"Milhares foram levados a abraçar a verdade pregada por Guilherme Miller, e servos de Deus foram suscitados no espírito e poder de Elias para proclamarem a mensagem." EGW afirma que o espírito de Elias foi manifestado na proclamação da "verdade".

Aqui o dissidente diz que a verdade pregada por Guilherme Miller era a volta de Cristo, mas EGW esta falando sobre a primeira mensagem angélica, e o arrependimento dos pecados. Guilherme estava pregando várias verdade, entre eles o ritual do santuário, a primeira mensagem angélica, o arrependimento para perdão dos pecados, e a purificação do santuário. O dissidente considera que só existia a data, e que a única coisa que se pregava era a volta de Cristo, o que é uma inverdade. EGW esta definindo nos escritos sobre a primeira mensagem angélica. No caso específico o espírito de Elias representa o arrependimento dos pecados, este é o espírito de Elias. E o espírito de Elias ou seja a pregação do arrependimento dos pecados para salvação, estava sendo pregado por Guilherme Miller.

"A pregação de tempo definido despertou grande oposição de todas as classes, desde ministros nos púlpitos, até o pecador mais ousado e degradado". *"*Nenhum homem sabe o dia nem a hora*"*, era ouvido dos ministros hipócritas e dos ousados zombadores". À bizarro, mas EGW diz que os que apontavam a advertência de Jesus em Mateus 25:13 eram hipócritas e zombadores.

Já foi explicado anteriormente que o descrito em Mateus 25:13 era para aquela época, mas em hipótese nenhuma viola as escrituras se Deus quiser deixar conhecido o dia e a hora. O que não poderia é que alguém além de Deus conhecesse o dia e a hora no momento que Jesus proferiu o texto ou antes, e um período posterior poderia se conhecer o dia e a hora. O termo hipócrita definido para os ousados zombadores, é que nenhum deles provou que os cálculos de Guilherme Miller sobre a purificação do santuário estavam errados. Assim ignorando todo o conteúdo do trabalho de Guilherme eles tentaram zombar, mas nenhum deles utilizou dos conceitos teológicos, como a hermenêutica e a exegese, para demonstrar o erro de Guilherme Miller. Logo o dissidente apenas quer ignorar que possa se saber a data da volta de Cristo em um período posterior ao texto.

"Muitos pastores do rebanho, que professam amar a Jesus, disseram que não se opunham à pregação da vinda de Cristo, mas faziam objeção ao estabelecimento de um tempo definido. O Deus onisciente lia seus corações. Eles não amavam a proximidade de Jesus. Sabiam que seu estilo de vida descrente não passaria pelo teste, pois não estavam andando nas veredas de humildade a eles assinaladas por Ele". EGW diz que os pastores que amavam a vinda de Cristo, mas contudo rejeitavam o estabelecimento de datas eram tidos por "incrédulos" e acusados como sendo pessoas que "não amavam a Jesus".

Aqui EGW esta falando do que acontece com muitas pessoas hoje, que amam a volta de Cristo mas não mudam o seu modo de viver. Veja o texto de EGW "pois não estavam andando nas veredas de humildade a eles assinaladas por Ele", portanto o problema estava em não aceitar o espírito de Elias, veja que o espírito de Elias é o arrependimento dos pecados para ser perdoados. Este espírito de Elias quem não desejava seguir, buscaria permanecer em seus pecados. E nisso que EGW estava falando, estava falando que os pastores não estavam andando humildemente. O texto de Mateus como foi descrito era apenas uma desculpa para não analisarem todo o resto do estudo de Guilherme Miller, e não alterar o modo de vida. O problema da palavra de Deus não é rejeitar, desde que seja extremamente analisado todos os pontos. Mas as pessoas apenas rejeitavam para não ter que largar de seus pecados.

"Os mais dedicados alegremente receberam a mensagem. Eles sabiam que procedia de Deus". Para EGW somente os justos aceitaram e creram na mensagem de estabelecimento de tempo; além disso, sabiam que era proveniente de Deus.

Quando EGW cita mais dedicados Ellen White esta falando de dedicado em que? Devemos entender que o princípio da pregação era o arrependimento dos pecados para a salvação, portanto os mais dedicados eram aqueles que tinham mudado o seu modo mundano para um modo mais semelhante a Jesus. EGW estava falando do justo por aquele que estava aceitando alterar sua vida para encontra com Jesus. Veja que pregamos, "breve Jesus voltara" mas o importante é mudar de vida para encontrar com ele, os mais dedicados são aqueles que creram na mensagem para alterar suas vidas.

