03. O Sacerdócio

Código VD02-E0004-P

VIEW:428 DATA:2020-03-20

Moisés recebeu instruções não apenas para a construção do tabernáculo, mas também para a seleção e instrução do sacerdócio. Deus ordenou a Moisés: “Leva contigo a Arão, teu irmão, e a seus filhos com ele, dentre os filhos de Israel, para ministrar no sacerdócio: Aarão, Nadabe e Abiú, Eleazar e Tifarnar, filhos de Arão. Êxodo 28: 1. A Arão Ele disse: “Tu e teus filhos contigo manterão o ofício de teu sacerdote para cada coisa do altar, e dentro do vale; e servireis: Eu te dei o ofício de teu sacerdote como um serviço de presente. ”Números 18: 7.

Os sacerdotes em Israel ocupavam uma posição alta e honrada no país. Suas responsabilidades eram grandes e suas prerrogativas também. Eles eram os guardiões da lei de Deus e também da moral do povo. Não havia praticamente nenhuma fase da vida ou atividade em que o padre não desempenhasse um papel proeminente.

Arão e seus filhos foram escolhidos por Deus para este alto ofício, e durante quase toda a história da nação os sacerdotes foram confinados à linhagem da descendência Aarônica. Somente na última parte da história nacional de Israel, outros foram admitidos em cargos sacerdotais, e só por causa da pressão das autoridades civis. Parece que os privilégios do ofício sacerdotal foram originalmente concebidos para a vida, mas há motivos para acreditar que mais tarde essa disposição foi desconsiderada.

Quando os sacerdotes araônicos cresciam em número, de modo que todos os pontos eram necessários ao mesmo tempo para os serviços do templo, eles eram divididos em vinte e quatro cursos, cada um dos quais se revezava no oficio dos cultos. Cada um deles servia uma semana em Jerusalém duas vezes por ano, sendo o restante do tempo gasto nos distritos familiares ajudando e ensinando as pessoas. Na primeira ordem estrita foi mantida na rotação desses cursos; mas quando a corrupção veio mais tarde, a ordem dos cursos foi desarranjada e, no tempo de Cristo, a rotação bíblica não era mais seguida.

Os sacerdotes tinham controle de toda a adoração externa da nação. Eles eram os guardiões do templo, e só podiam “chamar a atenção” para Deus, uma expressão que em Israel significava o privilégio de oficiar no altar e entrar no santuário para realizar os serviços ali. Somente através deles o povo poderia ter acesso às bênçãos da aliança simbolizada pela aspersão do sangue e a oferta de incenso. Somente os sacerdotes podiam transacionar com Deus.

Além de suas funções estritamente religiosas e ritual do templo, os sacerdotes também tinham o controle de muitos assuntos civis e até mesmo pessoais. Eles determinaram quando um homem era cerimonialmente impuro e tinham poder para excluí-lo da congregação. A lepra foi encaminhada a eles para exame, e após a sua palavra ficou pendente a decisão de um homem ser banido da sociedade, ou uma casa infectada deveria ser demolida. (Levítico 13, 14) Disse Deus: “Atentai-vos na praga da lepra, para que observes diligentemente e façais conforme tudo o que os sacerdotes levitas vos ensinarem; como lhes ordenei, assim o observarás. Lembra-te do que o Senhor teu Deus fez a Abirão no caminho, depois que saíste do Egito. ”Deuteronômio 24: 8, 9.

