08. Ofertas queimadas

Código VD02-E0009-P

VIEW:462 DATA:2020-03-20

0LAH é a palavra hebraica normalmente usada para “oferta queimada”. Significa “aquilo que sobe, ou ascende”. Outra palavra usada às vezes é kallil, que significa “todo”. A versão de Douay tem a palavra “holocausto”. aquilo que é totalmente queimado.

A principal fonte de informação sobre as ofertas individuais queimadas é encontrada no primeiro capítulo do livro de Levítico. É dada a instrução: “Quando alguém de vós oferecer uma oferta ao Senhor, oferecereis a vossa oferta de gado, isto é, da manada e do rebanho. Se a sua oferta for holocausto do gado, oferecerá um macho sem defeito; ele o oferecerá à porta da tenda da revelação, para ser aceito diante do Senhor. E porá a mão sobre a cabeça do holocausto; e será aceito para ele fazer expiação por ele. E ele matará o novilho perante o Senhor; e os filhos de Arão, os sacerdotes, apresentarão o sangue e aspergirão o sangue em redor sobre o altar que está à porta da tenda da revelação. ”Levítico 1: 2-5, AR .V.

O holocausto era uma oferta voluntária (verso 3) em contraste com outras ofertas, que eram obrigatórias. Um homem pode trazer não apenas um novilho, como nos versos acima, mas também uma ovelha, ou cabra, e até rolinhas ou pombinhos. (Versículos 10, 14) Deve, no entanto, ser um animal limpo, como em todas as ofertas, e no caso dos animais, um macho. Levando-o para o lugar preparado para sacrifícios de abate, perto da porta do tabernáculo, o ofertante deveria colocar a mão sobre a cabeça do animal como "foi aceito para ele fazer expiação por ele." (Verso 4) depois mate o sacrifício, esfole-o e corte-o em pedaços. (Versículos 5, 6) Quando o animal foi morto, o sacerdote apanhava o sangue num recipiente e o espalhava por cima do altar. Verso 5. Depois de o animal ter sido cortado em pedaços, o interior e as pernas foram lavados. na água, então as peças foram remontadas e colocadas em ordem sobre o altar e queimadas. (Vers. 8, g.) Todo o animal, 'incluindo a cabeça e a gordura, foi inteiramente consumido no altar. Isso, no entanto, não incluiu a pele, que foi dada ao sacerdote oficiante. (Levítico 7: 8)

No caso de rolinhas ou pombinhos jovens serem usados, o padre fazia a matança arrancando a cabeça e aspergindo ou espremendo o sangue do lado do altar. (Levítico 1:15, ARV) Depois disso, o corpo do pássaro foi colocado no altar e foi consumido como o holocausto comum, sendo as penas e a colheita removidas. (Levítico 1: 16)

As ofertas queimadas eram as mais características de todas as ofertas, contendo, como eles, as qualidades essenciais dos outros sacrifícios. Antes do Sinai todas as ofertas eram queimadas. Eles não eram ofertas pelo pecado; mas a expiação foi efetuada através deles. (Verso 4) Isto está claramente indicado no caso de emprego. Ele ofereceu holocaustos a seus filhos, pois, disse ele, “pode ser que meus filhos tenham pecado e amaldiçoado a Deus em seus corações”. Jó 1: 5. Ofertas queimadas são escolhidas conforme ordenado no Monte Sinai, para um suave aroma, um sacrifício feito pelo fogo ao Senhor. ”Números 28: 1. Nisto eles eram como as ofertas de carne e paz, que também eram doces oferendas de sabor. (Levítico 2: 2; 3: 5) Qualquer que fosse o outro sacrifício, era apropriado acrescentar-lhe uma oferta queimada como uma questão de confirmação e dedicação. Denotou a consagração completa. Foi oferecido inteiramente a Deus. Nada foi retido pelo ofertante. Foi totalmente consumido no altar. (Levítico 1: 9, 13, 17)

