Php 2:3 nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo;

Ora o que é não fazer por contenda, ora é simples se algo vai gerar contenda, vai gerar briga, não faça, seja humilde, se quer conversar e a conversa você nota que não vai gerar briga então converse, caso vá gerar não converse.

Existem coisas muito importantes para se fazer que não implica em contendas.
Uma delas é a pregação do evangelho que diz.

Mat 24:14 E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

Ora se deseja a vinda do mestre é simples pregue o evangelho do reino, mas qual é o evangelho do reino?

Mat 24:12 e, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
Mat 24:13 Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.
O evangelho do reino é o amor, e quem perseverar no amor será salvo.
Pois
1Jn 4:8 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.

Para pregar o evangelho do reino deve amar, pois assim se conhece a Deus.
Brigas, contendas, dissoluções, perseguições e outras coisas do gênero não são divinos e sim satânicos.
Guarde sempre isso "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor".

Um dos conceitos destrutivos que gerou contendas, humilhações e morte, foi a obrigatoriedade da aceitação do conceito trinitariano.

A partir de 193 depois da morte de Cristo Tertuliano desenvolveu o conceito da trindade, Tertuliano aceitava que réus de pecados graves, não poderiam ser salvos mesmo, com confissão e arrependimento. Aceitava que duas vezes por ano deveria ficar sete dias em jejum, e deviam se oferecessem voluntariamente ao martírio.
Antes disso não havia conceitualização trinitáriana, e a conceitualização sobre a natureza material de Deus não era pregada nem analisada na igreja primitiva, nem antes dela.
Apartir de Tertuliano se desenvolveu em Roma o fundamentalismo da igreja cristã católica, baseando entre outras coisas os ensinamentos de Terturliano sobre trindade.

Em 362 a igreja católica e o imperador Constantino ratificaram entre outros o credo da trindade, e assim ocorreu perseguições e mortes para aqueles que não criam no conceito trinitáriano, grande comoção e perseguição ocorreu, até que a maior parte dos não trinitarianos fossem mortos e os outros esconderam-se nas montanhas ou devido ao medo se tornaram trinitarianos.

Lembre-se sempre.
"Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.", logo ações de perseguições e morte não são o evangelho eterno e sim o contrário. Mesmo que haja divergências de conceitos as práticas de perseguição não devem ocorrer.
Sempre em todo o tempo o conceito trinitariano ou não trinitariano desfilam, sofrimentos, guerras, tristezas, perseguições e traições.
O que é contra o evangelho do reino.
Na formação da igreja adventistas, formou-se os pioneiros e tais eram contrários a doutrina da trindade.
James White esposo de Ellen White, parte dos fundador da igreja a adventista e do colégio em Batle Creek, primeiro editor da revista adventista e guardadores do sábado, e por várias vezes presidente da conferência geral disse:
"Que uma pessoa seja três pessoas, e que três pessoas sejam uma só pessoa, é uma doutrina que nós podemos proclamar ser contrária à razão e ao senso comum." James White. Adventist Review --- 6 de Julho de 1869
"Mas, a fábula Pagã e Papal da natural imortalidade, fez do maior inimigo do homem, a morte, a porta para a felicidade eterna, e deixa a ressurreição como uma coisa de pequena significação. À a base do espiritualismo moderno.
Aqui nos devemos mencionar a Trindade que acaba com a personalidade de Deus, e de seu Filho Jesus Cristo, e o batismo por asperção que em vez de sepultar em Cristo no batismo, em significado da sua morte. Mas nós saímos destas fábulas para encontrar outra, que é sagrada para quase todos os cristãos, católicos e protestantes. À o (5.) a mudança do sábado do quarto mandamento, do sétimo para o primeiro dia da semana. O festival pagão do domingo ......."James White The Advent Review 11 de Dezembro de 1855.
"A grande falta da Reforma foi que os reformadores pararam de reformar.
Se tivessem levado avante, não teriam deixado nenhum vestígio do papado atrás, tal como a natural imortalidade, batismo por aspersão, a trindade, a guarda do domingo, e a igreja agora estaria livre de erros escriturísticos
."Advent Review 7 de Fevereiro 1856
A forma espiritualista pela qual negam a Deus como o único Senhor, e Jesus Cristo está numa primeira posição, [igual a Deus] constitue um antigo credo trinitariano, fóra das escrituras; que Jesus é Deus eterno.
No entanto não existe passagem das escrituras que dê suporte isso. Temos testemunhos bíblicos em abundância que ele é Filho do Eterno Pai
. James White The Day Star - 24 de Janeiro 1846

Também Joseph Bates, que trouxe a doutrina da guarda do sábado para a igreja adventista disse.
Com respeito a Trindade eu concluí ser impossível acreditar que o Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai Todo Poderoso, são um mesmo Ser.
Urias Smith que era grande amigo de James White e Ellen White e por quase 50 anos foi diretor nas publicações da igreja adventista disse.
"Mas com respeito ao Espírito, a Bíblia usa expressões que não podem se harmonizar com a idéia que é uma pessoa igual ao Pai e ao Filho. Ao contrário mostra que é uma divina influência de ambos; o meio pelo qual se fazem representar e pelo qual se manifesta o poder através de todo o universo, quando não estão pessoalmente presentes."
John Nevins Andrews, que definiu que a guarda do sábado era de por do sol a por do sol, determinou o significado dos dois chifres de apocalipse 13, e lutou para que na guerra civil não fosse chamado combatentes adventistas.
Andrews disse.
"... está tão longe da verdade como a velha e absurda doutrina trinitariana na qual diz que Jesus é verdadeiramente o Deus eterno."J.N. Andrews ---Advent Review 5 de Agosto de 1852.

Portanto tendo que os pioneiros da igreja Adventista não eram trinitarianos e não se tem relato de que tais perseguiam, ou excluíram pessoas trinitarianas, então não deveria os trinitarianos excluir aqueles que tenham as convicções como os pioneiros da igreja Adventista.

Veja Mais dados Novos Conteúdos