Muitas pessoas se questionam até quando dura a lei? A resposta é novamente uma pergunta. Que lei?

É importante portanto saber limitar os termos para poder entender todos os textos da bíblia, pois tem que se saber do que um texto fala, e o que o outro texto cita.

Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir2 . Portanto é citado que Jesus não veio destruir, mas o que seria destruir? O termo em grego3, refere-se a fazer cair, por abaixo, demolir. Assim a lei e os profetas Jesus não veio demolir, ou por abaixo e sim cumprir. E o que é cumprir? Cumprir vem da idéia do termo grego5 que define satisfazer, completar, elevar, como o termo não refere-se a termo, e não é uma forma substantivada, não tem a função de termino, o que confirma o texto2 , assim o termo cumprir5 não tem a idéia de finalizar.

Assim o termo cumprir5 esta relacionado em elevar a lei para uma nova faze. A lei era normalmente utilizada com pacto, de forma que normalmente a ação visível era marcado como cumprindo o pacto6. Neste caso as leis eram colocadas dentro da arca, e tais eram demonstradas por textos, e não por ação prática. Assim as formas de seguir envolvia em normas, e não em exemplos. Com o aparecimento do messias, as normas deixaram de ser vistas como texto, e começam a ser vista como exemplo. A lei como normas não se pode visualizar e tornar pessoal, com Jesus pode-se cumprir o verso7 8. Assim um homem pode observar o exemplo de Cristo e assim pelo exemplo a pessoa consegue sentir o que é seguir a lei. Assim existe a soma de duas formas de observação da lei, uma pelo conhecimento e outra pelo sentimento. Assim a lei é elevada a ponto do sentimento humano pelo exemplo de Cristo.

Assim a Lei e os profetas vão até Cristo para que Cristo inclua o fator sentimento ao conceito normativo da lei. Não que a lei tenha sido apagada, mas sim que ela tenha sido demonstrada para ser inscrita no coração. Os fundamentos de toda lei é amar a Deus sobre todas as coisas9 e o próximo como a ti mesmo10. Os dez mandamentos, escritos pelo dedo de Deus11, é um detalhamento parcial do fundamento 9 e 10, mas o fundamento de 9 e 10, é imitar a Deus12. As normas antes dos dez mandamentos esta baseada na imitação de Deus12.

Podemos detectar que os dez mandamentos é um desdobramento do imitar a Deus com o verso em Gênesis em que Deus santifica o sétimo dia13. Notamos que o fundamento principal é imitar a Deus12, então temos que os dez mandamentos para ser fundamentado na base de imitar12, tem que conter este fundamento de imitar, e podemos encontrar um exemplo de tal imitação no 4 mandamento dos dez mandamentos14. Assim temos a ponte de imitar a Deus12. Assim podemos notar que a base das leis antes dos dez mandamentos estava fundamentado no exemplo de Deus, entre eles temos como destaque o sábado13.

Vemos portanto que Jesus não veio destruir a lei e os profetas, mas veio cumpri-la, ou elevá-la de um contexto teórico para um conceito prático. Assim por exemplo para guardar o 4 mandamento, observa-se como Jesus guardava o sábado, e assim podemos ter a ação prática. E assim podemos ver que é lícito fazer bem aos sábados15, isso não anula a lei, apenas mostra na prática como ela deve ser seguida.

 

Referências

  1.  Mat_11:13 Pois todos os profetas e a lei profetizaram até João.
  2. Mat 5:17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.
    Mat 5:18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.
    Mat 5:19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
    Mat 5:20 Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
    Mat 5:21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, Quem matar será réu de juízo.
    Mat 5:22 Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno.
  3. G2647
    καταλύω
    kataluō
    kat-al-oo'-o
    From G2596 and G3089; to loosen down (disintegrate), that is, (by implication) to demolish (literally or figuratively); specifically (compare G2646) to halt for the night: - destroy, dissolve, be guest, lodge, come to nought, overthrow, throw down.
  4. Luk 16:16 A lei e os profetas vigoraram até João; desde então é anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem forceja por entrar nele. JFA
  5. G4137
    πληρόω
    plēroō
    play-ro'-o
    From G4134; to make replete, that is, (literally) to cram (a net), level up (a hollow), or (figuratively) to furnish (or imbue, diffuse, influence), satisfy, execute (an office), finish (a period or task), verify (or coincide with a prediction), etc.: - accomplish, X after, (be) complete, end, expire, fill (up), fulfil, (be, make) full (come), fully preach, perfect, supply.
  6. Deu_31:9 Moisés escreveu esta lei, e a entregou aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca do pacto do Senhor, e a todos os anciãos de Israel.
  7. Jer_31:33 Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
  8. Heb 8:10 Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo;
    Heb 8:11 e não ensinará cada um ao seu concidadão, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior.
  9. Deu_6:5 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.
    Mat_22:37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.
    Mar_12:30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças.
    Luk_10:27 Respondeu-lhe ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
  10. Lev_19:18 Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.
    Mat_19:19 honra a teu pai e a tua mãe; e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
    Mat_22:39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
    Mar_12:31 E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses.
  11. Exo_31:18 E deu a Moisés, quando acabou de falar com ele no monte Sinai, as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.
    Deu_9:10 E o Senhor me deu as duas tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus; e nelas estavam escritas todas aquelas palavras que o Senhor tinha falado convosco no monte, do meio do fogo, no dia da assembléia.
  12. Eph_5:1 Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados;
  13. Gen_2:2 Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera.
    Gen_2:3 Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera.
  14. Exo 20:8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
    Exo 20:9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
    Exo 20:10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.
    Exo 20:11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.
  15. Mat_12:12 Ora, quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é lícito fazer bem nos sábados.
Veja Mais dados Novos Conteúdos