Gen 2:3 Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera. (muitos cristãos tem leitura seletiva, fala que o sábado é de Israel, quando ele foi formado em Gênesis.)

As pessoas dizem que Jesus não cita os 4 primeiros mandamentos, mas podemos ver em Marcos

Mar 12:29 Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Mar 12:30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças.

E tal esta relacionado aos mandamentos de Deuteronômio

Deu 6:5 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.
E por conseguinte ligado ao sábado
Deu 5:12 Guarda o dia do sábado, para o santificar, como te ordenou o senhor teu Deus;
Deu 5:13 seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
Deu 5:14 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem assim como tu.

Vemos a importância do mandamento
Rom 16:26 mas agora manifesto e, por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus, eterno, dado a conhecer a todas as nações para obediência da fé;
Isso por que todos os mandamentos são importantes em igual modo. Dessa forma matar e não guardar o sábado tem o mesmo valor,

Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.
Tiago 2:10-11,

Deus fala qual dia é o sábado.

Gen_2:2 Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera.
Gen_2:3 Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera.

Alguns teólogos relatam sobre o sábado citado em Salmos

Albert Barnes' Notes on the Bible
Albert Barnes (1798-1870) Salmo 118:24
Regozijemo-nos e alegremo-nos nele - O salmista, e todos que se uniram a ele em suas ações de graças. Assim, o sábado cristão. É um dia de alegria - toda a alegria, e não tristeza. É um dia para ser feliz em; um dia de descanso; um dia, quando os cuidados e labutas da vida são suspensas; um dia, quando já não são perseguidos com as coisas que nos afligem no mundanismo da semana; um dia, quando pensamos em Deus, da redenção, da esperança, do céu. O sábado deve ser um dia de alegria e não de tristeza; seria o mais feliz de todos os dias para o povo cansado e cansado em toda parte, se eles observou-se corretamente. Em um mundo de labuta e sofrimento, é entre as mais ricas bênçãos de Deus para as pessoas; fortalece, refresca, e alegra o coração do homem oprimido e triste aqui; ele levanta a alma à contemplação alegre de que o sábado eterno onde pedágio cansativa e tristeza não haverá mais.

Matthew Henry’s Commentary on the Whole Bible
Matthew Henry (1662 - 1714) Salmos 118:24
O dever do sábado, o trabalho do dia em que está a ser feito no seu dia: Nós nos alegraremos e alegremo-nos nele, não apenas na instituição do dia, que há um tal dia marcado, mas na ocasião de que, de Cristo tornando-se a cabeça da esquina. Este devemos regozijar-nos tanto como a sua honra e nossa vantagem. Sábados devem ser regozijando dias, e então eles são para nós como os dias dos céus. Veja o que um bom mestre que servimos, que, tendo instituído um dia para o seu serviço, nomeia-o para ser gasto em santa alegria.

Na lei temos o por que Jesus necessitava morrer, de forma que Jesus morreu pelo pecado de Adão.

1Co_15:45 Assim também está escrito: O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente; o último Adão, espírito vivificante.

Jesus sempre definiu a necessidade da normas divinas.

 Isa 1:17 aprendei a fazer o bem; buscai a justiça, acabai com a opressão, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva.
Mat 23:23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.

Demarcando que o ato de seguir é um ato de amor.

Joh 14:21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
1Jn 5:3 Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos;
2Jn 1:6 E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, para que nele andeis.

Veja Mais dados Novos Conteúdos