12. Ofertas de Transgressão

Código VD02-E0013-P

VIEW:471 DATA:2020-03-20

Um estudo das ofertas pela culpa, conforme registrado nos últimos seis versículos do quinto capítulo de Levítico e nos primeiros sete versículos do sexto capítulo, revela que essas ofertas em certos aspectos diferem materialmente das ofertas pelo pecado. Enquanto eles incluem transgressão feita em ignorância, como registrado no quinto capítulo, eles também incluem pecados deliberados, como registrado no sexto. Eles parecem ser pecados como admitir restituição, o que é necessário em cada caso.

As ofertas pelo pecado forneciam uma escala graduada de sacrifícios de acordo com a posição e capacidade financeira do transgressor, variando de um novilho a rolinhas e pombos, e até mesmo um pouco de farinha. Ofertas de transgressão como aqui registradas não foram graduadas. Eles exigiam um carneiro, juntamente com a restauração do que havia sido feito, mais um quinto do valor da propriedade em questão.

Outra diferença entre as ofertas pelo pecado e as ofertas pela culpa é no ministério do sangue. Nas ofertas pelo pecado, o sangue era colocado sobre as pontas do altar, enquanto nas ofertas pela culpa ele era aspergido sobre o altar. (Levítico 4: 7,18,25,30; 7: 1,2) A carne do sacrifício da culpa foi comida pelos sacerdotes, o mesmo que as ofertas pelo pecado para uma das pessoas comuns. (Levítico 7: 6; 6:26, 29)

Ofensas Contra Deus

As ofensas mencionadas pela primeira vez são as que dizem respeito às “coisas santas”. (Levítico 5:15) Isto tem referência do Senhor a qualquer coisa relacionada ao serviço, incluindo coisas devotadas a Deus, primeiros frutos, dízimos etc. falta de fidelidade, ou supervisão, algum dano deve vir à causa de Deus, mesmo que seja feito por ignorância, o pecador deve trazer “por sua transgressão ao Senhor um carneiro sem defeito do rebanho, com tua avaliação com Shekels de prata, depois do siclo do santuário por oferta de culpa. E fará reparação pelo dano que fez no santo, e acrescentará a quinta parte a este, e a dará ao sacerdote. E o sacerdote fará expiação por ele com o carneiro da oferta pela culpa, e lhe será perdoado. ”Versos 15, 16.

Que as transgressões aqui registradas são consideradas mais sérias que as mencionadas na primeira parte do capítulo é evidente a partir da afirmação: “Embora ele não saiba, ainda assim ele é culpado, e levará sua iniqüidade.” Verso 17. Do outro pecados é afirmado, "Quando ele sabe disso, então ele deve ser culpado." Verso 4. A diferença é que em um caso o homem não é considerado culpado até que ele se torne ciente de que ele transgrediu, enquanto no outro caso ele é culpado se ele sabe ou não que ele transgrediu. Se ele é culpado, embora ignorante de qualquer transgressão, só pode ser porque as circunstâncias indicam que ele deveria saber. Quando as “coisas sagradas” do Senhor estão sob consideração, Deus quer que os homens saibam.

Alguns chegaram à conclusão de que os dízimos podem ser retidos se, finalmente, houver um pagamento com uma penalidade de um quinto adicionado. Isso não é suportado pelos textos antes de nós. É somente quando tais coisas são feitas na ignorância que Deus fornece um remédio. Não existe tal provisão para transgressão intencional.

Ofensas Contra Homens

As transgressões contra um homem necessitavam de restituição, bem como transgressões contra Deus, pois qualquer coisa feita contra o homem era considerada também uma transgressão contra Deus. Se uma alma pecar e pecar contra o Senhor, e mentir ao seu próximo, naquilo que lhe foi entregue para guardar, ou em comunhão, ou em coisa tirada com violência, ou enganar o seu próximo. Ou descobriram o que foi perdido e mentem a respeito, e juram falsamente. Em qualquer um desses que um homem faz, pecando ali. Então, será porque pecou e é culpado, que restaurará o que tomou violentamente, ou o que enganou, ou o que foi entregue a ele, ou o perdido que encontrou. ou tudo aquilo sobre o qual ele jurou falsamente. Ele deve até restaurá-lo no diretor,

As transgressões aqui registradas dizem respeito à relação do homem com o próximo, especialmente em relação à propriedade. Algo foi confiado a uma pessoa e ele nega tê-la recebido; ele quebra a barganha, pega à força aquilo que não lhe pertence, encontra algo e mente a respeito - tudo isso parece ser feito conscientemente, e para o qual a ignorância não poderia ser pleiteada como uma desculpa. Ele é culpado.

