15. Festas e Santas Convocações

Código VD02-E0016-P

VIEW:433 DATA:2020-03-20

No vigésimo terceiro capítulo de Levítico são registradas as festas e as santas convocações que o Senhor ordenou que Seu povo observasse. Existem sete ao todo. Três deles são os grandes festivais do ano - a Páscoa, o Pentecostes e a Festa dos Tabernáculos. Destes está escrito: “Três vezes no ano todos os teus homens aparecerão perante o Senhor teu Deus no lugar que ele escolher. Na festa dos pães ázimos, na festa das semanas e na festa dos tabernáculos; e não aparecerão perante o Senhor vazios. ”Deuteronômio 16:16. (Veja também Êxodo 23:17; 34:23)

As duas palavras usadas para denotar “festas” e “santas convocações” diferem consideravelmente em seu significado. A Bruxa, que pertence especialmente às três festas nomeadas, significa “uma ocasião jubilosa, uma festa, uma festa”. Quarta-feira tem referência, antes, aos tempos designados, observâncias declaradas, convocações santas ou reuniões solenes. Um exemplo de Wed seria o Dia da Expiação, que não era uma festa ou festival em qualquer sentido da palavra, mas uma santa convocação. (Levítico 23: 26-32)

Além da Páscoa, Pentecostes, a Festa dos Tabernáculos e o Dia da Expiação, havia três outros: a Festa das Trombetas, ocorrendo no primeiro dia do sétimo mês, a Festa dos Pães Ázimos e a Festa dos Primeiros Frutos. (Versículos 24,6,9-14; Êxodo 12:17; Números 28:17) As duas últimas festas foram celebradas em conexão com a observância da Páscoa, mas são claramente mencionadas como distintas dela. (Êxodo 12:12, 15, 17; Números 28:16, 17; Levítico 23: 9-14) Como são mencionados separadamente, e como têm um significado especial, estamos colocando-os entre as sete festas do Senhor.

A Páscoa foi observada no décimo quarto dia do primeiro mês, a Festa dos Pães Ázimos começou no décimo quinto dia do mesmo mês, e os primeiros frutos foram acenados no décimo sexto dia. (Levítico 23: 5,6,11) As primeiras três festas aconteceram no primeiro mês do ano. As últimas três festas vieram no sétimo mês: A Festa das Trombetas no primeiro dia, o Dia da Expiação no décimo dia, e a Festa dos Tabernáculos no décimo quinto dia. (Versículos 24, 27, 39) A festa de Pentecostes ocorreu entre esses dois grupos de festas, cinquenta dias a partir do “dia seguinte ao sábado”, o que significa o décimo sexto dia de Abibe, o primeiro mês. Isso traria Pentecostes na primeira ou parte do meio do terceiro mês do ano judaico, nosso maio ou junho. (Versículos 15, 16)

A pascoa

A Páscoa foi instituída como um memorial da libertação de Israel da servidão egípcia. No décimo dia do primeiro mês, um cordeiro foi selecionado para cada casa “de acordo com o número das almas”, ou se a casa fosse pequena, duas ou mais famílias poderiam se unir em um único sacrifício. O cordeiro foi mantido até o décimo quarto dia, quando foi morto à noite, e o sangue foi borrifado nos postes da porta. (Êxodo 12: 1-7) Na mesma noite a carne foi comida, não cozida como de costume, mas assada. Somente pão ázimo poderia ser usado, “e com ervas amargas comerão”. Verso 8. Nos anos posteriores houve algumas modificações deste ritual, mas os pontos essenciais permaneceram os mesmos.

O sacrifício da Páscoa é distinguido por ser chamado “Meu sacrifício”. (Êxodo 23:18; 34:25) Embora provavelmente não seja melhor enfatizar tal expressão, é pelo menos digno de nota. A Páscoa comemorou a partida de Israel do Egito. O Novo Testamento também torna uma ordenação prospectiva. “Cristo, nossa Páscoa, é sacrificado por nós.” 1 Coríntios 5: 7. Com essa representação simbólica em mente, algumas analogias são facilmente percebidas. Na crucificação, nenhum osso do corpo de Cristo foi quebrado. (João 19:36) Nem um osso do cordeiro da Páscoa deve ser quebrado. (Êxodo 12:46; Números 9:12) A Páscoa foi morta no décimo quarto dia de Abibe e comido na mesma noite. (Êxodo 12: 640) Cristo morreu na época da Páscoa. (João 19:14) A aspersão do sangue significava “ovef” em misericórdia, uma libertação da morte. (Êxodo 12: 13) Assim, através do Seu sangue, tem havido uma passagem dos pecados cometidos antigamente. (Romanos 3:25) O sacrifício da Páscoa era um cordeiro. (Êxodo 12: 3) Assim, Cristo era “o Cordeiro de Deus”. (João 1:29) O cordeiro deveria ser sem defeito. (Êxodo 12: 5) Portanto, Cristo era sem defeito. (1 Pedro 1:19) A carne do cordeiro era para ser comida. (Êxodo 12: 7) Portanto, devemos participar de Sua carne. (João 6:51)

