18. A Lei

Código VD02-E0019-P

VIEW:435 DATA:2020-03-20

TODOS os serviços do santuário foram executados com referência à lei de Deus, mantida na arca no mais íntimo apartamento do tabernáculo. Quando esta lei foi quebrada, os sacrifícios deviam ser trazidos. “Se uma alma pecar por ignorância contra qualquer um dos mandamentos do Senhor, concernente às coisas que não devem ser feitas, e fará contra qualquer um deles: se o sacerdote ungido pecar de acordo com o pecado do povo. Então traga pelo seu pecado que pecou um novilho sem defeito, ao Senhor, por oferta pelo pecado. ”Levítico 4: 2, 3.

Foi a transgressão dos “mandamentos do Senhor que colocaram em movimento todo o ritual do templo. O pecado era o caso do sacrifício da manhã e da tarde, os serviços do Dia da Expiação, a oferta de incenso e os sacrifícios individuais por pecados pessoais. E o pecado é a transgressão da lei.

João, o amado, teve uma visão do tabernáculo de Deus no céu. Nela ele viu a lei de Deus, “a arca do seu testamento”. Apocalipse 11:19. Como a lei era central no santuário na terra, também é central no céu. Por esta razão, o santuário no céu é chamado “o templo do tabernáculo do testemunho”; não o templo do incenso, ou do sangue, ou mesmo do propiciatório, mas “do tabernáculo do testemunho”, o repositório da lei de Deus. (Apocalipse 15.5)

A cidade mais sagrada nos tempos do Antigo Testamento era a cidade em que Deus escolheu para fazer Sua morada. O lugar mais sagrado daquela cidade era o templo.

“O lugar mais sagrado do templo era o lugar mais sagrado. O objeto mais sagrado no mais sagrado foi a arca, dentro da qual foram consagradas as tábuas de pedra sobre as quais Deus havia escrito os Dez Mandamentos, a lei da vida, os oráculos de Deus. Essa lei era o centro em torno do qual todo o serviço girava, o terreno e a razão de todo ritual. Sem a lei, os serviços do templo não tinham sentido.

A lei é uma expressão de caráter, uma revelação da mente. Por essa razão, a lei de Deus é importante. É uma parte de Deus, por assim dizer, e revela-O. É uma transcrição do Seu caráter, uma expressão finita do infinito. Nele nos é dado um vislumbre da mente de Deus; uma visão do que constitui a base do Seu governo. Como Deus é perfeito, a Sua lei é perfeita. Como Deus é eterno, os princípios dos Dez Mandamentos são eternos. Como Deus é imutável, a lei é imutável. Isto deve necessariamente ser assim. A lei, sendo uma transcrição do caráter de Deus, não pode ser mudada a menos que uma mudança correspondente ocorra em Deus. Mas Deus não muda. “Eu sou o Senhor, não mudo.” MAL. 3: 6 Com Deus, “não há mudança nem sombra de variação”. Tiago 1:17. Ele é “o mesmo ontem, hoje e para sempre.

Os dez Mandamentos

A lei de Deus contida nos Dez Mandamentos sempre foi um campo de estudo proveitoso para os filhos de Deus. Numerosas são as referências na Bíblia para o deleite que os santos de Deus encontraram ao buscar a perfeita lei da liberdade. Longe de considerá-lo uma tarefa, consideraram um prazer contemplar as coisas profundas de Deus. Ouça o salmista: 'Eu amo Teus mandamentos acima do ouro; sim, acima do ouro fino. ”“ Os teus testemunhos são maravilhosos. ”“ Tu, pelos teus mandamentos, me fizeste mais sábio do que os meus inimigos, porque estão sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres: pois os Teus testemunhos são a minha meditação. 'Vi o fim de toda a perfeição, mas o teu mandamento é excessivamente amplo. ”Salmo 119: 127, 129, 98, 99, 96.

Os Dez Mandamentos foram proclamados pela primeira vez por Deus no Monte Sinai, depois dos quais Ele os escreveu em duas tábuas de pedra. (Êxodo 20; 24:12; 31:18) Essas mesas foram colocadas na arca no lugar mais sagrado do santuário, diretamente sob o propiciatório e coberto por ela. (Êxodo 25:16, 21) A escrita contida neles, conforme registrada na Versão do Rei Jaime da Bíblia Inglesa, é a seguinte:

“Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa de

escravidão.

