17. Oração

Código VD02-E0018-P

VIEW:445 DATA:2020-03-20

Todo sacrifício oferecido era na realidade uma oração a Deus por ajuda. Pode ser, como no caso das ofertas pelo pecado e pela transgressão, uma oração pelo perdão. Ou pode ser uma oração de agradecimento e louvor, como na oferta de paz. Novamente, pode ser uma oração de consagração e dedicação, como no holocausto; ou de comunhão, como na oferta de refeição. Pode ser uma oração de agradecimento por uma libertação especial ou uma oração por algo muito desejado, como no voto e na oferta voluntária. Ou pode ser que Deus tenha curado de uma doença, ou uma mulher tenha sido trazida em segurança através do parto ou algum grande livramento tenha sido realizado. Todas essas ocasiões exigiam agradecimentos e louvores especiais e uma oferta apropriada.

Em seu mais alto exercício, a oração é comunhão. Isso precisa ser enfatizado, pois para muitos cristãos a oração é apenas um meio de obter algo de Deus. Eles sentem sua falta em certos aspectos. Que maneira mais fácil existe do que pedir a Deus o que eles precisam? Deus não prometeu suprir nossa falta? Como resultado desse modo de pensar, muitas orações consistem principalmente em pedir coisas - algumas delas boas, algumas não tão boas, outras positivamente prejudiciais, outras impossíveis de realizar. Para tais pessoas, Deus é a fonte de suprimento, o grande doador, a fonte inesgotável de coisas boas. Tudo o que eles precisam fazer é pedir, e Deus fará o resto. Eles medem seu cristianismo pelas respostas favoráveis ​​que recebem e não ficam satisfeitos quando seu pedido é negado. Eles estão continuamente pedindo por algo, e acredite que Deus deve sempre conceder o seu pedido. Alguns até pensam que é falta de fé acrescentar à sua oração: "Se for a Tua vontade". Como o filho pródigo, eles oram: "Pai, dá-me". Lucas 15:12.

Tua vontade será feita

Não se pode negar que as orações de petição são uma forma legítima de oração. Sempre precisaremos pedir a Deus pelas coisas que desejamos. Mas é preciso enfatizar que as orações de petição não devem ser a forma prevalecente de oração. Orações de louvor, agradecimento e adoração devem sempre ter preeminência. Submissão à vontade de Deus, completa dedicação a Ele e completa 'consagração indicariam a forma que as orações deveriam tomar. Quando nossas orações são mudadas de um esforço para fazer com que Deus faça o que queremos em um desejo intenso de descobrir o que Deus quer, nossas orações não costumam tomar a forma de pedir meramente coisas, e exigir que Deus responda imediatamente às nossas orações. a maneira específica que desejamos.

De fato, seria melhor para a maioria de nós deixar de pedir por um tempo e concentrar todos os nossos esforços naquilo que Deus quer que tenhamos ou a ser. Quando descobrimos isso, estamos em terreno certo. Então podemos pedir a Deus, confiantes de que Sua vontade deve ser feita. O grande problema que enfrentamos é descobrir a vontade de Deus, e depois procurar nossos corações para ter certeza de que realmente queremos que a vontade de Deus seja nossa.

Alguém disse que as orações são um esforço da parte do peticionário para que Deus mude de idéia. Muitos não estão fazendo nenhum esforço para descobrir o que Deus quer, apesar de estarem muito claros sobre o que querem. Eles estão lutando com Deus. Eles estão agonizando em oração. Eles estão exigindo de Deus o que eles acreditam que deve ser feito. Não lhes ocorre que a primeira coisa a descobrir é: Deus realmente quer que eu tenha o que tanto desejo? É para o meu bem? É a vontade de Deus? Chegou a hora de fazer isso? Há algo que devo fazer primeiro? Estou realmente disposto a submeter tudo a Deus, para que, se Ele não me der o que desejo, eu fique satisfeito e agradeça a Ele pelo que Ele dá; ou estou realmente mais empenhada em conseguir o que quero do que em averiguar a vontade de Deus?

