16. O Santuário no Céu

Código VD02-E0017-P

VIEW:433 DATA:2020-03-20

Quando foi ordenado por Deus que Deus o construísse como um santuário, foi-lhe dito que fizesse “todas as coisas segundo o modelo que lhe foi mostrado“ no monte ”. Hebreus 8: 5. Este Moisés fez. Quando a obra foi concluída, “Moisés contemplou toda a obra, e eis que haviam feito como o Senhor havia ordenado, assim como haviam feito: e Moisés os abençoou”. Êxodo 39:43.

Deus não apenas deu instruções para a construção do santuário, mas também selecionou os sacerdotes para servir nele, e dirigiu sua preparação para o santo ofício que deviam ocupar. Ele deu instruções para a unção do santuário, a purificação do tabernáculo e todos os seus móveis e vasos com sangue, e através de Moisés supervisionou todos os detalhes do serviço dedicatório. Isso nós já discutimos.

A unção do tabernáculo e sua aspersão de sangue purificaram e purgaram o santuário, seus móveis e seus vasos. (Hebreus 9:22; Êxodo 30: 26-29; Levítico 8:15) Nesse aspecto, as cerimônias dedicatórias eram como aquelas no Dia da Expiação, que também efetuavam a purificação. (Levítico 16:19) Antes do tempo da dedicação do santuário, naturalmente, não havia havido nenhum serviço através do qual o tabernáculo ou qualquer um dos vasos estivesse contaminado. Ninguém havia trazido nenhuma oferta pelo pecado ou qualquer outro tipo de oferta. Nenhum homem, exceto Moisés, havia entrado nos aposentos sagrados. No entanto, o tabernáculo foi aspergido com sangue e ungido com óleo para o propósito de purificação. Isso fazia parte das cerimônias de dedicação, e através deles o “tabernáculo e tudo o que havia nele” tornou-se santificado. ”Levítico 8:10. Do altar é especificamente mencionado que Moisés “purificou o altar. . . . e santificou-o, para fazer a reconciliação sobre ele. ”Verso 15.

Nós agora perguntamos se houve uma dedicação do santuário celestial correspondente aos serviços dedicatórios do terreno. Como Aaron foi introduzido no ofício sagrado, como ele foi investido com poderes mediatórios para o ministério da reconciliação, como uma inauguração pública precedida Aaron assumindo deveres sacerdotais, houve uma inauguração e instalação do nosso grande Sumo Sacerdote no céu? Existe alguma sugestão de uma dedicação do santuário celestial, e existe alguma sugestão de uma purificação das coisas celestiais preparatória para seu uso na obra da expiação real? Sabemos que houve tal dedicação e inauguração na terra. Quais são os fatos quanto ao céu?

A princípio, a mente pode se revoltar com o pensamento de que deveria haver algo no céu que pudesse precisar de purificação. Observe, no entanto, a declaração do apóstolo: “Era necessário, portanto, que os padrões das coisas nos céus fossem purificados com estes; mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes. ”Hebreus 9:23. Não discutimos neste momento as razões para a purificação celestial, mas apenas afirmamos que, de acordo com a citação acima do livro de Hebreus, tal purificação era "necessária".

No momento da dedicação do santuário terrestre, todo o tabernáculo, incluindo a arca, a mesa, o candelabro, o altar de incenso, o altar de holocaustos, a pia e todos os vasos, foram purificados e santificados, santificados dedicado a Deus. (Êxodo 50: 26-29) Ele foi feito não apenas como santo, mas "santíssimo" e pronto para uso. (Verso 29) Mas depois que começou o serviço no tabernáculo - a ministração que tinha a ver com pecado e sangue - tornou-se necessário limpar o santuário anualmente “por causa da imundícia dos filhos de Israel, e por causa de suas transgressões em todos seus pecados. ”Levítico 16:16. Isso aconteceu no Dia da Expiação. Essas duas cerimônias de limpeza são registradas como eventos separados. O único santificado, purificado e dedicado o santuário como condição necessária para o ministério da reconciliação; o outro providenciava uma limpeza periódica e recorrente do santuário depois de ter sido contaminado com o pecado do povo. Ambos foram necessários, e acreditamos que ambos encontram sua contraparte no santuário acima. Embora separados no tempo e no propósito, ambos têm a ver com a purificação.

