Aqueles judeus e gentios convertidos que acreditaram nas Boas Novas constituíram o primeiro corpo "regenerado" de um povo "chamado a ficar fora" por Deus para formar um organismo que a história denominou "igreja". Nas Escrituras Hebraicas, a "congregação" de Israel é chamada "haqahal"ou "q*"*hillah"( Ne 7:66 e Dt 33:4) .

Estas duas palavras são traduzidas na versão grega da Septuginta pelas palavras "synagoge"e "ekklesia". Da primeira palavra derivou "sinagoga"e mais tarde , "eclesiastico". Mas "ekklesia" significa uma pessoa "chamada a ficar fora", em assembléia.

Na linguagem do Novo Testamento , a palavra significa um povo, judeu ou gentio, "chamado a ficar fora" por Deus para formar o corpo do Messias com homens e mulheres regenerados.( Tt 3:3-7; Ef 1:22-23)

O corpo original de 3.000 Judeus e Gentios crentes no dia de Pentecoste cresceu numericamente muito rapidamente como resultado da volta dos peregrinos às suas terras e sinagogas onde eles difundiam as Boas Novas.

O Apóstolo Paulo encontrou Gentios em várias sinagogas que visitou na Ásia Menor, Europa e Grécia, como o livro de Atos registra. Ele também proclamava as mesmas Boas Novas.

O Espírito Santo continuou dar "dons" distintos aos crentes que eles não poderiam aprender ou adquirir em qualquer escola. Estes "dons" estão registrados em I Corintios , capítulo 12 ao 14 ,inclusive.

As congregações locais precisavam de líderes que possuíssem os dons. O Espírito Santo dava dons aos homens em cada assembléia - "apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres ", como registrado na carta de Paulo aos Efésios, capítulo 4.

Assim, a "ekklesia ou igreja" crescia - um organismo vivo demonstrando ao mundo uma nova espécie de ser humano.

Na prática, essas pessoas "regeneradas" demonstravam aquilo que fora dito no início ser "uma benção universal para toda a espécie humana".

O fruto do Espírito Santo na vida do crente produz : "amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio"(Gl 5:22-23)

Como nosso mundo precisa desesperadamente dessas virtudes - dessa qualidade de vida!

Uma vez que "Deus é amor"- eterno, Seu perfeito amor no coração do crente lança fora o medo( I Jo 4: 16-18). Sinceridade, veracidade e honestidade são vistas na carne-e-sangue ( I Co 5:8). Estas pessoas exibiam uma atitude de amor com os companheiros, e elas viviam para proteger a propriedade e o bem-estar de sua sociedade ( Fl 2:4). Quando alguém " recém-nascido" é tal pessoa, você não precisa trancá-lo em casa à noite!

Os crentes têm seus pecados esquecidos e seu interior limpado para sempre. Deus declara: "...Eu mesmo sou o que apago suas transgressões, por amor de Mim, e dos teus pecados não me lembro..torna-te para Mim, porque Eu te remi".(Is 43:25; 44:22).

Por 19 séculos, homens e mulheres têm recebido o perdão e o Espírito Santo e têm se tornado embaixadores do Messias ( II Co 5:20) em continentes e ilhas onde as trevas imperam, para falar aos seus semelhantes que "Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, paaraa que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna". ( Jo 3:16)

A civilização tem seguido a rota desses embaixadores. Homens emancipados têm tido lampejos como o Renascimento que tirou a espécie humana da Idade Média e período de Trevas; a Reforma do séc.16 pôs a única e inestimável Escritura Sagrada nas mãos dos indivíduos, e iluminou suas trevas.

Por Edward Daniel Brotsky

Veja Mais dados Novos Conteúdos