3.1. O chamado de Judas

"Enquanto Jesus estava preparando os discípulos para sua ordenação, um que não fora chamado se esforçou para ser contado entre eles. Foi Judas Iscariotes, que professava ser seguidor de Cristo. Adiantou-se então, solicitando um lugar nesse círculo mais íntimo de discípulos. Com grande veemência e aparente sinceridade, declarou: "Senhor, seguir-Te-ei para onde quer que fores." Jesus nem o repeliu, nem o acolheu com mostras de agrado, mas proferiu apenas as tristes palavras: "As raposas têm covis, e as aves do céu ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar". DTN 293

Vemos neste texto que Judas não foi escolhido por Cristo, como cita "um que não fora chamado" e sim se Judas "se esforçou para ser contado entre eles", e Judas "Adiantou-se então, solicitando um lugar nesse círculo mais íntimo de discípulos", Judas solicitou, e não foi Cristo que o chamou, como fez com os onze, e mais Cristo "nem o acolheu com mostras de agrado", e "nem o repeliu".

No texto abaixo vemos que os onze queriam a Judas mas Cristo não se alegrava com isso.

"Os discí­pulos estavam ansiosos por que Judas fosse contado entre eles. Tinha imponente aparência, era dotado de perspicácia e habilidade executiva, e eles o recomendaram a Jesus como pessoa que Lhe seria de grande utilidade na obra. Surpreenderam-se de que o recebesse tão friamente." DTN 294

Vemos que "Os discí­pulos estavam ansiosos por que Judas fosse contado entre eles", e Jesus recebeu a Judas de uma forma diferente "Surpreenderam-se de que o recebesse tão friamente".

Judas foi incluí­do com os doze por causa dos onze.

"Os discí­pulos tinham ficado muito decepcionados de que Jesus não houvesse buscado obter a cooperação dos guias de Israel. Achavam que era erro não consolidar Sua causa com o apoio desses homens de influência. Houvesse Ele repelido a Judas, e teriam, em seu í­ntimo, posto em dúvida a sabedoria do Mestre. A história posterior de Judas revelar-lhes-ia o perigo de permitir qualquer consideração mundana influir no julgar a capacidade de homens para a obra de Deus. A cooperação de homens como os que os discí­pulos estavam ansiosos por conseguir teria entregue a obra nas mãos dos piores inimigos."DTN

Vemos que se Cristo tivesse repelido a Judas os discí­pulos "teriam, em seu í­ntimo, posto em dúvida a sabedoria do Mestre", e este julgamento dos discí­pulos mostra "o perigo de permitir qualquer consideração mundana influir no julgar a capacidade de homens para a obra de Deus", notadamente por causa dos discí­pulos Cristo não pode repelir a Judas por amor aos discí­pulos, e não por uma escolha de que Judas seria uma benção para a causa.

Portanto concluimos que Judas foi o único discí­pulo que Cristo teve que aceitar e não que ele o escolheu como fez com os onze.

Prezado Irmão

Noto que estamos a debater a palavra "querer", tal palavra pode ter vertentes diversas, em suma o irmão escreveu "Quando um texto do Espí­rito de Profecia, chocar com um texsto bí­blico, opte sempre pelo texto bí­blico", isso deve ser inaceitável, ou Ellen é uma falsa profeta ou o texto é falso, só a possibilidade dessa existência deve fazer o que considera que os testemunhos se choca com a bí­blia deve se indignar a buscar o porque e não apenas "opte sempre pelo texto bí­blico", é como aceitar que a mentira deve estar junto com a verdade, e que de Deus pode vir a mentira e a verdade, visto que Ellen diz "Não escrevo um artigo sequer, na revista, expressando meras idéias minhas. São o que Deus me revelou em visão - os preciosos raios de luz que brilham do trono. Testimonies, vol. 5, pág. 67, 1882. TSV2", consideraremos então que do trono vem palavras contrárias ao compêndio da Bí­blia?

O problema se encontra na ação de interpretar palavras, pois quando Cristo diz Lázaro dorme, dormir não representa apenas o ato de dormir e levantar dia após dia, e fermento dos fariseus, não envolve somente o pão que os fariseus vendiam.

A palavra querer, escolher, também tem funções diversas, visto que querer envolver um complemento, pois quem quer quer para alguma coisa, e o ato de determinar qual coisa que é necessário saber. Se lermos

Dan 4:17 Esta sentença é por decreto dos vigias, e por mandado dos santos; a fim de que conheçam os viventes que o Altí­ssimo tem domí­nio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer, e até o mais humilde dos homens constitui sobre eles.