Só os sacerdotes podiam restituir um homem à sua família depois de ele ter sido oficialmente excluído. Eles também tinham jurisdição em certos casos de suspeita de infidelidade. (Números 5: 11-31) Por sua interpretação do queixo, eles passaram a ter grande influência e autoridade em muitos assuntos que afetam a vida diária. Em casos difíceis de lei, os sacerdotes eram associados com o juiz na tomada de decisões judiciais, não apenas em questões de religião, mas também em “questões de controvérsia puramente civis dentro de tuas portas”. (Deuteronômio 17: 8-13) Decisão em tais casos foi final. O homem foi admoestado a fazer conforme a sentença da lei que te ensinarem, e segundo o juízo que eles te dirão. . . . E o homem que fará presunçosamente, e não dará ouvidos ao sacerdote que está ali para ministrar diante do Senhor teu Deus,

É facilmente concebível que um corpo de homens que tinham o controle do culto de uma nação, do ensino e interpretação da lei, de relacionamentos pessoais íntimos da execução de decisões legais, exercesse poderosa influência para o bem ou para o mal sobre o povo. 'Quando ao prestígio que lhes pertencia devido à natureza de seu chamado é acrescentada a renda liberal que os emolumentos de seu ofício lhes proporcionavam, podemos prontamente entender que o sacerdócio logo se tornou uma organização poderosa e exclusiva. As prerrogativas do sacerdócio eram grandes e seus direitos eram mais zelosamente guardados. Como mencionado anteriormente, somente Arão e seus descendentes poderiam oficiar a adoração sacrificial. (Êxodo 28, 29; Levítico 8-10; Números 16-18) Ninguém poderia se tornar um sacerdote que não tivesse nascido na família. Isso colocou grande ênfase na questão do nascimento e no registro genealógico que sustentava esse nascimento. Compete a cada sacerdote provar sua descendência de Aarão por provas irrepreensíveis. Não deve haver falha na sucessão. Cada passo deve estar claro.

Examinar a genealogia de cada candidato tornou-se a tarefa de certos sacerdotes. Foi mais tarde assumido pelo Sinédrio, que passou parte do seu tempo neste trabalho. Se um padre provasse com sucesso seu direito de genealogia ao ofício e passasse no teste físico exigido - se ele não tivesse desqualificado a deformidade do corpo - ele estava vestido com roupas brancas, e seu nome estava inscrito na lista oficial de sacerdotes autorizados. Pode ser que Apocalipse 3: 5 seja baseado nesse costume. Por outro lado, se ele não satisfizesse os examinadores, ele estava vestido de preto.

A deformidade física - se o registro genealógico era satisfatório - não impedia o sacerdote de compartilhar o apoio dado aos sacerdotes do templo. (Levítico 21: 21-23) Se o defeito não fosse muito proeminente, ele poderia até servir em menor capacidade, como cuidar da madeira usada no culto do altar ou como vigia.

O ofício sacerdotal sendo muito sagrado, os regulamentos a respeito de quem um padre poderia ou não se casar eram estritamente impostos. Um padre não se casaria com uma mulher cujo marido a tivesse afastado ou se divorciado.

Ele pode não se casar com uma prostituta ou uma empregada violada. (Versículos 7, 8) Ele só poderia se casar com uma virgem ou

viúva.

Também foi exigido dos sacerdotes que eles fossem cuidadosos quanto à corrupção cerimonial. Eles podem não tocar em um corpo morto, exceto o de um parente muito próximo. Em cada ato de suas vidas, os sacerdotes deviam estar conscientes de sua necessidade de se afastar de qualquer coisa que pudesse corromper. E esse cuidado com relação à contaminação física era apenas emblemático da exigência de Deus por uma grande pureza espiritual. “Santidade até o sexto” era a palavra de ordem do sacerdócio.

Apoio do Sacerdócio

Os sacerdotes não tinham herança na terra como as outras tribos. “Eles comerão as ofertas do Senhor feitas pelo fogo e sua herança. Por isso, não terão herança entre seus irmãos; o Senhor é sua herança, como ele lhes disse. ”Deuteronômio 18: 1, 2.

