Doutrinas

Já é tempo de todo adventista levantar a sua voz contra esse movimento apóstata que existe em nossa igreja, mesmo que sejamos perseguidos por isso.

"Hoje se necessita muito mais que uma mera teoria para alcançar os corações, é necessário um testemunho comovedor para alarmar e despertar ; que inquiete os que estão sujeitos ao inimigo, então almas honestas serão levadas a decidir pela verdade. Em alguns existiu, e ainda existe, uma inclinação a tomar medidas que não causem distúrbios. Estes não vêem a necessidade de um testemunho direto.

"Na igreja existem pecados que Deus odeia, porém raras vezes são mencionados por medo de criar inimigos. Levantou-se uma oposição contra o testemunho direto. Alguns não suportariam esse testemunho. Eles desejam ouvir palavras agradáveis. Se os pecados de outros indivíduos são mencionados, eles se queixam de severidade e simpatizam com os que estão em erro. Como Acabe perguntou a Elias: Às tu que perturbas a Israel ? Eles são prontos a suspeitar e duvidar daqueles que dão um testemunho direto; E como Acabe, ignoram o mal que motivou a censura e a correção. Enquanto Deus tenha uma Igreja, Ele terá aqueles que levantarão a sua voz sem se deter... ainda que ouçam ou deixem de ouvir. Vi que indivíduos se levantarão contra um testemunho claro." Spiritual Gifts, vol. 2, págs. 283-284

Tem se levantado uma perseguição contra aqueles que denunciam o movimento de celebração. Sabemos de pelo menos um que teve seu nome apagado dos registros porque se opôs a esse movimento, e sem dúvida outros, serão excluídos também.

Quando a perseguição se levantou em Battle Creek contra o testemunho direto, Ellen White escreveu aos líderes da igreja, e lhes recordou de como ela e outros haviam sido perseguidos em suas igrejas denominacionais anteriores, e por essa razão as abandonaram e chamaram outros a sair delas também. Então referindo-se a nossa própria igreja , ela disse: "Esperamos que não exista outra vez a necessidade de sair dela." The Ellen G. White 1888 Materials, pág. 357. Porém Ellen White entendeu que, se teve que chamar o povo para sair da Igreja de Battle Creek , e teve que dizer aos estudantes que não assistissem a escola ali. Também temos que reconhecer que não devemos ir a um lugar onde o Espírito de Deus não habita. O movimento adventista do sétimo dia triunfará, porém como nos dias da Sra. White, haverá necessidade de fazer um chamado para sair de certas congregações e instituições dentro da Igreja.

Comentando a respeito dos adventistas que não aceitaram toda a verdade, a mensageira do remanescente disse: "Me foram mostrados aqueles que crêem possuir a ultima mensagem de misericórdia e a necessidade que tem de estar separados dos que estão bebendo diariamente novos erros. Vi que nem os jovens nem os velhos deviam assistir a essa reuniões; porque é ruim anima-los enquanto estão ensinando o erro que é um veneno mortal para a alma, e enquanto apresentam como doutrina mandamentos de homens. A influência de tais reuniões não é boa. Se Deus nos livrou dessas trevas e erros, devemos nos destacar firmemente na liberdade com que nos emancipou e regozijarmo-nos na verdade.

Deus sente desagrado conosco quando vamos escutar tais erros, sem estarmos obrigados a ir, porque a menos que Ele nos mande aquelas reuniões onde se ensina o erro pelo poder da vontade, não nos guardará. Os anjos deixam de exercer seu cuidado vigilante sobre nós, e ficamos expostos aos golpes do inimigo, para ser colocados em trevas e debilitados por ele e por seus anjos maus, e a luz que nos rodeia se contamina de trevas.

"Vi que não temos que desperdiçar tempo ouvindo fábulas. Nossos pensamentos não devem ser distraídos dessas formas, devemos nos ocupar com a verdade presente e com a busca da sabedoria, a fim de obter um conhecimento mais cabal de nossa posição para que com mansidão possamos dar razão de nossa esperança baseando-nos nas escrituras. Quando doutrinas falsas e erros perigosos se inculcam na mente, esta não pode se dedicar a verdade há que preparar a casa de Israel para que subsista no dia do senhor. Primeiros Escritos, págs. 124-125

Conclusão

Ellen White viu o conflito final do povo remanescente de Deus: "Vi que alguns, com fé robusta e gritos clamavam perante Deus. Estavam pálidos e seus rostos demonstravam a profunda ansiedade resultante de luta interna. Grossas gotas de Suor banhavam sua fronte...

