa rede facebook.com/osreformadoresdasaude

Novidades, e respostas das perguntas de nossos colaboradores

Comments   2

BUSCADAVERDADE

Visite o nosso canal youtube.com/buscadaverdade e se INSCREVA agora mesmo! Lá temos uma diversidade de temas interessantes sobre: Saúde, Receitas Saudáveis, Benefícios dos Alimentos, Benefícios das Vitaminas e Sais Minerais... Dê uma olhadinha, você vai gostar! E não se esqueça, dê o seu like e se INSCREVA! Clique abaixo e vá direto ao canal!


Saiba Mais

  • Image Nutrição
    Vegetarianismo e a Vitamina B12
  • Image Receita
    Como preparar a Proteína Vegetal Texturizada
  • Image Arqueologia
    Livro de Enoque é um livro profético?
  • Image Profecia
    O que ocorrerá no Armagedom?

Tags

justiça de Deus, atributo de Deus, justiça divina, justo, justificar, imputação, santo, obras da lei, iniquidade do pai para o filho, morte passou a todos, um só homem entrou o pecado, salário do pecado, Adão