Intimamente ligada à Páscoa, mas distinta dela, estava a Festa dos Pães Ázimos. As duas festas eram na realidade parte da mesma observância, de modo que os nomes são usados ​​de forma intercambiável; ainda de propósito, eles eram um pouco diferentes. O mandamento de Deus era explícito quanto ao

o que deveria ser feito.

“Sete dias você catará pão sem fermento; no primeiro dia banharás o fermento das vossas casas; porque qualquer que comer pão de levedura desde o primeiro dia até o sétimo dia, essa alma será extirpada de Israel. ”Êxodo 12:15. O comentário de Deus sobre isso é: “Mantenhamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da malícia e maldade; mas com o pão ázimo da sinceridade e da verdade ”. 1 Coríntios 5: 8.

A Páscoa e a Festa dos Pães Ázimos são frutíferas em seus ensinamentos das verdades do evangelho. No cordeiro abatido, foi providenciado para salvar o primogênito. Mas a morte do cordeiro não foi suficiente para assegurar a salvação. O sangue deve ser atingido no poste da porta. Deve haver aplicação individual do sacrifício. A aspersão do sangue era tão importante quanto a morte do cordeiro. No entanto, isso não foi suficiente. A carne deve ser comida e deve ser comida em condições adequadas. “Assim você catará isto; com os lombos cingidos, os sapatos nos pés e o cajado na mão; e comerás apressadamente: é a Páscoa do Senhor. ”Êxodo 12: 11 E mesmo isso não foi suficiente. Todo o fermento deve ser removido. “Todo aquele que comer o fermento, essa pessoa será extirpada da congregação de Israel, quer seja estrangeiro,

A Páscoa é um símbolo da morte de Cristo. Ele é a nossa Páscoa. (1 Coríntios 5: 7) Na cruz Ele morreu por nós. Provisão foi feita para que todos sejam salvos e cumpram as condições de vida. Mas a cruz em si não salva ninguém. Só provê salvação. Deve haver aplicação individual do sangue fornecido. A ordem para Israel era: “Toma um punhado de hissopo e mergulha-o no sangue que está na bacia, e golpeia o lintel e os dois postes laterais com o sangue que está na bacia.” Êxodo 12:22. A promessa era que, se fizessem isso, então, quando o Senhor “derramar o sangue sobre o lintel e nos dois postes laterais, o Senhor passará por cima da porta, e não permitirá que o destruidor entre em suas casas para te ferir. ”Versículo 23.

As provisões aqui mencionadas salvaram o primogênito do anjo destruidor. A morte do cordeiro forneceu os meios de salvação; a aplicação do sangue tornou eficaz o meio fornecido. Ambos eram necessários.

Uma coisa é ser salvo da morte. Outra é ter os meios de sustentar a vida: isso foi fornecido positivamente no comer da carne, negativamente na abstenção do fermento. Cristo diz: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém for deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der será a minha carne, que darei pela vida do mundo. João 6:51 Israel foi dito para assar o cordeiro inteiro. A ordem era “assar com fogo; a sua cabeça e as suas pernas, e com a sua pureza. ”Êxodo 12: 9. Cada família deveria reunir um número suficiente de pessoas para que toda a carne fosse comida. (Verso 4) Nada deveria ser feito da casa, e nada restava até a manhã. O que restasse daquelas partes que não podiam ser comidas era para ser queimado. (Versos 10, 46) Isto poderia prefigurar nada mais do que uma assimilação inteira dAquele que o cordeiro representava por aqueles para quem o sangue foi derramado. Significa a identificação completa de Cristo e do crente. Significa a aceitação da plenitude de Deus.