A encarnação

Como era “necessário” que as coisas no céu fossem limpas e dedicadas, também era necessário que Aquele que oficiasse como Sumo Sacerdote estivesse preparado e dedicado ao Seu ministério. Desta preparação e dedicação, a Bíblia fala em termos definidos.

Cristo existiu na forma de Deus; Ele era igual a Deus. (Filipenses 2: 6) No entanto, ele não considerou “uma coisa para a qual se agarrar com avidez, mas voluntariamente olha para Ele a forma de servo e veio a este mundo à semelhança do homem. (Versículos 6, 7) Sendo achado à maneira de um homem, humilhou

Ele ainda mais e tornou-se obediente até a morte. (Verso 8) Por causa da vontade de Cristo de humilhar-se, de endurecer e morrer para que o homem seja salvo, Deus o exaltou muito e lhe deu um nome acima de todo nome, para que todo joelho se dobrasse e toda língua confessasse que Jesus Cristo é o Senhor. (Versos 9).

“Em todas as coisas convinha que ele fosse feito semelhante a seus irmãos.” Hebreus 2:17. A palavra behooved tem um significado profundo nessa conexão. É usado em Mateus 18.28, quando o servo tomou seu companheiro de servo “pela garganta, dizendo: Pague rito que tu devias”. Paulo usa isto em Romanos 13: 7: “Portanto, renda a todas as suas dívidas”. Em Lucas 17: 10 os servos dizem: “Somos servos inúteis: fizemos o que nos era oportuno fazer”. A partir desses usos da palavra, fica claro que denota uma obrigação incorrida, uma dívida a ser paga, um dever a ser cumprido. .

Cristo veio a este mundo voluntariamente. Ele não precisa ter vindo. Ele poderia ter permanecido no céu. Mas seu amor pelo homem levou-o a decidir pagar o custo, a suportar tudo o que fosse necessário para salvar o homem. Tendo decidido uma vez o Seu curso de ação, Ele achou necessário fazer certas coisas. Ele não poderia se tornar o Salvador dos homens ou ser. um sumo sacerdote misericordioso e fiel, nem poderia reconciliar o povo, a menos que estivesse disposto a se rebaixar, tomar o lugar do homem em todos os aspectos, ser tentado, sofrer e finalmente morrer. Estas eram as condições em que dependia de sua aptidão para o trabalho que Ele se propôs a fazer.

Como Arão foi lavado, então Cristo deve descer à água com João no batismo. (Mateus 3: 13-17) Assim como Moisés colocou as gloriosas vestes em Arão, assim Deus “me vestiu de vestidos de salvação, e me envolveu com o manto de justiça”. Isaías 61:10. Assim como Arão foi ungido, assim “o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos mansos; Ele enviou-me para amarrar os quebrantados de coração, proclamar liberdade aos cativos e a abertura da prisão para os presos. ”Verso 1. Como Aarão foi coroado com“ SANTIDADE AO SENHOR ”e, ao mesmo tempo, suportou “a iniqüidade das coisas sagradas”, por isso Jesus foi “coroado de glória e honra”, enquanto Deus “impôs sobre Ele a iniquidade de todos nós”. Hebreus 2: 9; Isaías 53: 6. Passo a passo, Cristo estava preparado para o Seu trabalho como sacerdote e, finalmente,

Porque Cristo foi tentado em todos os pontos como nós somos e ainda assim não pecamos, Ele é capaz de socorrer os que são tentados. (Hebreus 4:15; 2:18) Por ter aprendido obediência pelas coisas que sofreu, pode ter compaixão dos ignorantes e daqueles que estão fora do caminho. (Hebreus 5: 8, 2) Ele conhece por experiência as tentações às quais os homens estão sujeitos e a terrível luta que eles têm com o pecado e, por causa disso, Ele pode ter compaixão deles. Porque estas experiências o ajustaram para o trabalho dele, Deus o exaltou altamente e O nomeou “sumo sacerdote depois da ordem de Melquisedeque”. Hebreus 5:10. Ele ganhou o direito de ser intercessor. Ele cumpriu as condições. E Deus aprovou o trabalho feito e nomeou-o sumo sacerdote.