As ofertas queimadas podiam ser oferecidas por eles mesmos, mas o costume mais comum era adicioná-las a ofertas pecaminosas ou transgressoras. Em tais casos, a outra oferta foi apresentada primeiro, seguida pela oferta queimada. (Levítico 9: 7,15,16)

Consagração Completa

Ofertas queimadas foram usadas em muitas ocasiões, tais como a limpeza de leprosos (Levítico 14:19, 20), a limpeza de mulheres após o parto (Levítico 12: 6-8), e também para a impureza cerimonial (Levítico 15:15, 30). ). Nesses casos, uma oferta pelo pecado era usada, bem como uma oferta queimada. O primeiro expiou o pecado; a segunda mostrava a atitude do ofertante para com Deus na consagração sincera.

O holocausto era proeminente na consagração de Arão e seus filhos (Êxodo 29: 15-25; Levítico 8:18), bem como na sua indução ao ministério (Levítico 9: 12-14). Também foi usado em conexão com o voto nazarita. (Números 6:14) Em todos esses casos, representava a consagração completa do indivíduo a Deus. O ofertante colocou-se simbolicamente no altar, sua vida inteiramente dedicada a Deus.

Não é difícil ver a conexão entre essas cerimônias e a declaração feita em Romanos 12: 1: “Portanto, irmãos, peço-vos, pela misericórdia de Deus, que apresentem a vossos corpos um sacrifício vivo, 'santo, aceitável a Deus. , que é o seu serviço razoável ”. Devemos ser totalmente dedicados a Deus. Nós devemos ser perfeitos. Somente quando toda a imundície foi removida do holocausto era aceitável a Deus e era permitido vir sobre o altar, uma “oferta feita pelo fogo, de um suave cheiro” ao Senhor. Então com o pecado. Todo pecado, toda a imundícia da carne e do espírito, deve ser removido antes que possamos ser aceitáveis ​​a Deus. (2 Coríntios 7: 1)

Como uma oferenda totalmente consumida no altar, o sacrifício queimado em um sentido especial representa Cristo, que se entregou completamente, completamente, ao serviço de Deus. Representando assim Cristo, constitui um exemplo para o homem seguir em Seus passos. Ensina completa consagração. É justamente colocado em primeiro lugar na lista de ofertas enumeradas em Levítico. Nos diz em tom incerto que, para ser um “doce sabor” para Deus, um sacrifício deve ser de completa rendição. Tudo deve ser colocado no altar. Nada deve ser retido.

No sacrifício queimado, somos ensinados que Deus não é “quem respeita as pessoas. O homem pobre que traz suas duas rolas é tão aceitável quanto o homem rico que traz um boi, ou como Salomão, que ofereceu mil ofertas. (1 Reis 3:15) As duas coisas são tão agradáveis ​​a Deus quanto a abundância dos ricos. De acordo com sua habilidade, cada um é aceito.

Outra lição do holocausto é a da ordem. Deus quer ordem em seu trabalho. Ele dá instruções específicas sobre isso. A madeira deve ser colocada "em ordem sobre o fogo", não apenas empilhada. As peças do animal devem ser colocadas “em ordem na madeira”, não apenas jogadas em algum lugar no fogo. (Levítico 1: 7, 8, 12) A ordem é a primeira lei do céu. “Deus não é o autor da confusão.” Ele quer que Seu povo faça as coisas com decência e ordem. ”1 Coríntios 14:33, 40.

Outra lição importante é a da limpeza. Antes de os pedaços do animal serem queimados no altar, “os seus interiores e as suas pernas” deveriam ser lavados em água. (Levítico 1: 9) Isso parece desnecessário. Essas peças deviam ser consumidas no altar. Foi apenas uma perda de tempo para lavá-los antes de queimá-los. Tal, no entanto, não é o raciocínio de Deus. O comando é: Lave cada peça; nada impuro deve vir sobre o altar. E assim as peças foram lavadas e cuidadosamente colocadas em ordem na madeira, que foi colocada em ordem no altar.

