Alguns grupos tentam desmerecer os conselhos contidos nos escritos de Ellen White, e assim tentam procurar os textos mais difíceis de serem entendidos para fazer com que os leitores, não tenham a visão correta do que os testemunhos de Ellen determina como importante.
Um deles é o texto em 1, a tradução mais correta é a 2, e a mais utilizada por questionadores é a 3. Este texto se encontra em um livro que nem traduzido foi para o português, e o texto é um pequeno comentário que não se liga a quase nenhum outro texto, da vasta obra de Ellen. Ou seja para usar esse texto como algo para determinar contra Ellen o indivíduo teve que procurar uma agulha em um palheiro. Este texto não se liga de forma alguma ao objetivo centrar da obra de Ellen, e o livro que contem este texto, compõem de pedaços de comentários, cartas e explicações. Ou seja não sabemos corretamente para qual situação Ellen tenha escrito tal texto. Mas mesmo assim devemos analisar alguns posicionamentos.

Perguntas e respostas
Na obra de Ellen o importante era os dízimos?
Não a obra de Ellen em raríssimos momentos falava sobre os dízimos.
Os dízimos na época de Ellen era como os dízimos dados aos Levítas?
O dizimo na época de Ellen era um valor que os Cristãos se comprometiam a dar para a pregação do evangélho. Quase sempre não era vinculado a 10% e sim a um valor que cada um propusesse a dar. Não havia determinação de que o dízimo era um sistema vinculativo ao sistema levítico, e sim com doação no princípio de Abrão 7, ou no princípio de Jacó 8. Em que não existia ainda a tribo de Levi, mas como costume dava-se o dízimo para aquele que era considerado chefe, ou líder.
Na obra de Ellen, ela cita que Deus não perdoa?
Não a obra de Ellen esta recheada de citações de perdão divino, o único modo de não obter perdão divino é não se arrepender e pedir perdão.
Na obra de Ellen se alguém comete pecado, não pede perdão e não muda, Deus perdoa?
Nos escritos de Ellen neste caso Deus não perdoa.
Vamos dizer que alguém esteja doente, e por exemplo, esteja com enfisema pulmonar, o homem deve orar pela cura, antes de perguntar se ele fuma, ou depois de ele parar de fumar?
Ora primeiro o homem tem que parar de fumar para que Deus o auxilie com a cura da enfisema pulmonar.
Vamos dizer por exemplo que um homem tenha cirrose hepática, devemos orar pela cura, antes de perguntar se ele bebe bebidas alcoólicas, ou depois dele parar de beber bebidas alcoólicas?
Ora primeiro o homem tem que parar de beber álcool para que Deus possa atuar na cura deste indivíduo.

Biblicamente falando, o que Deus pode fazer com uma pessoa que determina que vai dar algo a Deus e este retém o que antes tinha determinado? Uma boa história sobre o assunto é a história sobre Ananias e Safira 4.
Ambos fizeram um pacto com Deus que iria dar o valor de uma propriedade, mas no final não deram, em conseqüência ambos morreram. E neste caso a morte foi causada diretamente por Deus. Portanto a existência do texto em 1, não é uma coisa tão fora de sentido e fora de nexo. Procurar saber se a pessoa esta cumprindo os pactos que teve com Deus, e se não esta causando problemas na igreja, problemas esses que devem ser violações das escrituras, e não em falar a verdade da palavra de Deus.
Outro caso interessante é o de Acã 5,6, nele encontramos que Acã pegou tesouros da cidade destruída da terra de Canãa, que foi proibido por Deus. E assim o povo não conseguia vencer mais as guerras. Veja a sentença de Deus. "E aquele que for tomado com o anátema, será queimado no fogo, ele e tudo quanto tiver" , veja que por causa de que alguém tinha feito algo Deus proibiu o povo estava sofrendo, portanto antes de orar era necessário purificar o povo deste pecado. Portanto a idéia do texto em 1, de que é necessário primeiro ao homem arrumar seus votos a Deus para depois obter a cura através da oração não é nada sem sentido, e sim possui um amplo sentido de prevenção, antes de falar com Deus.
Devemos entender que na obra de Ellen o dízimo não é significado de enriquecimento ilícito de pastores ou luxuosidade e vaidade de uma organização. A idéia de dízimo esta relacionado ao pacto do homem com seu Deus em avançar a obra de pregação do evangelho com preparação para a vinda de Jesus Cristo.
No livro que possui a citação em 1, encontramos no prefácio o texto contido em 9,10,. Portanto podemos ver que o texto em questão é uma compilação de textos que podem ter contextos específicos, no qual não temos como ter o conteúdo completo da história sobre que contexto o texto 1, esteja relacionado.
Portanto usar o texto 1, para desmerecer a obra de Ellen é claramente um símbolo de ma fé pelos que fazem tal ideologia. Tal texto em hipótese nenhuma da forma como esta escrito deveria ser fundamento doutrinário, mesmo como foi feito, neste estudo uma prova de que o texto possui significado bíblico. Mas mesmo assim, é um texto que só pode ser usado como comentário, todo aquele que utiliza esse texto como fundamento das escrituras de Ellen White, esta trabalhando apenas para gerar confusão e discórdia, e portanto não esta trabalhando ao lado de Deus.