Nosso Sumo Sacerdote no Céu

“E novamente, quando Ele traz o primeiro gerado para o mundo, Ele disse: E que todos os anjos de Deus o adorem.” Hebreus 1: 6. No céu, Cristo era adorado. Anjos se curvaram em adoração diante dEle. Por que, então, a ordem é dada para os anjos adorá-lo? Por que alguma pergunta deveria surgir?

Cristo se tornou homem, assumiu a humanidade. Era apropriado adorá-lo depois que Ele se humilhou? Como um bebê na manjedoura, Ele ainda era Deus? Deus forneceu a resposta: “Que todos os anjos de Deus o adorem”.

Essa mesma questão surgiu no tempo da ressurreição e ascensão de Cristo. Cristo morreu. Quando Ele ressuscitou dos mortos, Ele era Deus ou homem? Poderão os anjos a partir de então adorá-lo? O homem pode adorá-lo? Quando Maria tentou fazê-lo, ela foi prontamente informada: “Não me toques; porque ainda não subi ao meu Pai. ”João 20:17.

O Sacrifício de Cristo Aceito

Por que Cristo recusou a adoração de Maria? E qual a sua resposta, “ainda não subi ao meu Pai”, sobre a questão do culto? Estamos autorizados a acreditar que Ele não queria ser adorado até que Ele consultasse Seu Pai? Houve alguma questão a ser decidida antes

Cristo se sentiria livre para receber adoração? Em todo caso, Cristo recusou a adoração e deu como razão que ainda não havia ascendido ao Pai.

Em vista de Sua recusa em receber adoração na manhã do dia da ressurreição, como explicar o fato de que a noite do mesmo dia “eles vieram e O seguraram pelos pés e O adoraram”? Mateus 28: 9. Se Cristo não permitiu que Maria o adorasse, dando como razão que Ele ainda não havia ascendido ao Pai, por que na mesma noite permitiu que outros o adorassem? A única conclusão possível é que entre os dois eventos Cristo ascendeu ao Pai e recebeu alguma palavra ou garantia de Deus que justificava aceitar a adoração.

Não é difícil encontrar uma razão para o desejo de Cristo de ascender ao Pai. No Jardim do Getsêmani e na cruz, Cristo passara pelas águas profundas. Ele tomou o lugar do homem e pagou a penalidade pela transgressão do homem. Ele deve passar pela agonia da alma daquele que é abandonado por Deus e abandonado pelo homem. Essa experiência que Cristo provou ao máximo. Enquanto a escuridão cobria a terra, o desespero encheu o coração do Filho de Deus. Em agonia, Ele clamou: “Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?” E “quando clamou novamente em alta voz, entregou o espírito”. Mateus 27:46, 50.

Foi em circunstâncias como essas que Cristo morreu. É de admirar que, após a ressurreição, ele quisesse antes de tudo consultar Seu Pai? Ele morreu com a ira de Deus dirigida contra Ele por causa dos pecados dos homens que Ele carregou. Seu sacrifício foi aceitável? Cristo deve saber de uma certeza. Ele deve ouvir as palavras do próprio Pai. Ele deve certificar-se não só de que Ele seria recebido por Deus, mas também que Seu sacrifício seria aceito. Até que isso fosse resolvido, Cristo não aceitaria a adoração.

Jesus, portanto, subiu ao Pai e retornou no mesmo dia. Ele ouviu dos próprios lábios do Pai que o sacrifício havia sido aceito, que Ele havia feito todas as coisas bem. Ele então recebeu o poder, retornou à terra e aceitou a adoração dos discípulos. Tudo isso está em completo acordo com o registro bíblico.