O quinto capítulo do Numbers fornece algumas informações adicionais sobre ofertas de transgressão. Também reconhece que o pecado contra um homem também é pecado contra o Senhor (versículo 6), e que não somente é para ser confessado, mas a restituição deve ser feita, com uma quinta parte adicionada. (Verso 7) Em seguida, acrescenta esta interessante disposição: “Se o homem não tiver parente chegado para pagar a culpa, a culpa seja devida ao Senhor, ao sacerdote; ao lado do carneiro da expiação, pelo qual uma expiação será feita por ele. ”Verso 8.

As ofertas pela transgressão, portanto, diferem das ofertas pelo pecado, que reconhecem apenas os pecados cometidos na ignorância. As ofertas de transgressão fornecem pecados conscientemente, e para os quais a ignorância não pode ser reivindicada. Isso tem causado alguma dificuldade aos estudantes da Bíblia, pois é reconhecido que existe perigo em qualquer doutrina que contemple uma oferta como meio de expiação por transgressão deliberada. Se um homem peca ignorantemente, sua ignorância constitui uma base para o perdão; mas para prever de antemão um pecado contemplado e estipular seu custo, parece imoral. Foi isso que a Igreja Católica Romana em um tempo ajudou, e que trouxe todos os tipos de abusos, e foi a causa imediata da Reforma. Vamos olhar um pouco mais para as ofertas bíblicas antes de chegarmos a uma conclusão final.

Ofertas de transgressão

“Se uma alma pecar e pecar contra o Senhor e mentir ao seu próximo.” Levítico 6: 2. Mentir é aqui considerado uma transgressão contra o Senhor, assim como contra o próximo. Por esta razão, o transgressor deve fazer reparações para ambos: ele deve confessar seu pecado e trazer uma oferta a Deus e fazer a restituição ao homem.

Parece inconcebível que um homem possa mentir ao próximo “naquilo que lhe foi entregue para guardar”, e o faça de maneira ignorante. O vizinho está indo embora e confia algo para o homem manter até o seu retorno. Embora seja possível que o homem possa esquecer a transação, parece improvável que ele deva fazê-lo. Mesmo se ele esquecer, provavelmente se lembrará quando o vizinho lhe lembrar: Mas no caso diante de nós não há circunstâncias atenuantes. O homem simplesmente mente e não há alegação de ignorância. A conclusão é inescapável: o homem é culpado de pecado deliberado.

É o mesmo no próximo caso, onde ele reside em “comunhão” ou “barganha”, isto é, em um acordo. Dois homens entram em uma barganha e uma de suas tentativas de se deitar fora dela. É concebível que possa ter havido um lapso de memória, mas a evidência é contra. Ele é culpado.

Se houver apenas uma ligeira dúvida sobre a culpa do homem nesses dois primeiros casos, há ainda menos no terceiro caso, em que uma coisa é "tirada pela violência". Seria estender a verdade até agora para sustentar que, nesse caso, era uma questão de ignorância; embora alguns tenham tentado isso, alegando que o homem achava que era dele e, portanto, recuperou-o pela violência. Embora admitamos que tal situação possa ocorrer, a probabilidade é tão pequena que parece que Deus não citaria tal caso como base para a ação sacrificial.

“Ou enganou o seu próximo; ou encontramos aquilo que foi perdido, e mentimos a respeito dele, e juramos falsamente. ”Versículos 2, 3. Deus, ao citar esses casos, não pretende mostrar que o homem está na ignorância, mas que ele deliberadamente ou precipitadamente cometeu uma transgressão e que ele é culpado.

