3.10.10.5. Questionamentos sobre ofertas pelo pecado na vida moderna

É importante lêr assunto relacionado sobre ofertas pelo pecado, entre eles é importante ler o artigo 3.10.10.4., nele pode se encontrar que, Todo tipo de culto, entre eles o ato de não cometer pecados, ou testemunhar o exemplo de Cristo em nós é um "culto racional", e que todo "culto racional", é uma "oferta pelo pecado".

Em http://www.adventistas-bereanos.com.br/2008dezembro/aofertapelopecadodeegw.htm, encontrou uma página contendo vários textos dos Testemunhos de Ellen que trata sobre "culto racional", no ato de oferecer ofertas para a pregação do evangelho. O ato de dar sustento a pregação do evangelho é um "culto racional", relacionando a informar ao próximo da morte de Cristo, e a porta de salvação para ele aberta. Foi posto em anexo o texto na integra para análise.

Em tal página encontramos: 

Indulgências era a venda de perdão pelos pecados cometidos no passado e os que poderiam vir a cometer e de objetos que prometiam o perdão dos pecados.

 

Para que foi posto o termo de indulgência, se todos os textos de Ellen estão relacionados a oferecer ofertas de gratidão ao morrer com Cristo? Vemos os seguintes pedaços nos textos de Ellen "Em retribuição Ele quer que homens e mulheres demonstrem sua gratidão," ou "Por Sua vez espera que homens e mulheres mostrem sua gratidão", "Ide ao Senhor com coração transbordante de graças pelas misericórdias passadas e presentes, e manifestai vossa apreciação da liberalidade de Deus".

Portanto um fator de oferta para o avançamento da obra esta relacionada ao "culto racional", em conseguinte uma "oferta pelo pecado", e não uma indulgência, logo o texto de indulgência esta posto com o objetivo errôneo, de supor que os textos de Ellen refiram a indulgências, essa suposição existe pelo mero sentido de tal texto estar colocado, e não ter definido o por quê de tal texto.

Quando um homem inclui um texto sem explicá-lo nem ligá-lo está analisando um pretexto, e tentando induzir o leitor a uma visão que ele mesmo não pode ligar, pois não há sentido a existência do termo indulgência ao termo de dar ofertas para o avaçamento da obra de pregação do evangelho.

Tais fatores envolvem os preconceituosos de que Ellen esteja errada em suas análises bíblicas, que ocorrem depois de que tais homens saiam de uma comunidade adventista e comecem a renegar passo a passo de sua fé. Negam primeiro a igreja, depois os Escritos de Ellen, e por conseguinte o Ritual do Santuário, e assim o decaimento de princípios básicos de santificação são postos a mercê de idéias variáveis e não fixas, violando por conseguinte o regime alimentar, os princípios de vestimentas, e a diferenciação dos costumes do mundo, após o sábado já não ser mais guardado corretamente e muitos outros fatores que faz lentamente descer a escada da santificação.

Se for possível para um homem não pecar mais, aí portanto não mais necessitará oferecer ofertas do pecado, ou seja, um homem se arrepende, oferece um "culto racional", no princípio de "oferta pelo pecado", se não mais pecar logo não mais existe "oferta pelo pecado", mas como o homem acaba pecando, novamente deve oferecer "culto racional", no princípio de "oferta pelo pecado", sendo o cordeiro uma forma de direcionar a Cristo, um "culto racional" também direcionado a Cristo, tanto o ritual anterior a Cristo como o posterior nunca deixam de declarar que a "oferta pelo pecado" é Cristo, mas sim que o homem deve participar em "culto racional", como "oferta pelo pecado" quando "morremos com Cristo", pois Cristo morreu uma vez mas nós "estamos sempre entregues à morte", até que todos não pequemos mais, como Cristo o fez.

Atualmente sites que já conhecem os artigos anteriormente espostos e nunca tiveram coragem de responder analiticamente, vem citar que alguns textos de Ellen White são contra a bí­blia.

Vamos analisar cada um dos textos.

"é Deus quem abençoa os homens dando-lhes bens, e faz isto para que eles possam contribuir para o avançamento de Sua causa. Ele envia o sol e a chuva. Faz florescer a vegetação. Dá saúde e habilidade para se adquirirem meios. Todas as nossas bênçãos são recebidas de Sua mão generosa. Em retribuição Ele quer que homens e mulheres demonstrem sua gratidão, devolvendo-Lhe uma parte em dí­zimos e ofertas - em ofertas de ação de graças, em ofertas pelo pecado e ofertas voluntárias. Se o dinheiro entrasse para a tesouraria de acordo com este plano divinamente recomendado - a décima parte do que ganhamos e as ofertas liberais - haveria abundância para o avançamento do trabalho do Senhor." (Atos dos apóstolos capitulo 07 parágrafo 15).

Anteriormente observamos em 3.10.10.4. que todo culto racional é uma oferta pelo pecado, logicamente tanto no velho testamento quanto no novo testamento, tais ofertas são um demonstrativo de agradecimento a Deus pela oferta que viria no velho testamento, quanto a que ja veio no novo testamento. Nem no antigo testamento, nem no novo, nenhuma oferta pelo pecado apagaria o pecado cometido.

Sabendo que o ato de ofertar dádivas a Deus é um culto racional, temos que portanto sabendo que todo "culto racional", é uma "oferta pelo pecado", logo ofertar dizimos e ofertas é uma "oferta pelo pecado".

"O único meio ordenado por Deus para o avançamento de Sua causa, visa abençoar os homens com posses. Ele dá-lhes sol e chuva; faz florir a vegetação; dá saúde e habilidade para adquirir meios. Todas as nossas bênçãos vêm de Suas mãos generosas. Por Sua vez espera que homens e mulheres mostrem sua gratidão, devolvendo-Lhe uma parte em dí­zimos e ofertas - ofertas de gratidão, ofertas voluntárias e ofertas pelo pecado. " (Testimonies, pág. 150) e (Conselhos sobre escola sabatina)

Sabemos que a demonstração de gratidão desde tempos antigos esta em oferecer dádivas a Deus, sendo este uma forma de culto raciona, logo é natural que a nossa demonstração de gratidão atravez de dí­zimos e ofertas é uma oferta pelo pecado.

"Segundo a importância concedida, será a soma requerida. Quanto maior o capital confiado, tanto maior a dádiva que Deus requer Lhe seja devolvida. Caso um cristão possua dez ou vinte mil dólares, os direitos de Deus sobre ele são imperativos no sentido de dar, não somente a proporção relativa ao sistema do dí­zimo, mas de apresentar-Lhe as ofertas pelo pecado e as ofertas de gratidão". (Testemunhos Seletos, vol. 1, págs. 545 e 546).

Como a gratidão deve ser percentual as benção, e muito mais em relação aos que possuem muitos bens e são mais tentados a cobiça, ganância e outros, é envolvido percentualmente as dádivas em relação ao mordomo, e como ofertar é um culto racional, tal é uma oferta pelo pecado

"Ide ao Senhor com coração transbordante de graças pelas misericórdias passadas e presentes, e manifestai vossa apreciação da liberalidade de Deus levando-Lhe vossas ofertas de gratidão, ofertas voluntárias e ofertas pelo pecado" . (Review and Herald, 4 de janeiro de 1881).

Novamente vemos que ofertas pelo pecado é um culto racional, que tem também a função de ofertar a Deus. Portanto vemos que Ellen não esta contrária as escrituras.

 

 
     
Veja Mais dados Novos Conteúdos