Este primeiro encontro do Pai e do Filho depois da ressurreição teve a natureza de uma entrevista privada. Somente quarenta dias depois, a cerimônia oficial aconteceu. Então Cristo ascendeu ao céu em plena vista dos discípulos, levando consigo uma multidão de cativos que haviam sido criados na época em que “as sepulturas foram abertas” com a morte de Cristo. Naquele tempo “muitos corpos dos santos que dormiam se levantaram, e saíram dos sepulcros após Sua ressurreição, e foram para a cidade santa, e apareceram a muitos”. Mateus 27:52, 53. Estes são os mencionados pelo apóstolo, que diz que “quando subiu ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens”. Efésios 4: 8.

Este lar vindo de Cristo para a glória com os primeiros frutos da terra deve ter sido uma ocasião gloriosa. Cristo retornou em triunfo, trazendo Seus feixes com ele.

“Todo o céu estava esperando para receber o Salvador nas cortes celestes. Ao ascender, Ele liderou o caminho e a multidão de cativos libertados em Sua ressurreição se seguiu. A hoste celestial, com gritos e aclamações de louvor e canção celestial, compareceu ao trem alegre. . . . Todos estão lá para receber o Redentor. Eles estão ansiosos para celebrar seu triunfo e glorificar seu rei.

“Mas Ele os acena de volta. Ainda não. Ele não pode agora receber a coroa de glória e o manto real. Ele entra na presença de seu pai. Ele aponta para a cabeça ferida, o lado trespassado, os pés danificados; Ele levanta as mãos, carregando a estampa de unhas. Ele aponta para os sinais de seu triunfo; Ele apresenta a Deus o feixe de ondas, aqueles criados com Ele como representantes daquela grande multidão que sairá da sepultura em Sua segunda vinda. Ele se aproxima do Pai, com quem há alegria sobre um pecador que se arrepende; que se alegra mais um com o canto. Antes que os fundamentos da Terra fossem postos, o Pai e o Filho haviam se unido em um convênio para redimir o homem, se ele fosse vencido por Satanás. Eles tinham apertado as mãos em uma promessa solene de que Cristo deveria se tornar a garantia para a raça humana. Este juramento que Cristo cumpriu. Quando na cruz Ele clamou: 'Está consumado', Ele se dirigiu ao Pai. O compacto foi totalmente realizado. Agora ele declara: “Pai, está consumado. Eu fiz a Tua vontade, 0 Meu Deus. Eu completei o trabalho de redenção. Se a Tua justiça é satisfeita, “quero que também aqueles que me deste estejam comigo onde eu estou”.

“A voz de Deus é ouvida proclamando que a justiça é satisfeita. Satanás é derrotado. As obras de Cristo que lutam e lutam na terra são "aceitas no Amado". Perante os anjos celestiais e os representantes dos mundos não caídos, eles são declarados justificados. Onde Ele está, lá Sua igreja será. 'Misericórdia e verdade são reunidas; a justiça e a paz se beijaram. ' Os braços do Pai rodeiam Seu Filho, e a palavra é dada: 'Que todos os anjos de Deus O adorem'. O Desejado de Todas as Nações, página 833, 834.

Esta foi a recepção oficial. Antes de receber a coroa de glória e o manto real, Cristo deve ter a certeza do Pai de que não apenas Ele, mas a humanidade nele havia sido aceita. Esta garantia Ele recebeu no comando: "Que todos os anjos de Deus o adorem."

“Quando Cristo passou pelos portões celestiais, a mentira foi entronizada em meio à adoração dos anjos. Logo que esta cerimônia foi concluída, o Espírito Santo desceu sobre os discípulos em ricas correntes, e Cristo foi realmente glorificado, mesmo com a glória que Ele teve com o Pai desde toda a eternidade. O “derramamento pentecostal foi a comunicação do Céu que a inauguração do Redentor foi realizada. Segundo Sua promessa, Ele havia enviado o Espírito Santo do céu para Seus seguidores, como um sinal que Ele tinha, como sacerdote e rei, recebia toda a autoridade no céu e na terra, e era o Ungido sobre o Seu povo ”. os apóstolos, página 38, 39.