Em vez de uma parte da terra, Deus deu aos sacerdotes certas partes dos sacrifícios que o povo trouxe. De todos os sacrifícios de animais, exceto o holocausto, que foi totalmente queimado sobre o altar, e alguns outros sacrifícios, os sacerdotes recebiam os ombros, bochechas e a boca. (Verso 3) Os dois sacerdotes também receberam os primeiros frutos de grãos, vinho, óleo e lã de ovelha. Além disso, os sacerdotes recebiam farinha e outras ofertas de carne assadas no forno ou na frigideira, misturadas com óleo ou secas. (Levítico 2: 1-10;

Das ofertas queimadas eles receberam a pele. (Levítico 7: 8) Em caso de guerra, uma parte do despojo também caiu no sacerdócio, tanto de homens como de gado e ouro. Às vezes isso não equivalia a uma soma considerável. (Números 31: 25-54) Todos os oferecimentos e ofertas de onda eram dos sacerdotes. (Números 18: 8-11) Todas as ofertas dedicatórias também pertenciam a elas. (Versículo 14)

Todos os primogênitos em Israel, tanto de homens quanto de animais, eram dos sacerdotes, mas foi ordenado que o primogênito do homem fosse resgatado na soma estipulada de cinco siclos por cada criança. (Números 18: 15-19)

No ano do jubileu, campos dedicados que não foram redimidos foram revertidos para os sacerdotes. (Levítico 27:20, 21) Em caso de transgressão que envolvesse coisas santas, o transgressor não apenas pagaria a soma original estimada, mas acrescentaria um quinto a ela e a daria ao sacerdote. (Levítico 5:16) No caso de dano causado a um vizinho, onde a restituição à parte prejudicada não era possível, a ordem era “permitir que a transgressão seja retribuída ao Senhor, mesmo ao sacerdote”. Números 5: 8 . Além das fontes de renda mencionadas, havia outras menores, que não precisam ser discutidas aqui.

Os presentes aqui enumerados eram adicionais ao rendimento do dízimo recebido pelos sacerdotes. Todo Israel foi ordenado a pagar o dízimo. (Levítico 27: 30-34) Esse dízimo devia ser dado aos levitas e pertencente a eles. (Números 18: 21-24) Do dízimo que os levitas assim recebiam, deviam levar uma “oferta alçada do Senhor por um décimo do dízimo” e “dar a oferta alçada do Senhor a Arão, o sacerdote ”. (Versículos 26-28) Parece que em tempos posteriores os dízimos eram pagos diretamente aos sacerdotes. (Hebreus 7: 5) Alguns pensam que isso aconteceu no tempo do segundo templo, quando muito poucos levitas retornaram do cativeiro e foi necessário empregar os Netineus em seu lugar; mas isso não é muito claro. (Esdras 8: 15-20) De qualquer forma, os sacerdotes recebiam dízimos direta ou indiretamente do povo,

Os sacerdotes eram ministros de Deus, divinamente designados como mediadores entre Deus e os homens, particularmente autorizados a oficiar no altar e a serviço do santuário. Em tempos em que os livros não eram comuns, eles não eram apenas intérpretes da lei, mas, em muitos casos, a única fonte de conhecimento dos requisitos do IGod. Através deles as pessoas foram instruídas na doutrina do pecado e em sua expiação, em justiça e santidade. Através do seu ministério, as pessoas foram ensinadas como se aproximar de Deus, como o perdão pode ser tido, como a oração pode ser oferecida a Deus, quão inexorável é a lei, como o amor e a misericórdia finalmente prevalecem. Todo o plano de salvação foi aberto a eles, tanto quanto poderia ser revelado em tipos e ofertas. Cada cerimônia tendia a imprimir em suas mentes a santidade de Deus e os resultados do pecado. Também ensinou-lhes a maravilhosa provisão feita através da morte do cordeiro. Embora fosse um ministério da morte, foi glorioso em sua promessa. Dizia sobre um redentor, um portador de pecado, um mediador. Foi o evangelho em embrião.

No serviço do sacerdócio, três coisas destacam-se: mediação, reconciliação, santificação. Cada um deles merece uma palavra especial de ênfase.

