O texto básico, para definir o pecado, é o texto 1, e por conseguinte temos que "de fato, o pecado é a transgressão da Lei"2. Portanto o único fator de pecado é a transgressão da lei, sem transgressão da lei não há pecado. Visto que "pecado é a transgressão da Lei"2, logo é necessário transgredir a lei para cometer pecado.

Pecado vem com a idéia básica de um erro 4,5, em visão geral ao cometer um erro se comete pecado, como Deus é perfeito não comete erros por isso não peca, portanto todo aquele que erra comete pecado. Fica denotado que esta é uma visão em perfeição, sem levar em conta a compreensão do indivíduo que erra.

Visto que o pecado vem "omissão ou comissão, em pensamento e sentimento ou no discurso e na ação"5, todos estando condenados pelo pecado, no qual vem Deus quebrando a força do pecado, que fazia homens instrumentos do mal, por causa que o pecado faz enganar aqueles que não confiam em Deus. Existindo nas escrituras o homem que se liga diretamente ao pecado, sendo indistinto dele, e que atua como enganador. Sendo o próprio pecado após se interagir muito com a transgressão, tornar imperialista sobre a vontade do homem. A ordem do pecado é impulsionar o homem a quebrar a lei, visto a vontade da carne. Pelo pecado, enfocando a quebra da lei, vem os grandes malefícios do homem 4,5.

Pecado definido como o que é feito de errado, o pecado, um crime, uma violação da lei divina em pensamento ou no ato, é necessário convencer o indivíduo de pecado para que possa demonstrar o erro, não sendo imputado o pecado por ignorância 8. Definido conhecimento fica portanto determinado pecado. Visto que pecado é a forma geral de erro, determinada pela quebra da lei, fica exposto que para Deus a prática do erro consciente configura-se pecado para condenação, sendo o erro inconsciente desconsidera por Deus. Sendo o pecado expiado também considerado não cometido.

Difundido antigamente que nascia-se com pecado, é definido que o pecado é uma ação pessoal, com conseqüência, mas conseqüência não define pecado6. Visto que estar em enfermidade não define cometer pecado, e nascimento não define quebra de lei 6,7.

 

1.Versão: Português: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada
1 João 3:4 Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.
2.Versão: Português: Nova Versão Internacional
1 João 3:4 Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.

3. Westcott-Hort do Novo Testamento Grego
1jo 3:4 pav o poiwn thn amartian kai thn anomian poiei kai h amartia estin h anomia
pav o poiwn thn amartian kai thn anomian poiei kai h amartia estin h anomia

