19. O Sábado

Código VD02-E0020-P

VIEW:429 DATA:2020-03-20

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nela não farás nenhuma obra, tu, nem teu filho, nem tua filha, teu criado, nem tua serva, nem teu gado, nem teu estrangeiro que está dentro de tuas portas. Pois em seis dias o Senhor fez o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e descansou no sétimo dia: portanto o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou ”. Êxodo 20: 8-11.

Se uma pessoa que não sabia da existência do Dez Mandamento, de repente, ficaria cara a cara com ele, ele imediatamente ficaria impressionado com sua razoabilidade e bom senso. Ao ler o mandamento “Não roubarás”, ele concordaria que é um bom mandamento. Assim, com os mandamentos: "Não matarás" e "Não cometerás adultério". Ele sem dúvida observaria que a maioria das nações tinha leis semelhantes e as achara necessárias e boas. Ele seria incapaz de encontrar qualquer falha com a lei de Deus.

Uma coisa, no entanto, pode ser intrigante para ele. Por que o sétimo dia deveria ser considerado santo? Ele seria capaz de ver uma razão para cada um dos outros mandamentos; ele até seria capaz de ver a necessidade de descanso periódico; mas o sétimo dia definitivo pareceria arbitrário. De um mero ponto de vista da saúde a cada quinto ou sexto dia, ou oitavo, ou décimo dia, também serviria. E, de qualquer forma, por que selecionar o sétimo dia da semana em vez de apenas uma sétima parte do tempo? Os outros mandamentos estão de acordo com a razão do homem, mas o sétimo dia parece ser um decreto arbitrário. Ele argumentaria que o espírito do mandamento seria cumprido pela observância de um dia ocasional, como a conveniência poderia ditar. Exigir que um determinado dia seja observado é estranho ao procedimento geral de Deus em relação à liberdade humana.

O escritor uma vez teve uma conversa com uma pessoa em que os argumentos aqui expostos foram avançados. A pessoa em questão era bem educada. A conversa se voltou contra a lei de Deus, especialmente o mandamento do sábado. Seu argumento foi um pouco como segue:

“Aprecio a contribuição que sua denominação está fazendo em relação à lei e à ordem. Em uma época como essa, na qual o crime e a iniqüidade prevalecem, devemos depender das igrejas para permanecer firmes pela retidão. Lamento notar que algumas das igrejas não estão fazendo isso. Eles estão fazendo luz da lei de Deus, e isso só pode reagir em assuntos civis. Se a lei de Deus pode ser ignorada com impunidade, é fácil tomar uma atitude semelhante em relação à lei civil. Portanto, estou feliz por você estar pregando a lei e o evangelho. Ambos são necessários.

“Há uma coisa, no entanto, em que acredito que você está enganado. Você está mantendo o sétimo dia e acredita que Deus exige que você faça isso. Embora eu honre sua crença e pense que você é honesto, também acho que você está enganado. Eu dei um pouco de estudo para a questão, e acredito que a vontade e a intenção de Deus podem ser servidas tão bem quanto você mantiver o primeiro dia da semana como se guardasse o último; e seria muito mais fácil para você, e sua influência seria melhorada. Embora eu pessoalmente acredite que é indiferente se eu mantenho um dia ou outro, ou nenhum dia, honro aqueles que o fazem. Mas eu acho que você está enganado em acreditar nisso, você deve manter o sétimo dia. Deus não exige isso de você. O máximo que Ele poderia esperar seria que você ficasse um dia em sete.

“O mandamento do sábado é de natureza diferente dos outros mandamentos. Se um grupo de homens que nunca tinha ouvido falar dos Dez Mandamentos fosse viver juntos, eles logo desenvolveriam uma série de leis para sua própria orientação. Nações pagãs e tribos selvagens têm regras contra roubar, matar e adulterar. Acredito que tais povos primitivos iriam, depois de algum tempo, construir um código de leis em conformidade com os Dez Mandamentos, mas eu não vejo como eles poderiam evoluir uma lei do sábado do sétimo dia. Não há nada na natureza que possa guiá-los em tal empreendimento. Considero os outros mandamentos vinculativos, mas não o sábado do sétimo dia ”.