Como estes casos requerem restituição antes que possam ser finalmente e justamente eliminados, Deus toma conhecimento deles e prescreve uma penalidade adequada para as violações.

Primeiro vem a confissão. “Quando um homem ou mulher cometer algum pecado que os homens cometam, fazer uma transgressão contra o Senhor, e essa pessoa ser culpada; então confessarão o pecado que fizeram. ”Números 5: 6, 7.

Em segundo lugar vem a restituição: “E ele deverá pagar a sua transgressão com o seu principal, e acrescentar-lhe a quinta parte, e dá-lo a quem ele banho transbordou.” Verso 7.

Terceiro, um sacrifício a Deus: “E ele trará a sua oferta por culpa ao Senhor, um carneiro sem defeito do rebanho, com a tua avaliação para oferta pela culpa, ao sacerdote.” Levítico 6: 6.

Quarto, perdão: “E o sacerdote fará expiação por ele perante o Senhor; e ser-lhe-á perdoado por qualquer coisa de tudo o que ele tem feito em transgressão, nele.” Verso 7.

Alguns acreditam que a frase em Levítico 6: 6, "com a tua avaliação", refere-se a uma penalidade extra que o padre poderia exigir se as circunstâncias o justificassem. Outros sustentam que tem referência ao valor do carneiro. De qualquer forma, parece que o padre tem alguma jurisdição no caso que o homem era obrigado a respeitar.

Ao considerarmos os diferentes aspectos das ofertas pela culpa, não encontramos nada questionável ou imoral nos regulamentos, mas encontramos a evidência de um Deus misericordioso e compassivo, que perdoará, mas que também “de modo algum limpará o culpado. Êxodo 34: 7.

Não encontramos nada nesses regulamentos que encoraje a transgressão ou que dê a menor impressão de que o pecado paga e que alguém possa comprar sua saída dando um presente a Deus. O que Roma fez nos dias de Tetzel foi uma perversão das provisões misericordiosas de Deus, e totalmente diferente do plano de salvação de Deus.

O caso hoje

Se Deus antigamente perdoasse apenas pecados de ignorância, haveria pouca esperança de salvação para ninguém. E o caso não é diferente hoje. Se Deus perdoa apenas o que fazemos inconscientemente, estaríamos sem esperança. Deus também deve perdoar nossos pecados intencionais se nos arrependermos deles. E esse não é o evangelho? Para os homens de Israel reunidos em Antioquia, Paulo disse: “Portanto, irmãos e irmãs saibam que, por meio deste Homem, é pregado-lhes a remissão dos pecados. E por Ele todo o que crê é justificado de todas as coisas, do qual você não pode ser justificado pela lei de Moisés. ”Atos 13:38, 39.

Esta foi a boa notícia então, e é a boa notícia agora. Precisamos de um Salvador que não apenas nos perdoe os nossos pecados, mas também “purifique a sua de toda injustiça”. 1 João 1: 9.

Não devemos esquecer que uma transgressão é uma ofensa mais séria. Se um homem à noite tropeçasse num fio que ele não conseguisse ver ou não pudesse ver, nem o homem nem Deus o considerariam muito culpado. Mas se no dia seguinte, em plena luz do dia, o homem chegar ao mesmo lugar e vir um sinal suspenso no fio, “Não ultrapasse”, e pisar deliberadamente, não poderá alegar ignorância como uma circunstância atenuante. Ele invadiu e deve respeitar as conseqüências.

Assim é conosco. Hoje muitos dos nossos pecados são intencionais e, portanto, são considerados delitos. Nós sabemos melhor ou devemos saber melhor. Nós somos sem desculpa. Mas graças a Deus, há perdão por transgressão, bem como pelo pecado. Nosso Deus é capaz e está disposto a salvar ao máximo.

