1João 2:15 "Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele."
O que é amar o mundo? Amar o mundo não é buscar com que as pessoas se transformem na semelhança de Cristo. Amar o mundo é realmente o contrário.

Mas as pessoas que estão ligados ao mundo quase sempre não consegue distinguir que se fez amigo do mundo.

"O mundo é o principal inimigo da religião. As forças satânicas estão constantemente em ação em todo o mundo, e os que são professos cristãos, e todavia associados com o mundo em íntima comunhão, são de tal maneira um em espírito, alvos e princípios de ação, que não podem discernir entre o que serve a Deus e o que serve ao mundo." Testemunho para Ministros e obreiros evangélicos 270

O que é estar associado ao mundo? Associar com o mundo é se alegrar com as alegrias do mundo. "Não ameis o mundo, nem o que há no mundo". Essa é a regra. Muitos podem ironicamente dizer: Eu amo a beleza da praia, por isso eu amo o mundo? Ora lógico que não, a natureza é obra celestial, de criação divina. Mas a concupiscência da carne em observar e desejar os homens e mulheres seminus que se encontram na praia isso sim é amar o mundo.

Amar o mundo corresponde amar o seu time, e ficar feliz quando ele vence, ora não esta escrito "Não ameis o mundo, nem o que há no mundo". Ora as regras do jogo são criação divina? Os atos violentos que são gerados pela competição e as conversas que humilham uns aos outros é do Céu? Lógico que não.

Quem ama a roupa que você veste? "Não ameis o mundo, nem o que há no mundo", ou você veste a roupa apenas pelo seu conforto, e decência? E quem se preocupa com a moda?

"Foi o adversário de todo o bem que instigou à invenção das sempre mutáveis modas. Coisa alguma deseja ele tanto como ocasionar a Deus pesar e desonra mediante a miséria e a ruína dos seres humanos. Um dos meios por que ele o consegue mais eficazmente são as invenções da moda, que enfraquecem o corpo da mesma maneira que debilitam a mente e amesquinham a alma." Ciência do bom viver 291

Não devemos amar nada que esta no mundo. Seja carros, casas, dinheiro e muitas outras coisas. Tais coisas devem ser apenas ferramentas para que possamos utilizá-las para as obras divinas. Aquele que não ama o mundo não utilizará coisas que sejam luxuosas e sim coisas que sejam práticas para o obra de Deus.

1João 2:16 "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo."

"A conformidade aos costumes mundanos converte a igreja ao mundo; jamais converte o mundo a Cristo." Grande Conflito 509

E isto é um dos grandes problemas das igrejas atuais, pois as pessoas estão em "conformidade aos costumes mundanos", vestem como o mundo veste, fala como o mundo fala, passeia onde o mundo passeia, e vive como o mundo vive. Tais pessoas dizem ser cristãos mas seus costumes são os mesmos do mundo. Assim "converte a igreja ao mundo", por isso os batismos são poucos, e quase sempre a evasão de membros é altíssima. Isso ocorre pois "jamais converte o mundo a Cristo.", por causa da "conformidade aos costumes mundanos". Faça o teste e ouça uma pessoa do mundo, e veja se quando na conversa de amigos a pessoa fala ou não como o mundo fala?

1Jn 4:5 Eles são do mundo, por isso falam como quem é do mundo, e o mundo os ouve.
"Por parte de muitos, misturam-se a fé e os princípios religiosos com os costumes do mundo e suas práticas, e rara é a religião pura e incontaminada. " Medicina e Salvação 67

À profético que as pessoas não mais desejarão ouvir palavras que os mostre a verdade como diz

"2Tiago 4:3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, "

Mas os que são de Deus amam a repreensão pois desejam se moldar aos costumes celestiais, pois aqueles que são de Deus, recebem a mensagem:

"1Pedro 2:5 vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo. "

Aquele que é de Deus anda conforme o exemplo dos que são de Deus. Muitos tem vergonha quando alguém diz "você é crente?" por causa da roupa que estão vestido. E outros jamais são vistos pelos outros como crentes, pois suas roupas são semelhantes ao que o mundo veste.

"Heb 12:1 Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, "

O verdadeiro cristão, é diferente. Se existe uma roupa que testemunhe que alguém é cristão, essa roupa é que deve ser usada. Se existem palavras que demonstrem que uma pessoa é cristã, essas palavras é que devem ser usadas. Se existe alimentos que demonstram que uma pessoa é cristã, então estes alimentos devem ser comidos. Deve o cristão ser um "forasteiro em terra estranha", de forma que as pessoas olhem e notem que o servo de Deus, segue os costumes da sua pátria celestial. E não dos costumes do mundo, e não fazem amizade com o mundo.

Tiago 4:4 "Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus."

Veja Mais dados Novos Conteúdos