Para isso, a resposta foi dada na seguinte linha: 'Sem admitir a verdade de todas as suas alegações, vamos admitir que o mandamento do sábado é em alguns aspectos diferente dos outros mandamentos, e que o homem sem a revelação nunca poderia chegar a uma crença. no sábado do sétimo dia.

“Que o mandamento do sábado ocupa um lugar único na lei de Deus é, acredito, concedido pela maioria dos estudantes. É o único mandamento que lida com o tempo e tem a distinção de declarar certas coisas, se feitas em um determinado momento. Na medida em que é diferente dos outros mandamentos.

“Foi esse mandamento que Deus escolheu nos tempos antigos para ser o mandamento de teste. Antes que a lei fosse proclamada publicamente no Sinai, 'Israel murmurou contra Moisés e Arão no deserto.

E os filhos de Israel disseram-lhes: Quis a Deus que tivéssemos morrido pela mão do Senhor na terra do Egito 'quando nos sentamos diante das panelas de carne, e quando comemos pão ao máximo. Pois trouxeste a sua revelação a este deserto, para matar toda esta assembléia com fome. Êxodo 16: 2, 3. A situação era crítica. Algo tinha que ser feito. Então disse o Senhor a Moisés: Eis que eu vos farei chover pão dos céus; e o povo sairá e recolherá um certo preço todos os dias, para que eu os prove, se andam na minha lei, ou não. Verso 4

“A reunião e a preparação do pão que o Senhor enviou do céu constituíram o teste para que Israel as provasse, se andariam na Minha lei ou não. Todos os dias deviam reunir o suficiente para a necessidade do dia, mas no sexto dia deviam reunir o dobro, para terem o suficiente para durar o sábado. Embora o maná normalmente não se mantivesse fresco mais de um dia, no sexto dia Deus milagrosamente preservou o maná da corrupção. Então, no sexto dia eles reuniram duas vezes mais pão. 22 E disse-lhes: Isto é o que o Senhor disse: Amanhã é o descanso do santo sábado ao Senhor: assar o que cozer hoje e infundir que ferverá. E o que sobra fica para você ser mantido até a manhã. E eles colocaram isto até a manhã, como Moisés ordenou. E não fedia, nem havia verme nisso. E Moisés disse: Coma isso hoje; porque hoje é sábado o Senhor: hoje não o acharás no campo. Seis dias você deve reuni-lo; mas no sétimo dia, que é o sábado, não haverá outro. Êxodo 16: 23-26.

“Algumas das pessoas não estavam satisfeitas, no entanto. Eles saíram no sétimo dia para se reunirem e não encontraram nenhum. E o Senhor disse a Moisés: Até quando, recusar-te-eis guardar os meus mandamentos e as minhas leis? Veja, para que o banho do Senhor lhe deu o sábado, portanto, Ele lhe dá no sexto dia o pão de dois dias; cada homem no seu lugar, não deixes ninguém sair do seu lugar no sétimo dia. Então o povo descansou no sétimo dia. Versículos 27-30.

“De todos os mandamentos, Deus escolheu o quarto como mandamento de teste. Quando Ele quis "prová-los, se andariam na Minha lei, ou não", Ele lhes disse que juntassem o maná a cada dia o suficiente para sua necessidade, o dobro do sexto dia, e nenhum no sétimo. Esse foi o teste. Quando eles desobedeceram, não foi apenas o sábado que eles quebraram; foi toda a lei. Deus não disse 'Quanto tempo você recusa a guardar o meu sábado?' mas quanto tempo te negues a guardar os meus mandamentos e as minhas leis? Foi mais do que a questão de um dia. Quando eles se recusaram a observar o sábado, eles quebraram toda a lei. O sábado foi o teste, um sinal de obediência. Se guardassem o sábado, eram considerados obedientes. Se eles quebrassem, eles eram culpados de toda a lei.

