Perguntas e Respostas

1. Sem os escritos de Ellen G. White, a doutrina do Juízo Investigativo não se sustenta?

Não é necessário os escritos de Ellen G. White para analisar o juízo investigativo. Primeiro temos o texto 1, nele encontramos que Jesus Cristo é o advogado dos Justos, se temos um advogado temos uma situação de julgamento. Logo um Juízo, e se esse juízo esta vendo os pecados do justo, então é um juízo investigativo. O que nos remete a questão do período que ocorre. Isso encontramos em 2, nele encontramos "pois chegou a hora do seu juízo", então quando chegou a hora citado no verso? A hora citado no verso se encontra no momento da pregação do primeiro anjo, que é antes do segundo, e antes do terceiro, que são antes da vinda de Cristo. É portanto necessário a analise das obras? Vemos isso no texto 3, nele encontramos "Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé", portanto existe a necessidade da análise das obras. Veja que o próprio escritor relata um exemplo "não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários", portanto para que possa ser analisado as obras, tem-se um advogado 1, e portanto um julgamento, em um período inicial 2, existe portanto uma analise 3, "que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé", e existe ainda a necessidade da prática da lei 4 "mas os que praticam a lei hão de ser justificados".
Portanto vemos com os textos que existe uma análise Bíblica de um julgamento, com advogado, e conteúdo, seja ele pecado que deva ser passado por Cristo perante o Pai, seja a questão das justificações, que como se viu em 3, também se resvala nas obras e não somente pela fé, e ainda a existência da prática da lei em 4, "mas os que praticam a lei hão de ser justificados". Portanto a existência de um juízo investigativo é meramente bíblica.

2. Aquele que crê em Jesus não passa em juízo?

Ora vamos fazer um teste e usar os textos como sejam completos em si mesmos, e vamos ver se este tipo de forma procede corretamente. Lendo o texto em 5, e determinando que ele seja correto sem necessitar de acréscimos então, 1,3,4, estão errados. E se 1,3,4, estiverem certos então se não acrescentarmos nenhuma análise em 5, então 5, estará errado. Ou seja se acreditar em Cristo eu posso fazer todo tipo de coisa errada que mesmo assim estarei salvo. Isso é uma lógica totalmente errada. Logo 5, necessita de complemento para que 1,3,4, estejam de acordo com 5. Veja por exemplo em 5, temos "na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra", veja que o verso 5, esta relacionado a ouvir, mas veja o 6, "e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos", neste verso temos que só ouvir é engano pois diz "sede cumpridores da palavra". Logo se for necessário somente ouvir, então 6, esta errado. E mais temos em 5, "e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna", veja em 7 que temos "crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem", ora então se 5, esta correto sem acréscimo então em 7 deveríamos concluir que os demônios serão salvos. O que também é errado.
Portanto é errado a idéia de muitas pessoas em que um verso seja completo sem a análise de outros textos. Muitas pessoas utilizam desta idéia apenas para não querer ouvir outros textos que podem ir contra sua ideologia.
Vamos analisar o correto. Por exemplo, não serve apenas ouvir a Jesus, tem que praticar o que Jesus falou. Não adianta crer em Jesus, tem que praticar obras, da mesma forma que Raabe fez. Não adianta achar que Jesus não esta como advogado perante a um Juiz, em investigação. Mas sim que se fizer o melhor que podemos fazer não seremos condenados, mas isso não quer dizer que não existe um julgamento com advogado e juiz, quer dizer apenas que com Jesus como advogado não seremos condenados.
Também não quer dizer que possamos cometer pecados, e achar que os pecados não vão para Jesus como advogado, e que tais pecados desaparecem só porque eu creio em Jesus, pois os demônios crêem que Deus é um. Ou seja é uma falta de inteligência achar que podemos ignorar todos os pormenores bíblicos, e validar algum verso como o verso destruidor, que se qualquer outro verso não compactuar, tais versos são instantaneamente considerados errados. Os versos tem que se unirem e compactuarem entre si, e só assim terá a resposta sobre o assunto.

 

1.
1 João 2:1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

2.
Apocalipse 14:6 Então vi outro anjo, que voava pelo céu e tinha na mão o evangelho eterno para proclamar aos que habitam na terra, a toda nação, tribo, língua e povo.
Apocalipse 14:7 Ele disse em alta voz: "Temam a Deus e glorifiquem-no, pois chegou a hora do seu juízo. Adorem aquele que fez os céus, a terra, o mar e as fontes das águas".


3.
Tiago 2:24 Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé.
Tiago 2:25 E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?
Tiago 2:26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.


4.
Romanos 2:11 Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.
Romanos 2:12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.
Romanos 2:13 Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
Romanos 2:14 Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;


5.
João 5:24 Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.

6.
Tiago 1:22 E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.

7.
Tiago 2:19 Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.

8.

Veja Mais dados Novos Conteúdos