Pode ser bom enumerar algumas coisas que a oração não é. Não é um substituto para o trabalho. Um cristão confrontado com um problema difícil tem o direito de pedir a ajuda de Deus e esperar que Ele responda. Mas isso não o desculpa do trabalho árduo e desgastante. Deus fortalecerá o intelecto; Ele revigorará a mente; mas Ele não aceitará a oração como um substituto para o esforço mental ou dará àqueles que são meramente preguiçosos. Tal como são capazes de aprender a tabela de multiplicação e têm a oportunidade de fazê-lo, devem evitar o esforço necessário para se tornarem proficientes em números, confiando que Deus através da oração fará por eles aquilo que tornará desnecessário qualquer esforço mental. Na maioria dos casos, o trabalho e a oração andam juntos. Nem é suficiente em si mesmo.

Seja enfatizado que o objetivo da oração não é fazer com que Deus faça algo que queremos. Alguns aplicam métodos mundanos e têm uma filosofia mundana em sua abordagem à oração. Eles aprenderam que, no que diz respeito ao mundo, para obter qualquer coisa, devem "ir atrás" e, assim, tomam como certo que, para obter alguma coisa de Deus, devem "ir atrás". Eles agem como se Deus fosse não estão dispostos a conceder sua petição sem muita persuasão, e parecem acreditar que, pela persistência e persuasão, podem sair de Deus o que de outra forma não lhes daria. Eles tomam a viúva importuna como seu exemplo, parecendo não perceber que essa parábola é dada para mostrar o que Deus não é. Ninguém pode sair de Deus do que ele deseja apenas por continuamente incomodá-lo. Deus não é como o juiz injusto. Ele é pai mais disposto a dar bons presentes a Seus filhos do que recebê-los. Wheedling, persuadindo, persuadindo, provocando, irritante -mere persistência não faz uso de Deus.

Oração predominante

A impressão não deve prevalecer, no entanto, que não existe tal coisa como lutar em oração, ou que precisamos apenas mencionar a Deus de uma vez por todas o que queremos e que virá em breve. A oração não é tão simples assim. Há necessidade de oração agonizante e predominante. Oração que vai ao coração do assunto e não é satisfeita até que vidas e coisas sejam mudadas. Jesus orou a noite toda; Jacó lutou com o anjo; Daniel procurou o Senhor com oração e jejum; Paulo suplicou ao Senhor de novo e de novo. Não precisamos de menos orações, mas mais. E precisamos aprender a orar com fé. Este é um ponto vital.

Oração não é monólogo. Pode ser audível ou pode ser o desejo não expresso da alma. Em ambos os casos, a oração ideal é a comunhão. Algumas pessoas parecem considerar a oração como meramente um meio de informar a Deus sobre certas coisas que precisam de correção e das quais Ele aparentemente não está ciente. Eles acreditam que Deus está em perigo de esquecer certas coisas, e suas orações tomam a forma de lembrar a Deus o que Ele deveria fazer. Tendo chamado a atenção de Deus para a necessidade que eles vêem, eles sentem que cumpriram seu dever. Eles "disseram suas orações", e com um "Amém" sua "conversa" para. Foi um monólogo inteiramente. Eles esperam que Deus use judiciosamente a informação que eles transmitiram a Ele, e que Ele fará algo sobre os assuntos sobre os quais eles oraram.