“É a esta e a experiências posteriores que Ezequiel faz referência quando cita Deus dizendo no deserto: 'Eu dei a eles Meus sábados para serem um sinal entre Mim e eles, para que pudessem saber que eu sou o Senhor que santifica. eles.' Ezequiel 20:12. A declaração é feita aqui que os sábados de Deus são um sinal de santificação. No versículo 20, os sábados do Senhor são chamados "um sinal entre mim e você, para que saibais que eu sou o Senhor teu Deus". No primeiro versículo citado, os sábados são chamados de sinal de santificação, no segundo, um sinal de que "eu sou o Senhor teu Deus". Em ambos eles são chamados de sinais.

“É interessante observar as condições sob as quais essas declarações foram feitas. Os anciãos de Israel vieram inquirir do Senhor; mas o Senhor declarou enfaticamente que Ele não seria indagado por eles. (Verso 3) Ele havia falado com eles muitas vezes, e eles não tinham escutado. Por que Ele deveria se comunicar mais com eles quando eles se recusaram a fazer o que Ele lhes ordenou? Eles eram como seus pais. Os pais foram desobedientes e não demonstraram qualquer inclinação para ouvir. Quando Ezequiel pensou em implorar por eles, o Senhor ordenou-lhe que dissesse claramente ao povo onde eles falharam. Porque eles conhecem as abominações de seus pais, diz o Senhor. Versículo 4: Ezequiel fez ao contar-lhes a dificuldade que o Senhor tinha em trazer Israel do Egito para a Terra Prometida, e fazê-los guardar Seus mandamentos,

Enquanto ainda estavam no Egito, Deus lhes ordenou que pusessem de lado todos os ídolos. Isso eles não tinham feito. No entanto, Deus os tirou do Egito para o deserto e proclamou a eles Sua lei. Nessa lei Ele aponta o sábado, dizendo que é Seu sinal de santificação e que Ele quer que eles o santifiquem. Mas a casa de Israel se rebelou. . . Os meus sábados muito poluíram; então disse eu: Derramarei o meu furor sobre eles no deserto, para os consumir. Verso 13. Deus, no entanto, decide não consumi-los. Por outro lado, ele sente que não pode "trazê-los para a terra que lhes dei. . . porque eles . . . poluído meus sábados. Versos 15, 16.

“Deus implora a eles: 'Não andes nos estatutos de vossos pais, nem observes os seus juízos, nem vos contamineis com os seus ídolos; eu sou o Senhor vosso Deus. Anda nos meus estatutos, guarda os meus juízos e faze-os; e santifique meus sábados; e eles serão um sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus. Versículos 18-20. Mas 'os filhos se rebelaram: ... eles poluíram o Meu

Sábados: então eu disse: Eu derramaria o meu furor sobre eles, para cumprir a minha ira contra eles no deserto. ' 21. Deus decide que Ele os 'espalhará entre os pagãos e os dispersará pelos países; porque não executaram os meus juízos, mas desprezaram os meus estatutos, e contaminaram os meus sábados, e os seus olhos iam após os ídolos de seus pais. Versículos 23 e 24.

“Duas vezes a declaração é feita de que os filhos de Israel se rebelaram: . . eles poluíram os meus sábados. Deus finalmente decidiu "expulsar do meio de vós os rebeldes e os que transgridem contra mim" e "não entrarão na terra de Israel". Verso 38

Ninguém pode reverentemente ler este capítulo sem chegar à conclusão de que Deus faz muito do sábado, que é um teste, um sinal, que é selecionado acima dos outros mandamentos como prova de obediência. Eu os provarei, Deus diz, 'se eles andam na Minha lei, ou não'. A guarda do sábado é uma prova de obediência. É o sinal da santificação. É o sinal de que 'eu sou o Senhor teu Deus'.

“Por que Deus escolheu o mandamento do sábado como um teste e não como um dos outros mandamentos? Admitindo a alegação de que o sábado do sétimo dia repousa sobre um "Assim diz o Senhor" somente, por este mesmo fato especial destaque e significado é dado a ele. Um mandamento é destacado do resto, para servir de teste, um sinal de que, se alguém obedece, está em harmonia com toda a lei.

