Todo o serviço de consagração tende a impressionar Arão e seus filhos quanto à santidade de sua vocação. Deve ter sido uma nova experiência para Arão o haver sido lavado por Moisés. Dificilmente poderia ele escapar à lição que Deus lhe visava dar. Ao dirigirem-se os dois irmãos para a pia, pode-se facilmente imaginar que falavam entre si acerca da obra a ser feita. Moisés comunica ao irmão que o deve lavar. Arão admira-se de o não poder fazer ele próprio.

Discutem a situação. Moisés informa Arão de que Deus lhe dera instruções especí­ficas quanto a que devia ser feito. "Isto é o que o Senhor ordenou que se fizesse", diz Moisés. Lev. 8:5. Em virtude das palestras que entretinha com Deus, Moisés tem melhor compreensão de Suas exigências do que Arão. Entende que isto não é um banho ordinário. Fosse assim, e Arão poderia provavelmente faze-lo melhor por si mesmo. Trata-se de uma purificação, espiritual. Ele não se pode purificar a si mesmo do pecado. Alguém o deve fazer por ele; daí­ a lavagem simbólica.

Depois de lavado, Arão não tem permissão de se vestir a si mesmo. Moisés o faz por ele. Arão sente-se por completo impotente. Deverá ser feito tudo para mim? Cogita ele. Não me é permitido fazer coisa alguma por mim mesmo? Não, ele não deverá nem mesmo colocar a mitra. Tudo deverá ser feito para ele.

Que maravilhosa lição ensina esse relatório! Deus faz todas as coisas. Tudo quanto o homem precisa fazer é submeter-se. Deus purifica; Deus veste. Provê o vestido de justiça, as vestes de glória e de beleza. Tudo quanto Deus pede é que não rejeitemos o vestuário oferecido, como fez o homem, na parábola.

No serviço de consagração, Moisés tocou a orelha de Arão com o sangue, significando assim que ele devia dar ouvidos aos mandamentos de Deus e cerra-los a todo mal. "Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros". I Sam. 15:22. Cristo foi obediente até a morte. Fil. 2:8. Nossos ouvidos dever ser consagrados ao serviço de Deus.

Moisés tocou também o polegar da mão direita, significando que Arão devia fazer justiça. Como o ouvir se relaciona com a mente, assim a mão tem que ver com a atividade do corpo. Ela representa as energias vitais, o ato exterior, a prática da justiça. De Cristo diz a Escritura: "Eis aqui venho... para fazer, ó Deus, a Tua vontade". Heb. 10:7. Cristo veio a fazer a vontade de Deus. "A minha comida", disse Ele, "é fazer a vontade dAquele que Me enviou, e realizar a Sua obra". João 4:34. O tocar a mão com o sangue significa a consagração da vida e serviço a Deus - Inteira dedicação.

Veja Mais dados Novos Conteúdos