Outra questão que foi posta é a que se encontra abaixo.

3-" Pensais que o Pai entregou seu amado Filho sem esforço? Não, absolutamente, foi mesmo uma luta, para o Deus do Céu, decidir se deixaria o homem culpado perecer, ou dar Seu amado Filho para morrer por ele."...."White, Ellen. Primeiros Escritos, pág. 151, 1ª Edição, CPB, Sto. André. 1967).

Pergunto: Deus tem dúvida? A dúvida parte da Natureza Santa de Deus?
Ainda, quem decidiu foi só Deus o Pai, Jesus apenas pediu.

Outro ponto, é que na descrição da elaboração do plano da salvação, a Sra. White já se refere a Jesus como o Filho de Deus, e mais, se você ler os capítulos referentes ao plano da salvação, vai perceber, que este plano foi elaborado depois da queda do homem, isto é claro nestes capítulos, e aí pergunto, Como fica o " Cordeiro de Deus que foi morto desde a Fundação do mundo. "


Devemos primeiramente entender que Ellen é mais literária do que analítica, os seus livros buscam desenvolver uma elevação do sentimento, creio que tal seja uma característica do sistema feminino de escrever. Neste caso temos a frase "foi mesmo uma luta"1, ora seria o termo luta, no sentido de briga? No inglês temos "It was even a struggle"1, logicamente havia uma conversa extremamente delicada sobre o que deveria ser feito. Agora vamos entender uma circunstância. Se Deus não tivesse sentimento, e Jesus tivesse sentimento, Jesus acabaria não gostando de Deus, pois seria uma máquina fria e calculista, logo a conversa entre os dois enfocava uma decisão que alteraria o que até aquele momento havia. O termo luta esta relacionado na dificuldade que Deus impôs para que o filho demonstrasse que desejaria tal escolha. A questão feita é "Deus tem dúvida?" a resposta é não, Deus não tem dúvida. A próxima é semelhante a essa "A duvida faz parte da Natureza Santa de Deus?", novamente uma negativa resposta, não existe dúvida na natureza de Deus.
Então o que esta acontecendo? Deus sabendo todas as coisas dificultou a aceitação de Jesus sobre o caso. Um exemplo interessante é Jesus e seus discípulos em um momento em que todos estavam deixando a Jesus. Jesus incita os discípulos a deixarem "Quereis vós também retirar-vos?", ora Jesus não sabia que os doze o seguiriam? Ora tanto sabia que sabia até quem dos doze iria o trair4, "Não vos escolhi a vós os doze? Contudo um de vós é o diabo.". Ora como Jesus pergunta uma dúvida "Quereis vós também retirar-vos?"4, se ele sabe que eles não vão retirar-se, e ainda sabe qual deles vai o trair? Veja por exemplo novamente a conversa de Jesus com Pedro, sobre se ele o amava. Jesus perguntou três vezes a Pedro se este o amava, quer dizer que Jesus estava com dúvida? Pedro disse "Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo."5, ora se Jesus "sabes todas as coisas"5, por que pergunta? Veja que na seqüência Jesus mostra que sabia o futuro de Pedro, pois disse "quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queres"5, então porque Jesus fica perguntando ou comentando coisas que ele já sabe qual é o futuro das coisas? Isso é uma característica interessante da obra de Deus, que é interagir com o homem, veja por exemplo o texto.
"chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás?"6, então Deus não sabia onde Adão estava? Ora lógico que sabia, mas Deus interage com o homem de forma normal, para que o homem o tenha como entidade pessoal. Veja outro texto, "Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? "7, então Deus queria saber onde estava Abel? Lógico que não, veja o que cita na seqüência que Caim não falou onde estava Abel e Deus disse "A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra"8, Deus sabia tudo desde que tinha matado e quem tinha matado.
Seguindo portanto a mesma ideologia de Deus, Deus "struggle", debateu sobre o posicionamento de deixar o homem morrer, ou deixar Jesus perecer, para que Jesus decidisse conscientemente. Veja que depois acontece o seguinte fato no texto 9, Jesus disse "todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres", veja que analisamos que Jesus na terra conhecia o futuro, mas agora, ele pede ou para alterar o futuro ou nessa ora ele não sabe o futuro. Veja estas são as interações de Jesus com Deus, entre saber o futuro, ou alterar o futuro. Note que Jesus estava pedindo uma coisa que já era demarcada, ele mesmo tinha dito antes "Filho do homem três dias e três noites no seio da terra"10, ou seja já havia a profecia da morte de Cristo, e ainda os três dias que permaneceria morto. Portanto a questão foi "Ainda, quem decidiu foi só Deus o Pai, Jesus apenas pediu.", ora a questão é que Miguel observou o futuro e assim escolheu tal futuro, Deus lutou (dificultou), para que Jesus tomasse uma decisão clara, pois Deus sabia que Jesus iria pedir "Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice", assim Miguel teria que escolher conscientemente o caminho que iria trilhar. Logo nem Deus decidiu, nem Jesus pediu, Jesus apenas aceitou o futuro sem reservas e nem arrependimentos, e Deus mostrou todas as conseqüências e sofrimento da escolha de Jesus. Jesus fez muitas vezes isso com seus discípulos, mostrando toda dificuldade de andar com Deus, e ai perguntava, queres me seguir?
Estas coisas parecem estranhas, mas é estranho entender a mente de alguém e suas ações quando este ser pode conhecer o futuro. Conversar com alguém que sabe o futuro, é muito estranho para quem conversa quando aquele que conhece o futuro pergunta algo. Ora se tal ser conhece o futuro? Por que pergunta, o que eu disser não fará diferença. Veja por exemplo o texto 11, Pedro diz "Ainda que todos se escandalizem de ti, eu nunca me escandalizarei"11, e Jesus disse "antes que o galo cante três vezes me negarás"11. Ora então não importa o que eu fale, Deus saberá o que vou fazer. Não importando a resposta que eu der, de fato o futuro ira acontecer. Agora realmente a interação de Miguel com YHWH, é muito complicada visto a relação do conhecimento do futuro, ou vêem o futuro como objeto imutável ou vêem os diversos futuros e decidem um futuro. Ou YHWH conhece o futuro imutável e Jesus observa os diversos futuros. São coisas muito complexas para entender sem ter um esclarecimento completo. Pois uma coisa é certa Jesus falava do futuro e este acontecia.
A outra pergunta que também esta ligado a todo o assunto já estudado é (Como fica o " Cordeiro de Deus que foi morto desde a Fundação do mundo. ").
Vamos imaginar que dentro da luz inacessível o tempo não funciona como nós conhecemos, imagine que dentro da luz inacessível, o tempo seja o princípio de todas as coisas, logo qualquer decisão tomada dentro desta luz, é como se ocorresse no inicio dos tempos. Logo quando se decide a morte de Cristo dentro da luz, Cristo já teria morrido desde o início dos tempos. Essa ideologia encaixa direitinho com todos os pormenores de todos os conceitos temporais relativos, descritos na bíblia. Por exemplo, temos o texto 12, nele Deus já vê no ventre duas nações, e não dois fetos. Ou seja as nações já existem na barriga da mãe. Pensando dessa forma, Jesus existindo desde a fundação do mundo, e no futuro imutável ele for morrer na cruz, então desde a fundação do mundo ele foi morto, da mesma forma que as duas nações existiam, sem que a mulher houvesse dado a luz.
As vezes gosto de meditar no ponto relativo do futuro imutável conhecido por Deus, Deus enquanto sabe o futuro, muita das vezes ele determina conceitos para que para o homem o futuro seja relativo, para que o homem possa escolher seus caminhos, e não sentir-se obrigado a uma direção. Algumas vezes ele mostra o futuro imutável, e sabemos que não há como escapar dele. Um exemplo é que Jesus voltará, independente da minha decisão ele voltará. Mas um conselho, não se adentre muito a estes tipos de pensamento, pois a mente finita que temos pode nos gerar confusão, pois nossa mente funciona linearmente com o tempo, o de Deus não.