[1] Não terás outros deuses diante de mim.

[2] Não farás para ti imagem esculpida, ou qualquer semelhança de alguma coisa que está no céu, embaixo, ou na terra embaixo, ou na água debaixo da terra; não te encurvarás para eles, nem os servem. Porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem; e mostrando misericórdia a milhares dos que Me amam e guardam os meus mandamentos.

[3] Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; para o. Senhor não vai segurá-lo sem culpa que leva o seu nome em vão.

[4] Lembre-se do dia de sábado, para mantê-lo santo. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nela não farás nenhuma obra, tu, nem teu filho, nem tua filha, teu servo, nem tua serva, nem teu gado, nem teu estrangeiro que está dentro de tuas portas. Pois em seis dias o Senhor fez o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e descansou no sétimo dia; portanto o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.

[5] Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

[6] Não matarás.

[7] Não cometerás adultério.

[8] Não furtarás.

[9] Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

10 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. ”Êxodo 20: 217.

Esses dez mandamentos não são decretos arbitrários impostos por um Deus todo-poderoso a súditos involuntários. São a lei da vida, sem a qual a existência nacional, a segurança pessoal, a liberdade humana ou mesmo a civilização são impossíveis. Isso ficará mais patente à medida que avançarmos.

Os mandamentos estão divididos em duas seções, a primeira seção - os primeiros quatro mandamentos definindo o dever do homem para com Deus, e a outra seção os últimos seis mandamentos - definindo o dever do homem para com seus semelhantes.

Cristo reconheceu essa dupla divisão quando afirmou que os dois grandes princípios da lei são o amor a Deus e o amor ao homem. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma e com toda a tua mente. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo é semelhante a isto: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Nesses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. ”Mateus 22: 37-40.

A ocasião para a proclamação por Deus de Sua lei no Sinai foi Sua entrada em relação de aliança com Israel. Deus escolheu Israel para ser seu povo. Ele os tirara do Egito e estava prestes a trazê-los para a Terra Prometida. Ele prometeu

abençoá-los e torná-los uma nação santa e um sacerdócio real. Essas promessas, no entanto, estavam sujeitas a sua aceitação e cooperação. Deus prometeu fazer muito por eles. Eles, de sua parte, amariam e obedeceriam a Deus? Eles observariam fielmente as provisões do pacto? Eles tinham, de um modo geral, sido familiarizados com a lei de Deus. Mas agora Deus proclamou a eles do céu, para que não houvesse dúvida quanto ao que era esperado deles. A santidade não deveria ser deixada para interpretação particular. Deus deu a eles um padrão de justiça, um padrão perfeito. “A lei é santa, e o mandamento, santo e justo, e bom.” Romanos 7:12. É uma expressão da vontade de Deus em relação ao homem. É a regra perfeita de Deus, contendo todo o dever do homem em todas as situações possíveis. (Eclesiastes 12:13)

Uma lei fundamental

É uma questão de perplexidade descobrir que alguns cristãos se opõem à lei de Deus. Que possível objeção eles podem ter a uma lei que ordena o amor a Deus e ao homem, que desaprova o mal e encoraja o bem? Que possível objeção eles podem ter a uma lei cujo autor é Jeová, cujo fim é a santidade? Pode-se esperar que os pecadores se oponham a isso; pois expõe e condena o pecado. Mas os cristãos estão em um nível superior. Com o salmista, eles clamarão, -0 como eu amo a tua lei, é minha meditação todo o dia. ”Salmos 119: 97.

Como a lei em geral é a base do governo, a lei de Deus é o fundamento do governo de Deus. Dez declarações curtas e claras proclamam todo o dever do homem. Como a lei fundamental de Deus, definindo o dever do homem para com Deus e para com seus semelhantes, é completa, concisa, perfeita. Nada pode ser adicionado a ele ou retirado dele.

A lei é emblemática da segurança, estabilidade, fidelidade, uniformidade, igualdade. Ausência de lei significa caos, com seus males concomitantes. O mundo é construído em lei; o universo é obediente a ele. A infração da lei universal significaria a aniquilação da criação de Deus. Cada parte da criação está relacionada a todas as outras partes, e o que acontece em um lugar reverbera até os confins do universo. Isso faz com que a lei universal seja necessária. Uma lei deve controlar a criação em todos os lugares. Duas leis conflitantes trariam desastre.

