01. O Sistema Sacrificial

Código VD02-E0002-P

VIEW:424 DATA:2020-03-20

A primeira gravura que temos de Deus depois que o homem pecou é aquela em que Ele caminha no jardim no frescor do dia, chamando Adão: “Onde estás?” Gênesis 3: 9. Esta imagem é bonita e significativa. O homem pecou e desobedeceu ao comando expresso de Deus. Mas o Senhor não o abandonou. Ele está procurando por Adão e chamando: “Onde estás tu?” Estas são as primeiras palavras registradas por Deus ao homem após a queda.

Não é sem significado que somos assim introduzidos a Deus. Ele é retratado como procurando Adão, um pecador que está se escondendo Dele. É uma imagem semelhante à da parábola do filho pródigo. Dia após dia, o pai vigiava o filho que havia saído de casa ', e correu para encontrá-lo enquanto ele ainda estava' muito distante '. Lucas 15:20. É um quadro semelhante ao do pastor que “se alegra mais das ovelhas do que das noventa e nove que não se desviaram”. Mateus 18:13.

Adão não compreendeu totalmente a seriedade de seu pecado ou o resultado da desobediência. Deus lhe dissera não ser gato da árvore do conhecimento do bem e do mal, e disse: Pois “no dia em que dela comer, certamente morrerá”. Gênesis 2:17. Mas Adam nunca viu a morte e não entendeu claramente o que estava envolvido. Mas quando ele viu o primeiro cordeiro de sacrifício deitado ainda diante dele, seu sangue vital escorrendo, a morte de repente assumiu um novo e mais profundo significado. Ele começou a entender que sua salvação estava de alguma forma relacionada com a morte do cordeiro, que se o cordeiro não tivesse morrido ele teria que morrer, e assim ficar sem qualquer esperança para o futuro, sem Deus, perdido. Ele devia sua vida à morte do cordeiro e, com as instruções dadas a ele,

Grande deve ter sido o remorso de Adão quando as conseqüências completas de seu pecado lhe ocorreram. Deve Aquele com quem ele falou e comungou no jardim, eventualmente, morrer por sua transgressão? Isso parecia demais. Podemos facilmente acreditar que Adão se ofereceu para dar a sua vida, em vez de que o Filho de Deus deveria morrer. Mas nem homem nem anjo poderiam assumir a responsabilidade pelo pecado. Somente Aquele que estava no seio do Pai, que era igual a Deus, que era Deus, poderia efetuar a expiação. Os anjos podem receber uma certa obra para fazer no plano de redenção do homem; o próprio homem pode ter o privilégio de cooperar; mas havia apenas um que poderia fornecer redenção. Seu nome deveria ser chamado de Jesus. (Mateus 1:21)

“No dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gênesis 2:17. Este foi o dito de Deus. O significado evidente dessas palavras é que Adão morreria no dia em que pecou. Alguns aceitam a prestação marginal, "morrendo, você deve morrer" como significando, não que eles iriam morrer naquele dia, mas que a morte iria então começar a trabalhar neles, e que eventualmente eles morreriam. Isso, no entanto, não é nem a leitura nem o significado das palavras. Nós não estamos negando que Adão começou a morrer naquele dia. Ele fez, e de uma maneira muito real. Mas é precário para um crente na inspirada Palavra de Deus argumentar que Deus não quis dizer exatamente o que Ele disse, especialmente em vista do fato de que a serpente fez uma acusação semelhante.

Mas não é um fato histórico que Adão não morreu naquele dia, mas viveu por muitas centenas de anos? Como, então, devemos explicar a declaração de Deus? Pelo simples fato de que, assim que Adão pecou, ​​Cristo entrou na brecha, assumiu o lugar de Adão e prometeu morrer por ele em seu lugar. Afirmamos que Adão teria morrido naquele dia se Cristo não tivesse então se tornado o segundo Adão, assumido o fardo do pecado e sua culpa sobre Si, e comprometido Sua vida pela vida do mundo. Isto estaria em harmonia com o plano estabelecido desde a eternidade e abraçado no pacto eterno, e deixaria clara a afirmação de que Cristo é “o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”. Apocalipse 13: 8.