4. {266} aJmartia , aJmartiav , hJ (from 2 aorist aJmartein , as apotucia from apotucein ), "a failing to hit the mark" (see aJmartanw . In Greek writings (from Aeschylus and Thucydides down). 1st, "an error" of the understanding (cf. Ackermann, Das Christl. im Plato, p. 59 Anm. 3 (English translation (S. R. Asbury, 1861), p. 57 n. 99)). 2nd, "a bad action, evil deed." In the N.T. always in an ethical sense, and
1. equivalent to to aJmartanein "a sinning," whether it occurs by omission or commission, in thought and feeling or in speech and action (cf. Cicero, de fin. 3, 9): Romans 5:12f,20; uJf " aJmartianeinai held down in sin, Romans 3:9; epimenein th aJmartia , Romans 6:1; apoqnhskein th aJmartia and zhn en auth , Romans 6:2; thn aJmartian ginwskein , Romans 7:7; 2 Corinthians 5:21; nekrov th aJmartia Romans 6:11; peri aJmartiav to break the power of sin, Romans 8:3 (cf. Meyer); swma thv aJmartiav the body as the instrument of sin, Romans 6:6; apath thv aJmartiav the craft by which sin is accustomed to deceive, Hebrews 3:13; anqrwpov thv aJmartiav
( anomiav T Tr text WH text) the man so possessed by sin that he seems unable to exist without it, the man utterly given up to sin, 2 Thessalonians 2:3 (Winer"s Grammar, sec. 34, 3 Note 2). In this sense aJmartia (equivalent to to aJmartanein ) as a power exercising dominion over men ("sin as a principle and power") is rhetorically represented as an imperial personage in the phrases aJmartiabasileuei , kurieuei , katergazetai , Romans 5:21; 6:12, 14; 7:17, 20; doulhein th aJmartih Romans 6:6; doulov thv aJmartihv John 8:34 (WH brackets; G omits thv aJmartihv ); Romans 6:17; nomov thv aJmartihv the dictate of sin or an impulse proceeding from it, Romans 7:23; 8:2; dunamiv thv aJmartihv 1 Corinthians 15:56; (the prosopopaeia occurs in Genesis 4:7 and, according to the reading aJmartia , in Sir. 27:10). Thus, aJmartia in sense, but not in signification, is the source whence the several evil acts proceed; but it never denotes "vitiosity".
2. "that which is done wrong," committed or resultant "sin, an offence, a violation of the divine law in thought or in act" ( hJaJmartiaestin hJ anomia , 1 John 3:4); a. generally: James 1:15; John 8:46 (where aJmartia must be taken to mean neither "error," nor "craft" by which Jesus is corrupting the people, but "sin" viewed generally, as is well shown by Lücke at the passage and Ullmann in the Studien und Kritiken for 1842,
p. 667ff (cf. his Sündlosigkeit Jesu, p. 66ff (English translation of the 7th edition, p. 71f)); the thought is, "If anyone convicts me of sin, then you may lawfully question the truth and divinity of my doctrine, for sin hinders the perception of truth");
cwriv aJmartiav so that he did not commit sin, Hebrews 4:15; poiein aJmartian and thn aJmartian John 8:34; 1 John 3:8; 2 Corinthians 11:7; 1 Peter 2:22; ecein aJmartian to have sin as though it were one"s odious private property, or to have done something needing expiation, equivalent to to have committed sin, John 9:41; 15:22,24; 19:11; 1 John 1:8 (so aJimaecein , of one who has committed murder, Euripides, Or. 514); very often in the plural aJmartiai (in the Synoptative Gospels the singular occurs but once: Matthew 12:31); 1 Thessalonians 2:16; ( James 5:16 L T Tr WH);
Revelation 18:4f, etc.;
plhqov aJmartiwn , James 5:20; 1 Peter 4:8; poiein aJmartiav , James 5:15; also in the expressions afesiv aJmartiwn , afienai tav aJmartiav , etc. (see afihmi , 1 d.), in which the word does not of itself denote the "guilt or penalty of sins," but the sins are conceived of as removed so to speak from God"s sight, regarded by him as not having been done, and therefore are not punished. En aJmartiaivsu egennhqhv oJlov thou wast covered all over with sins when thou wast born
i.e. didst sin abundantly before thou wast born, John 9:34; en taiv aJmartiaivapoqnhskein to die loaded with evil deeds therefore unreformed, John 8:24; eti en aJmartiaiveinai still to have one"s sins, namely, unexpiated, 1 Corinthians 15:17. b. "some particular evildeed": thn aJmartiantauthn , Acts 7:60; pasa aJmartia , Matthew 12:31; aJmartiaprov qanaton , 1 John 5:16 (an offence of such gravity that a Christian lapses from the state of zwh received from Christ into the state of qanatov (cf. qanatov , 2) in which he was before he became united to Christ by faith; cf. Lücke, DeWette (especially Westcott, at the passage)).
3. collectively, "the complex or aggregate of sins committed either by a single person or by many": airein thn aJmartiantou kosmou , John 1:29 (see airw , 3 c.); apoqnhskein en th aJmartia John 8:21 (see 2
a. under the end);
peri aJmartiav , namely, qusiav (Winer"s Grammar, 583 (542): Buttmann, 393 (336)), expiatory sacrifices, Hebrews 10:6 (according to the usage of the Septuagint, who sometimes so translate the Hebrew ha;f;j} and taF;jæ , e.g. Leviticus 5:11; 7:27 (37); Psalm 39:7 ( Psalm 40:7)); cwriv aJmartiav having no fellowship with the sin which he is about (?) to expiate, Hebrews 9:28.
4. abstract for the concrete, equivalent to aJmartwlov : Romans 7:7 ( oJ nomov aJmartia , opposed to oJnomov aJgiov , Romans 7:12); 2 Corinthians 5:21 ( ton ... aJmartianepoihsen he treated him, who knew not sin, as a sinner). Cf. Fritzsche on Romans, vol. i. 289ff; (see aJmarthma ; Trench, sec. lxvi.).

