A carta de Phillipe Hotman Hotman, continua e desta vez encontramos a seguinte questão, no qual ele cita um tipo de erro de Guilherme sobre o seguinte tema. Podemos ler alguns artigos que são 1, 2.

mas o fato de que sua mensagem contradizia frontalmente em sua essência com uma importante mensagem de Jesus Cristo: "Vigiai, pois não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir". Mateus 25:13
E também Mateus 24:36, onde é afirmado que "somente Deus" sabe quando será este dia.
Guilherme Miller afirmava saber quando será a volta de Jesus e foi esse aspecto de sua mensagem que atraiu tantos seguidores.

Vamos agora examinar o verso de Mateus 25:13, e Mateus 24:36

Mateus 25:13 Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora!
Mateus 24:36 Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai

Vamos dizer que Deus diga o dia e a hora atualmente, os versos 25:13, 24:36 seriam falso? De forma nenhuma, pois os versos estão determinados no presente e não no futuro. Então não é justificável o argumento de PHH. Vamos imaginar na idéia de PHH, então quando Jesus voltar terá automaticamente que fazer as pessoas esquecerem tal dia, ou seja o verso esta em referencia ao momento em que foi pronunciado, e até o momento em que Deus não deseje dizer o dia e a hora. Agora vamos imaginar o momento um pouco antes de Jesus vir a terra, então Jesus não poderia saber que viria, e de repente fosse pego de surpresa estando na terra, e mesmo assim teria que desconhecer em que momento ele estava na terra. E mais seria proibido Deus falar a Jesus o dia e a hora que viria. Esse pensamento de PHH não procede.

Portanto enquanto seja fato que não se sabia o dia e a hora na época de Jesus, não se pode dizer que Jesus, ou algum outro ser não saiba do dia e a hora da volta de Jesus.

À verdade que na época de Miller algumas profecias podiam ter seu cumprimento comprovado pelos fatos históricos ocorridos, mas havia algumas outras que seguramente não haviam ocorrido e os milleritas também sabiam disso. Um exemplo claro é a profecia de Jesus de que o evangelho teria de ser pregado em todo mundo antes de Seu retorno: "E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho de todas as nações, e então virá o fim". Mat. 24:14
Naquela época, vários países africanos e asiáticos nunca tinham recebido nenhuma mensagem do evangelho e isso era do conhecimento da comunidade cristã (por isso, os missionários saíam pelo mundo).

Primeiramente devemos entender que profecias são fundamentos interpretativos, e devemos entender que sobre o que disse Jesus sobre o futuro e sua volta tudo tinha ocorrido, ficava a idéia do evangelho pregado em todo mundo. Mas que evangelho seria esse? E como seria o todo mundo? Por exemplo em todos os países do globo as escolas em seus colégios falam do cristianismo. Ou seja em todo mundo quando tal pessoa vai para o colégio ele vai saber sobre o cristianismo. Ora quando é o início da necessidade da pregação do evangelho, crianças de 1, 2 ... 15 anos, maioridade de 18, ou 21. Então sabendo que conhecer o ponto histórico do Cristianismo, tem-se a informação sobre as crenças do Cristianismo. Ou seja é muito difícil dizer quando aconteceu ou quando não aconteceu de o evangelho ser pregado em todo mundo. Vejamos por exemplo o texto.

Colossenses 1:23 Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.

Neste verso diz que o evangelho "foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu", fica-se portanto difícil saber o que Deus determina, evangelho a todo mundo. Ou seja nos colégios dos países asiáticos e africanos se ensinava sobre a história do cristianismo. Veja que na época de Jesus os etíopes sabiam sobre Jesus. Mas quando chega no final do plano de Deus ninguém pode dizer quando finaliza, logo a justificativa de PHH não procede.

Depois PHH tenta descrever alguns textos de Ellen dizendo que tais não procedem como correto, vamos analisar.

"Assim como João Batista anunciou o primeiro advento de Jesus e preparou o caminho de Sua vinda, Guilherme Miller e os que a ele se uniram proclamaram o segundo advento do Filho de Deus." Early Writings, p. 229-249 EGW compara a Missão de Guilherme Miller à de João Batista.

Aqui temos que João Batista pregava que Jesus era o messias, mas esperava que fosse rei. Ou seja mesmo sendo uma pregação correta, João Batista tinha certas dúvidas.

