Foi feito uma questão sobre a divindade, foi enviado o seguinte texto.

"Houve controvérsia entre os anjos. Satanás e seus simpatizantes estavam porfiando por reformar o governo de Deus. Desejaram perscrutar Sua sabedoria e averiguar o Seu propósito(de Deus) em exaltar a Jesus e dotá-lo com tão ilimitado poder e comando".(White, Ellen. Primeiros Escritos, pág. 145, 1ª Edição, CPB, Sto. André. 1967).

Foi idealizado o questionamento sobre o termo "dotá-lo", utilizou-se a versão traduzida atual em 1, nela também encontramos a palavra "dotá-Lo"1. Para entender melhor copiamos a versão original do texto 2, nele encontramos o termo respectivo em inglês como "endowing Him"2, a palavra "endowing", remota a idade média 3, e possui os seguintes sinônimos, (investir, vestir, revestir).

No envio questionou-se, se EGW era dúbia afirmando possíveis princípios da trindade, e por exemplo neste caso possivelmente afirmando contrariamente. Para entender com o que EGW estava lidando irei analisar alguns conceitos matemáticos.

Tomando uma lista de números {0,1,2,3,4,5,6}, vamos extrair os números primos, que são {1,2,3,5}, vamos fazer a seguinte pergunta, o que determina que um número seja primo? Um número primo só pode ser dividido por 1 e por ele mesmo. Então pergunta-se 1 é numero primo? A resposta é sim. Então pergunta-se 2 é número primo? A resposta é sim. Agora vamos fazer outra pergunta 1 é igual a 2? A resposta é não. Da mesma forma podemos fazer a seguinte pergunta. Jesus é Deus? A resposta é sim. Perguntamos agora o Pai é Deus? A resposta é sim. Se fizermos a pergunta Jesus é o Pai, a resposta é não.

Agora voltando a questão? Deus estava "endowing Him"2 (dotando-o) com que? Foi estipulado que o que Jesus falasse seria como o Pai tivesse falado. Novamente vamos voltar aos números, seria como se o 1, que é primo, determinasse que o 2 que é primo, fosse o 1. Vamos ver algumas coisas. O 1, e o 2 são primos, mas o 1 divisor de 2, mas o 2 não é divisor de 1. Fazendo um paralelo entre o texto, o 2 agora foi incumbido de ter as mesmas funções de divisor que o 1. Isso não quer dizer que o 2 se tornou Deus quando recebeu a função, apenas recebeu uma função.

Ai se formula a seguinte pergunta. O 2 poderia ser o 1 com as funções de 1, se o 1 não determinasse que o 2 pudesse ser 1? Possivelmente não pois o texto diz. "Fil 2:6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,". Agora vem o problema de Ellen, em que não se pode dizer que Jesus não é Deus, mas não pode dizer que Jesus seja o Pai, nem pode-se dizer que Jesus não tenha os poderes do Pai, mas também não pode dizer que tenha as funções do Pai, sem que ele assim o defina. Além do mais temos a complexidade do termo Deus. Por exemplo.

Elohim é traduzido por Deus.
YHWH é traduzido por Deus e por Senhor.
El é traduzido por Deus.
Eloha é traduzido por Deus
Os sacerdotes eram chamados de Elohim

Portanto definir um conceito claro para divindade é muito complicado. Creio eu que existem coisas muito mais importantes para a salvação do indivíduo, do que tentar montar este quebra cabeça. Já tentei aprofundar nesse assunto, e cheguei em um conceito muito mais estranho do que a ideologia comum. Quer ver um exemplo. Veja por exemplo isso {0,1,2,3,4,........}, se somarmos {0+0+0.......} temos = 0, se somarmos {1+1+1+1.....} temos = ∞, se somarmos {2+2+2+2.....} temos = ∞, se somarmos {1+2+3+4+.....} temos = ∞, agora se dividirmos qualquer número X por ∞, temos (X/∞)=0, logo ∞*0=X, ou seja.

Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Hebreus 11:2

Ou seja o infinito pode formar qualquer coisa a partir do nada. Meu conselho, por mais que seja bonito, espantoso analisar tais coisas, a melhor coisa esta em modificar a vida para adequar ao exemplo de Cristo, todas estas coisas interessantes podem ser aprendidas com muito mais detalhes no Céu. Fica a última função como meditação ∞*X=∞ ou ∞*X=1 ou ∞*X=0 ?

1.Até então todo o Céu tinha estado em ordem, harmonia e perfeita sujeição ao governo de Deus. Foi o pecado máximo rebelar-se contra Sua ordem e vontade. Todo o Céu parecia estar em comoção. Os anjos foram dispostos em ordem por companhias, cada divisão com um mais categorizado anjo a sua frente. Satanás, ambicionando exaltar-se a si mesmo, e não desejando submeter-se à autoridade de Jesus, fazia insinuações contra o governo de Deus. Alguns dos anjos simpatizaram com Satanás em sua rebelião, ao passo que outros contenderam fortemente com ele atribuindo honra e sabedoria a Deus em dar autoridade a Seu Filho. Houve controvérsia entre os anjos. Satanás e seus simpatizantes estavam lutando por reformar o governo de Deus. Desejaram perscrutar Sua insondável sabedoria e descobrir o Seu propósito em exaltar a Jesus e dotá-Lo com tão ilimitado poder e comando.


2.Until this time all heaven had been in order, harmony, and perfect subjection to the government of God. It was the highest sin to rebel against His order and will. All heaven seemed in commotion. The angels were marshaled in companies, each division with a higher commanding angel at its head. Satan, ambitious to exalt himself, and unwilling to submit to the authority of Jesus, was insinuating against the government of God. Some of the angels sympathized with Satan in his rebellion, and others strongly contended for the honor and wisdom of God in giving authority to His Son. There was contention among the angels. Satan and his sympathizers were striving to reform the government of God. They wished to look into His unsearchable wisdom, and ascertain His purpose in exalting Jesus and endowing Him with such unlimited power and command. They rebelled against the authority of the Son. All the heavenly host were summoned to appear before the Father to have each case decided. It was there determined that Satan should be expelled from heaven, with all the angels who had joined him in the rebellion. Then there was war in heaven. Angels were engaged in the battle; Satan wished to conquer the Son of God and those who were submissive to His will. But the good and true angels prevailed, and Satan, with his followers, was driven from heaven.

3.

Origin:
1350–1400; Middle English endowen < Old French endouer, equivalent to en- en-1 + douer < Latin dōtāre to dower, equivalent to dōt- (stem of dōs ) dowry + -āre infinitive suffix
Related forms
en·dow·er, noun
re·en·dow, verb (used with object)
su·per·en·dow, verb (used with object)
un·en·dowed, adjective
un·en·dow·ing, adjective
EXPAND
Synonyms
2. invest, clothe, endue.
Dictionary.com Unabridged
Based on the Random House Dictionary, © Random House, Inc. 2012.
Cite This Source | Link To endowing

Veja Mais dados Novos Conteúdos