A lei de Deus é a lei moral fundamental do universo, incorporada desde a eternidade nos dois grandes princípios de amor a Deus e amor ao homem. Estes princípios foram amplificados e adequados à condição do homem, e os Dez Mandamentos foram proclamados pelo próprio Deus no Monte Sinai. Eles constituem a lei básica da vida e da existência. Como dito acima, eles não são requisitos arbitrários impostos "por amor à autoridade". Eles são tais como Deus em Sua sábia visão, eram necessários se os homens vivessem juntos em harmonia, e a sociedade humana se tornasse possível. E as experiências dos homens confirmaram a sabedoria de Deus. O mundo demonstrou que a obediência à lei de Deus é necessária à existência, à segurança e à vida. As recentes guerras mundiais são uma demonstração desse fato. Os homens estão aprendendo que não há lucro em matar e destruir uns aos outros. Eles estão se convencendo de que não apenas a segurança nacional, mas a prosperidade mundial dependem da nossa adesão à regra de ouro. Eles estão começando a acreditar que os Dez Mandamentos não podem ser consignados ao limbo, e homens e nações sobrevivem. Eles estão descobrindo que a lei de Deus não é apenas um ingrediente vital na religião, mas é necessária à própria existência.

Esta lição está sendo cada vez mais impressa na consciência dos homens enquanto eles tentam lidar com as condições sociais de hoje. O crime é desenfreado, agressivo, desafiador. Embora o pecado e a maldade tenham existido desde a queda, 'nunca foram antes praticados como são agora. Crime e ilegalidade são organizados, em alguns casos, realizando o que equivale a uma guerra contra a sociedade. Freqüentemente, os criminosos estão mais bem armados e organizados do que as forças da lei e da ordem. Só recentemente os governos despertaram para o fato de estarem frente a frente com agências em desintegração empenhadas em derrubar o governo e a civilização. Eles estão agora fazendo todos os esforços para erradicar o mal, mas não acham tarefa fácil. É caro e exaustivo e, por vezes, desanimador; mas deve ser levado a uma questão bem sucedida, ou desastre resultará. A tentativa dos governos de restringir a corrupção, erradicar o vício, impedir a extorsão, manter a sacralidade das relações familiares, forçar a honestidade nas relações públicas e proteger a propriedade é uma admissão da parte deles de que Deus está certo, que os homens não devem mentir, roubar ou cometer adultério. A transgressão desses mandamentos leva ao desastre e à ruptura, e o governo tem justificativa de aplicar medidas severas para melhorar as condições e salvar a sociedade.

O movimento para erradicar o crime constitui um poderoso testemunho da integridade e do valor duradouro dos mandamentos de Deus. Homens e governos estão aprendendo que o crime não paga, que é caro e que destrói e destrói. Esta é a lição que Deus quer que os homens aprendam. E eles estão descobrindo, à sua maneira, o valor da obediência à lei. Nunca antes o mundo teve tal lição de objeto no custo do crime, da transgressão. Uma fase interessante é que a sociedade não apenas fornece o material para a demonstração, mas paga o custo. Isso deve tornar a lição mais eficaz.

Natureza do direito

O direito é uma expressão da vontade, natureza e caráter do poder governante. Qualquer lei que não seja tal expressão logo deixa de funcionar e se torna obsoleta. A lei humana é geralmente o resultado da experiência, mas também pode ser motivada pelo desejo de impor a vontade de um superior aos sujeitos. Em qualquer dos casos, a lei terá como fator básico e é uma expressão da vontade, da natureza e do caráter do legislador. A lei, portanto, deriva da personalidade e define e revela essa personalidade.

A expressão lei da natureza, como normalmente empregada, é enganosa e deve ser usada apenas em um sentido acomodado. Corretamente falando, não há lei da natureza como tal; pois a natureza não tem vontade ou pensamento próprio. O que geralmente se entende por lei da natureza é o processo ordenado observável na natureza, um modo definido de sequência que geralmente é previsível. O cristão acredita que as chamadas leis da natureza são as leis de Deus, uma expressão da vontade pessoal e não confere à natureza atributos que pertençam apenas à personalidade, a Deus.