Purificação pelo fogo e pela água

Três elementos de purificação foram usados ​​no serviço: fogo, água e sangue. O fogo, emblemático do Espírito Santo, é uma agência purificadora. Quando Cristo vier ao seu templo ”Ele é“ como o fogo de um fundidor ”.“ Ele se assentará como um refinador e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi e os purificará como ouro e prata, a fim de oferecerem o Senhor uma oferta em justiça. ”MAL. 3: 2 e 3. Ele purificará Seu povo pelo “espírito de ardor”. Isaías 4: 4.

A pergunta é feita: “Quem dentre nós habitará com o fogo devorador? Quem dentre nós habitará em labaredas eternos? ”Isaías 33:14. “Nosso Deus é um fogo consumidor.” Hebreus 12:29. O fogo é a presença de Deus, que consome ou purifica.

O fogo no altar não era fogo comum. Veio originalmente de Deus. “Então saiu fogo de diante do Senhor e consumiu sobre o altar o holocausto e a gordura; e todo o povo gritava e se lançava sobre os seus rostos.” Levítico 9:24.

Os que aceitaram o sacrifício deles. Estava limpo, lavado e "em ordem", pronto para o fogo; e o fogo saiu “da presença do Senhor”. Esse fogo no altar sempre ficava aceso e não era permitido sair; como veio de Deus, foi chamado sagrado como fogo comum, e deveria ser usado apenas no serviço. A água é emblemática tanto do batismo como do Senhor, duas agências de limpeza. “Cristo também amou a igreja e se entregou por ela; para que Ele pudesse santificá-lo e limpá-lo com a lavagem da água pela palavra. ”Efésios 5:25, 26.“ De acordo com Sua misericórdia, Ele nos salvou, lavando a regeneração e renovando o Espírito Santo; que Ele derramou sobre nós abundantemente através de Jesus Cristo, nosso Salvador. ”Tito 3: 5, 6. Paulo foi instruído a“ ser batizado e lavar ”seus pecados. (Atos 22:

Vida no sangue

No holocausto, como em todas as ofertas, o sangue como o elemento vital, o importante. É aquilo que faz expiação pela alma. A passagem clássica que trata disso é encontrada em Levítico 17: 11: “A vida da carne está no sangue; e dei-te a ti sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porque é o sangue que faz expiação por causa da vida. ”(ARV)

A vida da carne está no sangue. É o sangue que faz expiação “por causa da vida”. Quando o sangue foi aspergido sobre o altar e o fogo desceu e consumiu o sacrifício, indicava a aceitação de Deus do substituto. “Será aceito por ele”, ou em vez dele, “fazer expiação por ele”. Levítico 1: 4. Esta expiação foi feita "em razão da vida" que estava no sangue. Mas esse sangue, que representava a vida, só foi eficaz após a morte da vítima. Se Deus pretendesse transmitir a idéia de que era o sangue como tal que era útil sem a morte, Ele teria declarado isso. Uma certa quantidade de sangue poderia ter sido retirada de um animal sem matá-lo - como agora é feito em transfusões de sangue. O sangue poderia assim ter sido fornecido sem morte.

Mas esse não era o plano de Deus. O sangue não foi usado até a morte acontecer. Então com Cristo. Não foi até depois de Sua morte que fluiu sangue e água. (João 19: 34) Cristo “veio por água e sangue. . . . não somente pela água, mas pela água e pelo sangue. ”1 João 5: 6. Não se pode enfatizar demasiadamente que é "por meio da morte, para a redenção das transgressões que estavam sob o primeiro testamento", que os que são chamados recebam a promessa de herança eterna. (Hebreus 9:15)

Foi a morte expiatória de Cristo que tornou possível a nossa salvação. Assim, a cruz deve sempre ser central no cristianismo. Mas o poder no sangue de limpar e salvar depende da vida daquele que a deu. É o sangue que faz expiação em razão da vida que Ele viveu e morreu por nós. Essa vida foi uma vida sem pecado. Em tal vida há poder. Nenhum homem é salvo por lei. Nenhum homem é salvo por boas obras. Nenhum homem é salvo meramente conforme as regras. “Fomos reconciliados com Deus pela morte de Seu Filho, muito mais, sendo reconciliados, seremos salvos por Sua vida.” Romanos 5:10.

