Algumas pessoas agem com o assunto trindade e monoteísmo como torcedores violentos de times de futebol perante o seu clube.
A trindade em referência estou citando aquela em que existem três pessoas que tenham personalidades diferentes entre si. Ou seja uma trindade composta de uma personalidade e dois robôs controlados, representa ainda monoteísmo. A superformação de mais de dois robôs continuam sendo monoteísmo. Existem religiões que designam esta forma de trindade.
Mas relacionado a um monoteísmo judaíco, algumas pessoas determinam citações que são duvidosas em relação ao tema. Por exemplo o texto.

"E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." João 17:3

Aqui o indivíduo pode determinar que o importante é conhecer que Deus é um e que Jesus foi enviado. O que viola o princípio de Salvação, pois a salvação não é pelo conhecimento. A salvação é alteração de vida mediante o sistema de conecção do espírito com Deus que é o amor, e ao conectar e produzir os frutos, Jesus encaminha os pecados para o santuário que é purificado.

Vamos por exemplo ver outro texto.

João 3:14 E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
João 3:15 para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna.

Portanto, o ato de conhecer a Jesus no sentido de saber quem é não gera a vida eterna. Agora conhecer no sentido de viver mediante o princípio de vida de Jesus sim. Ou seja a salvação não envolve saber se Deus é um ou se Deus é três, a salvação envolve em saber na prática como é o estilo de vida de Jesus e o estilo de vida do Pai de Jesus.
Seria grande ignorância aceitar que no céu existe um anjo que ao chegar na porta tal anjo pergunte:
Deus é um ou é três? E ele só permita a entrada para aquele que der a resposta certa. Tal ideologia é de um legalismo farisaíco sem fim. Se assim fosse as pessoas citadas no verso abaixo jamais poderiam entrar no céu.

Mateus 25:34 Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: "Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.
Mateus 25:35 Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram;
Mateus 25:36 necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram".
Mateus 25:37 Então os justos lhe responderão: "Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?
Mateus 25:38 Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos?
Mateus 25:39 Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?"

Aqui temos pessoas que não conheciam se Deus era três ou se era um, eles conheciam o amor. E esse é o intuíto do texto de João 17:3, conhecer no sentido de viver o amor do Filho e o amor do Pai. Qualquer outra versão é uma formulação legalista farisáica.

Citando outro texto de João temos

João 3:36 Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele.

Veja aqui conhecer (saber quem é e quantos são) a Jesus e conhecer (saber quem é e quantos são) a Deus e rejeitar o Filho, não gera vida eterna, a vida eterna está em conhecer viver a vida do filho e do Pai.

Vamos novamente ao texto de João sobre o que ele estava falando sobre vida eterna e vemos outro texto.

João 12:25 Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna.
João 12:26 Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.
Veja que usamos os textos de João, sobre o significado da vida eterna e o significado de conhecer, o conhecer para a vida eterna envolve em seguir, em viver como eles viveram, amar a vida que eles tem, e não apenas uma simples ideologia destrutiva e partidária entre trindade e monoteísmo.

Para terminar iremos citar um texto aos Gálatas que finalisa mostrando que para a vida eterna deve-se viver, e tal texto é esse.

Gálatas 6:7 Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.
Gálatas 6:8 Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.
Gálatas 6:9 E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.
Gálatas 6:10 Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.
Gálatas 6:11 Vejam com que letras grandes estou lhes escrevendo de próprio punho!

Veja que a vida eterna está em semear o espírito de Deus no homem, e isso é a prática do bem. Veja quão importante Paulo citou tal coisa pois disse "Vejam com que letras grandes estou lhes escrevendo de próprio punho". Portanto não é o conhecimento se Deus é vários, ou se Deus é um único que dará a vida eterna. A vida eterna é dada por aquele que compartilha da vida do Pai e do Filho semeando o espírito em si próprio. Qualquer utilização destes textos seja para validar uma doutrina trinitariana, ou monoteísta judaíca e ação de um partidário farisaico em quaisquer dos lados.

Veja Mais dados Novos Conteúdos