Mensagens aos Jovens


    Quando Cristo ascendeu ao Pai, não deixou os Seus seguidores sem auxílio. O Espírito Santo, como Seu representante, e os anjos celestiais, como espíritos ministradores, são enviados para ajudar os que, contra forças superiores, militam a boa milícia da fé. Lembrai-vos sempre de que Jesus é vosso ajudador. Ninguém compreende tão bem como Ele as vossas peculiaridades de caráter. Vigia sobre vós e, se estiverdes dispostos a ser guiados por Ele, lançará ao vosso redor influências para o bem que vos habilitarão a cumprir toda a Sua vontade a vosso respeito.
    Nesta vida estamos a preparar-nos para a futura. Logo será passada uma grande revista, na qual todos que procuram aperfeiçoar o caráter cristão, deverão subsistir à prova das perscrutadoras perguntas de Deus: Deste um exemplo que outros pudessem seguir com segurança? Vigiaste pelas almas como quem deve dar conta? Os anjos celestiais interessam-se na juventude; e estão intensamente desejosos de que resistais à prova e que a vós se dirijam as palavras de aprovação: "Bem está, servo bom e fiel. ... Entra no gozo do teu Senhor." Mat. 25:21.
    Lembre-se a juventude de que deve formar aqui o caráter para a eternidade, e de que Deus dela requer que faça o melhor possível. Vigiem os mais velhos em experiência sobre os mais jovens; e, quando os virem tentados, tomem-nos à parte e orem com eles e por eles. O Senhor deseja que reconheçamos o grande sacrifício de Cristo por nós, mostrando interesse na salvação daqueles a quem veio salvar. Se a juventude buscar a Cristo, Ele tornará eficazes seus esforços. The Youth's Instructor, 21 de novembro de 1911.

 

I. O Propósito de Deus Para com a Juventude: Consagrar a Deus a força de sua Juventude (introdução)

     Para que a obra possa avançar em todos os ramos, Deus pede vigor, zelo e coragem próprios dos jovens. Ele escolheu a juventude para ajudar no progresso de Sua causa. Planejar com clareza de espírito e executar com mãos valorosas, exige energias novas e sãs.
    Os jovens, homens e mulheres, são convidados a consagrar a Deus a força de sua juventude, a fim de que, pelo exercício de suas faculdades, mediante vivacidade de pensamento e vigor de ação, possam glorificá-Lo, e levar salvação a seus semelhantes. Obreiros Evangélicos, pág. 67.
 

 

    Os jovens devem ter idéias amplas e planos sábios, para poderem tirar o maior proveito de suas oportunidades e apanhar a inspiração e a coragem que animaram os apóstolos. Diz João: "Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno." I João 2:14. Elevada norma é apresentada perante a juventude, e Deus a convida a entrar em serviço real para Ele. Jovens de coração sincero, que se deleitam em ser alunos na escola de Cristo, podem fazer grande obra pelo Mestre, se tão-somente derem ouvidos à ordem do Capitão, ao ressoar ela ao longo das fileiras até ao nosso tempo: "Portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos." I Cor. 16:13.
    Deveis ser homens que andem humildemente com Deus, que estejam perante Ele na varonilidade que vos deu, livres de impureza e de toda a contaminação da sensualidade que corrompe este século. Deveis ser homens que desprezem toda falsidade e impiedade, ousem ser verdadeiros e valorosos, elevando o ensangüentado estandarte do Príncipe Emanuel.    Vossos talentos aumentarão à medida que os usardes para o Mestre, e serão avaliados como preciosos por Aquele que os comprou por preço infinito. Não vos assenteis nem negligencieis fazer qualquer coisa, simplesmente porque não podeis realizar algum grande feito, mas executai, com perfeição e energia, tudo quanto vossas mãos encontrarem por fazer. ...
 