Vestuário de Pele

Para imprimir mais completamente em Adão e Eva a natureza do pecado e as conseqüências da transgressão, bem como demonstrar Seu amor por eles, Deus os vestiu com a pele dos animais mortos em sacrifício. (Gênesis 3:21) Assim, suas vestes tornaram-se um lembrete contínuo para eles de seus pecados, mas também, e muito mais, daquele que havia morrido por eles e cujo amor os salvaria. Suas roupas eram simbólicas da salvação.

Que Deus deveria fazer casacos de peles para os Seus filhos prestes a serem banidos do seu lar, revela tanto a Sua severidade como o Seu amor; severidade, em mandá-los embora; benevolência, em prover e cuidar deles mesmo que tenham pecado. Quando a mãe se aquece, protegendo as vestes dos seus pequeninos antes de enviá-los ao vento amargo, Deus amou amorosamente Seus dois filhos antes de enviá-los adiante. Se Ele devesse mandá-los embora, eles deveriam levar com eles os sinais de Seu amor, evidência de que Deus ainda se importava com eles. Eles não devem ser deixados a lutar sozinhos sem esperança e sem a garantia reconfortante do amor de Deus.

Adam deixa sua casa

Deve ter sido com tristeza inexprimível de coração que Adão e Eva deixaram seu lar edênico. Ali viveram em amor e paz, conversaram com anjos e comungaram com Deus. Muitas vezes ouviram Seus passos no jardim, correram ao seu encontro. Eles conversaram com Ele cara a cara. Eles saborearam os poderes do mundo vindouro, juntaram-se ao coro celestial ao atribuir louvor a Deus e se uniram em adoração, conforme as horas sagradas do sábado se aproximavam.

Mas agora eles estavam do lado de fora. Não mais andariam com Deus e anjos. Os anjos que se deleitaram em ministrar a eles agora barraram seu caminho para a árvore da vida. O futuro parecia escuro. Eles teriam que lutar com espinhos e cardos, e no final a morte os esperava. Eles estavam aprendendo o que todos os pecadores aprendem: que o caminho do transgressor é difícil. Eles estavam aprendendo que seu arrependimento não diminuía de maneira alguma os resultados temporais da transgressão. Os mandamentos de Deus não podem ser enganados, e a segurança do universo exige que a dignidade da lei seja mantida mesmo enquanto a misericórdia é estendida.

Mas se concebermos Adão e Eva com as cabeças inclinadas e os corações esmagados deixando seu antigo lar, o que diremos de Deus! Ele os criou. Ele havia planejado para eles no amor. Ele se alegrou com eles cantando. Seu futuro foi brilhante com esperança. Mas agora tudo parecia perdido.

A desobediência foi a causa de toda a miséria que havia chegado aos nossos primeiros pais. Eles haviam abandonado a Deus e escolhido outro mestre. Eles tinham comido do fruto proibido. “E agora,” disse Deus, para que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e do gato, e viva para sempre ... Portanto, o Senhor Deus o enviou do Jardim do Éden. .. Então Ele expulsou o homem. ”Gênesis 3: 22-24.

Como deve ter doído o coração de Deus para expulsar Adão. "Eis que, e veja se há alguma tristeza como a minha tristeza" pode muito bem aplicar-se a esta ocasião. O homem estava sozinho do lado de fora, como Deus estava sozinho no jardim interior. Embora não possamos falar da solidão de Deus em termos de humanidade, podemos muito bem crer que o Criador dos céus e da Terra sentiu a perda de Deus quando os dois pecadores deixaram lentamente o ambiente familiar e o portão se fechou atrás deles. A tristeza, não a raiva, encheu seu coração, e com passos pesados ​​- falamos à maneira dos homens - Ele retornou ao jardim sozinho. A menos que pensemos em Deus como não sendo tocado com os sentimentos de nossas enfermidades, a menos que concebamos que Ele seja totalmente diferente de nós, uma tristeza passando pelo entendimento do homem deve ter sido Dele.