5. {266} aJmartia , aJmartiav , hJ (de 2 aorista aJmartein , como apotucia de apotucein ), "falhar em acertar o alvo" (ver aJmartanw . Nos escritos gregos (de Àsquilo e Tucídides para trás). 1 ", um" erro de compreensão (cf. Ackermann, Das Christl. Im Platão, p. 59 Anm. 3 (tradução Inglês (SR Asbury, 1861), p. 57 n. 99)). 2 ", uma ação má, má ação." No N.T. sempre em um sentido ético, e
1. equivalente a to aJmartanein "um pecado", se ela ocorre por omissão ou comissão, em pensamento e sentimento ou no discurso e na ação (cf. Cícero, de fin. 3, 9): Romanos 5:12 m, 20; uJf " aJmartianeinai debaixo do pecado, Romanos 3:9; epimenein th aJmartia , Romans 6:1; apoqnhskein th aJmartia e zhn en auth , Romans 6:2; thn aJmartian ginwskein , Romans 7:7; 2 Corinthians 5:21; nekrov th aJmartia Romans 6:11; peri aJmartiav quebrar o poder do pecado, Romans 8:3 (cf. Meyer); swma thv aJmartiav o corpo como instrumento do pecado, Romans 6:6; apath thv aJmartiav o ofício pelo qual o pecado está habituado a enganar, Hebreus 3:13; anqrwpov thv aJmartiav
( anomiav T Tr texto WH texto) o homem tão possuído pelo pecado que ele parece incapaz de existir sem ele, o homem totalmente entregue ao pecado, 2 Tessalonicenses 2:3 (Winer*"*s Grammar, sec. 34, 3 Nota 2). nesse contexto aJmartia (equivalente para to aJmartanein ) como um poder exercer o domínio sobre os homens ( "pecado como um princípio e poder") é retoricamente representado como um personagem imperial nas frases aJmartiabasileuei , kurieuei , katergazetai , Romans 5:21; 6:12, 14; 7:17, 20; doulhein th aJmartih Romans 6:6; doulov thv aJmartihv John 8:34 (WH parenteses; G omite thv aJmartihv ); Romans 6:17; nomov thv aJmartihv a lei do pecado ou um processo de impulso a partir dele, Romanos 7:23, 8:2; dunamiv thv aJmartihv 1 Corinthians 15:56; (o prosopopeia ocorre em Gênesis 4:7 e, de acordo com a leitura aJmartia , in Sir. 27:10). Assim, aJmartia em certo sentido, mas não em significação, é a fonte de onde os vários atos maléficos procedem, mas nunca denota "virtuosidade".
2. "O que é feito de errado", cometidos ou obtido "o pecado, um crime, uma violação da lei divina em pensamento ou no ato" ( hJaJmartiaestin hJ anomia , 1 John 3:4); a. geralmente: James 1:15; John 8:46 (onde aJmartia devem ser tomados para não dizer "erro", nem "ofício" de que Jesus está corrompendo o povo, mas o "pecado" visto em geral, como é bem demonstrado pelo Lucas na passagem e Ullmann na Studien und Kritiken para 1842,
p. 667ff (cf. seu Sündlosigkeit Jesu, p. 66ff (tradução Inglês da 7 ª edição, p. 71f)); o pensamento é: "Se ninguém me convence do pecado, então você pode legitimamente questionar a verdade ea divindade de minha doutrina, para o pecado impede a percepção da verdade "); cwriv aJmartiav de modo que ele não cometeu nenhum pecado, Hebrews 4:15; poiein aJmartian e thn aJmartian John 8:34; 1 John 3:8; 2 Corinthians 11:7; 1 Peter 2:22; ecein aJmartian para ter pecado como se fosse uma propriedade privada odioso, ou ter feito alguma coisa precisando expiação, o equivalente a ter pecado cometido, John 9:41; 15:22,24; 19:11; 1 John 1:8 (so aJimaecein , de alguém que cometeu homicídio, Euripides, Ou. 514); muitas vezes, no plural aJmartiai (nos Evangelhos Synoptative no singular, mas ocorre uma vez: Matthew 12:31); 1 Thessalonians 2:16; ( James 5:16 L T Tr WH);