O fermento deveria ser inteiramente excluído. Nós não somos deixados em dúvida quanto ao significado espiritual do fermento. Significa malícia e maldade. (1 Coríntios 5: 8) Representa a falsa doutrina, conforme exemplificado nos ensinamentos dos fariseus, dos saduceus e dos herodianos. (Mateus 16: 6; Marcos 8: 15) O fermento dos fariseus é ganância e injustiça (Mateus 23:14), um espírito de cachorro-na-manjedoura (verso 13), falso zelo (verso 15), estimativas erradas de valores espirituais (versículos 16-22), omissão de juízo, misericórdia e fé (versículo 23), pontualidade vã (verso 24), hipocrisia (versos 25-28), intolerância (versos 29-33), crueldade (versos 3436 ). O fermento dos saduceus é ceticismo (Mateus 22:23), falta de conhecimento das Escrituras e do poder de Deus (verso 29). O fermento dos herodianos é lisonja, mundanismo e hipocrisia (versos 16-21),

A contraparte do Novo Testamento da Páscoa é encontrada na ceia do Senhor, no serviço de comunhão. Depois que Cristo veio, não poderia haver mais virtude em matar o cordeiro da Páscoa, prefigurando Sua vinda. Mas haveria virtude em comemorar o sacrifício do Calvário e seu poder de sustentação. Por essa razão, o Senhor instituiu a refeição sacrificial de comunhão para recordar os fatos de nossa salvação e as provisões feitas na cruz. Como seu protótipo, aponta para trás e para frente. Devemos nos lembrar do Calvário “até que ele venha”. (1 Coríntios 11:26)

“Esses tipos foram cumpridos, não apenas quanto ao evento, mas quanto ao tempo. No décimo quarto dia do primeiro mês judaico, o mesmo dia e mês em que, durante quinze longos séculos, o cordeiro pascal havia sido morto, Cristo, tendo comido a Páscoa com seus discípulos, instituiu aquela festa que deveria comemorar sua própria morte. como "o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". Naquela mesma noite

Ele foi levado por mãos perversas para ser crucificado e morto. E como o antítipo do feixe de ondas, nosso Senhor ressuscitou dos mortos no terceiro dia, 'as primícias dos que dormem', uma amostra de todos os justos ressuscitados, cujo 'corpo vil' será mudado, e 'formado como seu corpo glorioso'. ”- O Grande Conflito, página 399.

A apresentação dos primeiros frutos fazia parte da celebração dos dias de pão sem fermento. A apresentação aconteceu no “dia seguinte ao sábado”, o décimo sexto dia de Abibe. (Levítico 23:11) Este dia não foi de santa convocação, nem foi um sábado; mas um trabalho importante foi feito no mesmo dia. No décimo quarto dia de Abib, uma certa porção de um campo de cevada foi marcada para ser cortada em preparação para a apresentação no dia dezesseis. Três homens selecionados cortaram a cevada na presença de testemunhas, já tendo amarrado a polia juntos antes de cortá-los. Depois de cortados, os feixes foram todos amarrados juntos em um feixe e apresentados diante do Senhor como um “molho dos primeiros frutos”. “Ele agitará o feixe diante do Senhor, para ser aceito por você: no dia seguinte ao sábado o sacerdote a acenar. ”Levítico 23:11. Além disso, "um cordeiro sem defeito", e uma oferta de refeição misturada com óleo, e uma oferta de libação foi oferecida "a Deus". (Versículos 12, 13) Não até que isso fosse feito, Israel poderia começar a usar qualquer um dos frutos do campo.

Esta oferta foi uma oferta de aceitação. Foi uma apresentação dos primeiros frutos; sem dúvida, em primeiro lugar, refere-se a “Cristo os primeiros frutos; depois, os que são de Cristo em sua vinda. ”1 Coríntios 15:23.

Se resumirmos os ensinamentos da observância da Páscoa, temos as seguintes reflexões: A Páscoa é um símbolo da morte de Cristo. Quando o cordeiro pascal morreu, Cristo morreu. O sangue do cordeiro libertou Israel do antigo anjo destruidor. O sangue de Cristo agora reconcilia.

A Páscoa é um símbolo da ressurreição, como tipificado no feixe de onda. O tipo é perfeito mesmo com o tempo. O cordeiro morreu na noite do décimo quarto dia de Abibe. No dia dezesseis, no “dia seguinte ao sábado”, as primeiras frutas, que haviam sido cortadas anteriormente, foram apresentadas diante do Senhor. Cristo morreu sexta-feira à noite. Ele descansou na sepultura durante o sábado. O "amanhã depois do sábado" "Cristo, os primeiros frutos" foi ressuscitado da sepultura e apresentou-se diante do Senhor para aceitação. O “amanhã depois do sábado” não foi “uma santa convocação” ou um sábado, seja em tipo ou antítipo, mas foi feito um trabalho importante que pode precisar de amplificação.

