Qual é o Dia do Senhor

 "Porque o Filho do homem até do sábado é o Senhor." S. Mateus 12:8

"Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia;..." Isa 58:13 

"Eu fui arrebatado em Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta." Apocalipse 1:10

O Filho do Homem (Cristo Jesus, Unigênito do Pai, O Filho de Deus) é o Senhor do Sábado. O dia do Senhor é o sábado? O santo dia do Senhor é o sábado, e o Filho do homem é Senhor do Sábado. Assim o dia do Senhor gera a ideia de ser Sábado, mas o dia do Senhor é a volta do Senhor, que gera a ideia que a volta do Senhor ocorrerá em um sábado.

 

No dia santo do Senhor devemos seguir o que Cristo fazia.

Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados; Efésios 5:1

Eu e o Pai somos um. João 10:30

"E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o Seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler." S. Lucas 4:16. (Estudar a Bíblia)

 "À lícito fazer Bem aos Sábados". S. Mateus 12:12, (Ajudar aos outros, sem interesse)

 

Quando os homens disseram ter mudado o Sábado

O primeiro dia da semana, era dedicado ao culto do Sol, pelos antigos babilônios. Em 274, depois de Cristo, o imperador Aureliano adotou o culto do Sol como a religião oficial do Império Romano. O astro-rei, era o centro de adoração, a principal divindade. Ao culto do Sol - Sol Invicto, como lhe chamavam - foi dedicado o primeiro dia da semana, que por isso era chamado no Latim dies solis - dia do Sol. Ainda hoje este é o seu nome na língua inglesa (Sunday) e também na alemã ( Sonntag). Assim pela influência desses mestres, esse dia do paganismo pouco a pouco penetrou na cristandade para facilitar a "cristianização" dos pagãos.

Por um decreto do imperador Constantino baixado em 7 de março de 321 da nossa era, que dizia o seguinte: "Que os juízes e o povo das cidades, bem como os comerciantes repousem na venerável dia do Sol. Aos moradores dos campos, porém, conceda-se atender livre e desembaraçadamente aos cuidados da sua lavoura".

Cerca de 40 anos mais tarde, em 364, veio o decreto eclesiástico: a lei torna-se religiosa: "Os cristãos não devem judaízar, ou estar ociosos no sábado, mas trabalharão nesse dia; o dia do Senhor (domingo), entretanto, honrarão especialmente, e como cristãos não devem, se possível, fazer qualquer trabalho nele. Se, porém, forem achados judaizando, serão separados de Cristo". Cânon 29 do Concílio de Laodicéia.

Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo. Daniel 7:25

"À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva". Isaias 8:20

A proibição de observar o sábado significa que esse dia ainda era observado no quarto século.

    *O cardeal Gibbson, arcebispo de Baltimore e primaz da Igreja católica nos Estados Unidos, disse: "Podereis ler a Bíblia de Gênesis ao Apocalipse, e não encontrareis uma única linha que autoriza a santificação do domingo. As Escrituras ordenam a observância religiosa do sábado, dia que nós nunca santificamos" A Fé de Nossos Pais.(Faith of Our Fathers)  922 edição pág. 89.

    *O Dr. Augusto Neander, considerado o príncipe dos historiadores eclesiásticos, disse: "A festa do domingo, como todas as outras festividades, foi sempre uma ordenança simplesmente humana, e estava longe das cogitações dos apóstolos estabelecer a este respeito uma ordem divina". Church History pág. 186.
    *O Dr. Eduardo Hiscox, autor de "O Manual Batista", também assim se expressou: "Havia, e há um mandamento que manda santificar o sábado, mas esse sábado não era o domingo". New York Examiner, 16 de novembro de 1893.

    Podemos sem sombra de dúvida dizer que a guarda do domingo é uma tradição.

"Em vão Me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens. E disse-lhes ainda: jeitosamente rejeitais o preceito de Deus para guardares a vossa própria tradição". S Marcos 7:7-9.

"Pois qualquer que guardar toda lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos". S. Tiago 2:10.

 

O Sábado não foi feito para os Judeus.

"O sábado foi estabelecido por causa do homem e não o homem por causa do sábado". Marcos 2:27.

"Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera.." Gênesis 2:3,

"Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou."Exôdo 20:11

Deus Criou o Sábado muito antes de que Abrão (pai dos Hebreus) viesse a existir.O Sábado foi feito para o homem.