"Sua mão cobriu um erro na contagem dos períodos proféticos." Para EGW o "erro" cometido por Miller e aceito por seus seguidores de estabelecer um tempo definido para a volta de Jesus foi responsabilidade de Deus.

Novamente o mesmo ponto respondido anteriormente. A resposta se encontra em 1.4.1. QEW - Questões respondidas sobre Ellen e 1844

"Deus designou que o Seu povo enfrentasse um desapontamento." Para EGW Deus desejava que o Seu povo fosse desapontado.

Esta questão também já foi respondida. Como no caso do terra prometida, no êxodo, o povo idealizara que iria entrar na terra prometida sem enfrentar nenhum povo. Mas ao chegar lá enfrentaram o desapontamento. Deus ocultou que lá haveria gigantes e cidades fortificadas. Tal faltor era para provar a fé do povo. Pois crendo que a terra estava livre, ao descobrir que estava cheia de exércitos fortes deveria acreditar em Deus. Da mesma forma que em 1844. Enquanto que pensaram que a data era para a volta de Cristo deveriam acreditar em Deus e continuar nos estudos das escrituras para ver aonde erraram. O que os fundadores da igreja fizeram.

"Satanás e seus anjos triunfaram sobre eles... Não perceberam que estavam rejeitando o conselho de Deus contra si próprios, e atuando em união com Satanás e seus anjos para trazerem perplexidade ao povo de Deus, que estava vivendo segundo a mensagem enviada pelo céu." EGW afirma ainda que após o primeiro desapontamento, os que deixaram o movimento de marcação de data "rejeitaram a Deus e uniram-se a Satanás".

Da mesma forma que o povo do êxodo, desistiu de entrar na terra prometida e queriam apedrejar Josué e Calebe. Pois o povo estava em desapontamento pois a terra estava cheia de guerreiros e gigantes. Assim também houve o desapontamento de 1844, enquanto poucos tinham coragem de continuar a examinar os pontos onde havia erros, como o erro do povo em considerar que a terra prometida estava livre. Assim também os fundadores examinavam e conseguiram assim compreender, o ritual do santuário, a primeira, segunda e terceira mensagem angélicas. Enquanto que os que rejeitaram continuaram em sua ignorância sem adquirir o azeite para encontrar o noivo. Ou seja o povo que não quis lutar no êxodo achando que a terra estava livre, é semelhante ao povo que não quis continuar nas verdades aprendidas, pois achavam que Cristo iria voltar em 1844. Assim como nenhum daqueles entraram na terra prometida, aqueles que rejeitaram a mensagem, verdadeira que não era o conceito da volta de Jesus, da mesma forma como a terra não estava vazia no êxodo. Tais que deixaram as verdades rejeitaram a Deus.

"Ao recusarem as igrejas a receber a mensagem do primeiro anjo, rejeitaram a luz do céu e caíram do favor de Deus." "Confiaram em sua própria força e, por se oporem à primeira mensagem, colocaram-se onde não podiam ver a luz da mensagem do segundo anjo." "Mas os amados de Deus, sob opressão, aceitaram a mensagem, *"*Caiu Babilônia*"*, e deixaram as igrejas". Para EGW, as igrejas que rejeitaram a marcação de tempo como não tendo base nas Escrituras foram rejeitadas por Deus.

Veja que interessante a idéia do dissidente, enquanto o texto de EGW diz "recusarem as igrejas a receber a mensagem do primeiro anjo", o dissidente cita, "igrejas que rejeitaram a marcação de tempo", veja que interessante o dissidente desconhece o que seja a mensagem do primeiro anjo. E jogo que seja a datação. A datação é as 2300 tardes e manhas, que os cálculos estão corretos, mas a idéia que referia-se a volta de Cristo não. Junto ao conceito das 2300 tardes e manhãs existe o conceito das três mensagens angélicas, que também não tem a ver com a datação da volta de Cristo. Interessante que os dissidentes tentam ignora que existem muito mais conceitos e estudos do que a simples datação de um dia. Logicamente que a datação da volta de Cristo faça uma comoção, os dissidentes deveriam examinar todo o conceito, e estudos do período em questão, e não se ater apenas ao ponto do engano. Da mesma forma que o povo do êxodo se enganou achando que a terra estava livre, existem muito mais coisas que se aprendeu no decorrer do êxodo, do que o simples engano de que a terra estava livre. Não é por que o povo achou que a terra estava livre, que devemos anular os dez mandamentos, a história do gênesis, e tantas outras coisas, só por que o povo estava enganado em um ponto.

Veja Mais dados Novos Conteúdos