"Ele expulsou o homem." Olhando através das eras, Deus viu o que a salvação custaria. Ele viu a longa estrada que o homem percorreria e viu a estrada ainda mais longa que o Filho deve percorrer para trazer o homem de volta. Ele viu homens rejeitarem os mensageiros que Ele deveria enviar. Ele os viu cuspir em Seu Filho, flagelá-lo, injuriá-lo e insultá-lo e, por fim, conduzir os cravos através de Suas mãos e pés. Ele viu o Getsêmani e até ouviu o grito de cortar o coração do Gólgota, quando o Filho, angustiado e desesperado, gritou: “Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?”.

Mas não havia outro jeito. Por mais difícil que fosse mandar Adão embora, por mais difícil que fosse dar Seu Filho, não poderia haver hesitação. O pecado tinha entrado - o pecado terrível que finalmente pregaria o Filho de Deus à árvore cruel e não poderia haver compromisso. A segurança de todo o universo estava em jogo. Deus já estava passando por um Getsêmani que duraria enquanto o pecado existisse. Não deve haver hesitação. Deus salvaria o homem a qualquer custo para Si mesmo.

A primeira promessa de Deus

Embora o pecado tivesse feito uma barreira entre Deus e o homem, e tornasse necessária a expulsão de Adão do Éden, Deus não o deixou em estado de desespero. Sua primeira promessa foi de coragem e ajuda. Chegaria alguém que feriria a cabeça da serpente e destruiria o inimigo que levara o homem ao pecado e que planejava ainda mais o mal. Disse Deus: Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua semente. ”Gênesis 3:15. Uma paráfrase deste texto, sem violentar o seu significado, seria: "Vou colocar o ódio do pecado em seu coração". Esta foi uma promessa distinta de ajuda atual para Adão. Deus o ajudaria a resistir e vencer o pecado colocando inimizade em seu coração.

O ódio do pecado é vital para a salvação plena. Humanamente falando, nenhum homem está a salvo até que ele tenha aprendido a odiar o pecado tão profundamente quanto antes o amava. Ele pode resistir ao pecado. Ele pode até fugir disso, mas enquanto houver um persistente amor pelo pecado no coração, ele não está em terreno seguro. Como o amor ao bem é vital, também é o ódio ao mal. Pode-se realmente dizer que nossa capacidade de amar o bem é medida e equilibrada por nossa capacidade de odiar o mal.

De Cristo é dito: “Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. ”Hebreus 1: 9. Em Cristo, o amor da justiça foi acompanhado por um ódio do mal. Por causa desses dois atributos, Ele foi ungido por Sua obra por Deus.

Essa combinação de amor e ódio deve estar em todo cristão. Eles são fundamentais no cristianismo. É significativo que a primeira promessa de um Salvador na Bíblia seja prefaciada pela promessa da ajuda de Deus na conquista do pecado, dando ao homem a capacidade de odiar o mal. Esse ódio é um grande fator em nossa luta contra o mal e nossa eventual vitória sobre ele. Se não fosse pelo fato de que Deus implanta no coração de todo cristão um ódio ao mal, assim como um amor pelo direito, haveria pouca esperança para nós.

Este princípio é forçosamente ilustrado na história de Caim e Abel. Caim ficou indignado e seu semblante havia caído. Ele tinha assassinado em seu coração e estava pronto para matar seu irmão. Mas Deus interveio - emitiu um aviso e fez uma promessa. “Se tu fizeres bem, tu não serás aceito, e se tu não fizer bem, o pecado jaz à porta.” Gênesis 4: 7.

