Sobre o espírito da verdade
Para tal devemos entender o modo de escrever em grego ou hebraico tem a idéia de que de tal espírito sairia a verdade, ou seja não provem mentira.
Por exemplo Jesus diz
Joh 8:12 Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.
Bem então temos que Jesus é a luz do mundo, e só pode ser assim?
Jesus disse:
Mat 5:14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;
Então quando Jesus disse "vós sois a luz do mundo", é mentira pois a única luz do mundo e Jesus? Não Jesus disse que tanto Jesus, como os discípulos que disserem a verdade da palavra de Deus é a luz do mundo. Mas Jesus ainda disse mais.
Joh 9:5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.
Veja que enquanto Jesus estava no mundo ele é a luz do mundo. Portanto tentar obrigar que o termo verdade seja obrigatório para determinar Jesus é engano, a palavra verdade tem a ver com seu significado, ou seja dizer a verdade. Quando dizemos que jesus é a verdade, estamos dizendo que de sua boca sai verdade. Da mesma forma espírito da verdade, é o espírito que produz a verdade.
Vamos ver por exemplo o texto
Psa 31:5 Nas tuas mãos entrego o meu espírito; tu me remiste, ó Senhor, Deus da verdade.
Paralelamente temos
"Pai, nas Tuas mãos entrego o Meu espírito." Luc. 23:46.
Portanto temos que o Deus da verdade seja aquele que em si possua a verdade.
Jesus disse.
"Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim." João 14:6.
Mas cita
"Ninguém pode vir a Mim, se o Pai, que Me enviou, o não trouxer; e Eu o ressuscitarei no último dia." João 6:44.
Veja que o termo caminho é relativo, pois primeiro o Pai faz o caminho para chegar ao filho, e o Filho faz o cominho para chegar ao Pai. A substantivação única obrigatória de de um termo para uma pessoa não é a forma correta de usar os termos.
"Luz do mundo", "sal da terra", "verdade", e outros nunca devem ser substantivisados com idéia pessoal obrigatória. Todos aqueles que iluminam na verdade são luz do mundo, todos que mostram o contraste do certo e do errado são sal da terra, todos que falam a verdade estão sobre a verdade, seja relacionado a Cristo, ou relacionado ao conceito verdade.
Se substancializassemos teríamos no verso
Joh 16:13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade;
Não teria portanto o termo "a toda a verdade", pois se a verdade é substantivo e é Cristo, então teriámos "na verdade", tanto "na verdade", como "toda a verdade", esta ligado ao que se fala. A verdade.
Por exemplo, de quem estão falando no texto
"E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus." Apoc. 14:2-5.
Ora estamos falando dos salvos.
E de quem estamos falando no texto
E puseram a Sua sepultura com os ímpios, e com o rico na Sua morte; porquanto nunca fez injustiça, nem houve engano na Sua boca. Todavia, ao Senhor agradou moê-Lo, fazendo-O enfermar." Isa. 53:9 e 10.
Aqui falamos de Jesus. Portanto dizer que a palavra verdade seja referência restrita é um engano.
O termo "espírito da verdade" tem a ver com o espírito que fala a verdade. Se o espírito do Pai fala a verdade então é espírito da verdade, se o espírito de Cristo fala a verdade é espírito da verdade, se o espírito santo que se fez em forma de pomba prover verdade é espírito da verdade.
Portanto existe o chamado espírito do pai, espírito de cristo, espírito do homem, e espírito dos anjos, e o espírito santo. Existindo várias construções textuais, anular qualquer uma delas para retirar uma idéia é um erro. Por exemplo no batismo de jesus temos o filho na água, temos o Pai na voz, e temos o espírito santo, em forma de pomba. Idealizar que o espírito santo seja o Pai, ou o espírito santo seja o filho não conseguiria ser feito corretamente. Pode se dizer que o espírito santo está entre os dois, e que o Pai é espírito, ou seja composto de espírito, não é dito que o Pai é o espírito. Todos os homens e anjos possuem espírito, e tal parte os fazem consciêntes, e existe o espírito, que não esta no pai, e não esta no filho, e não esta nos homens, nem nos anjos, tal circula sem que vejamos e não saibamos onde se encontra.
O espírito que diz a verdade é o espírito da verdade, não sendo obrigatório que seja o espírito de Cristo, nem que seja o espírito do Pai, a única necessidade para que um espírito seja o espírito da verdade é que tal tenha a verdade em sí, e não estou substantivisando a palavra verdade.
Como Jesus usou outro, então é outro, pois se Jesus é a verdade, então é outro, veja que a substantivisação de Jesus é somente o reforço de que ele diga a verdade.

Veja Mais dados Novos Conteúdos