Em João 4:23, temos o âmago da questão, o que é adorar "em espírito e em verdade"1, devemos entender o texto que diz "porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis"2, portanto adorar em espírito representa andar nos estatutos de Deus. Para examinar adorar em verdade, podemos ver o que seria mentiroso nestes temos "não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade"3, então é necessário guardar os mandamentos para ter a verdade, outra coisa é "nenhuma mentira vem da verdade"4. Portanto não pode haver mentira para adorar em verdade. Mas vemos no texto "Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz"5, logo temos além de todas as assertivas que é necessário ouvir a voz de Cristo para ser da verdade, e somente assim podemos adorar em verdade. Notadamente voltamos novamente ao texto "guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus"6,

Devemos entender que aqueles que "guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus"6, são um povo. Esse povo não pode estar na seguinte condição "que um ensina uma coisa e outro, outra"7, e "Evitai a dissensão"7, ora os que "guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus"6, não poderiam entrar nesta condição. Esse povo "ensinar a verdade, para vindicar a Lei de Deus"7, mas é importante a lei de Deus? Paulo diz "tenho prazer na lei de Deus"8, ora Paulo um grande expoente dos conceitos bíblicos determina mais coisas, "Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus"9, veja que Paulo diz que é necessário estar sujeito a lei, pois se não se torna inimizade contra Deus. Mas Deus faz o seguinte "porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis"10, assim o homem pode estar sujeito "à lei de Deus"9, assim "a inclinação do Espírito é vida e paz"9, Pois assim o homem "andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis"10, Portanto é necessário que o povo de Deus em "ensinar a verdade, para vindicar a Lei de Deus"7. A pergunta é "A lei... permanece inalterável"11. Ora Paulo é posterior a morte de Cristo e diz "mas serão justificados os que praticam a lei"12, e mais Paulo diz "tenho prazer na lei de Deus"8, ora se a lei não tivesse permanecido como Paulo diria "tenho prazer na lei de Deus"8.

Algumas pessoas que querem usar de má fé usam o seguinte texto "Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, para as cumprir. E todo o povo dirá: Amém."13, ora a lei falada é os 10 mandamentos? Lógico que não, é só ler os textos anteriores, "Maldito aquele que receber peita para matar uma pessoa inocente. E todo o povo dirá: Amém"13, aqui temos as regras para o povo como organização, e mesmo assim seria lógico colocar uma forma contrária veja (bendito aquele que receber peita para matar uma pessoa inocente. E todo o povo dirá: Amém), ora em hipótese nenhuma isto seria correto. Logo não podemos defender que uma pessoa que pratique o mal seja bendito em nome de Deus, e sim o contrário. Logo não pode-se dizer que alguém que viole os mandamentos, seja bendito. Vamos por exemplo supor um indivíduo que faça o seguinte "porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes."14 , tal pessoa é maldito ou bendito? Jesus responde "Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos;"14. Portanto alquele que pratica o mal, é determinado como maldito.

 

 

1. Versão: Português: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada
João 4:23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.
João 4:24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
Versão: Português: João Ferreira de Almeida Atualizada
João 4:23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
João 4:24 Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Versão: Português: João Ferreira de Almeida Corrigida e Revisada, Fiel
João 4:23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
João 4:24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Versão: Português: Nova Versão Internacional
João 4:23 No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.
João 4:24 Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

2. Eze 36:27 Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis.

3. 1Joa 2:4 Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade;

4. 1Joa 2:21 Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.

5. Joa 18:37 Perguntou-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.

6. Rev 14:12 Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

7. Sempre, desde o princípio da obra, têm surgido um após outro para efetuar essa espécie de trabalho, e eu tenho tido de dar-me ao incômodo, e incorrer nas despesas de contradizer essas falsidades. Eles têm publicado suas teorias, e iludido muitas almas, mas que Deus guarde as ovelhas do Seu pasto!
Insto com os que professam crer na verdade, que andem em união com os irmãos. Não procureis dar ao mundo ocasião de dizer que somos extremistas, que somos desunidos, que um ensina uma coisa e outro, outra. Evitai a dissensão. Esteja cada qual em guarda, e seja cuidadoso a fim de que seja encontrado na brecha, para restaurar a ruptura, em vez de se colocar junto do muro a procurar fazer uma brecha. Sejam todos cuidadosos para não clamarem contra o único povo que está cumprindo a descrição dada do povo remanescente, que guarda os mandamentos de Deus e tem a fé de Jesus, e que exalta a norma de justiça nestes últimos dias.
Deus tem um povo distinto, uma igreja na Terra, inferior a nenhuma outra, mas a todas superior em seus recursos para ensinar a verdade, para vindicar a Lei de Deus. Tem Deus agentes divinamente designados - homens a quem Ele está guiando, que suportaram o calor e a fadiga do dia, que cooperam com os instrumentos celestiais para promoverem o reino de Cristo em nosso mundo. Unam-se todos a esses agentes escolhidos, e sejam afinal encontrados entre os que têm a paciência dos santos, guardam os mandamentos de Deus, e têm a fé de Jesus. ... TMOE 58

8. Rom 7:22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;

9. Rom 8:6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
Rom 8:7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser;
Rom 8:8 e os que estão na carne não podem agradar a Deus.

10. Eze 36:27 Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis.

11. Se a lei de Deus tivesse sido mudada em um só preceito, após a expulsão de Satanás do Céu, ele teria, depois de sua queda, alcançado na Terra aquilo que não pôde alcançar no Céu antes de sua queda. Teria recebido tudo que desejasse. Sabemos que ele não recebeu. ... A lei... permanece inalterável como o trono de Deus, e a salvação de cada pessoa é determinada pela obediência ou desobediência. ... Jesus, pela lei do compassivo amor, tomou sobre Si os nossos pecados, sofreu nosso castigo, e bebeu a taça da ira de Deus, que cabia ao transgressor. ... Carregou por nós a cruz da abnegação e sacrifício, para que tivéssemos vida - vida eterna. Não havemos de carregar a cruz de Jesus? Para Conhecê-Lo (Meditações Matinais, 1965), pág. 289.

12. Rom 2:13 Pois não são justos diante de Deus os que só ouvem a lei; mas serão justificados os que praticam a lei

13. Deu 27:23 Maldito aquele que se deitar com sua sogra. E todo o povo dirá: Amém.
Deu 27:24 Maldito aquele que ferir ao seu próximo em oculto. E todo o povo dirá: Amém.
Deu 27:25 Maldito aquele que receber peita para matar uma pessoa inocente. E todo o povo dirá: Amém.
Deu 27:26 Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, para as cumprir. E todo o povo dirá: Amém.

14. Mat 25:41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos;
Mat 25:42 porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
Mat 25:43 era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes.
Mat 25:44 Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
Mat 25:45 Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim.
Mat 25:46 E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.

Veja Mais dados Novos Conteúdos