Origens

Muitos pensam que o ritual do santuário surgiu na época de Moises, relacionando com as tábuas, e leis cerimoniais.

Mas esse Ritual é muito mais antigo, vem desde a queda do homem, quando foi instituído o sacrifício do cordeiro (Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, Gênesis 4:4)

 

 

Passos para o sacrifício

Podemos agrupar em fases os caminhos para o oferecimento de um cordeiro.

 

1 - Primeiro esta no salário que tem o pecado, necessitando de uma expiação do pecado (Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23), representando que Cristo que recebe nossos pecados.

 

2 - Deve se oferecer o cordeiro sem mácula ou seja perfeito, e sem manchas. (O cordeiro, ou cabrito, será sem defeito, macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras, Êxodo 12:5), pois Cristo o Cordeiro de Deus, seria oferecido sem mácula (No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29)

 

3 - Passagem dos pecados do homem, para o cordeiro (para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças. Mateus 8:17)

 

4 - O Sangue do cordeiro , representa a purificação dos pecados, ocorrendo a remissão dos pecados. (e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção.
Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santifica os contaminados, quanto à purificação da carne,
quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo? Hebreus 9:12 à 14

E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. Hebreus 9:22)

 

5 - Cristo é o Cordeiro, o resto são sombras para lembrança do homem que viria o Cordeiro de Deus (que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo. Colossenses 2:17) Notadamente vemos que tudo que se analisa no tabernáculo terrestre é uma representação do que há nos Céus.

 

 

Modo de Sacrifício (inicial e correta)

 

Era construído um altar de pedras, colocado a lenha. Após isso era colocado a mão sobre a cabeça do cordeiro, como sombra da real passagem ocorrida na cruz. Após isso em tristeza pelo pecado cometido, e conseqüência dele, que no caso era a morte de um animal inocente, (que era sombra de Cristo morto inocente). então era morto o cordeiro, e colocado no altar do holocausto, enquanto o cordeiro era queimado, aquele que ofereceu permanecia em oração, para fazer um novo pacto com Deus, para não pecar mais.

O Altar de pedra era deixado, representando que Deus perdoou os pecados de um homem, e que ali Deus esteve.

Todas as coisas eram repletas de significado,e de sentimento, se o sacrifício for mecanizado sem sentimento, de nada significaria (O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Salmos 51:17

Pois misericórdia quero, e não sacrifícios; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. Oséias 6:6) como ocorreu com Israel (De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes.
Quando vindes para comparecerdes perante mim, quem requereu de vós isto, que viésseis pisar os meus átrios?
Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação. As luas novas, os sábados, e a convocação de assembléias ... não posso suportar a iniqüidade e o ajuntamento solene!
As vossas luas novas, e as vossas festas fixas, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer.
Quando estenderdes as vossas mãos, esconderei de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei; porque as vossas mãos estão cheias de sangue.
Lavai-vos, purificai-vos; tirai de diante dos meus olhos a maldade dos vossos atos; cessai de fazer o mal;
aprendei a fazer o bem; buscai a justiça, acabai com a opressão, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva.
Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã.
Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o bem desta terra;
mas se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; pois a boca do Senhor o disse. Isaías 1:11 à 20

Portanto mais importante que o sacrifício estava em fazer Boas Obras, mas se o sacrifício for feito corretamente ele por si mesmo tende a fazer com que a pessoa não peque, pela dor que a pessoa sente por seu pecado e a sua conseqüência, com isso tende a auxiliar o crescimento do amor a outros.

Mas se o sacrifício for sem sentimento nobre, ele torna o o homem sanguinário, mau e sádico.

Nota-se que o ritual é todo cheio de importância e significado.

 

Veja Mais dados Novos Conteúdos