“É como se Deus devesse raciocinar sobre os outros nove mandamentos:

“Eu lhes dei a minha lei. Eu escrevi isso em seus corações; é traçado em cada fibra do seu ser. Eles sabem por natureza o que é certo e o que não é. Sua própria consciência testemunha a veracidade da Minha lei. A lei é tão clara, é tão evidente para todos que esses mandamentos básicos são necessários à existência que os homens podem deixar de aceitá-los como de origem divina. Alguns argumentarão que os mandamentos são tão vitais para a vida e a existência, tão evidentemente necessários que, sem a ajuda de qualquer direção divina, o povo seria capaz de fazer uma lei comparável à Minha. Vão se gabar de que, com o passar dos séculos, os homens, por experiência, chegaram à conclusão de que não é bom roubar, mentir ou matar, e desenvolveram leis apropriadas sobre tais assuntos, e que essas leis não são de origem divina, mas são o resultado do experimento humano e estão definitivamente enraizados na corrida. Eles apontarão com segurança para tribos e raças que durante séculos estiveram fora de contato com a civilização e ainda têm regras cobrindo muitos pontos da lei. Eles vão alegar isso como prova de que a lei não é de origem divina, que os homens estão simplesmente seguindo uma lei que sua própria experiência os ensina é para o bem da humanidade ”.

“Deus continua: 'Eu farei uma provisão em Minha lei que não tem qualquer correspondência na natureza; esse será um mandamento positivo, e pelo qual eles serão incapazes de encontrar qualquer razão além da Minha Palavra. Para os outros mandamentos, o homem pode ver uma razão. Eles apelam para seu bom senso. Mas, por este mandamento, não haverá outro motivo além do Meu mandamento. Se eles obedecem, eles me obedecem. Se eles rejeitarem, eles me rejeitam. Eu vou fazer desse mandamento um teste, um sinal. Eu vou fazer um teste para saber se eles vão manter a minha lei, ou não. Eu vou fazer disso um sinal de que eu sou o Senhor.

“'Eu farei o sétimo dia para ser o sábado e peço-lhes para observá-lo. Não há nada na natureza que indique que esse dia é o sábado. Se eles guardarem, será porque eu o comando. Eu vou fazer um teste, e diga-lhes isso. Assim, posso provar-lhes se andam na Minha lei ou não. O sábado será meu sinal, meu teste de obediência. O sétimo dia, não um dia em sete. Quem quer que me obedece, me obedece. Quem rejeita rejeita não apenas o sábado, mas toda a lei. Mais do que isso, quando eles rejeitam o sétimo dia, eles me rejeitam. A guarda do sétimo dia do sábado é o sinal de que me aceitam como seu Deus.

“Com o passar do tempo, surgirão homens que se declararão religiosos, mas que, na verdade, estão se inclinando para seu próprio entendimento. Muitos deles rejeitarão a história e o Deus da criação, substituindo suas próprias teorias sobre como as coisas vieram à existência. Embora eles não estivessem presentes quando eu falei sobre as coisas, eles irão se pronunciar de forma aprendida sobre como isso foi feito, rejeitando o Meu testemunho sobre o evento. Alguns deles definitivamente me rejeitarão. Outros alegarão acreditar em Mim e, no entanto, quando chegar a um conflito entre a Minha palavra e as suas descobertas, eles me rejeitarão e aceitarão suas próprias teorias. Rejeitando a história da criação, eles naturalmente rejeitarão o memorial da criação, o sábado. Eles não aceitarão aquilo que não podem raciocinar. Sua própria mente é sua fonte final de autoridade. Eu darei, eles um teste que mostrará se eles realmente andarão na Minha lei ou não. Se eles aceitam Meu sinal, Meu teste, Meu sábado, eles reconhecem isso. aceitação uma mente maior que a deles. Se eles rejeitam o meu sábado, eles rejeitam a mim, minha palavra, minha lei. Eu farei o sábado o teste.