Neste momento a inauguração do Redentor foi realizada, e Ele foi oficialmente instalado como sacerdote e rei. Este é o paralelo celestial à consagração e inauguração do sumo sacerdote na terra. Assim como na cabeça de Arão foi colocada “a santa coroa de ouro puro”, assim Cristo foi coroado rei. (Êxodo 39:30; Levítico 8: 9) Assim como Arão foi inaugurado e colocado em ofício sagrado, também Cristo foi chamado de Deus sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Hebreus 5:10. Como Arão foi chamado chefe do sacerdócio real, Cristo foi coroado rei e sacerdote; assim como Arão recebeu autoridade, Cristo recebeu autoridade.

Cristo "Sat Down"

Foi nessa ocasião que Cristo estava oficialmente sentado à direita de Deus. Cristo, “quando Ele purificou os nossos pecados, sentou-se à direita da majestade nas alturas”. Hebreus 1: 1 A palavra grega usada aqui para “sentar-se” não significa o ato de sentar, mas sim, “Tomou seu lugar”. Cristo retomou Seu assento e a glória que Ele teve com o Pai desde a eternidade. O Sr. Vincent, discutindo a palavra grega para “sentou-se” em seus Estudos da Palavra no Novo Testamento, diz: “O verbo denota um ato solene e formal; a suposição de dignidade e autoridade. A referência é à ascensão de Cristo. Em Seu estado exaltado Ele ainda estará tendo em todas as coisas para sua consumação, ainda lidando com o pecado como o grande sumo sacerdote no santuário celestial. ”- Volume 4, página 384, 385. Em seu comentário sobre este mesmo texto, Lange diz:

O assento de delegados em uma convenção é uma boa ilustração do significado da palavra. Um delegado pode estar oficialmente sentado, mas isso não significa que ele permaneça sentado. Ele pode andar pelo corredor, pode estar de pé ou deitado, pode até estar ausente por um tempo; ainda ele está sentado dentro do significado da palavra. Então com Cristo.

Aqueles que pensam que Cristo simplesmente “sentou-se” e continua a sentar, falham completamente em entender o significado da palavra. A palavra grega ekathisen indica uma instalação oficial no escritório, um investimento com autoridade. Significa que Deus aceita a Cristo em Sua nova posição oficial como Rei e sacerdote, e o saúda ou se dirige a ele como sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. (Hebreus 5:10) É o começo do seu ministério oficial, não o fim.

Será lembrado que na inauguração de Arão como sumo sacerdote “Moisés tomou do óleo da unção, e do sangue que estava sobre o altar, e aspergiu sobre Arão e suas vestes, e sobre seus filhos e sobre seus filhos. roupas de filhos com ele. E santificado Arão e suas vestes, e seus filhos, e as vestes de seus filhos com ele ”. Levítico 8:30. A este respeito, pondere a seguinte declaração: “Ainda levando a humanidade, subiu ao céu, triunfante e vitorioso. Ele levou o sangue da expiação ao mais santo de todos, borrifou-o no propiciatório e em Suas próprias vestes e abençoou o povo. Logo ele aparecerá pela segunda vez para declarar que não há mais sacrifício pelo pecado. ”- ELLEN G. WHITE em Signs of the Times, 19 de abril de 1905.

Como as vestes de Arão foram aspergidas no momento da dedicação do santuário, assim também Cristo aspergiu as suas próprias vestes e o propiciatório. Ele se dedicou e o santuário à obra da redenção. Ele tinha sido oficialmente instalado no escritório. Ele estava sentado à direita de Deus e investido de todo o poder. Seu sangue foi derramado, mas ainda não foi ministrado. Seu primeiro ato oficial como sumo sacerdote era borrifar o sangue em Suas próprias vestes e na semente da misericórdia, dedicando-se a si mesmo e ao santuário celestial. Como Arão, depois de ser aspergido com sangue, começou seu trabalho no primeiro apartamento do santuário (Levítico 9:23), o mesmo aconteceu com Cristo.