"Os anjos maus os rodeavam, oprimindo-os com trevas para ocultar-lhes a visão de Jesus ... De quando em quando Jesus enviava um raio de luz aos que angustiosamente oravam, para iluminar seu rosto e dar alento aos seus corações.

Vi que alguns não participavam dessa obra...ao contrário mostravam-se indiferentes e negligentes, sem cuidar-se de resistir as trevas que os envolviam, e essas trevas os encobriam como uma densa nuvem. Os anjos de Deus se afastaram deles e acudiram em auxilio aos que dedicadamente oravam. Vi anjos de Deus que se apressavam para auxiliar todos quantos de empenhavam em resistir com todas as forças aos anjos maus e procuravam ajudar-se a si mesmos invocando perseverantemente a Deus. Primeiros Escritos, págs. 269-270

Logo, antes da Segunda vinda de Cristo, cada cristão passará pela experiência do getsêmani. Aqueles que desenvolveram uma experiência superficial baseada no emocionalismo, não poderão passar por essa prova. Porém aqueles que agora tem aprendido a verdade e os princípios, receberam ajuda para permanecer firmes.

Haverá um verdadeiro derramamento do Espírito Santo. Porém não será acompanhada de música mundana, palmas, leviandade, trivialidade e fanatismo " tudo será ao contrário, nos levará a um arrependimento profundo. Não obstante, antes do verdadeiro derramamento do Espírito Santo virá um movimento falso, assim como antes que Jesus venha haverá uma falsificação da sua vinda. Não será muito melhor esperar pelo Espírito Santo?

Algum dia haverá uma verdadeira igreja de celebração. Ali se ouvirá a música sagrada mais formosa. Haverá júbilo e alegria. Nessa igreja não haverá pecado nem tentador que destrua, porque será a celebração dos redimidos de todas as idades, celebrando em redor do trono. Assim como posso esperar pelo Espírito Santo Verdadeiro e pela Verdadeira Segunda vinda, também posso esperar por uma igreja de celebração verdadeira.

"E naquele dia se dirá: Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e ele nos salvará; este é o SENHOR, a quem aguardávamos; na sua salvação gozaremos e nos alegraremos. Isaias 25:9

Ellen G. White nos diz que "Os acontecimentos finais serão rápidos ". Testemunhos Seletos, Vol. 3, pág. 280 § 2. Temos visto com que rapidez a Europa Oriental se afastou do comunismo e se aproximou do papa. Porém em nenhuma outra ocasião os eventos finais se desenvolveram mais rapidamente do que o movimento de celebração. Quantos haviam ouvido a dois anos atrás a respeito de uma Igreja de Celebração? Hoje elas são conhecidas mundialmente. Pastores em toda a América têm sido treinados nos conceitos de "celebração". Pastores da Austrália e da Nova Zelândia, a seu caminho para a Associação Geral, se detiveram para receber treinamento nos conceitos de "Celebração". Igrejas de Celebração estão brotando por todas as partes como se possuíssem um poder especial.

Duas vezes no passado, Satanás tentou introduzir esta experiência espírita na Igreja " uma vez depois do desapontamento de 1844 e outra vez no começo do século. Em ambos os casos se supôs que era o derramamento do Espírito Santo e foi associado com a música, as baterias e o excitamento das pessoas. A Sra. White predisse que esse fenômeno regressaria a igreja.

"Essas mesmas coisas que estão ocorrendo em Indiana, O Senhor me mostrou que voltariam a ocorrer justamente antes do termino do tempo da graça. Se manifestará todo o tipo de coisas estranhas. Haverá vozerio acompanhado de tambores , musica e dança. As mentes de alguns seres racionais ficará confundido de tal maneira que não poderão confiar em seu próprio juízo para tomar decisões corretas. E a isto consideram como a atuação do Espírito Santo" Mensagens Escolhidas, Volume 2 pág. 36 § 2 .