1. Disse meu anjo assistente: Pensas que o Pai entregou Seu mui amado Filho sem esforço? Não, absolutamente. Foi mesmo uma luta, para o Deus do Céu, decidir se deixaria o homem culpado perecer, ou se daria Seu amado Filho para morrer por ele. Os anjos estavam tão interessados na salvação do homem que se podiam encontrar entre eles os que deixariam sua glória e dariam a vida pelo homem que ia perecer. Mas, disse o anjo, isso nada adiantaria. A transgressão era tão grande que a vida de um anjo não pagaria a dívida. Nada, a não ser a morte e intercessão de Seu Filho, pagaria essa dívida, e salvaria o homem perdido da tristeza e miséria sem esperanças.

2. Said the angel, "Think ye that the Father yielded up His dearly beloved Son without a struggle? No, no. It was even a struggle with the God of heaven, whether to let guilty man perish, or to give His beloved Son to die for Him." Angels were so interested for man*"*s salvation that there could be found among them those who would yield their glory and give their life for perishing man, "But," said my accompanying angel, "that would avail nothing. The transgression was so great that an angel*"*s life would not pay the debt. Nothing but the death and intercessions of His son would pay the debt and save lost man from hopeless sorrow and misery." {EW 151.3}

3. Joh 6:67 Perguntou então Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?

4.Joh 6:70 Respondeu-lhes Jesus: Não vos escolhi a vós os doze? Contudo um de vós é o diabo.
Joh 6:71 Referia-se a Judas, filho de Simão Iscariotes; porque era ele o que o havia de entregar, sendo um dos doze.

5. Joh 21:17 Perguntou-lhe terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Entristeceu-se Pedro por lhe ter perguntado pela terceira vez: Amas- me? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.
Joh 21:18 Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queres.

6. Gen 3:9 Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás?

7.Gen 4:9 Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não sei; sou eu o guarda do meu irmão?

8. Gen 4:9 Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não sei; sou eu o guarda do meu irmão?
Gen 4:10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra.

9.Mat 26:39 E adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.

10. Mat 12:40 pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.

11. Mat 26:33 Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: Ainda que todos se escandalizem de ti, eu nunca me escandalizarei.
Mat 26:34 Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que esta noite, antes que o galo cante três vezes me negarás.

12. Gen 25:22 E os filhos lutavam no ventre dela; então ela disse: Por que estou eu assim? E foi consultar ao Senhor.
Gen 25:23 Respondeu-lhe o Senhor: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas estranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o mais velho servirá ao mais moço.

 

Veja Mais dados Novos Conteúdos