Mediação

Os sacerdotes eram, antes de tudo, mediadores. Este era eminentemente seu trabalho. Embora o pecador pudesse trazer a oferenda, ele não podia borrifar o sangue. Também não podia catar o pão da feira, nem oferecer o incenso nem aparar as lâmpadas. Tudo isso alguém deve fazer por ele. Embora ele pudesse se aproximar do templo, ele não poderia entrar; embora ele pudesse fornecer o sacrifício, ele não poderia oferecê-lo; embora ele pudesse matar o cordeiro, ele não podia ministrar o sangue. Deus só era acessível a ele por meio da mediação do sacerdócio. Ele só podia se aproximar de Deus na pessoa de outro. Tudo isso traria à mente o fato de que ele precisava de alguém para interceder por ele, alguém para intervir. Isso pode ser mais vividamente lembrado supondo uma ocorrência que pode facilmente ser verdadeira.

Um pagão que sinceramente deseja adorar a Deus ouve que o Deus de Israel é o verdadeiro Deus, e que Ele vive no templo em Jerusalém. Ele começa a longa jornada e finalmente chega ao local sagrado. Ele ouviu que Deus habita entre os querubins no santíssimo e decide entrar naquele lugar para adorar a Deus. Mas ele não deu muitos passos para a corte antes de ser parado por uma placa que diz que nenhum estranho pode passar por este sinal, exceto por perigo de vida. Ele está perplexo. Ele quer adorar o verdadeiro Deus de quem ouviu e também lhe foi dito que Deus deseja adoração. No entanto, agora ele está parado. O que ele vai fazer? Ele pergunta a um dos adoradores e é dito que ele deve se prover de um cordeiro antes que ele possa se aproximar de Deus. Imediatamente ele se fornece o animal necessário e aparece novamente. Agora ele pode ver a Deus? Ele é dito novamente que ele não pode entrar.

“Por que, então, o cordeiro?”, Ele pergunta.

"Que você deve dar ao sacerdote para sacrificar."

"Posso então entrar?"

“Não, não há meio possível pelo qual você possa entrar no templo ou ver a Deus”.

“Mas por que não posso ver seu Deus? Eu quero adorá-lo ”.

“Nenhum homem pode ver a Deus e viver. Ele é santo e somente quem é santo pode vê-lo. O padre pode entrar no primeiro apartamento, mas ainda há um véu entre ele e Deus. O sumo sacerdote só pode entrar no santíssimo. Você não pode entrar em si mesmo. Sua única esperança é que alguém apareça para você.

O homem está profundamente impressionado. Ele não tem permissão para entrar no templo. Só quem é santo pode fazer isso. 'Ele deve ter alguém para mediar por ele. A lição afunda-se profundamente em sua alma: ele não pode ver a Deus; ele deve ter um mediador. Só assim os pecados podem ser perdoados e a reconciliação pode ser efetuada. Todo o serviço do santuário é fundamentado em mediação. Mesmo que o pecador tenha trazido o cordeiro, mesmo que ele o tenha matado, o serviço só poderia ser eficaz através de um mediador que salpicasse o sangue e fizesse a aplicação do sacrifício.

Reconciliação

A segunda característica proeminente do serviço foi a reconciliação. O pecado se separa de Deus. É isso

que esconde seu rosto de nós e faz com que ele não ouça. (Isaías 59: 2) Mas através das ofertas sacrificiais e nas orações ascendentes, o Deus incenso podia ser alcançado, a comunhão podia ser restaurada, a reconciliação efetuada.