“Os homens entenderão o desafio. Eles não serão capazes de evitar o problema. Eles verão claramente que na aceitação do sábado precisam aceitar a Minha Palavra pela fé, e não pelo raciocínio deles. A guarda do sábado repousa somente na fé. Os homens não podem raciocinar com base na experiência ou pesquisa humana. Se eles aceitam o sábado, eles aceitam por causa de sua fé

Eu.

“O maligno fará todo o esforço para destruir a fé do meu povo. Ele tentará falsificar o Meu trabalho. Ele defenderá um dia falso de descanso e o tornará mais conveniente e popular do que o dia que escolhi na criação. E ele terá sucesso com um grande número de pessoas que o aceitarão de preferência a mim. Ele vai desafiar o meu dia de descanso e reunir as pessoas sob sua bandeira. As pessoas terão uma questão clara diante deles. Será uma questão do Meu sábado, por um lado, e do falso sábado do meu adversário, por outro lado. Eu tenho meu signo. Ele tem o dele. Será para todos escolherem sob qual banner ele ficará.

Conhecendo o fim desde o começo, escolhi deliberadamente o sábado como o teste, para provar se os homens andarão na Minha lei, ou não. É por isso que o coloquei no seio da lei. Está absolutamente só e repousa inteiramente na Minha palavra. Eu fiz o mandamento de teste. É o meu sinal. '”

Não é, evidentemente, nossa alegação de que Deus passou por tal processo de pensamento como aqui é sugerido. Ele conhece o fim desde o começo e age de acordo. Por boas e suficientes razões Ele deu o sábado como um sinal, um teste. Acreditamos que podemos ver algumas razões para isso. Cabe a nós nos colocarmos de todo o coração do lado de Deus neste importante assunto.

O mandamento do sábado tem um peso vital na expiação. Foi com referência à transgressão da lei que o sangue foi ministrado no serviço do santuário. Foi quando alguém fez “um pouco contra qualquer um dos mandamentos do Senhor que ele precisava da expiação. Levítico 4:27. A transgressão do mandamento do sábado constitui “algo” contra um dos mandamentos? Números 15 contém uma lição no ponto.

O Senhor, falando a Israel, diz: “Se você errou e não observou todos esses mandamentos, que o Senhor falou a Moisés. . . . será perdoado toda a congregação dos filhos de Israel e o estrangeiro que peregrinar entre eles; vendo todo o povo em ignorância ”. Números 15: 22-26.

Qualquer pecado que Israel ou o estranho pudessem fazer ignorantemente poderia ser perdoado. “Haverá uma só lei para aquele que peca por ignorância, tanto para aquele que nasceu entre os filhos de Israel como para o estrangeiro que peregrina entre eles”. Versículo 29.

Mas se um homem pecou intencionalmente, ele foi tratado de forma diferente. “A alma que deve presunçosamente, se ele nasceu na terra, ou um estranho, o mesmo reprova o Senhor; e aquela alma será extirpada do meio do seu povo. Porquanto desprezou a palavra do Senhor, e se despedaçou o seu mandamento, essa alma será totalmente destruída; a sua iniqüidade será sobre ele. ”Versículos 30, 31.

Segue-se uma ilustração sobre o que significa pecar presunçosamente. Um homem foi encontrado reunindo paus no dia de sábado. Os líderes estavam incertos sobre o que deveria ser feito, e assim “eles o colocaram na ala, porque não foi declarado o que deveria ser feito a ele. Versículo 34. O Senhor não os manteve por muito tempo em suspense. “O Senhor disse a Moisés: O homem certamente será morto. Toda a congregação o apedrejará sem o acampamento. E toda a congregação levou-o para fora do arraial, e apedrejou-o e morreu; como o Senhor ordenou a Moisés. ”Versículos 35, 36.

Deus proclamou a Israel Seus mandamentos. Ele lhes dissera para lembrar o dia de sábado. Ele havia anunciado que era seu teste se andariam em sua lei ou não. Não havia desculpa. Quando o homem saía recolhendo gravetos no sábado, ele não estava em ignorância. Ele era rebelde. Ele “desprezou a palavra do Senhor”. Ele quebrou os mandamentos. Havia apenas uma lei para ele. Ele havia pecado presunçosamente.