Veja que esta escrito "e o dá a quem quer", Nero foi um imperador e dominou um perí­odo da história matando milhares de cristãos, seguindo o texto de Daniel temos que Deus "dá a quem quer", e portanto deu o dominio a Nero para matar cristãos visto que "o Altí­ssimo tem domí­nio sobre o reino dos homens".

E se lermos :

Isa 46:10 que anuncio o fim desde o princí­pio, e desde a antigüidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu propósio subsistirá, e farei toda a minha vontade;

Veja que Deus faz a sua vontade e lemos:

Luk 22:42 dizendo: Pai, se queres afasta de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.
Mat 26:39 E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possí­vel, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.

Nestes textos podemos ver que Cristo não queria passar pelo cálice, mas Deus quiz que ele passasse, ora Deus tinha prazer no sofrimento de Cristo, lógico que não, mas não havia outro meio de salvar o homem a não ser por este modo, e desta forma Deus quiz que Cristo passasse pelo cálice, tal não era um ato de querer por gosto, mas por necessidade, ou seja para que o homem seja salvo Deus quiz que Cristo morresse, a palavrar querer pode ter este funcionamento na bí­blia, Deus quer uma coisa pois é necessário, mas se não houvesse pecado não precisaria Cristo morrer.

Da mesma forma vemos no Desejado de Todas as Nações "Houvesse Ele repelido a Judas, e teriam, em seu í­ntimo, posto em dúvida a sabedoria do Mestre", desta mesma forma Cristo escolheu a Judas por que se não o fizesse os discí­pulos " em seu í­ntimo, posto em dúvida a sabedoria do Mestre", por isso Cristo não repeliu a Judas, ora a palavra escolher, determinar, querer, envolve necessidades.

O irmão disse "Até porque ninguém se faz discí­pulo de Cristo, somo chamados, a aceitar ou não, depende de nós e não ao contrário." veja que uma coisa é ser discí­pulo de Cristo outra coisa é fazer parte dos doze, os doze são os lí­deres das doze tribos, o nome de cada um dos doze estão nas doze portas da cidade santa, por mais que queiramos, estas cadeira estão cativas para os doze, podemos ser discí­pulos de Cristo, mas jamais fazer parte dos doze.

Se considerarmos que Cristo chamou a Judas para que ele fosse discí­pulo como os onze determinarí­amos que Cristo não conhece o futuro de Judas, ou que Cristo desejaria que não se cumprisse as profecias, ora se Cristo conhece o futuro e sabe das profecias logo a escolha de Judas envolve o texto abaixo:

Joao 17:12 Enquanto eu estava com eles, eu os guardava no teu nome que me deste; e os conservei, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.

O irmão cita os textos:

Mar 3:13 Depois subiu ao monte, e chamou a si os que ele mesmo queria; e vieram a ele.
Mar 3:14 Então designou doze para que estivessem com ele, e os mandasse a pregar;
Mar 3:15 e para que tivessem autoridade de expulsar os demônios.
Mar 3:16 Designou, pois, os doze, a saber:

Em Mar 3:13 diz "chamou a si os que ele mesmo queria", e em 14 diz "Então designou doze", o termo chamar não envolve que tenha chamado somente doze, chamou a vários como cita em Lucas :

Luk 6:12 Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar; e passou a noite toda em oração a Deus.
Luk 6:13 Depois do amanhecer, chamou seus discí­pulos, e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos:

Havia vários discí­pulos alem dos doze:

Luk 10:1 Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir.

Aqui nete texto vemos setenta discí­pulos, que não eram os doze, mas designou doze, como creio nos testemunhos creio que a desiquinação de Judas ocorreu porque se Cristo "Houvesse Ele repelido a Judas, e teriam, em seu í­ntimo, posto em dúvida a sabedoria do Mestre", os doze foram escolhidos por Deus antes mesmo do nascimento do ventre de suas mães, mas a Judas estava a profecia, ao qual diz

Mat 26:24 Em verdade o Filho do homem vai, conforme está escrito a seu respeito; mas ai daquele por quem o Filho do homem é traido! bom seria para esse homem se não houvera nascido.
Mar 14:21 Pois o Filho do homem vai, conforme está escrito a seu respeito; mas ai daquele por quem o Filho do homem é traí­do! bom seria para esse homem se não houvera nascido.