Nesta declaração o Senhor afirmou que "isto ocorreria justamente antes da terminação do tempo da graça". Em Isaias 22 diz que o Senhor não fará expiação por aqueles que se unem a esse movimento, porque o tempo da graça terminará. Certamente os últimos eventos da história estão se desenvolvendo! Este não é um tempo para ser um Cristão sonolento, porém como Paulo disse: "conhecendo o tempo, que já é hora de levantarmos do sono; porque agora esta mais perto a salvação do que quando cremos" Romanos 13:11. Alguns dirão: "Nossa igreja esta se transformando em uma igreja de celebração, mas nos não vemos aqui todos os extremos que os senhores mencionam. Nossa igreja está somente incorporando as partes boas do movimento de celebração." Porém consideremos a raiz do assunto. Eva não conseguiu separar o bom do mau quando comeu da arvore do bem e do mal.

Consideremos outro aspecto: as duas igrejas proeminentes do movimento de celebração não começaram como igrejas de celebração. À impossível transformar de um instante para outro uma igreja tradicional em uma igreja de celebração. Tem que haver um processo de adaptação. Muitas vezes tenho ouvido presidentes de associações aconselhando os ministros a não fazer mudanças abruptas na igreja, assim como em todas as outras áreas as mudanças devem ser efetuadas pouco a pouco.

Uma pessoa não se transforma em alcoólico da noite para o dia! no principio o álcool parece ser um divertimento muito prazeroso. Aquele que o toma pensa que jamais chegará aos "excessos" de um alcoólico, porém para saber onde nos pode conduzir o consumo do álcool, devemos observar o alcoólico. Da mesma maneira se queremos ver o resultado final do movimento de celebração, devemos observar o caráter das igrejas que já a muito tempo começaram com o movimento de celebração, sem nenhuma característica do Adventismo tradicional impedindo-lhes o progresso.

O pastor da Igreja de celebração de Colton, Califórnia concluiu que não poderia introduzir todas suas idéias na Igreja Adventista de Azure Hills, porque muitos dos seus membros, como era seu dever, objetaram as suas idéias. Portanto os pastores que desejam introduzir o conceito de celebração em igrejas já estabelecidas, devem agir lentamente, passo a passo, porem o caminho conduz as mesmas praticas das igrejas de celebração que já estão em seu apogeu. Por essa razão, logo nos primeiros indícios de celebração deve haver uma oposição firme, e uma vez que uma igreja se transforma em igreja de celebração, é o dever de todo adventista fiel afastar-se daquela congregação apostata.

Foi enviado a seguinte questão.

2-" Vi o adorável Jesus e contemplei uma expressão de simpatia e tristeza em Seu rosto.Logo eu o vi aproximar-se da luz extraordinariamente brilhante que cercava o Pai. Disse meu anjo assistente: Ele esta em conversa intima com o Pai.Três vezes foi encerrado pela luz gloriosa que havia ao redor do Pai.....
Dissera-lhes( aos anjos) que estivera a pleitear com seu Pai, ...."White, Ellen. Primeiros Escritos, pág. 149, 1ª Edição, CPB, Sto. André. 1967).
Pergunto:
a) Um deus pode ficar triste, apreensivo?
B) A luz inacessível rodeava só o Pai.
c) Jesus teve que pleitear, com o Pai, mas os três não tem o mesmo pensamento, então porque discussão?

Novamente vamos incluir o texto em uma tradução mais atual 1, e a sua versão original 2.

A primeira questão é "Um deus pode ficar triste, apreensivo?". Essa questão envolve o que nós consideramos como evoluído ou regredido. Ou seja Deus tem sentimentos? Sentimento é defeito ou qualidade? Ora se Deus não possui sentimentos então ele seria um grande computador com infinito processamento, desprovido de sentimento. Seria um computador infinitamente potente uma definição de Deus? Logicamente que não, visto que o homem produz computadores sem sentimento e lógicos matematicamente falando.