A expressão "o pecado jaz à porta" é a mais significativa. O pecado é comparado a uma fera pronta para brotar do homem que lhe permite a oportunidade. É "expresso" como um leito de tigre ou leão quando está pronto para o ataque. Em misericórdia, Deus adverte Caim que “o pecado se manifestou à porta; . . . mas governa sobre ele. ”Verso 7, ARV Mas Caim não precisa se desesperar; ele não precisa ser superado. "Domine sobre isso", são palavras de Deus. Isso é mais que uma declaração; é uma promessa. O homem não precisa ser superado. Há esperança e inferno em Deus. O pecado não é ter domínio sobre nós. Nós devemos decidir sobre isso.

Deus concebeu um plano

Originalmente, era intenção de Deus que o homem tivesse livre comunhão com seu Criador. Este foi o plano que Ele tentou realizar no Jardim do Éden. Mas o pecado frustrou o desígnio original de Deus. O homem pecou e Deus o enviou do jardim. Ele agora estava separado de Deus e daí em diante a tristeza seria sua sorte.

Mas Deus concebeu um plano pelo qual Ele e Seu povo pudessem novamente ser unidos. Se eles não pudessem viver no Paraíso, onde poderiam desfrutar de uma comunhão aberta com Ele, por que Deus não deveria sair e viver com eles? E assim, na plenitude dos tempos, Deus enviou uma palavra ao Seu povo: “Deixem-me fazer um santuário; para que eu possa habitar entre eles. ”Êxodo 25: 8. Amor maravilhoso! Deus não podia suportar ser separado dos seus, e assim o amor Dele concebeu um plano pelo qual Ele poderia viver entre eles! Ele iria com eles em suas viagens para lá e para cá no deserto e, finalmente, levá-los para a Terra Prometida. Deus estaria com o seu povo novamente. É verdade que havia uma parede de separação agora,

porque Deus habitava no santuário, e o homem não podia aproximar-se Dele diretamente. Mas Deus está tão perto quanto o pecado permitirá. Ele está "entre" o seu povo.

No Novo Testamento nos é dito: “Eles chamarão o seu nome Emanuel, que sendo interpretado é Deus conosco.” Mateus 1:23. O ideal cristão é comunhão com Deus, unidade com Ele, sem separação. “Enoque andou com Deus.” Gênesis 5:24. Moisés falou com ele cara a cara. (Êxodo 33:11) Mas Israel ainda não estava pronto para tal experiência. Eles precisavam aprender lições de reverência e santidade. Eles precisavam aprender que, sem santidade, nenhum homem pode ver a Deus. (Hebreus 12:14) Foi para ensinar-lhes isto que Deus ordenou-lhes que fizessem dele um santuário para que pudesse habitar entre eles.

Falha de Israel

Antes de pedir a Deus que construísse o santuário, porém, Ele proclamou os Dez Mandamentos. (Êxodo 20) Ele deu-lhes a Sua lei para que eles pudessem saber o que era exigido deles. Eles ficaram diante do monte que queimou com fogo. Eles ouviram os trovões e viram o relâmpago e, quando o Senhor começou a falar, “todo o monte tremeu muito”, e o povo estremeceu. (Êxodo 19: 16-18) A manifestação era tão impressionante, e “tão terrível era a visão, que Moisés disse, tenho muito medo e tremor”, e o povo “implorou para que a palavra não lhes fosse mais pronunciada. Hebreus 12:21, 19. O povo, porém, não podia ver e reconhecer a justiça das exigências do Senhor, e antes e depois da proclamação da lei respondeu: “Tudo o que o Senhor nos disse em banho, faremos, e seja obediente. ”Êxodo 24: 7. (Êxodo 19: 8; 24: 3)

