1.4. Um texto sobre o Espírito de Profecia

Os livros do "Espírito de Profecia" e também os "Testemunhos", devem ser introduzidos em toda família observadora do sábado; e os irmãos devem conhecer-lhes o valor e ser impelidos a lê-los. Não foi o plano mais sábio reduzir tanto o preço desses livros, e ter em cada igreja somente uma coleção deles. Devem figurar na biblioteca de cada família, e ser lidos e relidos. Coloquem-se onde possam ser lidos por muitas pessoas. TSv2 291

Aqui diz os livros do "Espírito de Profecia" que era um compêndio de alguns livros relacionados a história desde o princípio até o fim dos tempos, isso não diz que Ellen é o Espírito de Profecia. João escreveu o livro de Apocalipse (revelação) e João não é a revelação, João é João, recebeu a revelação e escreveu, da mesma forma Ellen escreveu os livros e o nome de um lívro é meramente um título, Moisés escreveu, Genesis, Exodo, Levíticos, Numeros, Deuteronomio, e Jó, e Moisés é Moisés.

1.5. Ellen arrogou para si o título de Espírito de Profecia.

Ellen jamais arrogou para si este título, e sim que recebia instruções deste Espírito que é o testemunho de Jesus, tal determinação não foi estipulada para que se desse a ela.

1.6. Erros doutrinários do site adventistas.ws.

Ennis cita o seguinte:

 

 

 

Vemos que o "testemunho de Jesus" é o Espírito de profecia e não Jesus. e mais Ennis acrescenta em parênteses (a questão da ou de) profecia isso esta correto? Lembre-se do original grego pneuma thv profhteiav (espírito ___ profecia), o que se encontra entre eles é da ou de? No dicionário de grego temos:

G3588
ho / he? / to
Thayer Definition:
1) the definite article, "the" in its masculine, feminine or neuter gender
2) the demonstrative pronoun
Examples:
"this"
"that"
"these"
Vemos que o artigo pode ser da ou de ou como segunda tradução usando (este esta este), o termo na versão inglesa King James determina "spirit of prophecy", e na Young's Literal Translation "spirit of the prophecy", levando o caso que a palavra (thv) pode ser incluida da ou de, portanto Ennis esta errado em determinar um "da" "do" "de" para o texto quando é aceito ambas.

Novamente se vê a incapacidade de Ennis a analisar conceitos bíblicos e sua cegueira quando busca apenas o ataque, despresando uma análise livre de paixões e tecnica bíblica.

Após este estudo foi encontrado no site adventistas.ws a seguinte colocação:

¨Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia" sendo a confirmação de Apoc. 2:7: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz í s igrejas". (em referência a fiel testemunha, Jesus Cristo)
Portanto: O "Espírito da Profecia" é a fiel testemunha Jesus Cristo, referido em Apoc. 2:7 (não Ellen White)

Veja que agora Ennis cita que "O "Espírito da Profecia" é a fiel testemunha Jesus Cristo", agora a questão é o texto diz isso? O texto diz "o testemunho de Jesus é o espírito da profecia", e não ""Espírito da Profecia" é a fiel testemunha Jesus Cristo". Veja que os movimentos utilizam do mesmo subterfúgio que condenam. Ou seja os movimentos condenam que a IASD construa ideologias baseadas em textos da mesma forma que foi construido a ideia que Jesus Cristo é o Espírito de Profecia, quando o texto cita que é o "o testemunho de Jesus é o espírito da profecia", sendo que testemunho é diferente de testemunha, testemunho é uma ação de testemunhar, e testemunha é a pessoa que da testemunho.

Em média os movimentos dissidentes atuais se formaram contra a doutrina da trindade, utilizando o texto "Daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do Céu, nem o Filho, mas unicamente Meu Pai." Mat. 24:36, definindo que Cristo não é como o "único Deus", pois não sabe o dia da volta do filho do homem, que só o pai sabe. Se aceitar que "O "Espírito da Profecia" é a fiel testemunha Jesus Cristo", que é apenas uma elocubração mental do site do Ennis, teriam que aceitar que o filho sabe da sua volta pois se Cristo é "Espírito da Profecia", e profecia significa conhecimento do futuro profético, logo Cristo deveria saber de sua volta, o que se poem de acordo com os conceitos trinitarianos da IASD que tanto os movimentos condenam.

Tais movimentos pregam textos que determinam uma separação de poderes entre o Pai e o Filho e utilizam o texto abaixo determinando:

Joh 5:30 Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. Joh 5:31 Se eu der testemunho de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro. Joh 5:32 Outro é quem dá testemunho de mim; e sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.