A partir deste estudo, fica claro que, na ascensão de Cristo ao céu, houve uma inauguração. O Pai fixou Seu selo de aprovação na obra de Cristo, instalou-o como sumo sacerdote e assentou-O à sua direita. É evidente que “se Ele estivesse na terra, Ele não deveria ser um sacerdote”, pois Ele não era da tribo de Levi, “mas agora o banho Ele obteve um ministério mais excelente”, e se tornou “um sacerdote para sempre, depois de a ordem de Melquisedeque. ”Hebreus 8: 4,6; 7:21 Os sacerdotes foram ordenados por Deus “para oferecer presentes e sacrifícios” e, portanto, “é necessário que esse homem também tenha algo a oferecer”. Hebreus 8: 3. Mas, como não é possível “que o sangue de touros e de bodes tire pecados”, e como o propósito de Cristo é “afastar o pecado pelo sacrifício de Si mesmo”, Ele não entrou “pelo sangue de bodes e bezerros”. , mas pelo seu próprio sangue ”“ no próprio céu, agora para aparecer na presença de Deus por nós. ”Hebreus 10: 4; 9:26, 12, 24. O apóstolo resume o assunto assim: “Temos um sumo sacerdote que se assentou à destra do trono da Majestade nos céus, um ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo, que o Senhor armou, não o homem. ”Hebreus 8: 1,2, ARV.

Ministério de Cristo

O templo no céu não é, como alguns nos querem acreditar, obscuro, irreal ou meramente uma concepção mental. Não é o templo no céu que é uma “sombra”. É o tabernáculo que Moisés construiu que é a “sombra das coisas celestiais”. Ninguém irá alegar que ou o santuário Mosaico original ou o templo posterior de Salomão não era um estrutura real. No entanto, eles são chamados de sombras, cuja realidade está no céu. O santuário celestial é o verdadeiro templo, tão real que Moisés recebeu um padrão dele e disse: “Veja. . . Faze todas as coisas conforme o modelo que te foi mostrado no monte. ”Hebreus 8: 5.

Não só o santuário terrestre era uma sombra do celestial, mas seus serviços também eram uma sombra. Isto é verdade até para a purificação do santuário, que era uma sombra da purificação do santuário celestial. Já notamos que era “necessário” que o santuário terrestre fosse “purificado” ou “purificado com sangue de animais, mas que“ as próprias coisas celestiais ”fossem purificadas“ com sacrifícios melhores do que estes ”. Hebreus 9:22 23. Isto afirma definitivamente que era necessário que as coisas celestiais fossem purificadas com sacrifícios melhores do que o sangue de bezerros e cabras. O único sangue que pode fazer isso é o sangue de Jesus Cristo, nosso Senhor. Por esta razão, Cristo, em virtude de seu próprio sangue, entrou nos lugares celestiais, para aparecer diante da face de Deus por nós. (Hebreus 9:24)

Observamos anteriormente que, antes de ser iniciado o serviço no tabernáculo terrestre, Moisés ungiu a “tenda de reunião e a arca do testemunho” (Êxodo 30:26. ARV), bem como os outros móveis do santuário, e que ele também “tomou do óleo da unção, e do sangue que estava sobre o altar, e aspergiu sobre Arão e sobre suas vestes, e sobre seus filhos, e sobre as vestes de seus filhos com ele.” Levítico 8:30 . De igual modo é dito de Cristo que “Deus, mesmo o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria sobre os teus companheiros”. Hebreus 1: 9. Não somente Cristo foi ungido assim, mas Ele levou o sangue da expiação para o mais santo de todos e aspergiu sobre o propiciatório e sobre Suas próprias vestes. Como Cristo "se ofereceu", Cristo se dedicou a si mesmo. (Hebreus 9:

Chegamos agora à consideração da afirmação de que era necessário que os padrões das coisas nos céus fossem purificados com estes; mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes. ”Verso 23. Isto tem referência apenas às cerimônias de inauguração antes de Cristo começar Seu ministério oficial, como alguns afirmam, ou se refere também à limpeza anual do santuário no Dia da Expiação, ou ambos?

Já observamos que houve uma limpeza em conexão com a dedicação dos santuários terrestres e celestes. A questão, portanto, realmente se preocupa com isso: há uma purificação do santuário no céu correspondente à purificação do santuário terrestre no Dia da Expiação, conforme registrado em Levítico 16? Respondemos sem reservas afirmativamente.