 

Quando foi instituído o Sábado

 Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército.
Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera.
Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera. Gên 2:1-3

O Sábado foi instituído na criação do mundo, sendo portanto o princípio mais antigo que se pode determinar, vemos que Deus o santificou desde a formação do mundo.

Santificar: "Tornar sagrado ou santo; separar para uso santo ou religioso." - Dicionário Webster. 

"O sábado foi estabelecido por causa do homem e não o homem por causa do sábado". Marcos 2:27.

O Sábado foi instituído para que o homem se lembra-se de seu Criador, foi colocado no ultimo dia da semana, para que fosse estabelecido a prioridade em atribuir a criação de todas as coisas, para Deus, a mudança desse dia acarretaria a modificação da importância de Deus, na obra da Criação. Poderia você posicionar a importância de Deus, abaixo da Luz, das estrelas, dos répteis, lógico que não.

 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Exo 20:8-10

Muitos dizem que a instituição do Sábado foi dado a Moisés, o próprio texto diz Lembra-te  portanto foi algo instituído muito antes de Moisés, foi posto como memorial da criação, nega-lo seria negar que Deus criou todas as coisas.

Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou. Exo 20:11

 

Deus importa-se com o Sábado

 

 Mas ao sexto dia colheram pão em dobro, dois gômeres para cada um; pelo que todos os principais da congregação vieram, e contaram-no a Moisés.
 E ele lhes disse: Isto é o que o Senhor tem dito: Amanhã é repouso, sábado santo ao Senhor; o que quiserdes assar ao forno, assai-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, ponde-o de lado para vós, guardando-o para amanhã.
 Guardaram-no, pois, até o dia seguinte, como Moisés tinha ordenado; e não cheirou mal, nem houve nele bicho algum.
 Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do Senhor; hoje não o achareis no campo.
 Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá.
 Mas aconteceu ao sétimo dia que saíram alguns do povo para o colher, e não o acharam.
 Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?
 Vede, visto que o Senhor vos deu o sábado, por isso ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; fique cada um no seu lugar, não saia ninguém do seu lugar no sétimo dia. Exô 16:22-29. 

 

Como devemos guardar o Sábado 

 

Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs;
então te deleitarás no Senhor, e eu te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse.Isa 58:13 e 14

 e tirando-o da cruz, envolveu-o num pano de linho, e pô-lo num sepulcro escavado em rocha, onde ninguém ainda havia sido posto.
 Era o dia da preparação, e ia começar o sábado.
 E as mulheres que tinham vindo com ele da Galiléia, seguindo a José, viram o sepulcro, e como o corpo foi ali depositado.
 Então voltaram e prepararam especiarias e ungüentos. E no sábado repousaram, conforme o mandamento. Lucas 23:53-56

Repousar significa dirigir-se a Deus, fazer o trabalho de Deus e buscar santificação

 mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.
 Porque Moisés, desde tempos antigos, tem em cada cidade homens que o preguem, e cada sábado é lido nas sinagogas. Atos15:20-21

Estudar a Palavra de Deus, é um dos grandes atos sabáticos

 Mas eles, passando de Perge, chegaram a Antioquia da Psídia; e entrando na sinagoga, no dia de sábado, sentaram-se.
 Depois da leitura da lei e dos profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer-lhes: Irmãos, se tendes alguma palavra de exortação ao povo, falai. Atos 13:14-15

Pois, os que habitam em Jerusalém e as suas autoridades, porquanto não conheceram a este Jesus, condenando-o, cumpriram as mesmas palavras dos profetas que se ouvem ler todos os sábados. Atos 13:27
 Quando iam saindo, rogavam que estas palavras lhes fossem repetidas no sábado seguinte. Atos 13:42

No sábado seguinte reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.Atos 13:44

 No sábado saímos portas afora para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar de oração e, sentados, falávamos às mulheres ali reunidas. Atos 16:13

Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga dos judeus.
Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e por três sábados discutiu com eles as Escrituras, Atos 17:1-2

 

O que Paulo fazia na semana.

 Depois disto Paulo partiu de Atenas e chegou a Corinto.
 E encontrando um judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que pouco antes viera da Itália, e Priscila, sua mulher (porque Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma), foi ter com eles,
 e, por ser do mesmo ofício, com eles morava, e juntos trabalhavam; pois eram, por ofício, fabricantes de tendas. Atos 18:1-3

O que Paulo fazia todos os Sábados
 Ele discutia todos os sábados na sinagoga, e persuadia a judeus e gregos. Atos 18:4

 

Veja Mais dados Novos Conteúdos