1.
1021. We should first find out if the sick one has been withholding tithes or has made trouble in the church.--U. T. {HL 237.4}
2.
Nós deveriamos primeiro sair a procura se o doente teria estado sem liberar dizimos ou teve feito probremas na igreja.
3.
Nós primeiro devemos procurar saber se o doente não está retendo dízimos, ou se causou algum problema na igreja.
4.
Act 5:1 Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade,
Act 5:2 e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e levando a outra parte, a depositou aos pés dos apóstolos.
Act 5:3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno?
Act 5:4 Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
Act 5:5 E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E grande temor veio sobre todos os que souberam disto.
Act 5:6 Levantando-se os moços, cobriram-no e, transportando-o para fora, o sepultaram.
Act 5:7 Depois de um intervalo de cerca de três horas, entrou também sua mulher, sabendo o que havia acontecido.
Act 5:8 E perguntou-lhe Pedro: Dize-me vendestes por tanto aquele terreno? E ela respondeu: Sim, por tanto.
Act 5:9 Então Pedro lhe disse: Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e te levarão também a ti.
Act 5:10 Imediatamente ela caiu aos pés dele e expirou. E entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a para fora, sepultaram-na ao lado do marido.
5.
Jos 7:7 E disse Josué: Ah, Senhor Deus! por que fizeste a este povo atravessar o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus, para nos fazeres perecer? Oxalá nos tivéssemos contentado em morarmos além do Jordão.
Jos 7:8 Ah, Senhor! que direi, depois que Israel virou as costas diante dos seus inimigos?
Jos 7:9 Pois os cananeus e todos os moradores da terra o ouvirão e, cercando-nos, exterminarão da terra o nosso nome; e então, que farás pelo teu grande nome?
Jos 7:10 Respondeu o Senhor a Josué: Levanta-te! por que estás assim prostrado com o rosto em terra?
Jos 7:11 Israel pecou; eles transgrediram o meu pacto que lhes tinha ordenado; tomaram do anátema, furtaram-no e, dissimulando, esconderam-no entre a sua bagagem.
Jos 7:12 Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos, viraram as costas diante deles, porquanto se fizeram anátema. Não serei mais convosco, se não destruirdes o anátema do meio de vós.
Jos 7:13 Levanta-te santifica o povo, e dize-lhe: Santificai-vos para amanhã, pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; não poderás suster-te diante dos teus inimigos, enquanto não tirares do meio de ti o anátema.
Jos 7:14 Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; a tribo que o Senhor tomar se chegará por famílias; a família que o Senhor tomar se chegará por casas; e a casa que o Senhor tomar se chegará homem por homem.
Jos 7:15 E aquele que for tomado com o anátema, será queimado no fogo, ele e tudo quanto tiver, porquanto transgrediu o pacto do Senhor, e fez uma loucura em Israel.
6.
Jos 7:19 Então disse Josué a Acã: Filho meu, dá, peço-te, glória ao Senhor Deus de Israel, e faze confissão perante ele. Declara-me agora o que fizeste; não mo ocultes.
Jos 7:20 Respondeu Acã a Josué: Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de Israel, e eis o que fiz:
Jos 7:21 quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata debaixo da capa.
Jos 7:22 Então Josué enviou mensageiros, que foram correndo à tenda; e eis que tudo estava escondido na sua tenda, estando a prata debaixo da capa.
Jos 7:23 Tomaram, pois, aquelas coisas do meio da tenda, e as trouxeram a Josué e a todos os filhos de Israel; e as puseram perante o Senhor.
Jos 7:24 Então Josué e todo o Israel com ele tomaram Acã, filho de Zerá, e a prata, a capa e a cunha de ouro, e seus filhos e suas filhas, e seus bois, jumentos e ovelhas, e a sua tenda, e tudo quanto tinha, e levaram-nos ao vale de Acor.
Jos 7:25 E disse Josué: Por que nos perturbaste? hoje o Senhor te perturbará a ti: E todo o Israel o apedrejou; queimaram-nos no fogo, e os apedrejaram:
Jos 7:26 E levantaram sobre ele um grande montão de pedras, que permanece até o dia de hoje. E o Senhor se apartou do ardor da sua ira. Por isso se chama aquele lugar até hoje o vale de Acor.
7.
Gen 14:20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
8.
Gen 28:22 então esta pedra que tenho posto como coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.
9.
THE PURPOSE OF THIS LITTLE WORK IS TO PRESENT IN THE MOST CONCISE AND CONDENSED FORM POSSIBLE THE VARIOUS TEACHINGS UPON THE SUBJECTS OF HEALTH, HEALTH REFORM, AND ALLIED MATTERS, WHICH ARE TO BE FOUND IN THE WRITINGS OF MRS. E. G. WHITE. THE NUMEROUS PARAGRAPHS WHICH HAVE BEEN BROUGHT TOGETHER IN THIS VOLUME HAVE BEEN SELECTED FROM MANY THOUSANDS OF PRINTED PAGES WHICH HAVE APPEARED IN VARIOUS FORMS FROM MRS. WHITE*"*S PEN, WITHIN THE LAST THIRTY-FOUR YEARS, AND IN ADDITION A LARGE MASS OF MANUSCRIPT WHICH HAS NEVER BEFORE APPEARED IN PRINT.
10.
O objetivo deste pequeno trabalho é apresentar na forma mais concisa e condensada possível vários ensinos sobre os assuntos de saúde, reforma, saúde e questões ligadas, que devem ser encontradas nos escritos de MRS. E. G. White. Os numerosos parágrafos que foram reunidos Neste volume foram selecionados entre muitos milhares de páginas impressas, que têm aparecido em diversas formas desde os escritos de MRS. White, nos últimos trinta e quatro anos, e além disso uma grande massa de manuscritos que nunca antes apareceu impresso.

Veja Mais dados Novos Conteúdos