Restituição

Uma parte vital do plano de redenção, no que diz respeito ao homem, é a da restituição. Convicção do pecado não é suficiente. A tristeza pelo pecado não é suficiente. Confissão de pecado não é suficiente. Embora todos estes sejam bons e sejam passos em direção ao reino, eles não são suficientes. Eles devem ser acompanhados por um arrependimento tão profundo e completo que a alma não descansará até que cada passo tenha sido dado e todo esforço feito para corrigir os erros do passado. Isso irá, na maioria dos casos, incluir restituição, devolver o que roubamos e fazer todos os esforços para corrigir os erros. As transgressões incluem transações comerciais questionáveis, representação fraudulenta de valores, dando impressões erradas por motivos egoístas, desonestidade. Inclui acordos precisos para a desvantagem dos pobres e a redução dos necessitados para o lucro.

Isso inclui tirar proveito dos infortúnios dos outros, e exigir mais do que apenas pelo serviço prestado simplesmente porque a outra pessoa está em uma posição em que ele não pode se ajudar.

Por estas e muitas outras coisas, a restituição deve ser feita sempre que possível. E onde isso não pode ser feito, pode ser bom seguir a instrução de antigamente, que onde é impossível restituir à pessoa em questão, onde nem mesmo um parente próximo possa ser encontrado, que a culpa seja devida ao Senhor, até ao sacerdote. ”Números 5: 8. A aplicação atual desta instrução exigiria que o dinheiro envolvido fosse dado ou usado no trabalho do Senhor.

Zaqueu

A história de Zaqueu como registrada no décimo nono capítulo de Lucas é uma ilustração de

restituição. Cristo convidou-se a ser convidado de Zaqueu, que tão grande honra superou o publicano que exclamou: “Eis que a metade dos meus bens dou aos pobres; e se eu tomei alguma coisa de qualquer homem por falsa acusação, eu a restauro em quatro partes ”. A resposta de Cristo a isto foi rápida e significativa:“ Este dia é a salvação que vem a esta casa, pois ele também é filho de Abraão. . Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido ”. Lucas 19: 8-10.

Isto apresenta um caso de completo arrependimento. A presença de Jesus causou tal impressão em Zaqueu que seus primeiros pensamentos preocuparam, fazendo a restituição. Ele era um publicano e, sem dúvida, tinha uma longa lista de acordos precisos e transações comerciais desonestas para explicar. Ele havia extraído dinheiro por “falsa acusação”, que incluía todas as transações questionáveis. Mas agora ele se vira. Ele abandona todas as práticas malignas e decide retribuir o que ele adquiriu desonestamente.

Há necessidade de que o assunto da restituição seja chamado à atenção de todos os que nomeiam o nome de Cristo. Os recém-convertidos precisam de instrução nesse assunto, assim como muitos que há anos estão matriculados na igreja de Deus. Todos precisam de um sentido mais ativo de sua responsabilidade, e alguns precisam de uma lição de honestidade simples. Há pessoas que deviam dinheiro durante anos e depois pediram para cortá-lo no salão. É duvidoso que tais tenham a aprovação de Deus. Os homens podem aceitar tal proposição em vez de perder tudo; mas isso não resolve o relato com o Céu.

 

O Santuário-Serviço-por-ML-Andreasen.pdf






Norway

FACEBOOK

Participe de nossa rede facebook.com/osreformadoresdasaude

Novidades, e respostas das perguntas de nossos colaboradores

Comments   2

BUSCADAVERDADE

Visite o nosso canal youtube.com/buscadaverdade e se INSCREVA agora mesmo! Lá temos uma diversidade de temas interessantes sobre: Saúde, Receitas Saudáveis, Benefícios dos Alimentos, Benefícios das Vitaminas e Sais Minerais... Dê uma olhadinha, você vai gostar! E não se esqueça, dê o seu like e se INSCREVA! Clique abaixo e vá direto ao canal!


Saiba Mais

  • Image Nutrição
    Vegetarianismo e a Vitamina B12
  • Image Receita
    Como preparar a Proteína Vegetal Texturizada
  • Image Arqueologia
    Livro de Enoque é um livro profético?
  • Image Profecia
    O que ocorrerá no Armagedom?

Tags

tag