Mesmo que a mediação fosse o propósito subjacente do sacerdócio, a reconciliação era a intenção dos sacrifícios oferecidos diariamente ao longo do ano. Através deles, as relações amigáveis ​​entre Deus e o homem foram restauradas. O pecado havia se separado; o sangue unido. Isto foi realizado através do ministério do perdão. A declaração é feita que quando toda a congregação pecou e trouxe sua oferta pelo pecado 'quando os élderes colocaram suas mãos sobre a Oferenda e presumivelmente confessaram esse pecado,' eles serão perdoados '. (Levítico 4:13, 20) Novamente, o decreto proclama que quando um governante cometeu um pecado e cumpriu com os requisitos, “será perdoado”. (Versículos 22, 26) A promessa é igualmente para qualquer uma das pessoas comuns: seja perdoado. ”(Versículos 27, 35) Por meio do pecado, o afastamento veio,

Estamos reconciliados com Deus pela morte de Seu Filho. (Romanos 5:10) A reconciliação é efetuada pelo sangue. “E os sacerdotes os mataram e fizeram a reconciliação com o sangue deles sobre o altar, para fazer expiação por todo o Israel; porque o rei ordenara que o holocausto e a oferta pelo pecado fossem feitos para todo o Israel.” 2 Crônicas 29: 24 No primeiro apartamento do santuário, o sacerdote entrava dia após dia para comungar com Deus. Havia o incenso sagrado indo além do véu até o mais sagrado; havia o candelabro emblemático daquele que é a luz do mundo; havia a mesa do Senhor convidando a comunhão; havia a aspersão do sangue, a parte mais importante do serviço. Era um lugar de se aproximar de Deus, de comunhão. Através do ministério do sacerdote, o perdão foi estendido,

Santificação

A terceira característica importante do santuário sex ice era a santificação, ou santidade. A quantidade de pecado acariciada no coração mede nossa distância de Deus. O estranho pode entrar no templo

O tribunal. A alma penitente pode chegar ao altar mediando sacerdote pode entrar no lugar santo. Somente o sumo sacerdote - e ele apenas um dia no ano, e somente após uma extensa preparação - poderia entrar no santíssimo. Vestido de branco, ele poderia, com tremor, se aproximar do trono de Deus. Mesmo assim, o incenso deve parcialmente escondê-lo. Aqui ele poderia ministrar, não apenas como alguém que busca o perdão dos pecados, mas como alguém corajosamente pedindo que os apagasse.

O serviço diário ao longo do ano, simbolizado pela ministração no primeiro apartamento, não era completo por si só. Ele precisava ser completado e complementado pelo do segundo apartamento. O perdão opera após a transgressão, quando o dano já foi feito. É verdade que Deus perdoa o pecado, mas teria sido melhor se o pecado não tivesse sido cometido. Por isso, o poder de guarda de Deus está disponível. Perdoar a transgressão depois de ter sido cometida é maravilhoso; Mas não é suficiente. Deve haver um poder para evitar pecar. “Vá e não peques mais” é uma possibilidade do evangelho. Mas “não peques mais” é a santificação. Este é o objetivo final da salvação. O evangelho não está completo sem isso. Precisamos entrar com Cristo no mais sagrado. Alguns farão isso. Eles seguirão o Cordeiro para onde quer que Ele vá. Eles serão sem mancha ou ruga. “Eles estão sem culpa diante do trono de Deus.” Apocalipse 14: 5. Pela fé eles entram no segundo apartamento.

 

O Santuário-Serviço-por-ML-Andreasen.pdf






Norway

FACEBOOK

Participe de nossa rede facebook.com/osreformadoresdasaude

Novidades, e respostas das perguntas de nossos colaboradores

Comments   2

BUSCADAVERDADE

Visite o nosso canal youtube.com/buscadaverdade e se INSCREVA agora mesmo! Lá temos uma diversidade de temas interessantes sobre: Saúde, Receitas Saudáveis, Benefícios dos Alimentos, Benefícios das Vitaminas e Sais Minerais... Dê uma olhadinha, você vai gostar! E não se esqueça, dê o seu like e se INSCREVA! Clique abaixo e vá direto ao canal!


Saiba Mais

  • Image Nutrição
    Vegetarianismo e a Vitamina B12
  • Image Receita
    Como preparar a Proteína Vegetal Texturizada
  • Image Arqueologia
    Livro de Enoque é um livro profético?
  • Image Profecia
    O que ocorrerá no Armagedom?

Tags

tag