Aceitável para Deus

O sacrifício queimado, “uma oferta feita por fogo”, era “um aroma suave ao Senhor”. Levítico 1: 17. Agradou ao Senhor. Foi aceitável para ele. Algumas das razões para isso foram dadas. Eles serão agora enfatizados.

Como o sacrifício queimado era, antes de tudo, um tipo da oferta perfeita de Cristo, é natural que seja agradável a Deus. Como o sacrifício deve ser sem defeito, perfeito, assim também Cristo era o “Cordeiro sem defeito e sem mácula”, que nos amava e se entregou a si mesmo por nós, uma oferta e um sacrifício a Deus por um cheiro suave. ”1 Pedro 1:19; Efésios 5: 2. Cristo, como retratado no holocausto, significa completa consagração, inteira dedicação, completa entrega, uma doação de todos, para que Ele possa salvar alguns.

O sacrifício queimado era agradável a Deus porque revelava um desejo no coração do ofertante de se dedicar a Deus. O ofertante disse de fato: “Senhor, quero Te servir. Estou me colocando sem reservas no altar. Eu não estou segurando nada para mim mesmo. Aceite-me no substituto. ”Tal atitude é um doce aroma para o Senhor.

O sacrifício queimado era um doce sabor a Deus porque era uma oferta voluntária. Não foi necessário, exceto em conexão com outras ofertas. Se um homem pecou, ​​Deus exigiu uma oferta pelo pecado e o seu holocausto acompanhante, mas nunca um sacrifício queimado sozinho. Se um homem o oferecesse, era “de sua vontade voluntária”. Levítico 1: 3. Não houve compulsão. Foi, portanto, uma oferta muito significativa e indicou um coração agradecido.

Há o perigo de que os cristãos façam muitas coisas relativas à religião não porque têm um intenso desejo de fazê-las, mas porque é o costume ou porque é necessário. O dever é uma ótima palavra; o amor é maior. Não devemos minimizar o dever; antes, devemos enfatizar isso. Mas não devemos esquecer que o amor é uma força ainda maior, e que, corretamente entendido e aplicado, cumpre o dever porque o inclui. O amor é voluntário, livre; dever é exigente, obrigatório. O dever é lei; o amor é graça. Ambos são necessários, e não se deve enfatizar a exclusão do outro, mas o maior deles é o amor.

Como não havia mandamento concernente à oferta de um holocausto, era na realidade uma oferta de amor, de dedicação, de consagração. Foi algo terminado e, acima do que era necessário. Isso foi

agradando a Deus.

“Deus ama quem dá com alegria”. 2 Coríntios 9: 7. Alguns leem isso como se dissesse que Deus ama um liberal ou um grande doador. Embora isso possa ser verdade, a declaração diz que Deus ama quem dá de bom grado e de livre vontade. O presente pode ser pequeno ou grande, mas se for oferecido voluntariamente, é agradável a Deus.

Seria bom se o espírito de serviço feliz e alegre fosse mais comum do que é. Muitas vezes fazemos resignar o que Deus gostaria de ver feito com alegria. Deus ama um doador alegre, não meramente de dinheiro, mas de serviço. Há tarefas a serem feitas que nem sempre são agradáveis ​​ou agradáveis. Nós os fazemos não porque gostamos de fazê-los, mas porque sentimos que devemos. Deus aprecia isso; mas Ele ficaria muito satisfeito se fizéssemos Sua obra sem sentir que estamos sacrificando muito para fazer isso, e que isso é mais um fardo que uma alegria.

Muitos cristãos esperam ser incentivados, admoestados, encorajados e até mesmo subornados antes de fazer o que devem fazer sem qualquer insistência. Isaías reclama: “'Não há nenhum. . . que se excita. ”Isaías 64: 7. Tal atitude deve desgastar a Deus. Nada é mais cansativo do que ter que admoestar de novo e de novo, e ter pouca resposta. Foi a partir de um coração cheio e da experiência pessoal que o apóstolo disse que Deus ama um doador alegre.