   
    Levai a luz aonde quer que fordes; mostrai que tendes força de propósito, que não sois pessoas indecisas, facilmente dominadas por maus companheiros. Não estejais prontos para anuir às sugestões dos que desonram a Deus, mas antes procurai reformar, reaver e salvar almas do mal.
    Recorrei à oração, persuadi com mansidão e humildade de espírito aos que se opõem. Uma alma salva do erro e levada sob o estandarte de Cristo, causará alegria no Céu e colocará uma estrela em vossa coroa de honra. Uma pessoa salva levará, por sua piedosa influência, outras ao conhecimento da salvação, e assim a obra se multiplicará, e só as revelações do dia do juízo tornarão manifesta a extensão da mesma.
    Não hesiteis em trabalhar pelo Senhor, por pensardes que pouco podeis fazer. Fazei com fidelidade o vosso pouco; pois Deus cooperará com vossos esforços. Ele escreverá vosso nome no livro da vida, como o de uma pessoa digna de entrar no gozo do Senhor. Supliquemos-Lhe fervorosamente que sejam suscitados obreiros, pois os campos estão brancos para a ceifa; a seara é grande, mas poucos os ceifeiros. ...
 

 


    Tenho profundo interesse na juventude, e desejo grandemente vê-la lutando para aperfeiçoar o caráter cristão e procurando, pelo estudo diligente e fervorosa oração, adquirir o preparo necessário para o serviço aceitável na causa de Deus. Anelo vê-los ajudando-se uns aos outros a alcançar um plano mais elevado de experiência cristã.
Cristo veio para ensinar à família humana o caminho da salvação, e tão claro tornou este caminho que uma criancinha nele pode andar. Ele ordena aos Seus discípulos que prossigam em conhecer ao Senhor; e, ao seguirem diariamente Sua guia aprendam que Sua saída será como a alva.
    Já vistes o nascer do Sol, e os efeitos do gradual alvorecer do dia sobre terra e céu. Pouco a pouco aumenta a claridade, até aparecer o Sol; então a luz se torna constantemente mais forte e mais clara, até atingir a glória plena do meio-dia. É esta uma linda ilustração do que Deus deseja fazer por Seus filhos, no aperfeiçoamento da vida cristã. Ao andarmos dia a dia na luz que nos manda, em voluntária obediência a todos os Seus reclamos, nossa experiência cresce e alarga-se até alcançarmos a estatura completa de homens e mulheres em Cristo Jesus.
    A juventude precisa sempre conservar diante de si a conduta seguida por Cristo, a qual era a cada passo um procedimento vitorioso. Cristo não veio à Terra como rei para governar nações. Veio como homem humilde, para ser tentado, para vencer a tentação e para prosseguir, como nós o precisamos fazer, em conhecer ao Senhor. No estudo de Sua vida aprenderemos quanto Deus, por meio dEle, fará em favor de Seus filhos. E aprenderemos que, por maiores que sejam nossas provações, não poderão exceder o que Cristo suportou para podermos conhecer o caminho, a verdade e a vida. Por uma vida de conformidade com Seu exemplo, devemos mostrar nossa apreciação de Seu sacrifício em nosso favor.
    A juventude foi comprada por preço infinito, pelo próprio sangue do Filho de Deus. Considerai o sacrifício do Pai ao permitir que Seu Filho fizesse esse sacrifício. Considerai o que Cristo renunciou ao deixar as cortes do Céu e o trono real, a fim de dar a vida em sacrifício diário pelos homens. Ele sofreu ignomínia e injúrias. Suportou todos os insultos e escárnios que homens ímpios sobre Ele puderam acumular. E, ao ser consumado Seu ministério terrestre, sofreu a morte de cruz. Considerai Seus sofrimentos na cruz - os cravos pregados nas mãos e nos pés, a zombaria e os insultos dos que viera salvar, o ocultamente do rosto do Pai. Mas foi por meio de tudo isso que Cristo tornou possível, a todos quantos o quiserem, possuir a vida que se compara com a de Deus.

Veja Mais dados Novos Conteúdos