No site Adventistas.ws iguala ""Espírito da Profecia" é a fiel testemunha Jesus Cristo", a bíblia diz que "Se eu der testemunho de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro.", se "o testemunho de Jesus é o espírito da profecia", logo ou o testemunho de Cristo "não é verdadeiro", ou o testemunho de Cristo é "Outro é quem dá testemunho de mim", "o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro". Após esta análise devido ao site ser anti-trinitariano, vai ver que se tornou trinitariano como a IASD, por determinar a assertiva que "Espírito da Profecia" é a fiel testemunha Jesus Cristo", e não usar somente o termo "o testemunho de Jesus é o espírito da profecia", caindo sobre o texto:

"Toda Palavra de Deus é pura; Escudo é para os que confiam nEle. Nada acrescentes í s Suas palavras, Para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso." Prov. 30:5 e 6.

Veja portanto que o próprio movimento que se diz anti-trinitariano se torna trinitariano, pelo simples ato de querer condenar.

Portanto os movimentos se segam pela busca do ataque, formando ambiguidades doutrinárias.

O leitor pode se perguntar, se o correto é o sentido trinitariano ou não trinitariano, neste estudo não estamos a analisar tais conceitos, apenas examinar nos movimentos dissidentes, a forma de trabalho semelhante aquelas que eles condenam na IASD, demonstrando que a separação não traz lucro devido a se tornarem semelhantes, ao que condenam.

Notas:

1. Apocalipse 19:10 Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia. Versão: Português: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada
2. Apocalipse 19:10 Aí eu me ajoelhei aos pés do anjo para adorá-lo, mas ele me disse: - Não faça isso! Pois eu sou servo de Deus, assim como são você e os seus irmãos que continuam fiéis à verdade revelada por Jesus. Adore a Deus! Pois a verdade revelada por Jesus é a mensagem que o Espírito entrega aos profetas. Versão: Português: Nova Tradução na Linguagem de Hoje
3.Apocalipse 19:10 Então me lancei a seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: Olha, não faças tal: sou conservo teu e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia. Versão: Português: João Ferreira de Almeida Atualizada
4. Apocalipse 19:10 Então caí aos seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: “Não faça isso! Sou servo como você e como os seus irmãos que se mantêm fiéis ao testemunho[34] de Jesus. Adore a Deus! O testemunho de Jesus é o espírito de profecia”. Versão: Português: Nova Versão Internacional
5.10 (WH)
kai epesa emprosyen twn podwn autou proskunhsai autw kai legei moi ora mh sundoulov sou eimi kai twn adelfwn sou twn econtwn thn marturian ihsou tw yew proskunhson h gar marturia ihsou estin to pneuma thv profhteiav .

6.10 And I fell at his feet to worship him. And he said unto me, See thou do it not: I am thy fellowservant, and of thy brethren that have the testimony of Jesus: worship God: for the testimony of Jesus is the spirit of prophecy (KNJ)

7.10 and I fell before his feet, to bow before him, and he saith to me, `See -- not! fellow servant of thee am I, and of thy brethren, those having the testimony of Jesus; bow before God, for the testimony of Jesus is the spirit of the prophecy.`  Young's Literal Translation

 

8.

9.G3588
ο / η / τό
ho / hē / to
Thayer Definition:
1) the definite article, “the” in its masculine, feminine or neuter gender
2) the demonstrative pronoun
Examples:
“this”
“that”
“these”

10. ¨Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia" sendo a confirmação de Apoc. 2:7: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas". (em referência a fiel testemunha, Jesus Cristo)
Portanto: O "Espírito da Profecia" é a fiel testemunha Jesus Cristo, referido em Apoc. 2:7 (não Ellen White).

11."Daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do Céu, nem o Filho, mas unicamente Meu Pai." Mat. 24:36.

12.1Ti 1:17 Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.
13.Joh 5:30 Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. Joh 5:31 Se eu der testemunho de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro. Joh 5:32 Outro é quem dá testemunho de mim; e sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.

14."Toda Palavra de Deus é pura; Escudo é para os que confiam nEle. Nada acrescentes às Suas palavras, Para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso." Prov. 30:5 e 6.

15.

16.Joh 10:37 Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis.
Joh 10:38 Mas se as faço, embora não me creiais a mim, crede nas obras; para que entendais e saibais que o Pai está em mim e eu no Pai.
17.

 

 

Veja Mais dados Novos Conteúdos