Tais consideram a oração uma comunicação de mão única, o homem falando a Deus. No entanto, esta não é a forma mais elevada de oração. Na verdadeira oração, Deus fala tanto à alma quanto à alma a Deus. A verdadeira amizade não durará muito onde habitualmente se fala. Em nossas orações, muitas vezes fazemos isso e esperamos que Deus faça a escuta. E, no entanto, pode não ser possível que Deus gostaria de se comunicar conosco tão bem quanto nós com Ele? Isso Ele freqüentemente faz trazendo certas escrituras à nossa lembrança. É demais acreditar que depois de termos oferecido uma oração sincera que acreditamos que Deus no céu ouviu, Ele pode querer dizer uma palavra para nós? É possível que depois de termos dito “Amém”, Deus esteja pronto para se comunicar conosco, mas nos levantamos de joelhos e não damos a Deus uma chance de falar? Nós desligamos o receptor, por assim dizer. Nós desligamos. O verdadeiro cristão sempre fala com Deus e Deus não tem mensagem para ele? Deve ser pecado para Deus ficar de fora apenas no momento em que Ele estiver pronto para se comunicar conosco. Parece que depois que isso aconteceu várias vezes, Deus não pode chegar a nenhuma outra conclusão a não ser que não estamos realmente ansiosos para ter comunhão com Ele. Nós apenas “dizemos” nossas orações e, quando terminamos, nos afastamos. Tais orações certamente não podem ser tudo o que Deus quer dizer por “comunhão”.

Vamos repetir, a oração é comunhão. É mais do que conversa; é uma comunhão íntima. É uma troca de visões e idéias. Pressupõe compreensão e confiança compreensivas. Nem sempre precisa ser acompanhado por palavras. O silêncio pode ser mais eloqüente que as torrentes de oratória. É, antes, um tipo de amizade baseada em confiança e segurança silenciosas, desacompanhada de manifestações ou explosões espetaculares.

Meditação

A meditação é um ingrediente vital da oração. Pode-se dizer que é a melhor parte. E, no entanto, é em grande parte negligenciada. Nós nos apresentamos diante de Deus, apresentamos nossa petição e partimos. Da próxima vez nós fazemos o mesmo. Mantemos Deus informado em relação ao nosso status, dizemos a Ele sobre coisas que precisam de atenção e, assim, entregamos nossas almas, fechamos a entrevista. Isso repetimos dia após dia. Não há nada melhor?

Os salmos, especialmente os de Davi, tocam as profundezas do sentimento cristão. David passou por algumas experiências angustiantes. Uma vez ele estava fugindo de Saul para o deserto. Ali, ele escreveu o sexagésimo terceiro salmo: o grito de uma alma ansiosa por Deus, por um conhecimento mais profundo e por conhecer-Lhe. Davi evidentemente não estava satisfeito com sua vida de oração. Deus parecia longe. Ele não respondeu. David experimentou a sensação de parecer não se dirigir a ninguém, em uma sala vazia. No entanto, ele ansiava por Deus. Sua alma tinha sede do Deus vivo. Não havia como ele entrar em comunhão real com Ele?

Então David encontrou o caminho. Ele encontrou satisfação. Ele aprendeu o verdadeiro significado e método de oração. Disto ele fala em Salmos 63: 5, 6: “A minha alma ficará satisfeita como a medula e a gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios; quando me lembro de ti na minha cama, e medito em ti nas vigílias da noite ”. Note as palavras:“ A minha alma ficará satisfeita. . . quando me lembro de ti na minha cama e medito ”. Davi havia orado antes. Agora, para a oração, ele acrescenta meditação e diz que quando faz isso, sua alma está satisfeita. Para ele, é como “medula e gordura”, e ele louva a Deus “com lábios alegres”.

Este registro é de grande valor. Muitas almas, como Davi, clamam pelo Deus vivo. Eles não estão satisfeitos. Eles acreditam que deve haver algo melhor do que eles estão experimentando. Eles oram e oram e oram, e ainda assim Deus parece distante. Ele não se revela. De vez em quando, eles têm um rápido vislumbre dEle, e então Ele se foi. Existe alguma coisa melhor em estoque, ou isso é tudo que o cristianismo e a oração guardam para eles? Deve haver algo melhor. David achou isso.

“A minha alma ficará satisfeita”. Quão maravilhoso é ter a fome da alma satisfeita! E essa possibilidade pode se tornar uma realidade! David aponta o caminho quando ele diz que pode ser obtido através da lembrança de Deus e através da meditação. A maioria dos cristãos se lembra de Deus. Eles rezam. De fato, pode-se dizer, e com razão, que ninguém pode ser filho de Deus e não orar. Mas muitos não são praticados na arte da meditação. Eles oram, mas não meditam. No entanto, um é tão importante quanto o outro. Foi quando David acrescentou meditação à oração que ele finalmente poderia dizer que sua alma estava satisfeita.