AH Strong usa uma ilustração que aponta uma lição importante. Como o cristão vê um eixo girando um grande e complicado maquinário, e em suas tentativas de descobrir o que faz o eixo girar, chega a uma parede de tijolos da qual ele se projeta e além do qual ele não pode ver e não pode ir, ele não Chegar à conclusão de que o eixo se transforma. Ele não pode ver, ele não pode provar, a existência do motor além da parede de tijolos que dá ao eixo seu poder. Mas ele sabe que está lá. O bom senso lhe diz isso. O mero racionalismo vê o eixo e se maravilha com seu poder inerente. O cristão também vê o eixo. Mas ele vê além disso. Ele vê o invisível, e ele sabe que há um poder oculto atrás do eixo. Para ele, é simples, claro, nada misterioso. Ele só se pergunta que nem todos podem ver o que lhe parece tão evidente.

A lei de Deus é uma transcrição da natureza divina, e como tal não é "feita" como as leis humanas são feitas, mais do que Deus é "feito". Não se pode dizer que a lei teve um começo mais do que Deus um começo. Sendo uma revelação do que Ele é, sua existência é coeva com a de Deus. Não pode ser mudado a não ser que Deus mude. Não é temporário, porque Deus não é temporário. Não é uma expressão da vontade arbitrária, mas uma revelação do ser. Não é local ou confidencial 'apenas para situações específicas, pois Deus não é local. É incapaz de modificação, representando a natureza imutável de Deus. É imutável, santo e bom, porque Deus é imutável, santo e bom. É espiritual; é só; é universal. Tudo isso a lei é e deve ser, sendo uma transcrição da natureza essencial de Deus.

Lei Elementar

Na sua criação, Adão e Eva tinham um conhecimento intuitivo de Deus e da Sua vontade. Assim como na conversão do novo homem “depois que Deus é criado em justiça e verdadeira santidade” (Efésios 4:24), assim Deus, no princípio, dotou Suas criaturas de justiça e verdadeira santidade. Criados à imagem de Deus, eles possuíam características que influenciavam grandemente a conduta deles e dobravam suas vidas em conformidade com o ideal de Deus. Este é o significado evidente de Paulo no texto citado, e ele confirma isso mais ao afirmar que o novo homem “é renovado em conhecimento segundo a imagem dEle que o criou”. Col. 3: 10. Colocando as duas declarações juntas, temos a garantia de concluir que o homem no princípio tinha um conhecimento intuitivo de Deus e possuía retidão e verdadeira santidade,

Da extensão exata do conhecimento de Adão na criação, não somos informados, mas o fato de ele ter sido capaz, no primeiro dia de sua vida, de avaliar corretamente os animais que passaram antes dele e nomeá-los em harmonia com suas disposições peculiares, é sugestivo de um insight mais profundo do que aquele do qual o homem está possuído hoje. Deve ser notado que enquanto Adão “depois de Deus foi“ criado em retidão e verdadeira santidade ”, estes foram dons concedidos a ele que precisavam de confirmação e apropriação consciente de sua parte antes deles se tornarem seus absolutamente, e que, portanto, no devido tempo ele deve ser testado.

Como Deus é amor e como Adão foi criado à imagem de Deus, também o princípio orientador em Suas criaturas também seria o amor. Quando Adão e Eva se encontraram pela primeira vez, não houve necessidade de dizer a Adão que ele não deve fazer mal a Eva; nem Eva precisou ser admoestada a não ter medo de Adão. O amor que Deus implantou em seus corações resolveu tais problemas. O amor não faz mal ao próximo e o amor perfeito expulsa o medo. Não foi um esforço para Adão e Eva se amarem. Foi um resultado natural de serem criados à imagem de Deus.

O amor que assim possuía seus corações os faria amar a Deus, assim como uns aos outros. Não havendo medo no amor, eles se aproximariam com confiança de Deus, e à medida que o conhecimento deles sobre Ele aumentasse, também aumentaria o amor deles. O homem não precisava ser ensinado esse amor. Era dele em virtude de ter sido criado à imagem de Deus, e constituía um alicerce seguro sobre o qual Deus poderia edificar a felicidade do homem e sobre o qual Ele poderia colocar toda a lei e os profetas.