Vamos no início notar as declarações referentes a isso no livro de Hebreus. “Era, portanto, necessário que os padrões das coisas nos céus fossem purificados com estes; mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes. Porque Cristo não entrou nos lugares santos feitos com as mãos, que são as figuras da verdade; mas no próprio céu, agora para aparecer na presença de Deus por nós. Nem ainda que Ele se ofereça muitas vezes 'como o sumo sacerdote entra no lugar santo a cada ano com sangue de outros. Pois então Ele deve ter sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo: mas agora, uma vez no fim do mundo, Ele apareceu para aniquilar o pecado pelo sacrifício de Si mesmo. ”Hebreus 9: 23-26.

O assunto aqui tratado é a purificação das “próprias coisas celestiais”. Como “necessário”, como era a purificação das coisas terrenas, tão necessária é a purificação do celestial. Essa purificação foi realizada na terra “como o sumo sacerdote entrava no lugar santo a cada ano com sangue de outros”. Versículo 25. Em contraste com isso, Cristo não “entra no lugar santo todos os anos. . . . Mas agora, uma vez no fim do mundo, Ele apareceu para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. ”Versículos 25, 26.

O contraste aqui é entre o sumo sacerdote, que entra “todos os anos”, e Cristo, que entra, “uma vez” apenas. O único serviço que era feito “todos os anos” para a limpeza era o serviço no Dia da Expiação. Isso, portanto, é o que fala de Hebreus. “Os sacerdotes iam sempre ao primeiro tabernáculo, realizando o serviço de Deus. Mas no segundo subiu o sumo sacerdote uma vez por ano, não sem sangue. ”Versos 6, 7.

Embora fosse “necessário” que as coisas celestiais fossem purificadas, não era necessário que isso fosse feito a cada ano, como na terra. Cristo precisa fazer isso apenas uma vez, no final de Sua obra no primeiro apartamento do santuário acima. Seguindo o ministério no lugar santo, em harmonia com o tipo na terra, Ele entraria - o santíssimo e ali executaria uma obra correspondente àquela que o sumo sacerdote fazia na terra. É a isto que o anjo se refere quando diz a Daniel: “Até dois mil e trezentos dias; então o santuário será purificado ”. Daniel 8:14.

As considerações deixam claro, não apenas que existe um santuário no céu, mas que há uma obra em andamento sobre quais serviços na Terra eram um tipo. Embora esses serviços fossem semelhantes em muitos aspectos, em outros eles eram diferentes. O santuário terrestre era purificado todos os anos; o celestial apenas uma vez. No santuário terrestre era usado o sangue de touros, bodes e bezerros; no celestial, apenas o sangue de Jesus era suficiente. No homem terrestre, pecador, que necessitava de expiação por si mesmo oficiado. No céu nosso Sumo Sacerdote não precisa oferecer primeiro para Si mesmo e depois para o povo. Na terra, o sumo sacerdote entrava com o sangue de um animal morto. No céu, Cristo entrou em virtude de seu próprio sangue, por um novo e vivo caminho que Ele nos consagrou, “para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo”. (Hebreus 10:19, 20; 9:26)

 

O Santuário-Serviço-por-ML-Andreasen.pdf






Norway

FACEBOOK

Participe de nossa rede facebook.com/osreformadoresdasaude

Novidades, e respostas das perguntas de nossos colaboradores

Comments   2

BUSCADAVERDADE

Visite o nosso canal youtube.com/buscadaverdade e se INSCREVA agora mesmo! Lá temos uma diversidade de temas interessantes sobre: Saúde, Receitas Saudáveis, Benefícios dos Alimentos, Benefícios das Vitaminas e Sais Minerais... Dê uma olhadinha, você vai gostar! E não se esqueça, dê o seu like e se INSCREVA! Clique abaixo e vá direto ao canal!


Saiba Mais

  • Image Nutrição
    Vegetarianismo e a Vitamina B12
  • Image Receita
    Como preparar a Proteína Vegetal Texturizada
  • Image Arqueologia
    Livro de Enoque é um livro profético?
  • Image Profecia
    O que ocorrerá no Armagedom?

Tags

tag