Poucos cristãos meditam. Eles estão muito ocupados. Seu trabalho faz muitas exigências sobre eles. Eles correm de uma coisa para outra e têm pouco tempo para se aconselhar com suas próprias almas ou com Deus. Há muito a ser feito. Eles têm certeza de que, a menos que se esforcem em todos os nervos e estejam ocupados com o momento, as almas se perderão. Eles não têm tempo para se sentar aos pés do Mestre enquanto o mundo está perecendo. Eles devem estar de pé e fazendo. Atividade é o seu lema. Por outro lado, eles são honestos e conscientes.

O silêncio da alma

No entanto, quanto é perdido para si e para o mundo por falta de meditação! Nenhuma alma pode correr para a presença de Deus e sair novamente e esperar desfrutar da comunhão com Ele. A paz que passa pela compreensão não habita em um coração inquieto. "Tome tempo para ser santo", é mais do que um mero sentimento. Leva tempo para comungar com Deus, hora de ser santo. “Permanece admirado e não peques: comunga com o teu próprio coração no teu leito, e fique quieto.” Salmo 4: 1. A última afirmação precisa de ênfase especial. "Fique quieto." Estamos muito inquietos. Precisamos aprender a quietude com Deus. Nós precisamos ficar quietos.

“Minha alma, espere em silêncio por Deus somente.” Salmo 62: 5, ARV Deixe essas palavras penetrarem profundamente em cada consciência. "Minha alma." Isso é endereçado a todo cristão. “Espera em silêncio por Deus.” Este é um comando e também uma promessa. Espere em silêncio. Espere em silêncio por Deus. Espere em silêncio por Deus. Espere em silêncio por Deus somente. E aquele que espera em silêncio por Deus somente, a Seu convite, não ficará desapontado. Ele ficará satisfeito.

Que maravilhoso convite esta declaração é. Você orou, você derramou sua alma àquele que somente entende. Não diga "Amém" e vá embora. Dê uma oportunidade a Deus. Espere por ele. Espere em silêncio. Espere apenas por ele. E no silêncio da alma Deus pode falar. Ele te convidou para esperar. Deixe toda a sua alma estar atenta a ele. Espere apenas por ele. Pode ser que Deus, através da voz ainda pequena, se faça conhecido. Espere em silêncio sobre Deus.

Para alguns cristãos, isso não é uma nova doutrina. Eles sabem o que é comungar com Deus. Eles tiveram temporadas preciosas sozinhos com ele. Eles aprenderam a esperar em silêncio. E preciosas foram as revelações que chegaram a elas.

Para outros, no entanto, isso pode ser uma nova experiência. Eles aprenderam a orar, mas não aprenderam a esperar em silêncio em Deus. A meditação como parte da oração não foi importante para eles. Eles conceberam a oração como uma certa forma de palavras reverentemente dirigidas ao Pai no céu. Com o seu "Amém", a comunhão chega ao fim. E assim, de fato, pode ser, embora Deus não pretenda assim. Amém pode significar o fim do falar do homem, mas não deve ser o fim da entrevista. Deus nos convida a esperar em silêncio. Ele pode querer falar ou não. De qualquer forma, devemos esperar.

Muitos estão inclinados a falar demais. Todos nós já tivemos experiência com pessoas que vêm ostensivamente para buscar conselho, mas que na realidade vêm apenas para apresentar seus próprios pontos de vista. Eles parecem ansiosos pela entrevista; no entanto, dificilmente é oferecida uma oportunidade para qualquer conselho, pois eles mesmos ocupam o tempo e parecem satisfeitos quando apresentam sua história. Quando alguma medida de concordância com sua visão é expressa, eles são conteúdos. A impressão é distinta de que eles não vieram para aconselhamento, mas para transmitir informações.