As pessoas deviam ter pouca percepção de sua incapacidade de fazer o que haviam prometido, ou jamais teriam tentado um empreendimento tão tremendo a ponto de manter tudo o que Deus lhes ordenara. De experiências passadas, eles poderiam saber que sem ajuda divina eles não poderiam manter a lei. No entanto, eles prometeram fazê-lo; embora não muitos dias depois, eles estavam dançando em volta do bezerro de ouro. A lei proibia a adoração de ídolos e eles haviam prometido guardar a lei; mas aqui estavam eles adorando um dos seus velhos ídolos! Em sua adoração ao bezerro de ouro, eles demonstraram sua incapacidade ou falta de disposição para fazer aquilo que haviam concordado em fazer. Eles quebraram a lei que haviam prometido manter e agora os condenaram. Deixou-os sem esperança e desencorajados.

Deus tinha um propósito em permitir isso. Ele queria que Israel soubesse que em si e por eles mesmos não havia esperança possível de que eles guardassem a lei de Deus. No entanto, a manutenção dos mandamentos era necessária para a santidade e, sem santidade, nenhum homem pode ver a Deus. Isso os colocou frente a frente com o desespero de sua própria condição. A lei que lhes foi dada para a vida só lhes trouxe condenação e morte. Sem Deus eles estavam sem esperança.

Um caminho de fuga

Deus não os deixou nessa condição. Mesmo como no Jardim do Éden, o cordeiro assassinado prefigurava a Cristo, então agora, através de sacrifícios e da ministração de sangue, Deus lhes ensinou que Ele havia provido uma maneira de escapar. Abraão entendeu isso quando o carneiro pego no mato foi aceito, no lugar de seu filho. Sem dúvida, ele não havia compreendido plenamente o significado de sua própria resposta quando Isaac lhe perguntou: “Eis o fogo e a lenha: mas onde está o cordeiro para o holocausto?” Gênesis 22: 7. A isto Abraão havia respondido: “Meu filho, Deus proverá a si mesmo um cordeiro”. Verso 8. Quando a faca foi levantada, Deus disse: “Não coloque sua mão sobre o rapaz, nem nada a ele.” Verso 12. Quando Abraão olhou em volta, viu um carneiro preso em um emaranhado, “e Abraão foi e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto em lugar de seu filho. ”Versículo 13. Disto Cristo diz:“ Teu pai Abraão se alegrou de ver o Meu dia; e ele viu e se alegrou ”. João 8:56. No carneiro preso no mato, que morreu em vez de seu filho, Abraão viu a Cristo. Ele se alegrou e ficou feliz.

A lição que Abraão havia aprendido que Deus estava prestes a ensinar a Israel. Através do cordeiro morto; através do boi, do carneiro, do bode, das rolas, dos pombos; por meio da aspersão do sangue sobre o altar do holocausto, sobre o altar do incenso, para o véu ou sobre a arca; através do ensino e mediação do sacerdócio, Israel deveria aprender como se aproximar de Deus. Eles não deviam ser deixados em desespero enquanto enfrentavam a condenação da santa lei de Deus. Havia uma maneira de escapar. O Cordeiro de Deus morreria por eles. Pela fé em Seu sangue, eles podem entrar em comunhão com Deus. Através da mediação do sacerdote, eles poderiam entrar vicariamente no santuário, e poderiam, na pessoa do sumo sacerdote, aparecer na mesma sala de audiências do Altíssimo.

Tudo isso Deus queria ensinar Israel através do sistema sacrificial. Para eles, era o caminho da salvação. Deu-lhes esperança e coragem. Embora a lei de Deus, os Dez Mandamentos, os condenasse por causa de seus pecados, o fato de o Cordeiro de Deus morrer por eles lhes deu esperança. O sistema sacrificial constituiu o evangelho para Israel. Apontou o caminho para a comunhão e comunhão com Deus.

