A graça veio por Jesus Cristo1, graça advém do grego "χάρις - charis", que envolve, aceitação, benefício, agradecimento, prazer. Assim o termo graça esta ligado a algo de aceitação, ou algo de benefício. Assim podemos determinar uma vertente que o benefício veio por Jesus Cristo. Ora sabemos que a verdade veio por Jesus Cristo1, ora a verdade é o real significado das coisas e a compreensão do que é correto ou errado.

Assim temos que a verdade e a graça vem por Cristo1. A graça não é sinônimo de gratuito, mas a justificação é dada gratuitamente, pela sua graça3, que graça? O prazer de Deus sobre Cristo Jesus. Assim a graça é a alegria, o contentamento, que Deus tem sobre Jesus Cristo.

Vejamos dois fatores, primeiro a lei foi dada por Moisés1, a lei é Moisés? Não a lei não é Moisés, Deus deu a lei, a Moisés, mas falamos a lei de Moisés4. Assim temos que a graça e a verdade vieram por Cristo Jesus1. Novamente devemos entender que a dádiva é pela graça5, a graça não é dádiva.

Por exemplo podemos encontrar "entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus."6, ou seja apenas quem faz a vontade do Pai que entrará nos Céus. Ou seja a graça, não é dada aquele que não faz a vontade do Pai.

Assim temos outro termo "para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos"3, nesta frase encontramos, o termo "pecado", "impunidade", "anteriormente". Ora anteriormente a que? Ora anteriormente ao conhecimento da obra de Cristo. Refere-se também a pecado, e o que é pecado? Ora "o pecado é a transgressão da Lei"7. Ora tal efeito da graça só tem efeito para aquele que decide não praticar novamente pecados. Pois "deixado impunes os pecados anteriormente cometidos"3. Notadamente a lei permanece no momento que o perdão envolve pecados anteriormente cometidos. Ora é claro portanto que o pecado cometido por não aceitar a vontade de Deus faz o homem não ir para o Reino dos Céus, "entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus."6, ora a vontade do Pai não é que o homem peque.

O que temos é que Deus tem graça em Cristo, e da a Cristo gratuitamente que escolha quem deva ser salvo.

 

  1.  Versão: Português: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada
    João 1:17 Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.
    Versão: Português: Nova Versão Internacional
    João 1:17 Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo.
  2. G5485
    χάρις
    charis
    khar'-ece
    From G5463; graciousness (as gratifying), of manner or act (abstract or concrete; literal, figurative or spiritual; especially the divine influence upon the heart, and its reflection in the life; including gratitude): - acceptable, benefit, favour, gift, grace (-ious), joy liberality, pleasure, thank (-s, -worthy).
  3.  Versão: Português: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada
    Romanos 3:24 sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,
    Romanos 3:25 a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;
    Romanos 3:26 tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.
    Versão: Português: Nova Versão Internacional
    Romanos 3:24 sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.
    Romanos 3:25 Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação[17] mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;
    Romanos 3:26 mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
  4.  Versão: Português: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada
    Josué 8:32 Escreveu, ali, em pedras, uma cópia da lei de Moisés, que já este havia escrito diante dos filhos de Israel.
    Versão: Português: Nova Versão Internacional
    Josué 8:32 Ali, na presença dos israelitas, Josué copiou nas pedras a Lei que Moisés havia escrito.
  5.  Versão: Português: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada
    Romanos 5:15 Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos.
    Versão: Português: Nova Versão Internacional
    Romanos 5:15 Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. De fato, muitos morreram por causa da transgressão de um só homem, mas a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só, Jesus Cristo, transbordou ainda mais para muitos.
  6.  Versão: Português: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada
    Mateus 7:21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
    Versão: Português: Nova Versão Internacional
    Mateus 7:21 Nem todo aquele que me diz: “Senhor, Senhor”, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
  7.  Versão: Português: João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada
    1 João 3:4 Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.
    Versão: Português: Nova Versão Internacional
    1 João 3:4 Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.


     
Veja Mais dados Novos Conteúdos