Então, muitas vezes, com oração. Mas a parte mais importante não é o nosso falar com Deus, mas o falar de Deus para nós. É verdade que Deus gosta de nos fazer orar. Nossas orações são música para ele. Nós não podemos cansá-lo. E, no entanto, não seria bom dar a Deus uma oportunidade de se comunicar conosco? Não seria bom para nós fazer exatamente o que somos aconselhados a fazer - esperar em silêncio somente por Deus? Certamente, Deus não nos deixará esperar em vão. Quem não sentiu o tremendo poder dos poucos momentos de silêncio após a bênção? Quem não sentiu a presença de Deus na quietude do santuário? Seria bom para nós explorar o poder do reino do silêncio. Deus está aí.

Indo para Extremos

Sempre há perigo de ir a extremos. Há aqueles que rejeitam ou pensam levianamente nas instruções dadas na Bíblia e dependem quase inteiramente de impressões. Tais estão em grande perigo. Cremos que Deus guiará aqueles que estão dispostos a ser guiados, mas acreditamos também que tal liderança sempre estará em harmonia com a vontade revelada de Deus e não contradirá de modo algum a Palavra escrita. Maravilhoso como é o privilégio de comungar com Deus, e maravilhoso como é o privilégio da meditação, há perigo de seu uso indevido. Especialmente se os cristãos mais jovens estiverem em guarda. Apenas uma longa experiência nas coisas de Deus, apoiada por uma vida de obediência à vontade de Deus, capacita a pessoa a julgar os processos da mente. Satanás está sempre pronto para sugerir seus próprios pensamentos, e o discernimento espiritual é necessário para conhecer a voz que fala. Este, no entanto, não deve causar até mesmo jovens cristãos a omitirem a meditação. Longe disso. Deus está sempre perto de ajudar e guiar, e podemos acreditar que a hora tranquila passada com Deus trará grandes resultados para o reino. Nós estamos apenas emitindo uma advertência para aqueles que seriam conduzidos por uma voz falando à alma e negligenciando a voz falando através da Palavra.

No santuário antigo, o sacrifício e a oração eram combinados. Sacrifício representava arrependimento, confissão, restituição, dedicação. Quando o cordeiro foi colocado no altar, o pecador arrependido no tipo colocou-se a si mesmo e a todos no altar. Isso significava sua aceitação da justiça da lei que exigia uma vida; significava sua consagração a Deus. Sem essa atitude, o sacrifício de um cordeiro era apenas uma zombaria. Portanto, nossas orações podem ser apenas uma zombaria, a menos que nós, de um coração sincero, nos abstenhamos do pecado e nos dediquemos inteiramente a Deus. A oração deve ter sinceridade como fundamento e pano de fundo. Deve ser fundamentada em arrependimento e piedosa tristeza pelo pecado. Deve ser evidenciado por confissão e restituição. Uma oração assim condicionada não ficará sem resposta. Deus é fiel à sua palavra.

 

O Santuário-Serviço-por-ML-Andreasen.pdf






Norway

FACEBOOK

Participe de nossa rede facebook.com/osreformadoresdasaude

Novidades, e respostas das perguntas de nossos colaboradores

Comments   2

BUSCADAVERDADE

Visite o nosso canal youtube.com/buscadaverdade e se INSCREVA agora mesmo! Lá temos uma diversidade de temas interessantes sobre: Saúde, Receitas Saudáveis, Benefícios dos Alimentos, Benefícios das Vitaminas e Sais Minerais... Dê uma olhadinha, você vai gostar! E não se esqueça, dê o seu like e se INSCREVA! Clique abaixo e vá direto ao canal!


Saiba Mais

  • Image Nutrição
    Vegetarianismo e a Vitamina B12
  • Image Receita
    Como preparar a Proteína Vegetal Texturizada
  • Image Arqueologia
    Livro de Enoque é um livro profético?
  • Image Profecia
    O que ocorrerá no Armagedom?

Tags

tag