O advento do pecado confundiu a concepção do homem de Deus e alterou sua relação com seus semelhantes. Mas um conhecimento de Deus e da responsabilidade do homem para com seus semelhantes nunca foi totalmente eliminado de sua consciência, como evidenciado pelo tatear de Deus, mesmo entre as mais baixas das tribos não civilizadas, e seus esforços para estabelecer algum tipo de governo grosseiro baseado no indivíduo. ou direitos da comunidade. Isto encontra uma ilustração mais clara entre as nações civilizadas, onde as leis para a proteção da vida e da propriedade têm uma semelhança indubitável à lei de Deus para os homens. A universalidade deste conceito confirma a afirmação de que no fundo da consciência do homem está implantado um conhecimento do certo e do errado, e embora esse conhecimento seja em muitos casos muito limitado e imperfeito, um resíduo permanece o suficiente para estabelecer

responsabilidade moral, e pelos quais os homens podem ser responsabilizados.

Este Paulo argumenta nos primeiros capítulos de Romanos, onde ele diz que “os gentios, que não têm a lei [na forma escrita], fazem por natureza as coisas contidas na lei”. Romanos 2:14. O argumento de Paulo baseia-se no fato de que há algo no homem, porém degradado, que corresponde e aprova a lei de Deus, e que embora esse conhecimento seja incompleto e escasso, resta o suficiente para que “seus pensamentos Quer dizer, enquanto acusam, ou desculpando-se mutuamente. ”Isso mostra, ele argumenta ainda,“ a obra da lei escrita em seus corações, sua consciência também testemunhando. ”Verso 15. Paulo, de fato, não diz que o Os gentios têm a lei escrita nos corações, mas o trabalho da lei. Mesmo isso não deve ser entendido como significando que todos têm toda a lei escrita lá, mas há o suficiente no coração de cada homem para torná-lo moralmente responsável; e a isso deve ser acrescentado o fato adicional de sua consciência também dar testemunho.

Nesse argumento, Paulo repudia completamente a suposição da teoria da evolução de que o homem descende de uma ascendência bruta. Ao contrário, ele argumenta que todos os homens têm “por natureza” um conhecimento das obras da lei “escritas em seus corações”. Que algum judiciário moral na alma os leva a acusar ou desculpar um ao outro; que neste processo de auto-julgamento a consciência também testemunha, e que eles, embora não tendo a lei, são uma lei para si mesmos. ”Verso 14. Tal testemunho interno como Paulo aqui apresenta pode ter sua origem somente em Deus. Slime e ooze e sujeira não constituem base suficiente para explicar que os homens “por natureza” têm “a obra da lei escrita em seus corações”, ou para os “pensamentos dos homens, enquanto acusam ou se desculpam mutuamente”. Tais processos argumentam uma origem divina;

O conhecimento intuitivo que todos os homens têm, assim, do certo e do errado - em graus muito variados - constitui sua responsabilidade moral, e é a medida usada no julgamento. Por isso, “como muitos que pecaram sem lei também perecerão sem lei: e todos os que pecaram na lei serão julgados pela lei”. Versículo 12.

Isto afirma que é possível aos homens pecarem sem lei - isto é, sem o conhecimento da lei escrita de Deus. Em que, então, o pecado deles consiste? “Estes, não tendo a lei, são uma lei para si mesmos.” Verso 14. Tal conhecimento, por mais imperfeito que seja, é o critério que determina sua culpa “no dia em que Deus julgará os segredos dos homens por meio de Jesus Cristo, segundo o meu evangelho. ”Verso 16. Se for argumentado que as Escrituras não dizem que tais serão julgados sem lei, nós respondemos que a razão pela qual eles perecem é que eles pecaram; e para executar julgamento sobre eles sem primeiro julgá-los seria diferente de Deus. O fato de que eles são encontrados para ter pecado pressupõe investigação e julgamento. Eles “são uma lei para si mesmos” e por isso são julgados.