Cristo conhecia o futuro e sabia que Judas não estaria nas mansões celestiais como pedra da cidade santa, veja o texto:

Considerai a tocante cena. Vede a Majestade do Céu tendo em torno os doze por Ele escolhidos. Logo os separará para a obra que lhes destinou. Por meio desses débeis instrumentos, mediante Sua Palavra e Espí­rito, Ele Se propõe colocar a salvação ao alcance de todos. AA 18 SC 7

Cita "Logo os separará para a obra que lhes destinou", sabendo que "nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura", Joao 17:12.

Sim Cristo escolheu a Judas da mesma forma que Deus escolheu dar codornises para o povo de Israel no deserto, e eles "Num 11:33 Quando a carne ainda estava entre os seus dentes, antes que fosse mastigada, acendeu-se a ira do Senhor contra o povo, e feriu o Senhor ao povo com uma praga, mui grande. ", ora não foi Deus que deu a carne para o povo. Deus tambem deu rei para Israel "1Sa 8:22 Disse o Senhor a Samuel: Dá ouvidos à sua voz, e constitui-lhes rei. ", e foi ungido a Saul como rei mas tal coisa não era para o bem visto que o rei surgiu pela dureza do coração de Israel "1Sa 8:7 Disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não é a ti que têm rejeitado, porém a mim, para que eu não reine sobre eles."

Ora se perguntasse, quem colocou a Saul com rei de Israel, a resposta é clara foi Deus, mas por que isso ocorreu, ocorreu por causa da dureza do coração de Israel, e Deus disse um monte de coisas ruins que ia acontecer por causa de ter um rei, logo o mal de ter um rei foi a consequência do povo querer um rei.

Da mesma forma Cristo escolheu a Judas mas por que Cristo escolheu a Judas escolheu por que "Houvesse Ele repelido a Judas, e teriam, em seu í­ntimo, posto em dúvida a sabedoria do Mestre", tanto a bí­blia como os testemunhos unem-se e demonstram a história de sua forma completa.

Os testemunhos ainda citam que "A história posterior de Judas revelar-lhes-ia o perigo de permitir qualquer consideração mundana influir no julgar a capacidade de homens para a obra de Deus. ", os dí­scipulos que desejavam que Judas fizesse parte dos doze, e Cristo escolheu a Judas para ensinar aos onze "o perigo de permitir qualquer consideração mundana influir no julgar a capacidade de homens para a obra de Deus", pois os discí­pulos queria a Judas pois

"Os discí­pulos estavam ansiosos por que Judas fosse contado entre eles. Tinha imponente aparência, era dotado de perspicácia e habilidade executiva, e eles o recomendaram a Jesus como pessoa que Lhe seria de grande utilidade na obra." DTN 294

Cristo sempre chegava a seus discí­pulos e os chamava Judas foi recomendação dos discí­pulos "eles o recomendaram a Jesus como pessoa que Lhe seria de grande utilidade na obra", e Cristo escolheu a Judas para que "A história posterior de Judas revelar-lhes-ia o perigo de permitir qualquer consideração mundana influir no julgar a capacidade de homens para a obra de Deus."

Apenas quero mostrar ao irmão que a escolha de Judas ocorreu de forma diferente, dos onze, pois foi os dí­scipulos que tiveram que aprender "o perigo de permitir qualquer consideração mundana influir no julgar", ou pensa o irmão que Cristo que teve que aprender esta lição.

Portanto Cristo escolheu a Judas como Deus escolheu a Saul, eu preferia não ter Saul como rei pois prefiro Deus como meu rei mas Deus disse "porém a mim, para que eu não reine sobre eles", por isso Deus escolheu a Saul, que foi terrí­vel para Israel, da mesma forma os discí­pulos "e teriam, em seu í­ntimo, posto em dúvida a sabedoria do Mestre", e por isso Cristo escolheu a Judas.

O irmão cita que "Jamais aceitará imposição de quem quer que seja", mas Deus da o que se pede, mesmo que seja ruim, como as codornizes, ou um rei Deus consede os pedidos ruins para que depois se veja que não se deve fazer "consideração mundana influir no julgar", como fizeram os discí­pulos no caso de Judas.

Prezado irmão acredito que tenha esmiuçado os textos em análise, mas caso o irmão tenha um claro assim diz o Senhor que una os textos dos testemunhos com a Bí­blia, eu aceito ou prove que Ellen é uma falsa profeta, ou que o texto é falso, mas tem que provar que tem falsidade, ou me mostre com lógica que minha análise esta equivocada.

Veja Mais dados Novos Conteúdos