Experiência de David

Foi sem dúvida porque Davi estava alegre e disposto a ser amado por Deus. Ele pecou e pecou gravemente, mas ele se arrependeu tão profundamente quanto havia pecado, e Deus o perdoou. A experiência deixou uma impressão vívida na mente de David, e sempre depois ele estava ansioso para agradar a Deus e fazer algo por ele.

Foi esse espírito que o levou a propor a construção de um templo para Deus habitar. O tabernáculo erigido no deserto tinha centenas de anos e devia estar em uma condição dilapidada. Deus teria ficado contente de ter alguém construindo para Ele um templo, mas decidiu esperar até que alguém pensasse nisso.

Este Davi fez e sentiu-se feliz na expectativa de construir um templo para Deus. Grande deve ter sido sua decepção quando lhe disseram que não lhe seria permitido fazer isso; mas apreciando o que Davi tinha em mente, Deus disse que em vez de Davi construir uma casa para Deus, Deus construiria uma casa para Davi. (1 Crônicas 17: 6-10) Foi nessa conexão que Deus lhe deu a promessa de que seu trono deveria ser “estabelecido para todo o sempre”.

Esta promessa encontra seu cumprimento em Cristo, que, quando Ele vier, se assentará sobre “o trono de seu pai Davi”. Lucas 1:32. Esta é uma promessa maravilhosa e incomum. Abraão, Moisés e Elias são passados ​​e a honra é dada a Davi. Uma razão para isso, acreditamos, é encontrada na disposição de Davi em fazer algo para Deus além do que era necessário.

Isso é impressionantemente ilustrado na experiência de Davi com o templo. Deus lhe disse que ele não poderia construir o templo. David, no entanto, desejava muito fazê-lo; e como ele pensou que o assunto encontrou várias maneiras de fazer a preparação para o prédio sem fazer o próprio edifício. Davi disse: “Salomão, meu filho, é jovem e terno, e a casa a ser construída para o Senhor deve ser extremamente magnífica, de fama e de glória em todos os países: Eu agora prepararei isso para ela. Davi preparou-se abundantemente antes de morrer. ”1 Crônicas 22: 5. .

A primeira coisa que David fez foi reunir dinheiro para o prédio. Os números dados em 1 Crônicas 22:14 totalizam muitos milhões de dólares em nosso dinheiro, que David deu ou coletou. Em seguida, ele começou a "fazer pedras forjadas para construir a casa de Deus". Verso 2. Ele também "preparou o ferro em abundância para os cravos das portas das portas e para a união; e bronze em abundância sem peso. ”Versículo 3.

Antes que ele pudesse fazer nada disso, no entanto, era necessário que ele tivesse um padrão ou modelo. Esse padrão, David nos diz, ele recebeu do Senhor. “Tudo isso, disse Davi, o Senhor me fez entender por escrito pela Sua mão sobre mim, sim, todas as obras deste padrão.” 1 Crônicas 28:19. Quase podemos imaginar o que Davi disse ao Senhor: “Senhor, tu me disseste que não poderia construir o templo. Eu gostaria muito de fazer isso, mas estou contente em obedecer a Tua decisão. Posso fazer um padrão? Isso não seria construindo, seria assim, Senhor? ”Então o Senhor o ajudou a fazer um Padrão, agradecendo a vontade de Davi de fazer algo por ele.

Em relação a isso, há uma interessante declaração em 1 Crônicas 28: 4: “Contudo, o Senhor Deus de Israel me escolheu diante de toda a casa de meu pai para ser rei sobre Israel para sempre: pois escolheu Judá para ser o governante. E da casa de Judá, a casa de meu pai; e entre os filhos do meu pai

Ele gostava de mim para me fazer rei sobre todo o Israel. ”Essa expressão única mostra a alta consideração de Deus por Davi. E assim Davi obteve permissão para preparar a pedra, a madeira e o ferro para o templo do Senhor, bem como o plano em si. Esta pode ser a razão pela qual, mais tarde, na construção do templo, o som de um martelo não foi ouvido. David havia preparado o material de antemão.