Há professos cristãos que não vêem muita importância ou valor nos serviços do templo ordenados por Deus; todavia, o plano evangélico de salvação, conforme revelado no Novo Testamento, é esclarecido por uma compreensão do Antigo Testamento. De fato, pode-se dizer com segurança que aquele que entende o sistema levítico do Antigo Testamento pode muito melhor entender e apreciar o Novo Testamento. O um prenuncia o outro e é um tipo dele.

Pecado significa morte

A primeira lição que Deus queria ensinar a Israel através do sistema sacrificial era que pecado significa morte. Repetidas vezes esta lição foi impressa em seus corações. Todas as manhãs e todas as noites, ao longo do ano, oferecia-se um cordeiro à nação. Dia após dia, o povo levava suas oferendas de pecado, seus holocaustos ao santuário. Em cada caso, um animal foi morto e o sangue ministrado no local designado. Em todas as cerimônias e em todos os cultos foi estampada a lição: o pecado significa a morte.

Esta lição é necessária tanto em nosso tempo como nos tempos antigos. Alguns cristãos seguram o pecado com muita ligeireza. Eles pensam nisso como uma fase passageira da vida. Outros consideram o pecado que a humanidade superará lamentável mas inevitável. Todos precisam da lição impressa indelevelmente sobre a mente, que pecado significa morte. Enquanto o Novo Testamento declara que “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23), muitos não conseguem entender a importância da declaração. Uma concepção mais viva do pecado e da morte como inseparavelmente conectados ajudaria muito na apreciação e compreensão do evangelho.

Outra lição que Deus queria impressionar sobre Israel era que o perdão do pecado só pode ser obtido através da confissão e da ministração de sangue. Isso serviu para impressionar Israel profundamente com o custo do perdão. O perdão do pecado é mais do que meramente ignorar as falhas. Custa algo perdoar, e o custo é uma vida, até mesmo a vida do Filho de Deus.

Esta lição é importante para nós também. Para alguns, a morte de Cristo parece desnecessária. Deus poderia, ou deveria, pensar, perdoar sem o Calvário. A cruz não lhes parece uma parte integral e vital da expiação. Seria bom se os cristãos hoje contemplassem mais do que custam a salvação. Perdão não é uma questão simples. Custa alguma coisa. Através do sistema cerimonial, Deus ensinou a Israel que o perdão só pode ser obtido através do derramamento de sangue. Precisamos dessa lição agora.

Um estudo dos regulamentos do Antigo Testamento sobre a maneira de se aproximar de Deus renderá ricos dividendos. No sistema sacrifical são encontrados os princípios fundamentais de piedade e santidade, que encontram seu completo cumprimento em Cristo. Porque alguns não dominam estas lições fundamentais, eles são incapazes e despreparados para irem para as coisas mais profundas preparadas para eles de Deus. O Antigo Testamento é fundamental. Aquele que estiver completamente aterrado, será capaz de construir uma superestrutura que não cairá quando as chuvas descerem e os ventos soprarem. Ele será “edificado sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra angular”. Efésios 2:20.

 

O Santuário-Serviço-por-ML-Andreasen.pdf






Norway

FACEBOOK

Participe de nossa rede facebook.com/osreformadoresdasaude

Novidades, e respostas das perguntas de nossos colaboradores

Comments   2

BUSCADAVERDADE

Visite o nosso canal youtube.com/buscadaverdade e se INSCREVA agora mesmo! Lá temos uma diversidade de temas interessantes sobre: Saúde, Receitas Saudáveis, Benefícios dos Alimentos, Benefícios das Vitaminas e Sais Minerais... Dê uma olhadinha, você vai gostar! E não se esqueça, dê o seu like e se INSCREVA! Clique abaixo e vá direto ao canal!


Saiba Mais

  • Image Nutrição
    Vegetarianismo e a Vitamina B12
  • Image Receita
    Como preparar a Proteína Vegetal Texturizada
  • Image Arqueologia
    Livro de Enoque é um livro profético?
  • Image Profecia
    O que ocorrerá no Armagedom?

Tags

tag