Quando Cristo se levantou no primeiro dia da semana, foi necessário que Ele ascendesse ao Pai para ouvir as palavras da aceitação de Deus do sacrifício. Na cruz Sua alma estava nas trevas. O Pai escondeu o rosto dele. Em desespero e agonia Ele clamou: “Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?” Mateus 27:46.

Agora a ressurreição havia ocorrido. A primeira coisa que Cristo deve fazer é aparecer na presença do Pai e ouvir dEle as abençoadas palavras de que Sua morte não foi em vão, mas que o sacrifício foi aceito como amplamente suficiente. Portanto, ele deve ascender aos céus acima e ouvir do próprio Pai as palavras de segurança; então Ele deve voltar à terra novamente para aqueles que ainda estavam tristes por Sua morte, não sabendo que Ele havia sido ressuscitado, e se mostrou abertamente. Isso Ele fez.

A Páscoa é típica da comunhão. A alimentação do cordeiro pascal reuniu famílias e vizinhos. Foi uma refeição comunitária que tipifica a libertação. Uma troca foi efetuada; seu primogênito foi poupado porque o cordeiro morreu. Tal libertação exigia a consagração. Todo pecado deve ser posto de lado. Não deve haver fermento em nenhum lugar. Cada canto deve ser examinado, cada canto procurado por vestígios dele. “Santidade ao Senhor”. Nada menos seria aceito.

Tudo isso e mais a Páscoa significava para Israel do passado. Como a ceia do Senhor é o substituto do Novo Testamento para “a Páscoa do Senhor”, não deveria significar menos para nós do que para eles. Há um grave perigo de esquecermos ou deixarmos de apreciar as maravilhosas bênçãos que Deus reservou para aqueles que “dignamente” participam das ordenanças da casa do Senhor. Faríamos bem em estudar a Páscoa como dada a Israel, para que possamos apreciar mais o Cristo que é nosso verdadeiro Cordeiro da Páscoa, e cuja morte é comemorada no serviço de comunhão.

Pentecostes

O Pentecostes chegou cinquenta dias depois da apresentação do feixe de ondas no décimo sexto dia de Abib. A partir desse dia, “você deve numerar cinquenta dias e oferecerá uma nova oferta de carne ao Senhor. Trarás das vossas habitações dois pães de duas ofertas, de farinha de trigo; eles serão assados ​​com fermento; são as primícias do Senhor. ”Levítico 23:16, 17.

Como o feixe de onda foi apresentado no início da colheita antes que qualquer um dos novos rendimentos pudesse ser usado, o Pentecostes veio no final da colheita de todos os grãos, não apenas de cevada como no caso do feixe de onda, e representava o alegre reconhecimento da dependência de Israel de Deus como o doador de todos os bons dons. Naquela época não era um feixe que era apresentado, mas dois pães de farinha fina, assados ​​com fermento, juntamente com “sete cordeiros sem defeito do primeiro ano, e um novilho, e dois carneiros”. (Vers. 17, 18) Isto foi acompanhado por um bode para oferta pelo pecado e dois cordeiros por uma oferta de paz. (Verso 19)

Na celebração da Páscoa, foi particularmente ordenado que nenhum fermento fosse comido ou encontrado. No Pentecostes dois pães deviam ser apresentados, “assados ​​com fermento”. Verso 17. O feixe de onda é “Cristo as primícias”. Ele estava sem pecado. O pão não é a criação imediata de Deus. É em parte o trabalho do homem. É imperfeito; é misturado com fermento. Mas isso é aceito. É acenado “diante do Senhor, com os dois cordeiros; eles serão santos ao Senhor para o sacerdote”. Versículo 20.

O Pentecostes é um símbolo do derramamento do Espírito Santo. Como os pães de onda eram oferecidos cinquenta dias depois que o feixe de ondas era apresentado, havia apenas cinquenta dias entre a ressurreição de Cristo e o derramamento do Espírito no Pentecostes. (Atos 2:11) Quarenta destes dias Cristo passou na Terra instruindo e ajudando Seus discípulos. (Atos L3) Então Ele subiu e por dez dias os onze discípulos continuaram em oração e súplica, até que “o dia de Pentecostes chegasse plenamente”. Com o Pentecostes veio a plenitude do Espírito.