Se for admitido que os homens são constituídos de tal maneira que “por natureza” eles têm um senso de obrigação moral independente de qualquer revelação externa, podemos nos perguntar se esse senso de obrigação diz respeito apenas à segunda tábua da lei. A relação do homem com o homem - ou se estende à primeira mesa também, a relação do homem com Deus? São os homens assim constituídos pela natureza que possuem, ou podem alcançar, um conhecimento de Deus sem uma revelação escrita?

Esta questão Paulo discute no primeiro capítulo de Romanos. Lá ele declara sem hesitação que Deus se revelou na natureza para ser conhecido “pelas coisas que são feitas”, e que as “coisas invisíveis Dele” - que são definidas para incluir “até mesmo o Seu eterno poder e divindade” podem ser "claramente visto, sendo entendido pelas coisas que são feitas." Romanos 1:20. Estas declarações são evidentemente um comentário inspirado nas palavras do salmista: “Os céus declaram a glória de Deus; e o firmamento mostra a Sua obra útil. ”Salmos 1: 1. Mas Paulo vai um passo além quando afirma que “Deus mostrou-lhes a eles”, e “o que se pode conhecer de Deus se manifesta neles”. Romanos 1: 19. Esta formulação sugere que Deus não apenas se revelou em as coisas que Ele fez para que os homens pudessem estudá-las se elas se sentissem inclinadas,

Enquanto este argumento deixa os homens sem desculpa, não deve ser levado a ponto de tornar uma revelação escrita desnecessária. Isso apenas prova que os homens podem e podem encontrar Deus contemplando as coisas que Ele fez, mas também deve ser admitido que não é uma revelação perfeita ou completa. No que diz respeito ao Decálogo, há uma notável exceção à qual chamaríamos atenção. Isso é encontrado no quarto mandamento.

A natureza em nenhum lugar indica um sétimo dia definido como dia de descanso para o homem ou para Deus. Nenhuma busca no céu ou na terra, nenhum estudo dos majestosos corpos celestes ou da vida microscópica na terra, revela qualquer dia específico de descanso. Esta é uma questão apenas de revelação.

Não podemos presumir negar que há indícios de repouso na natureza, ou que a estrutura humana não precisa de descanso periódico além daquele obtido no sono, ou pelo menos uma mudança de emprego. Pelo contrário, sustentamos que um estudo das funções do corpo revela a necessidade de tal descanso e mudança, e que, por natureza, os homens estão inclinados a buscar tal descanso. Duvidamos, porém, que os homens necessariamente, por mera razão ou estudo, chegassem à conclusão de que todo sétimo dia, em vez de todo quinto ou décimo dia, deveria ser separado para descanso. Mas, embora devamos admitir tal possibilidade, estamos absolutamente certos de que nenhum raciocínio ou pesquisa poderia revelar a identidade do verdadeiro sétimo dia. Isso é uma questão de pura revelação.

Portanto, colocamos o mandamento do sábado com os outros nove como um mandamento claramente moral, todos eles encontrando uma resposta na consciência humana. Sustentamos com Paulo que os homens, por natureza, têm algum conhecimento dos preceitos que constituem a segunda tábua da lei, e também concordamos com ele que Deus se revelou na natureza que, quando os homens estudam as coisas que são feitas, podem entender o que pode ser. conhecido de Deus. Assim, mesmo no que diz respeito à primeira tabela da lei, eles são indesculpáveis.

 

O Santuário-Serviço-por-ML-Andreasen.pdf






Norway

FACEBOOK

Participe de nossa rede facebook.com/osreformadoresdasaude

Novidades, e respostas das perguntas de nossos colaboradores

Comments   2

BUSCADAVERDADE

Visite o nosso canal youtube.com/buscadaverdade e se INSCREVA agora mesmo! Lá temos uma diversidade de temas interessantes sobre: Saúde, Receitas Saudáveis, Benefícios dos Alimentos, Benefícios das Vitaminas e Sais Minerais... Dê uma olhadinha, você vai gostar! E não se esqueça, dê o seu like e se INSCREVA! Clique abaixo e vá direto ao canal!


Saiba Mais

  • Image Nutrição
    Vegetarianismo e a Vitamina B12
  • Image Receita
    Como preparar a Proteína Vegetal Texturizada
  • Image Arqueologia
    Livro de Enoque é um livro profético?
  • Image Profecia
    O que ocorrerá no Armagedom?

Tags

tag