E mais, temos que "Deus é amor" (I João 4:8). Ora a própria característica da morte de Cristo é um sistema só aceito com o sentimento. Veja por exemplo. Para um ser infinito e sem sentimento, não necessitaria a morte de Cristo, visto não deixar seres pecadores virem a existência, ou anulando suas presenças. Isso seria um meio de pensar totalmente matemático.

Outra coisa seria a quebra do conceito justiça. Um ser que não cometeu um crime pode nas mãos de Deus ser condenado no lugar de outro? Ora a base da morte de Cristo esta fundamentada em um sistema inicial de injustiça, no qual condeno um inocente no lugar do culpado. Isso só pode ser explicado no sistema sentimental de alguém. Logicamente deixo bem claro que esta é a visão natural, uma visão mais fundamentada, demonstraria conceitos muito mais amplos e completos, mas deixarei a visão padrão que é a citada.

Logo respondendo a pergunta "Um deus pode ficar triste, apreensivo?" A resposta seria, se Deus não é uma máquina, então Deus pode ter qualquer tipo de sentimento, desde que seus sentimentos nunca vinculem a ação de cometer pecado, ou destruição do universo.

A segunda questão é, "A luz inacessível rodeava só o Pai." A primeira resposta é que a luz inacessível rodeava o Pai. Agora vamos ao termo "inacessível", ora então Jesus não poderia entrar na luz? Pois ela é "inacessível". No texto esta escrito "Três vezes foi encerrado pela luz gloriosa que havia em redor do Pai;", ora então a luz é inacessível para todo aquele que não esta a classe de Deus. Uma regra básica podemos analisar no contexto do ritual do santuário. O santíssimo é considerado um local "inacessível", mas o sumo sacerdote que é denominado por Deus como "elohim", que traduzem como Deus, este pode adentrar o local "inacessível". Logo a luz "inacessível", é "inacessível", para os que não estão na classificação de "elohim". No momento em que se esta "encerrado pela luz gloriosa que havia em redor do Pai", esta na situação chamada "o Cordeiro que está no meio do trono"3.

Portanto respondendo a questão "A luz inacessível rodeava só o Pai?", A luz inacessível rodeava somente o Pai enquanto Jesus não estivesse junto dentro da luz inacessível. Estando Jesus na luz inacessível, ela rodearia tanto o Pai quanto o Filho.

A terceira questão, "Jesus teve que pleitear, com o Pai, mas os três não tem o mesmo pensamento, então porque discussão?". Esta é uma questão até interessante. Veja por exemplo o texto "Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo."4, O que teríamos aqui? A necessidade de um advogado que o Pai possa nos perdoar? Ora se o Pai é amor, para que um advogado?

Agora vamos observar o termo em inglês, "He had been pleading with His Father"2, e o em português "estivera a pleitear com Seu Pai"1, temos portanto o termo (plead), vamos por exemplo observar na bíblia o termo (plead), encontramos por exemplo em 1 Samuel 6, "and plead my cause"6 que traduzido temos "e advogue a minha causa"5 . Portanto Jesus estava naquele momento advogando a causa dos que iriam ser salvos. Isso não quer dizer que o Pai seja mal, e Jesus seja bonzinho. Vamos atentar ao seguinte texto de Colossensses 7, "Tudo foi criado por meio dEle e para Ele.", ora se todas as coisas foram criadas "para Ele" e esse ele é "é a imagem do Deus invisível", então a conversa com o Pai, é se Cristo realmente desejaria tal universo do modo iria ser se Cristo escolhesse este caminho. Logo não havia discussão, havia escolha. Veja o texto "Três vezes foi encerrado pela luz", vamos fazer um paralelo. Quando Deus necessita que tomemos uma decisão consciente ele faz essa pergunta três vezes, um selamento de decisão ocorre em três assertivas. Jesus perguntou três vezes para Pedro se ele o amava, e por três vezes Pedro disse "eu Te amo"8, não havia discussão com Pedro. O Pai fez da mesma forma com o Filho, isso não quer dizer que o Pai seja Deus e o Filho não seja, nem quer dizer que, Jesus seja homem e Pedro não seja. Eu posso falar com meu filho, você quer realmente fazer medicina? Por que sei que é um curso difícil, isso não que dizer que meu filho não seja homem, tanto quanto eu seja um homem.

