Muito se comenta sobre o tema justificação pela fé. Mas para entendermos um pouco podemos observar a seguinte relato dito por Cristo.

Mateus 25:31 Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial.

Aqui Cristo cita que quando o Filho vier em glória, ele assentará no trono. E Cristo continua

Mateus 25:32 Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes.

Aqui temos que as nações serão separadas, como se separa os bodes das ovelhas.

Mateus 25:33 E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.

E assim as ovelhas ficarão a direita e os bodes a esquerda.

Mateus 25:34 Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: "Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.

Vejam que os que estiverem a direita entraram no Reino, sendo tais chamados benditos de meu Pai. Mas o que faz diferenciar os que estão a esquerda do que estão a direita?

Mateus 25:35 Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram;
Mateus 25:36 necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram".

Veja portanto que os que estavam a direita ajudaram ao próximo, mas vamos observar os versos seguintes.

Mateus 25:37 Então os justos lhe responderão: "Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?
Mateus 25:38 Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos?
Mateus 25:39 Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?"

Veja que tais fizeram obras de amor, mas não entendiam que tais obras eram para Cristo. Fizeram tais obras naturalmente, sem esperar de tais obras recompensa alguma. Cristo continua.

Mateus 25:40 O Rei responderá: "Digo-lhes a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram".

Veja que Cristo citou "Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer;", Cristo define um sistema de causa e efeito. No caso em que o homem para obter o favor divino deve ter naturalmente o gosto de fazer o bem.

Mas Cristo continua.

Mateus 25:41 Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: "Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos.
Mateus 25:42 Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber;
Mateus 25:43 fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram".
Mateus 25:44 Eles também responderão: "Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos?"

Veja portanto que o grupo a esquerda não estava acostumado a fazer o bem, e ajudar aos outros, e por essa falta de costume não receberam o favor divino. Assim Cristo continua.

Mateus 25:45 Ele responderá: "Digo-lhes a verdade: O que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo".
Mateus 25:46 "E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna".

Portanto as pessoas foram salvas por Cristo, pois este possui o poder para separar, e para decretar a salvação ou perdição, mas Cristo escolhe quem ele quer, e quem não quer que entre no Reino. Ou seja, o homem não tem a glória para poder entrar no Reino, Cristo possui a glória para que alguém entre no Reino, mas Cristo escolhe para o Reino aqueles que fizeram obras de amor para o próximo, no qual tais obras o homem não espere delas nenhuma recompensa, fazem por que querem fazer.

Enquanto que a salvação seja pela graça, Cristo tem a decisão de quem entra ou não entra no Reino, e neste relato Cristo escolhe para o Reino pessoas que fizeram o bem, por sentirem que isso era correto e não esperavam nada em troca.

 

 

 

Veja Mais dados Novos Conteúdos