Revelation 18:4f, etc.;
plhqov aJmartiwn , James 5:20; 1 Peter 4:8; poiein aJmartiav , James 5:15; também nas expressões afesiv aJmartiwn , afienai tav aJmartiav , etc. (ver afihmi , 1 d.), em qual a palavra não basta, por si só denota a culpa "ou a penalidade dos pecados", mas o pecado é concebido como removido por assim dizer, aos olhos de Deus, considerado por ele como não tendo sido feito e, portanto, não são punidos. En aJmartiaivsu egennhqhv oJlov foste recobertas de pecados quando nasceste
ou seja, o pecado em abundância antes de tu nasceste, John 9:34;
en taiv aJmartiaivapoqnhskein morrer carregados de maldades, portanto, não reformado, John 8:24; eti en aJmartiaiveinai ainda ter pecados, ou seja, inexpiados, 1 Coríntios 15:17. b. "Alguns particularmente mortos no pecado": thn aJmartiantauthn , Acts 7:60; pasa aJmartia , Matthew 12:31; aJmartiaprov qanaton , 1 John 5:16 (um crime de tal gravidade que um cristão não ve o estado de zwh recebido de Cristo para o estado de qanatov (cf. qanatov , 2) em que ele foi antes de, ele tornou-se unido a Cristo pela fé, cf. Lücke, DeWette (especialmente Westcott, na passagem)).
3. coletivamente, "o complexo ou total dos pecados cometidos, quer por uma única pessoa ou por muitos": airein thn aJmartiantou kosmou , John 1:29 (ver airw , 3 c.); apoqnhskein en th aJmartia John 8:21 (ver 2
a. sob o efeito);
peri aJmartiav , nominalmente, qusiav (Winer"s Grammar, 583 (542): Buttmann, 393 (336)), sacrifícios expiatórios, Hebrews 10:6 (acordo com o uso da Septuaginta, que algumas vezes traduz para o hebraico ha;f;j} e taF;jæ , e.g. Leviticus 5:11; 7:27 (37); Psalm 39:7 ( Psalm 40:7)); cwriv aJmartiav não ter comunhão com o pecado que o cerca (?) para expiar, Hebrews 9:28.
4. abstrato para o concreto, o equivalente a aJmartwlov : Romans 7:7 ( oJ nomov aJmartia , oposto ao oJnomov aJgiov , Romans 7:12); 2 Corinthians 5:21 ( ton ... aJmartianepoihsen ele tratou disso, aquele que não conhecia pecado, como um pecador). Cf. Fritzsche sobre Romanos, vol. i. 289ff; (see aJmarthma ; Trench, sec. lxvi.). Thayer"s Greek-English Lexicon By Joseph Thayer

6.Joh 9:2 Perguntaram-lhe os seus discípulos: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
Joh 9:3 Respondeu Jesus: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi para que nele se manifestem as obras de Deus.

7.Joh 9:30 Respondeu-lhes o homem: Nisto, pois, está a maravilha: não sabeis donde ele é, e entretanto ele me abriu os olhos;
Joh 9:31 sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém for temente a Deus, e fizer a sua vontade, a esse ele ouve.
Joh 9:32 Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença.
Joh 9:33 Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer.
Joh 9:34 Replicaram-lhe eles: Tu nasceste todo em pecados, e vens nos ensinar a nós? E expulsaram-no.

8.Act 17:30 Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam;

 

Veja Mais dados Novos Conteúdos