Estes dez dias foram importantes para a igreja na terra. Eles também eram importantes no céu. Quando Cristo "subiu ao alto, levou cativo o cativeiro" e deu dons aos homens. "Efésios 4: 8. Aqueles que haviam ressuscitado após a morte de Cristo e tinham vindo “das sepulturas depois da ressurreição”, subiram com Ele ao céu e foram então apresentados diante do Pai como uma espécie de primeiros frutos da ressurreição. (Mateus 27: 52,53)

Festa das Trombetas

A Festa das Trombetas chegou no primeiro dia do sétimo mês, e foi preparatória para o Dia da Expiação, que veio no décimo dia do mês. Foi um chamado solene a todo o Israel para se preparar para encontrar seu Deus. Anunciou-lhes que o dia do juízo estava chegando e que eles deveriam se preparar para isso. Foi um lembrete misericordioso para eles da necessidade de confissão e consagração. Como já discutimos em outro lugar a questão da expiação, pode não ser necessário enfatizar a Festa das Trombetas ou o Dia da Expiação.

Festa dos Tabernáculos

Esta foi a última festa do ano e veio ordinariamente no começo ou no meio do mês de outubro, depois que a colheita terminou e a fruta se reuniu. Foi uma ocasião alegre para todos. O dia da expiação foi passado; todos os mal-entendidos foram esclarecidos, todos os pecados confessados ​​e postos de lado. Israel estava feliz e sua felicidade encontrou expressão na Festa dos Tabernáculos.

A festa começou com um dia de santa convocação. (Levítico 23:35) O povo devia tomar “galhos de árvores fortes, ramos de palmeiras, e ramos de árvores grossas e salgueiros do riacho; e te alegrarás sete dias perante o Senhor teu Deus. ”(Versículo 40). Estes ramos deveriam ser colocados em cabanas, e neles deviam viver durante a festa. No Dia da Expiação, eles deveriam afligir suas almas. Na Festa dos Tabernáculos eles deveriam “regozijar-se diante do Senhor seu Deus por sete dias”. Foi a ocasião mais feliz do ano, quando amigos e vizinhos renovaram a comunhão e habitaram juntos em amor e harmonia. A este respeito, foi profético da época em que a grande reunião do povo de Deus deve acontecer, e eles virão “do elenco e do ocidente, e se assentarão com Abraão, e Isaque e Jacó,

A Festa dos Tabernáculos era comemorativa do tempo em que Israel vivia em tendas no deserto durante seus quarenta anos de peregrinação. “Tu te lembrarás que és servo no Egito; e observarás e observarás estes estatutos. Tu observarás a Festa dos Tabernáculos sete dias, depois de teres colhido o teu trigo e o teu vinho. E te alegrarás no teu banquete, tu e teu filho, e tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita, o estrangeiro, o órfăo e a viúva que estão dentro das tuas portas. Sete dias celebrarás uma festa solene ao Senhor teu Deus, no lugar que o Senhor escolher; porque o Senhor teu Deus te há de abençoar em toda a tua prosperidade e, em todas as obras das tuas mãos, certamente te alegrarás. ”Deuteronômio 16: 12-15.

É bom lembrar como Deus nos levou em tempos passados. É bom trazer à mente sua providência. Às vezes, estamos inclinados a reclamar. Não seria bom pensar nas muitas bênçãos que Deus nos concedeu e na maneira maravilhosa como Ele nos conduziu? Isso nos faria mais gratos e agradecidos. E isso é uma parte vital da religião.

 

O Santuário-Serviço-por-ML-Andreasen.pdf






Norway

FACEBOOK

Participe de nossa rede facebook.com/osreformadoresdasaude

Novidades, e respostas das perguntas de nossos colaboradores

Comments   2

BUSCADAVERDADE

Visite o nosso canal youtube.com/buscadaverdade e se INSCREVA agora mesmo! Lá temos uma diversidade de temas interessantes sobre: Saúde, Receitas Saudáveis, Benefícios dos Alimentos, Benefícios das Vitaminas e Sais Minerais... Dê uma olhadinha, você vai gostar! E não se esqueça, dê o seu like e se INSCREVA! Clique abaixo e vá direto ao canal!


Saiba Mais

  • Image Nutrição
    Vegetarianismo e a Vitamina B12
  • Image Receita
    Como preparar a Proteína Vegetal Texturizada
  • Image Arqueologia
    Livro de Enoque é um livro profético?
  • Image Profecia
    O que ocorrerá no Armagedom?

Tags

tag