Luk 7:19 E João, chamando a dois deles, enviou-os ao Senhor para perguntar-lhe: Às tu aquele que havia de vir, ou havemos de esperar outro?

Assim também Guilherme Miller pregou sobre 2300 tardes e manhãs e sobre o santuário, mas estava equivocado sobre o que fosse "purificação do santuário", da mesma forma que Jesus é o messias e não deveria ser o rei de Israel físico naquela época.

"Deus dirigiu a mente de Guilherme Miller para as profecias e concedeu-lhe grande luz sobre o livro de Apocalipse". "Anjos de Deus repetidamente visitaram aquele escolhido [Miller], para guiar sua mente e abrir ao seu entendimento profecias que sempre foram obscuras para o povo de Deus". Early Writings, p. 229-249 EGW afirma que Deus dirigiu Miller em sua compreensão da profecia e anjos deram-lhe assistência nisso.

E Ellen White estava certa, pois também Deus abriu os olhos de Pedro.

Mat 16:16 Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
Mat 16:17 Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.

Mas seus olhos ainda permaneciam obscurecidos, mesmo com Cristo ao seu lado.

Mat 16:22 E Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Tenha Deus compaixão de ti, Senhor; isso de modo nenhum te acontecerá.
Mat 16:23 Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não estás pensando nas coisas que são de Deus, mas sim nas que são dos homens.

Logo as afirmações de Ellen são corretas, pois enquanto Deus possa revelar muitas coisas, todas as coisas não são reveladas, ou seja dizer "abrir ao seu entendimento profecias que sempre foram obscuras para o povo de Deus" não quer dizer que tudo foi revelado, apenas que coisas, e não todas as coisas obscuras foram reveladas.

"Vi que Deus estava na proclamação do tempo...." EGW diz que Deus estava por detrás do estabelecimento da data equivocada.

Aqui PHH deixa um texto ambíguo, ele diz "Deus estava por detrás do estabelecimento da data equivocada", detrás significa dar a data, ou estar observando? Pois Deus não deu a data, mas Deus estava observando. Vamos imaginar assim. Deus falou para Abrão sair de sua parentela, e Abraão foi, assim Abraão teve que passear por vários lugares, batalhar em guerras, sofrer provas, encarar povos libidinosos, e ainda solicitar o seu único filho depois de mandar o filho da serva embora, e ainda não permaneceu na terra prometida. Deixou com que Esaú filho contrário aos caminhos do Senhor nascesse primeiro, e o filho que Deus tinha prazer, Jacó, este nasceu após, e assim Jacó teve que passar por várias provas, até depois de muito sofrimento regressar. Deus concedeu a José do Egito, muitas visões que atiçaram a ira de seus irmão que venderam a José como escravo. Lá José sofreu terrivelmente por ser fiel a Deus, mas Deus concedeu que se tornasse governador. José trouxe seus irmão e seu povo para o Egito, povo idólatra e escravista. Por estarem no Egito o povo de Israel se tornou escravo e idólatra, poucos conservaram a pureza de sua fé. Poderia listar muito mais coisas, mas a pergunta é: Deus estava por detrás de todas as provas que o povo passou em todos os tempos. A resposta é sim.

"Foi Seu desígnio despertar o povo e levá-lo a um ponto de prova, no qual se decidiriam pela verdade ou contra ela." Para EGW o estabelecimento da data equivocada era uma "verdade" pela qual Deus iria provar o Seu povo.

Aqui PHH se engana, a verdade não era a data, e sim a mensagem do primeiro anjo. A verdade envolvida não era a volta de Cristo, mas "entendimento profecias que sempre foram obscuras para o povo de Deus", essa era a verdade que foi renegada na época de Ellen e é renegada até os dias de hoje. Envolvem o Ritual do Santuário celestial, as análises dos livros de Daniel e Apocalipse. Grandemente os dissidentes da IASD se fixam na questão da data, quando a questão é muito mais ampla e abrangente, mas como naquele tempo tais estudos requerem muito tempo e cuidado de análise. Assim com PHH fica preso a questão da data, quando Ellen estava falando da verdade das profecias.

 

 

 

1.
10.13.3.55. A Mensagem do Primeiro Anjo
2.
10.13.3.56. A Mensagem do Segundo Anjo

Veja Mais dados Novos Conteúdos