Portanto a resposta para a terceira questão "Jesus teve que pleitear, com o Pai, mas os três não tem o mesmo pensamento, então porque discussão?", é que pleitear significa advogar, Jesus estava advogando a salvação dos homens, e não houve discussão, apenas Jesus tomou uma escolha, pois iria sofrer grandemente nesta terra, a escolha deveria ser consciente, passando pelas regras divinas de decisão. Logo o filho e o Pai tem o mesmo propósito, mas cada um é uma entidade livre e consciente, e assim nenhum é escravo de nenhum, necessitam portanto escolher livremente o que desejam. Assim Jesus estava praticando a regra básica de todos os seres, o livre arbítrio.

1. O Céu encheu-se de tristeza quando se compreendeu que o homem estava perdido, que o mundo que Deus criara deveria encher-se de mortais condenados à miséria, enfermidade e morte, e não haveria um meio de livramento para o transgressor. A família inteira de Adão deveria morrer. Vi o adorável Jesus e contemplei uma expressão de simpatia e tristeza em Seu rosto. Logo eu O vi aproximar-Se da luz extraordinariamente brilhante que cercava o Pai. Disse meu anjo assistente: Ele está em conversa íntima com o Pai. A ansiedade dos anjos parecia ser intensa, enquanto Jesus Se comunicava com Seu Pai. Três vezes foi encerrado pela luz gloriosa que havia em redor do Pai; na terceira vez, Ele veio de Seu Pai, e podia ser visto. Seu semblante estava calmo, livre de toda perplexidade e inquietação, e resplandecia de benevolência e amabilidade, tais como não podem exprimir as palavras. Fez então saber ao exército angelical que um meio de livramento fora estabelecido para o homem perdido. Dissera-lhes que estivera a pleitear com Seu Pai, oferecera-Se para dar Sua vida como resgate e tomar sobre Si a sentença de morte, a fim de que por meio dEle o homem pudesse encontrar perdão; que, pelos méritos de Seu sangue, e obediência à lei divina, ele poderia ter o favor de Deus, e ser trazido para o belo jardim e comer do fruto da árvore da vida. PE 149

2. Sorrow filled heaven, as it was realized that man was lost, and that world which God had created was to be filled with mortals doomed to misery, sickness, and death, and there was no way of escape for the offender. The whole family of Adam must die. I saw the lovely Jesus and beheld an expression of sympathy and sorrow upon His countenance. Soon I saw Him approach the exceeding bright light which enshrouded the Father. Said my accompanying angel, He is in close converse with His Father. The anxiety of the angels seemed to be intense while Jesus was communing with His Father. Three times He was shut in by the glorious light about the Father, and the third time He came from the Father, His person could be seen. His countenance was calm, free from all perplexity and doubt, and shone with benevolence and loveliness, such as words cannot express. He then made known to the angelic host that a way of escape had been made for lost man. He told them that He had been pleading with His Father, and had offered to give His life a ransom, to take the sentence of death upon Himself, that through Him man might find pardon; that through the merits of His blood, and obedience to the law of God, they could have the favor of God, and be brought into the beautiful garden, and eat of the fruit of the tree of life. {EW 149.2}

3.Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima". Apoc. 7:15-17.

4. "Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo." I João 2:1

5.1Sa 24:15 Seja, pois, o Senhor juiz, e julgue entre mim e ti; e veja, e advogue a minha causa, e me livre da tua mão.

6.1Sa 24:15 The LORD therefore be judge, and judge between me and thee, and see, and plead my cause, and deliver me out of thine hand.

7. "No qual temos a redenção [pelo Seu sangue], a remissão dos pecados. Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois nEle foram criadas todas as coisas, nos Céus e sobre a Terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dEle e para Ele. Ele é antes de todas as coisas. NEle tudo subsiste." Col. 1:14-17.

8. "Senhor", respondeu, "Tu sabes tudo; Tu sabes que eu Te amo." João 21:17.

Veja Mais dados Novos Conteúdos