Gen 1:2 "A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus (Myhla xwr)({fôlego, vento, mente} de Elohim) pairava sobre a face das águas."

Aqui encontramos {{fôlego, vento, mente} de Elohim).o termo (Myhla xwr)(wªruwach "Elohiym )(vento de Elohim) vemos que não cita (vento {espírito} santo), que seria (wsdq xwr)(Ruwach Qaadªshow)(vento {espírito} santo), ou seja Gen 1:2 , determina (Myhla xwr)(wªruwach "Elohiym ). Tanto o hebraico como o grego bíblico não fazem diferenciação de maiúscula e minuscula, portanto seguindo os orginais muitas vezes não farei diferenciação, e convém ao estudante mentalizar a não existência bíblica de tais diferênciações, mesmo ocorrendo maiúsculas e minúsculas neste estudo.

Em Mat 1:20 E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo (pneumatov estin agiou )(pneumatov estin agiou);

O texto em questão não diz que espírito gerou, e sim que "nela(maria) se gerou" , notamos também que (espírito{vento} santo{separado}) é (pneumatov agiou )(pneumatov agiou) no texto temos (pneumatov estin agiou )(pneumatov estin agiou), o termo (estin)(estin) tem a função do verbo ser, encontramos no texto de Gal 5:22 "Mas o fruto do Espírito é (pneumatov estin) : o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade."

Temos portanto mat 1:20 tauta de autou enyumhyentov idou aggelov kuriou kat onar efanh autw legwn iwshf uiov dauid mh fobhyhv paralabein marian thn gunaika sou to gar en auth gennhyen ek pneumatov estin agiou , E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou vem do Espírito é Santo.

Portanto devemos utilizar os seguintes textos para compreensão: I João 5:1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido. João 4:24 Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 6:69 E nós já temos crido e bem sabemos que tu és o Santo de Deus. Heb 1:5 Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?

Lembre-se o homem gera seu filho em carne, e Deus gera seu filho em Espírito, pois nos somos pó e Deus é Espírito.

Explicação de Mat 28:19 se encontra no apêndice desta lição.

Em João 14:16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. 17 a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.

Para entendermos o texto precisamos dos seguintes textos, João 14:6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 1:14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João 14:23 Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada. Efe 2:22 no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.

Em Atos 5:3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno?4 Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.

Para entendermos o texto precisamos dos seguintes textos, I Cor 2:11 Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. Rom 8:9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Rom 8:11 E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. I Cor 3:16 Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? João 14:23 Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada. Efe 2:22 no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.

Lembrete quando o Espírito de Deus habita o homem Deus habita, quando o Espírito de Cristo habita o homem Cristo habita, quando mentimos ao Espírito de Cristo mentimos a Cristo, quando mentimos ao Espírito de Deus mentimos a Deus. Enquanto que espírito santo (wsdq xwr)(Ruwach Qaadªshow), seja um sistema genérico, tanto para Cristo, como para o Pai, ou anjos, ou até mesmo o homem na ação de fazer a vontade de Deus. Não podemos defini-la no posicionamento dos especificados como Espírito de Cristo, por exemplo.

Temos Rom 8:11 E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.

Para entendermos o texto precisamos dos seguintes textos, Atos 5:30 O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro; Rom 4:24 mas também por causa de nós a quem há de ser imputado, a nós os que cremos naquele que dos mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor; Atos 2:22 Varões israelitas, escutai estas palavras: A Jesus, o nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com milagres, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;23 a este, que foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, vós matastes, crucificando-o pelas mãos de iníquos;24 ao qual Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte, pois não era possível que fosse retido por ela.Rom 6:4 Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Rom 10:9 Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; Gal 1:1 Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por intermédio de homem algum, mas sim por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos), I Tess 1:9 porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos entre vós, e como vos convertestes dos ídolos a Deus, para servirdes ao Deus vivo e verdadeiro,10 e esperardes dos céus a seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira vindoura. I Cor 8:6 todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também. Efe 4:6 um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos.

Lembre-se quando o Espírito de Deus ressuscita alguém é Deus que ressuscita. Quando o Espírito da Verdade guia quem guia é Cristo. Cristo é a verdade, e encontramos o Espírito de Cristo e o Espírito da verdade.

Temos em I Cor 2:10 Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus.11 Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus.

Para entendermos o texto precisamos dos seguintes textos João 14:24 Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. Heb 4:12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. I cor 15:45 Assim também está escrito: O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente; o último Adão, espírito vivificante. João 1:18 Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer. João 14:6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Mat 11:27 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Luc 10:22 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. João 14:17 a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.

Temos em II Cor 3:17 Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade.

Para entendermos o texto precisamos dos seguintes textos I Ped 1:10 Desta salvação inquiririam e indagaram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que para vós era destinada, 11 indagando qual o tempo ou qual a ocasião que o Espírito de Cristo que estava neles indicava, ao predizer os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir. I Cor 8:6 todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também. Rom 8:9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. João 8:32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 14:6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.João 14:23 Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.

 
     
Veja Mais dados Novos Conteúdos