Quando lemos o verso:
Mat_26:34 Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que esta noite, antes que o galo cante três vezes me negarás.

Podemos dizer que:

  • Pedro podia não negar a Cristo e Cristo se tornar um mentiroso
  • Se Pedro não negasse Jesus, Jesus teria violado o mandamento que diz, não dirás falso testemunho,
  • Se Jesus violasse um mandamento seria culpado de todos e assim seria pecador como qualquer homem
  • Se Jesus pecasse não poderia mais pagar o preço do pecado.
  • Poderia Pedro não negar e acabar com a salvação do mundo?
  • A salvação de todo mundo estava vinculada a que Pedro negasse a Jesus
  • Todos só estão salvos por que Jesus não é mentiroso
  • Pedro negou a Jesus 3 vezes. Não tivesse negado e todo mundo estaria perdido.

Portanto temos diversos fatores condicionantes, e todos eles funcionam em comum acordo. Assim como podemos analisar a questão? Pedro foi forçado por Deus a negar? Ou Pedro negou por que Deus o conhecia?

Um exemplo. Uma homem possui um filho e diz a ele para não comer dos doces que estão em um pote, e o pai deixa seu filho em casa e sai de carro com sua esposa. A esposa diz. - Você acha que nosso filho não vai comer os doces.

O pai diz: - Ele vai comer os doces eu conheço ele, mas ele vai comer o tanto que ele acha que nós não iremos notar. Se eu dissesse para comer um pouco ele comeria mais da metade do pote.

Ao voltar o filho tinha comido dos doces mas igual o que o pai tinha definido.

O Pai forçou o filho a comer os doces? ou o pai sabia o que o filho ia fazer?

Ora a lógica é que o pai conhecendo o filho sabia o que ele iria fazer.

Atualmente em pesquisas populacionais utilizamos inquéritos. Uma sumula de perguntas que procuram determinar normas ou costumes que um indivíduo ou população possui. Assim podemos prever o que ira acontecer com uma população. Existe dois ponderamentos acurácia e precisão. Acurácia é quanto perto do alvo eu acerto, e precisão é o quanto eu acerto em um mesmo local. Quando eu tenho acurácia e precisão, todos os meus tiros acertam o alvo. Assim é a pesquisa quando mais pessoas eu pesquiso maior é minha precisão, e quanto mais pergunta eu faço maior minha acurácia, se pudesse perguntar todas as perguntas para todas as pessoas, minha acurácia e precisão seriam perfeitos.

Tais conceitos são ciência pois o homem possui sistemas de viver que estão vinculados ao seu caráter. Não que o pesquisador controle o pesquisado, apenas ele conhece o pesquisado, e pode prever o que uma população ira fazer ou decidir. Os homens são assim, as pesquisas mostram que o homem possui vontades e posicionamentos que ele mesmo determina para si mesmo. Conhecê-lo só determina saber o que ele decidiu para si mesmo.

Assim Deus conhecendo o homem ele pode dizer antecipadamente o que o homem irá fazer e como irá fazer de acordo com a situação que este homem se encontrar. Por que Deus conhece o homem com acurácia e precisão infinitas.

Pedro utilizou de seu livre arbítrio? Sim ele utilizou. Ele disse que não negaria a Jesus e quando Jesus iria ser preso, Pedro não pensou em si, e cortou a orelha do soldado. Mas Jesus mostrou para Pedro que não era daquele modo. E Jesus colou a orelha de soldado. Pedro ficou desnorteado, não sabia o que pensar, sua mente definia que Jesus seria o novo Rei de Israel, mas não era assim. Nesse desnorteio Pedro e os discípulos fugiram, ora o que eles deveriam fazer? Jesus conhecendo a Pedro sabia o que Pedro iria decidir na ora que aquilo que esperava não seria o que iria ocorrer. E assim Pedro negou três vezes. Ocorresse isso no momento em que Cristo foi preso Pedro não negaria e poderia até brigar com quem fosse contra Jesus. Mas em outra situação Pedro negaria a Jesus como negou. Assim é o livre arbítrio de todos os seres, dependendo da situação uma pessoa pode pecar, dependendo da situação não.

Isso informa que o estar correto envolve luta pessoal e não achar que se sabe todas as coisas. Se alguém pensa que uma coisa vai ocorrer, pense também que não vai ocorrer e determine o melhor modo para as duas opções. Como diz o texto:

1Co 10:12 Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia.

