"E havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e aqueles a quem retiverdes lhes são retidos." João 20:22 e 23. O Espírito Santo não Se manifestara ainda plenamente; pois Cristo ainda não fora glorificado. A mais abundante comunicação do Espírito não se verificou senão depois da ascensão de Cristo. Enquanto não houvesse sido recebido, os discípulos não podiam cumprir a missão de pregar o evangelho ao mundo. Mas o Espírito foi agora dado para um fim especial. Antes de os discípulos poderem cumprir seus deveres oficiais em relação com a igreja, Cristo soprou sobre eles Seu Espírito. Estava-lhes confiando um santíssimo legado, e desejava impressioná-los com o fato de que, sem o Espírito Santo, não se podia realizar esta obra.

O Espírito Santo é o sopro da vida espiritual na alma. A comunicação do Espírito é a transmissão da vida de Cristo. Reveste o que O recebe com os atributos de Cristo. Unicamente os que são assim ensinados por Deus, os que possuem a operação interior do Espírito, e em cuja vida se manifesta a vida de Cristo, devem-se colocar como homens representativos, para servir em favor da igreja." DTN 805

Nestes texto vemos o revestimento "Reveste o que O recebe com os atributos de Cristo" vemos também uma ligação entre Cristo e Espírito, "O Espírito Santo não Se manifestara ainda plenamente;" "pois Cristo ainda não fora glorificado", note que Cristo não glorificado, espírito não manifesta plenamente, como se intrinsecamente estivessem ligados, pois "A mais abundante comunicação do Espírito não se verificou senão depois da ascensão de Cristo", vemos que "A comunicação do Espírito é a transmissão da vida de Cristo" notadamente o espírito em questão provem de Cristo e é transmitido a seus discípulos.

Antes de deixar os discípulos, Cristo "assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo". João 20:22. Depois disse: "Eis que sobre vós envio a promessa de Meu Pai." Luc. 24:49. Somente depois da ascensão, porém, foi o dom recebido em sua plenitude. Apenas quando os discípulos se renderam plenamente à Sua operação em fé e súplicas, foi derramado sobre eles o Espírito Santo. Então os bens do Céu foram concedidos aos seguidores de Cristo em sentido especial. "Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens." Efés. 4:8. "Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo" (Efés. 4:7), repartindo o Espírito particularmente "a cada um como quer". I Cor. 12:11. Estes dons já são nossos em Cristo, mas a posse real depende de nossa recepção do Espírito de Deus. PJ 328

Vemos que o espírito é "repartindo o Espírito particularmente "a cada um como quer"." Vemos aqui uma forama de renascimento em espírito "quando os discípulos se renderam plenamente à Sua operação em fé e súplicas"

"O relato declara: "Soprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo." João 20:22.

Jesus está esperando para soprar sobre todos os Seus discípulos, dando-lhes a inspiração de Seu Espírito santificador e transfundindo a vital influência de Si mesmo a Seu povo. Quer que eles compreendam que doravante não podem servir a dois senhores. Sua vida não pode ser dividida. Cristo tem de viver em Seus instrumentos humanos, e operar mediante suas faculdades e agir por meio de suas aptidões. A vontade deles precisa ser submetida a Sua vontade, e devem cooperar com Seu Espírito, para que não sejam mais eles que vivam, mas Cristo vivendo neles. Jesus procura inculcar-lhes o pensamento de que, ao dar Seu Santo Espírito, está-lhes concedendo a glória que o Pai Lhe deu, para que Ele e Seu povo sejam um em Deus. Devemos submeter nossa vida e vontade à vontade de Deus, sabendo que ela é santa, justa e boa. Signs of the Times, 3 de outubro de 1892." RP 26

Ao estudarmos sobre fôlego e espírito na lição 1 seção 4.1.1 vemos que fôlego transmitido é vida e espírito daquele que transmite, veja que ao Cristo soprar o espírito "Cristo tem de viver em Seus instrumentos humanos" que "devem cooperar com Seu Espírito" "ao dar Seu Santo Espírito" "está-lhes concedendo a glória que o Pai Lhe deu", veja que neste texto a "a glória que o Pai Lhe deu" é "Ele e Seu povo sejam um em Deus"

"Só Deus pode transformar-nos. Cristo soprou sobre os Seus discípulos e disse: "Recebei o Espírito Santo." João 20:22. Este é o grande dom do Céu. Por meio do Espírito, Cristo comunicou-lhes Sua própria santificação. Imbuiu-os do Seu poder, para que pudessem ganhar almas para o evangelho. Daí em diante, Cristo viveria através de suas faculdades e falaria através de suas palavras." RP 49

Veja que a santificação é "Por meio do Espírito, Cristo comunicou-lhes Sua própria santificação" assim "Cristo viveria através de suas faculdades e falaria através de suas palavras", tendo em vista o estudo na lição 1 seção 4.1.1 vemos que a transmição do fôlego envolve as características de quem transmite.

Veja Mais dados Novos Conteúdos