Davi, no entanto, não ficou satisfeito com a preparação para a construção do templo. Ele também queria preparar a música para a dedicação. Como isso não estava construindo, ele se sentiu livre para ir em frente. David era o doce cantor de Israel; ele amava a música com todo o seu coração. Então, Davi começou a preparar-se para a ocasião reunindo um grupo de quatro mil que “louvava ao Senhor com os instrumentos que eu fiz, disse Davi, para louvar com ele”. 1 Crônicas 23: 5. Ele também reuniu os cantores e os treinou, conforme registrado no vigésimo quinto capítulo do mesmo livro. É agradável pensar em David após a triste experiência de sua vida, passando alguns anos em paz e contentamento, preparando-se para a construção do templo do Senhor e treinando os cantores e músicos para sua dedicação.

Ainda David não estava satisfeito. O Senhor lhe disse que ele não poderia construir o templo, mas que seu filho Salomão deveria fazê-lo. O que impediria Davi de abdicar e tornar seu filho Salomão, rei de Israel? “Quando Davi era velho e cheio de dias, fez de Salomão, seu filho, rei sobre Israel.” Versículo 1. Embora também houvesse razões políticas para isso, a definição da declaração indica que a construção do templo foi um fator vital .

Não é de admirar que Deus gostasse de David. Ele continuou pressionando a Deus a ser permitido fazer mais por ele. Ele pensou no plano de se preparar para a construção do templo. Ele coletou somas inimagináveis ​​de dinheiro. Ele treinou os músicos - tudo o que ele poderia fazer por Deus, que havia feito tanto por ele. Davi era um alegre doador de dinheiro e de serviço, e Deus gostava dele. Não sabemos quanto tempo Davi viveu depois que Salomão se tornou rei, mas quando ele morreu, “fizeram de segunda a Salomão, filho de Davi rei”. 1 Crônicas 29:22.

Oxalá tivéssemos mais homens e igrejas como Davi, dispostos a sacrificar e trabalhar, e ansiosos para fazer ainda mais! Não haveria mais necessidade de empurrar as pessoas ou as igrejas para que surgissem e terminassem. Se Davi estivesse aqui e fosse convidado a dar o trabalho, ele indubitavelmente perguntaria: “1º de maio, não dê US $ 20 ou US $ 100. E o SENHOR se agradaria, e diria: Sim, Davi, tu podes. ”Foi por causa deste espírito que Davi, apesar do seu pecado, foi escolhido para ser o antepassado terreno de Cristo. Foi o mesmo espírito que levou Cristo a dar de bom grado, a sofrer tudo e, finalmente, a fazer o sacrifício supremo. Deus ama ao que dá com alegria.

Tudo isso foi simbolizado pela oferta queimada. Como foi dito, não foi uma oferta obrigatória. É como um presente de amor, de dedicação, de consagração. É oferecido como um espírito de alegre sacrifício a Deus. É a doação de um presente; foi a entrega de si mesmo. O ofertante colocou tudo sobre o altar para ser consumido, e com isso ele deu a si mesmo, um sacrifício vivo.

 

O Santuário-Serviço-por-ML-Andreasen.pdf






Norway

FACEBOOK

Participe de nossa rede facebook.com/osreformadoresdasaude

Novidades, e respostas das perguntas de nossos colaboradores

Comments   2

BUSCADAVERDADE

Visite o nosso canal youtube.com/buscadaverdade e se INSCREVA agora mesmo! Lá temos uma diversidade de temas interessantes sobre: Saúde, Receitas Saudáveis, Benefícios dos Alimentos, Benefícios das Vitaminas e Sais Minerais... Dê uma olhadinha, você vai gostar! E não se esqueça, dê o seu like e se INSCREVA! Clique abaixo e vá direto ao canal!


Saiba Mais

  • Image Nutrição
    Vegetarianismo e a Vitamina B12
  • Image Receita
    Como preparar a Proteína Vegetal Texturizada
  • Image Arqueologia
    Livro de Enoque é um livro profético?
  • Image Profecia
    O que ocorrerá no Armagedom?

Tags

tag