Isso é o efeito de que cada um deva duvidar das coisas que possam ocorrer, e procurar que mesmo seus objetivos não sejam de acordo com que previa, tal ja ante-preveu a contrafação de sua imaginação e buscou meios corretos para quando seus ideais não puderam ser conseguidos. O primeiro fator de estar errado, é achar que indubitavelmente esteja certo. Definimos o texto que diz:

1Co 8:2 Se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber.
1Co 8:3 Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhececido dele.

Assim não se pode dizer que se sabe algo, deve se amar a Deus e buscar saber sempre. Pois se alguém acha que sabe, não sabe como convém saber.

1Ti 1:5 Mas o fim desta admoestação é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência, e de uma fé não fingida;
1Ti 1:6 das quais coisas alguns se desviaram, e se entregaram a discursos vãos,
1Ti 1:7 querendo ser doutores da lei, embora não entendam nem o que dizem nem o que com tanta confiança afirmam.
1Ti 1:8 Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente,

Assim o saber, é a busca de entender sem entretanto fixar que se sabe sem questionar o que se sabe.

Quando lemos o verso:

2Pe 1:10 Portanto, irmãos, procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.
2Pe 1:11 Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

A leitura do termo "procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição", temos a palavra fazer (σπουδάζω - spoudazō - spoo-dad'-zo), que define estar empenhado em. Isso define que a pessoa tem que estar lutando, e que uma parada ele pode cair. Assim vincula dois termos. Se lutar constantemente jamais tropeçará. A questão esta então no parâmetro não parar. Se o homem para ele pode tropeçar e não dizendo que tal pessoa não irá cair. É um condicionante entre não parar e não cair. Não define que a pessoa esta livre de pecar, diz que se não parar esta livre de pecar, parando peca.

Quando lemos "fazer firme a vossa vocação", o termo "vocação" é (κλῆσις - klēsis - klay'-sis), definindo o termo (chamado). Sendo chamado deve se fazer com firmeza o constância o que foi chamado a fazer. Se foi chamado para ser discípulo deve se fazer o que um discípulo deve fazer, isso envolve o ato de aplicar as ações de Cristo na vida. Quando o indivíduo deixa de olhar para Jesus em suas ações ele afunda. Assim esta vinculado observar e seguir, deixando de seguir peca. Assim 2 Pedro define dois posicionamentos, estar empenhado no que foi chamado a fazer, e assim não tropeçará, mas no momento que deixar o empenho que esta definido em "diligentemente fazer firme", que é o termo de conexão para "jamais tropeçareis", então se tropeça. Um termo condicionante não define posicionamento. Define encaminhamento, direção e não chegada.

Muitas pessoa definem que sabem o que são e o que Deus diz, mas o verso nos mostra o contrário.

Jer 17:9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?

É visto diversas mulheres dizerem que Deus escolhe tal homem para ser seu esposo para eternidade, quando tais quase sempre não tem nada a ver com a escolha divina, e fazem diversos pecados. A escolha divina é como escolheu Jó, ou Abrãao, ou João Batista. O homem não consegue saber, pois se ele achar que sabe recai no verso : 1Co 8:2 "Se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber.", Assim o homem não pode dizer sou eleito, visto não estar no Céu para ler e ver o que realmente esta se passando lá. Como o coração é enganoso, todo coração ira buscar dizer a si mesmo que sua decisão é justa. Isso não determina que sua decisão é justa. O arrependido malfeitor que estava ao lado da cruz de Cristo obteve a salvação, por considerar que não iria ser salvo. Os homens que ajudaram os pobres relatados no apocalipse não sabiam que iriam ser salvos por ajudar-los. Assim é a salvação, não conhecemos, nem sabemos as verdadeiras medidas de nosso coração, mas lutamos para chegar ao alvo, sem nunca julgarmos ter conseguido.

O homem é homem, que poderá apenas mudar seu modo de ver após ser glorificado. Todos querem achar que são salvos ou estão em uma posição especial, os Judeus e hebreus eram hábeis em dizer que eram especiais. Ora vemos o que ocorreu com eles ao crucificar a Jesus. Assim a Bíblia não nos coloca em posição nenhuma melhor do que ninguém. Consideremos todos iguais e somente Deus sabe quem somos. Quem ousa dizer que é examine novamente pois não sabe realmente como deveria saber.

Veja Mais dados Novos Conteúdos