Uma coisa é que os homens na terra pensem levemente em mudar o dia do sábado. Outra coisa é tocar a lei eterna de Deus, que é o fundamento do Seu trono no céu. Os mandamentos constituem a razão e o fundamento da expiação. Uma cópia desta lei foi guardada na arca sagrada no lugar mais sagrado do santuário na terra, um lugar que só o sumo sacerdote poderia entrar. Sua sacralidade era tal que, quando em certa ocasião um homem tocou a arca, ele foi imediatamente ferido. (1 Crônicas 13: 9, 10) O que teria acontecido se ele colocasse a mão na arca e tentasse mudar a escrita de Deus nas mesas. No entanto, os homens consideram impiamente essa possibilidade! Eles esquecem a santidade de Deus e a santidade da lei, sem mencionar a impossibilidade de mudar o que está gravado em pedra por Deus '

A lei que é a base da expiação e que exigiu a morte do Senhor foi mudada? Se o mandamento do sábado foi mudado, outros também foram mudados? Se a lei foi mudada, o terreno para a expiação também foi mudado, e se foi assim, Cristo morreu por uma coisa no Antigo Testamento e por outra no Novo Testamento? Deus exigiu a pena de morte por transgressão intencional do mandamento do sábado no dia anterior à morte de Cristo na cruz, e não no dia seguinte?

Ou havia uma zona neutra quanto à pena de morte? Pode haver diferenças entre os cristãos quanto a muitas coisas. Pode haver alguma diferença de opinião quanto à necessidade e ao fundamento da expiação? Cristo ainda é nosso Sumo Sacerdote? A lei ainda está embaixo do propiciatório da arca? Tire a lei, e não há mais necessidade de expiação. Ao contrário, se ainda há expiação, ainda há lei.

Sem a lei, a expiação torna-se uma farsa, a encarnação de Cristo é uma fábula piedosa, a sua morte é um erro da justiça, o Getsêmani é uma tragédia. Se a lei ou qualquer um dos mandamentos pode ser transgredido impunemente; se a lei foi revogada ou seus preceitos alterados. Se a lei dada por Deus mesmo deixou de ser o padrão no julgamento, então a morte de Cristo se torna desnecessária, o próprio Pai deixa de ser a personificação da justiça e bondade, e Cristo não pode escapar da acusação de ser parte de um engano. Que todos os cristãos clamem contra tal doutrina. Se a lei é destruída, a expiação não é necessária, nem é Cristo. Que os fatos permaneçam sempre claros em todas as mentes: Cristo viveu, sofreu, morreu e ressuscitou por nós. Nós pecamos, transgredimos a lei e fomos condenados à morte. Cristo nos salvou não eliminando a lei, pois Ele não precisaria morrer - mas morrendo por nós, estabelecendo para sempre as reivindicações da lei. Ele agora ministra Seu sangue precioso para nós no santuário acima. Ele é nosso advogado, nossa garantia, nosso sumo sacerdote. Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre. Pela graça somos salvos.

 

O Santuário-Serviço-por-ML-Andreasen.pdf






Norway

FACEBOOK

Participe de nossa rede facebook.com/osreformadoresdasaude

Novidades, e respostas das perguntas de nossos colaboradores

Comments   2

BUSCADAVERDADE

Visite o nosso canal youtube.com/buscadaverdade e se INSCREVA agora mesmo! Lá temos uma diversidade de temas interessantes sobre: Saúde, Receitas Saudáveis, Benefícios dos Alimentos, Benefícios das Vitaminas e Sais Minerais... Dê uma olhadinha, você vai gostar! E não se esqueça, dê o seu like e se INSCREVA! Clique abaixo e vá direto ao canal!


Saiba Mais

  • Image Nutrição
    Vegetarianismo e a Vitamina B12
  • Image Receita
    Como preparar a Proteína Vegetal Texturizada
  • Image Arqueologia
    Livro de Enoque é um livro profético?
  • Image Profecia
    O que ocorrerá no Armagedom?

Tags

tag