O tempo? Devemos dedicar todo nosso tempo a Deus? A resposta é sim. Mas então como podemos ganhar nosso sustento? Jesus trabalhava com José e ganhava o seu sustento. Quer dizer que Jesus não dedicava seu tempo a Deus? Logicamente Jesus dedicava todo seu tempo a Deus.

Jesus era carpinteiro, e um carpinteiro sabe a diferença entre fazer uma cadeira apenas para ganhar dinheiro, e a cadeira que é feita com cuidado e carinho. E assim diz o verso.

Eph 6:6 não servindo somente à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus,
Eph 6:7 servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.

Ora com este verso temos que é possível trabalhar, e ganhar o sustento e ainda sim estar trabalhando para Deus. Se alguém trabalha mas a obra do seu trabalho não é em obediência aos homens e sim em obediência a Deus, tal homem está trabalhando para Deus.

Daniel trabalhava na corte do Rei Nabucodonosor, e quando trabalhava via-se nele um servo de Deus, e onde estava sem abrir a boca as pessoas já sabiam que era um servo de Deus.

Primeira regra do tempo é

Fazei as coisas como se estivesse fazendo a Deus, e não aos homens.

Muitas pessoas colocam sua confiança na riqueza e isto se torna um problema para o tempo.

Mat 6:24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a mamon.

Mamon é uma palavra de origem dos caldeus, e representa a personificação da riqueza. Quando homem coloca sua confiança no dinheiro, então neste momento o seu deus é Mamom, pois tal pessoa pensa que só poderá ter as coisas se tiver dinheiro. Logo Deus não existe, o que existe é o dinheiro que eu ganho, assim Mamom é uma armadilha de muitos cristãos que dizem que confiam em Deus, mas dentro deles o que eles confiam é no dinheiro que está nos seus bolsos. Assim aqueles que adoram a este deus lentamente vão diminuindo o tempo para buscar ao Deus do céu para dedicar a Mamom. À simples notar os adoradores de Mamom. Se uma pessoa acorda de madrugada para trabalhar mas acorda tarde para a Escola Sabatina, ou tarde para estudar as Escrituras, ou atrasado na igreja, tal pessoa adora a Mamon, pois Mamon é mais importante do que encontrar com Deus.

Se uma pessoa fica horas e horas trabalhando em um serviço durante 5 dias, mas na hora de ouvir algumas horas de culto ele se cansa, então Mamom é mais importante do que Deus.

Se uma pessoa se preocupa em fazer o trabalho da empresa corretamente, estudando e se preocupando em não fazer errado, e quando vai faz um serviço na igreja faz de qualquer jeito então tal pessoa é adoradora de Mamon e não de Deus.

Segunda regra do tempo

Dedique seu tempo de adoração a Deus e não a Mamom

1Th 5:17 Orai sem cessar.

Como que vou orar sem cessar? Assim não vou poder fazer mais nada além de orar? Ora não é necessário ficar de joelhos para orar, nem é necessário fechar os olhos para orar. Deus vê o coração, ele sabe quando alguém quer falar com ele. Ora andando é possível falar com Deus, dizendo por exemplo "Que dia bonito Senhor". Trabalhando pode se orar com Deus dizendo "Me ajude para fazer tudo direito". Ora é possível ficar com Deus o dia todo, conversando como um amigo. E assim jamais a pessoa sentirá que está sozinho.

Terceira regra do tempo

Converse com Deus todo tempo.

 

A saúde também é um sistema de cuidado com o tempo, por exemplo imagine que um fumante em suas ações de não cuidado com seu corpo faz com que tenha menos anos de vida, e assim perca por exemplo 20 anos. Ora seriam 20 anos a menos de testemunhos sobre as escrituras. Logo cuidar da saúde é um ponto importante para não perder o tempo que dedicamos a Deus.

Imagine umja pessoa que coma mais do que devia na hora do almoço, e assim tenha sono e canseira pois ter comido demais, ora assim tal pessoa perdeu um tempo precioso para pregar o evangelho, e se sempre faz assim somando todas as horas em que sua glutonaria atrapalhou o seu serviço, constam na má administração de seu tempo.

Veja que o cuidado com a saúde é uma ação de mordomia do tempo. Cuide de sua saúde, cuide do que se coma, e também da quantidade da comida que se necessite.

Com saúde ganhamos tempo

Imagine duas pessoas, uma tenha estudado engenharia civíl, e tenha aplicado o que aprendeu, e outro não tenha estudado nada. Coloque ambos para construirem uma casa, qual a casa que irá ser constuida mais rápido.

O que estudou, comprou materiais de cimento armado, e também alugou maquinários para agilizar o serviço, enquanto que o que não estudou esta fazendo a constução do modo normal, e assim demorou o tempo comum. O que estudou construiu em muitas vezes menos tempo que o que não estudou.

Portanto quando buscamos estudar, e aprimorar nossas aptidoes, então ganhamos tempo, e algumas vezes coisas que poderiam demorar anos para se fazer, podem se fazer em minutos. Certa vez um homem queria colocar a bíblia para que os homens pudessem pesquizar, mas demoraria anos para separa versículo por versículo e organiza-los. Mas um outro homem criou um programa que automaticamente separava os versículos, e em três dias a bíblia estava toda separada.

Portanto o aprendizado pode optimizar o seviço que você tem, estudar nunca é um tempo perdido.

Com conhecimento conseguimos ganhar muito tempo.

Somos mordomo do tempo, Deus nos deu o tempo, o que fazemos com o nosso tempo mostra o que faríamos na eternidade. A eternidade é o tempo sem fim, vivemos nessa terra meros 100 anos ou menos. Deus quer observar o que faríamos se ele nos desse toda eternidade. Pense que no tempo que Deus te Deus ele quer ver se faríamos boas coisas com a eternidade, ou se a eternidade em nossas mãos seria apenas perda de tempo. Portanto não perca seu tempo nesta terra, ganhe tempo para que Deus possa lhe dar toda a eternidade, e nesta etenidade você poderá ser feliz, pois o tempo para você é precioso, e prá Deus também.

Veja Mais dados Novos Conteúdos